Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2007logotipo da UnicampUnidades

  você está aqui: FE
... 
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Educação
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Educação e Trabalho.a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a qu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO.
 
2.
  Educação, Ciência e Tecnologia. Estudos voltados para os aspectos epistemológicos e histórico-sociais da produção científica e tecnológica e suas relações com a educação e os processos de produção de conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
3.
  Politicas Públicas e Educação. Refere-se a atividades ligadas à compreensão dos determinantes da políticaeducacional do Estado à discussão do papel do educador no interior do Estado e sua qualificação para as funções que ai possa exercer. Contempla também as relações existentes entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
4.
  Desenvolvimento Humano. Estudo das diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condiçoes históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na pratica educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
5.
  Planejamento e Gestão Educacional. Estudos e Pesquisa sobre sistema de ensino; planejamento educacional nos níveis micro e macro. Autonomia e gestão nos vários níveis de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
6.
  Filosofia e Educação. Estudos filosóficos sobre a natureza do conhecimento humano, as teorias daeducação e diferentes aspectos de ética e política relacionados com a educaçao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
7.
  Movimentos Sociais e Educação Não Formal. Análise da organização, estrutura, práticas e ideologias de grupos organizados da sociedade civil e suas realações com as instituições sociais: Estado, Igreja, Escola, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
8.
  Ensino Superior. Funcionamento e organização do sistema de ensino do terceiro grau; política do Estado sobre o ensino superior e Estudos das relações entre universidade-Estado-Sociedade. Estudo sobre a formação do profissional de ensino superior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
9.
  Ensino e Formação do Professor. Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
10.
  História, Sociedade e Educação. Estudos relacionados à: 1) historiografia e concepções teórico metodológicas da educação; 2) aspectos temáticos e da história regional da educação; 3) história comparada da educação; 4) estudos histórico biográficos do pensamento educacional; 5) condições (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
11.
  Sociedade, Cultura e Educação. Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 
12.
  Construção social da velhice. Estudo de mecanismos mediante os quais os eventos, os grupos e as instituições sociais configuram as experiências individuais e coletivas de velhice e como este fenômeno afeta a sociedade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
13.
  Qualidade de vida na velhice. Qualidade de vida na velhice: estudo de padrões de velhice normal e patológica e de seus determinantes biológicos, psicológicos e sociológicos, numa perspectiva lifespan. Nesse contexto, interessa principalmente o estudo de perfis de fragilidade biológic (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
14.
  Velhice bem-sucedida e personalidade. Estudo dos determinantes psicossociais e dos processos de mudança que caracterizam o envelhecimento saudável, produtivo e ativo, com ênfase nos mecanismos de auto-regulação do self e dos processos cognitivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
15.
  Educação Matemática. Estudos referentes à: 1) história e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino e aprendizagem matemática; 3) formação de professores de matemática para os diferentes níveis de ensino; 4) prática pedagógica do ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
 

<< retorna

©2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP