Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2008logotipo da unicampUnidades

  você está aqui: FCM
    
 Ciências Biomédicas
FCM
FEF
FOP
IB
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Médicas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Estudos Clínicos, Epidemiologia e Farmacologicos em pediatria.ooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
2.
  Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner por estudo ultrassonogáfico.Avaliação útero e anexos da síndrome de tuner por estudo ultrassonográfico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
3.
  Estudo angiografico intervensionista em embolizações.Estudo angiografico intervensionista em embolizações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
4.
  Aplicações do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado.Avaliação do TC helicoidal na avaliação do nódulo pulmonar indeterminado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
5.
  Carcinogenese do intestino grosso.Avanços das doenças colo retais e reservatórios colônicos e ileais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
6.
  Desenvolvimento experimental de modelo de protese ortopedica. Biomateriais.Base pró-mecanica da osteossintese e segmento pós-operatorio. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
7.
  Fisiopatologia cardíaca e estimulação cardíaca.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico e tratamento das complicações do traumatizado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
8.
  Investigação fisiopatologica, diagnóstica e de alternativas terapeuticas no paciente critico.Choques e monitorização, suporte cardiocirculatório e pulmonar, eixo neuro-humnoral e alterações metabólicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
9.
  Reconstrução cranio-maxilo-facial.Tratamento dos defeitos cranio faciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
10.
  Técnicas cirurgicas do aparelho digestivo, transplante e carcinogenia gastrointesttinal.Transplante hepatico: Técnica cirurgica, complicações e monitoramento pré, per e pós operatório.Bases anatômicas da cirurgia hepática e colangiocarcinoma. Imunologia e transplante. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
11.
  Técnicas cirurgicas urológicas. Carcinogenese urológica.Tratamento das afecções do trato urinário Oncogenese. Fisiopatologia, diagnostico e pesquisa em incontinênica urinária. Estudo da infertilidade sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
12.
  Tecnicas e avanços em cirurgia toraxica. Oncogênese. Tumor da cabeça e pescoço.Tratamento das afecções pulmonares agudas e crõnicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
13.
  Investigação diagnóstica e de alternativas terapêutícas na cirurgia do trauma.Estudo da falência de multiplos órgãos e sepses na cirurgia do trauma. Diagnóstico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
14.
  Motilidade e refluxo gastro-esofagico.Fisiologia e dinâmica da motilidade e refluxo gastro-esofagico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
15.
  Construção social da velhice. Estudo de mecanismos mediante os quais os eventos, os grupos e as instituições sociais configuram as experiências individuais e coletivas de velhice e como este fenômeno afeta a sociedade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
16.
  Qualidade de vida na velhice. Qualidade de vida na velhice: estudo de padrões de velhice normal e patológica e de seus determinantes biológicos, psicológicos e sociológicos, numa perspectiva lifespan. Nesse contexto, interessa principalmente o estudo de perfis de fragilidade biológic (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
17.
  Velhice bem-sucedida e personalidade. Estudo dos determinantes psicossociais e dos processos de mudança que caracterizam o envelhecimento saudável, produtivo e ativo, com ênfase nos mecanismos de auto-regulação do self e dos processos cognitivos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
 
18.
  Bioquímica Básica e Aplicada. bioquímico, hormonal, citológico e molecular dos fluídos corporais. Estudo bioquímico e molecular da morte celular e da fisiopatologia de doenças metabólicas. Estudo bioquímico e molecular da aterosclerose, das dislipidemias, de fatores de risco cardio (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
19.
  Alteracões Morfológicas e Fenômenos Adaptativos e Degenerativos. Estudo de alteracoes por hipertensao arterial em diferentes tecidos, da lesao de reperfusao e das alteracoes teciduais provocados por caquexias. Inclue processos degenerativos de colageno e doencas degenerativas do sistema nervoso central assim como doen (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
20.
  Proliferação e diferenciação. Estudo de possiveis marcadores de proliferacao, como p. ex. PCNA ou AgNORSem varios tecidos ou no exame citologico, visando a fisiopatologia, o valor diagnostico e as limitacoes dos metodos. Estudo do papel de agentes virais na genese de lesoes pre-neopl (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
21.
  Fenômenos inflamatórios e imunopatologia.Estudo de mecanismos fisiopatologicos de processos inflamatorios sensu lato atraves de achados morfologicos com ajuda de metodos de imunofluorescencia ou de imunoperoxidase em comparacao com os dados clinicos. Estes estudos se implicam a fenomenos inflam (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLOGICA.
 
22.
  Genética Clínica.Estudo de causas hereditárias, ambientais, psicossomáticas e interações que possam ser úteis no diagnóstico, prognóstico e tratamento do doente genético. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1970). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
23.
  Politícas e práticas de atenção a criança.Estudos das políticas e programas de atenção as crianças nas áreas de educação e de saúde e sua vinculação com as práticas efetivadas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
24.
  Crescimento e Endocrinologia da Criança e do Adolescente.ESTUDO DE FATORES AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS NO BRASIL (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
25.
  Saúde neonatal.PROJETOS DE ACAO INTEGRADA PRE, PERI E POS-NATAL QUE PROMOVAM A SAUDE FISICA, PSIQUICA E BIO-SOCIAL DO RECEM-NASCIDO (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
26.
  Gastroenterologia. Inclui estudos do esvaziamento gastrico de líquidos e básicos contribui para resolução de alguns aspectos relacionados a estudar os mecanismos fisiopatologicos envolvidos, utilizando modelos experimentais que se aproximem de situações clínicas em seres hu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
27.
  Doenças infecciosas na Infância.AVALIACAO CONSTANTE DAS INFECCOES HOSPITALARES PARA ESTABELECER MEDIDAS DEPREVENCAO E CONTROLE (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
28.
  Toxinologia. Estuda a farmacologia das peçonhas ofidicas, escorpiões, aranhas e suas frações sobre a JNM, músculo esquelético e aparelho cardiovascular (órgãos isolados tais como vasos, coração e corpo cavernoso). Isolamento e caracterização bioquímica e imunoquímica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
29.
  Farmacologia do processo inflamatório. Visa o estudo de mediadores farmacologicos envolvidos em processos inflamatorios agudos e cronicos. Estuda-se tambem novas drogas antiinflamatorias em modelos animais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
30.
  Farmacologia Clinica. Envolve os aspectos de farmacocinética aplicada estudos fase I e de bioequivalência, assim como estudo em voluntários sadios e pacientes de relações farmacocineticas -farmacodinâmicas. Compreende também a parte analítica de quantificação de medicamentos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
31.
  Neuropsicofarmacologia. Investigamos o impacto do estresse psicológico e do tratamento com lítio, em ratos adultos e em desenvolvimento.Utilizamos modelos animais de doenças mentais, modelos de estresse agudo e crônico e outros testes comportamentais para a investigação neurobiológica da interação droga/estresse em animais de experimentação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
32.
  Farmacologia Clínica - Farmacoepidemiologia. Estudos de Utilização de Medicamentos, Farmacovigilância, Promoção do Uso Racional de Medicamentos, Consulta Terapêutica.
As atividades de Farmacologia Clínica – Farmacoepidemiologia foram iniciadas em março
de 1994, com estudos de utilização de medicamentos no hospital universitário. Estes
estudos foram temas de dissertações de mestrado como por exemplo: avaliação do
padrão de prescrição para idosos, para crianças, para gestantes, padrão de prescrição de
grupos especiais de medicamentos como benzodiazepíncos, inibidores da secreção ácida
do estômago, antibióticos. Os estudos de farmacovigilância hospitalar foram desenvolvidos
na Enfermaria Geral de Adultos junto com discussões de farmacologia clínica à beira do
leito e com atividades informais consulta terapêutica, e envolveram monitoramento
intensivo de pacientes internados, em estreita colaboração com a equipe médica desta
enfermaria. Tanto os estudos de utilização de medicamentos como os de farmacovigilância
têm municiado o ensino de graduação e a promoção de uma terapêutica mais racional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.

 
33.
  Anestesiologia Clinica: Agentes Anestesicos e Tecnicas Anestesicas.Nesta linha de pesquisa clinica aplicada, buscamos demonstrar quais tecnicas anestesicas, tipos de ventilacao, agentes de inducao e manutencao melhorse prestam a determinados procedimentos anestesicos, bem como complicacoes ocorridas durante e apos a anestesia. Tem-se dado particular atencao a anestesia para laparoscopia pelvica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
34.
  Anestesia em Obstetricia e sua Repercussao no Organismo Materno-Fetal.Nesta linha de pesquisa, objetivamos avaliar, clinica e laboratorialmente a repercussao das tecnicas anestesicas e dos agentes anestesicos empregadossobre a mae e o recem-nascido, monitorizando adequadamente a evolucao do trabalho de parto, bem como avaliando as condicoes de vitalidade do recem-nascido nas proximas 24 horas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
35.
  Psicologia e Psicopatologia da Condição Humana.Estudo, análise e reflexão da condição humana - desde a concepção até à morte - em seus aspectos psíquicos, tanto individuais quanto grupais, utilizando-se o referencial psicanalítico tal como foi concebido por Freud, ou seja: como teoria, como método de tratamento e como instrumento de pesquisa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
36.
  Neurofisiologia, Farmacologia e Terapeutica da Dor.A Associacao Internacional para o Estudo da Dor , em 1979, definiu dor como *uma sensacao desagradavel e experiencia emocional associada com lesao tecidual atual ou em potencial*. Em nossas pesquisas na UNICAMP, visamos integrar os conhecimentos anatomof (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
37.
  Dor Cronica e Dor Pos-Operatoria.Por esta linha de pesquisa estao sendo estudados os tipos de tratamento e suas possiveis falhas, principalmente em pacientes oncologicos com dor pos-operatoria, quandosubmetidos a cirurgia de grande porte. O estudo tem se restringido particularmente ao uso de opioides e neuroliticos no espaco peridural. Trata-se de pesquisa clinica desenvolvida no Ambulatorio de Dor cronica do Hospital de Clinicas (HC) e no Centro de Assistencia Integral a Saudeda Mulher (CAISM/UNICAMP). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
38.
  Neurofisiologia e Farmacologia da Juncao Neuromuscular.E crescente o numero de relaxantes neuromusculares em uso na pratica clinica. Objetivamos padronizar uma tecnica que permita o estudo comparativo entre essas drogas recentemente lancadas, com aquelas que ja estao em uso, quanto aos seus efeitos sobre a juncao neuromuscular e quanto a incidencia de efeitos colaterais quando do emprego de doses equipotentes. Tambem nos propomos a padronizar uma tecnica de descurarizacao que permita estudar comparativamente a reversao do bloqueio neuromuscular produzidos por diferentes relaxantes competitivos empregando-se diferentes drogas anticurares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
39.
  Anestesia para Transplante Renal.Linha de pesquisa envolvendo o estudo das diferentes tecnicas anestesicas realizadas em pacientes submetidos a transplante renal. Comportamento dos agentes anestesicos e relaxantes musculares em pacientes com ausencia de funcao renal. Correlacao entre anestesia enecrose tubular aguda. Estudo do jejum pre-operatorio em pacientes submetidos a transplante renal: esvaziamentogástrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
40.
  Anestesia Pediatrica.Agentes de inducao em anestesia pediatrica. Repercussoes cardiocirculatorias. Relaxamento muscular para intubacao traqueal: agentes inalatorios, agentes venosos, bloqueadores neuromusculares despolarizantes e competitivos. Anestesia Regional. Analgesia pos-operatoria: analgesia controlada pelo paciente (PCA). Monitorizacao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
41.
  Imunologia e Anestesia.Estudo conjunto com a Disciplina de Imunologia Clinica do Departamento de Clinica Medica da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP, sobre eventuaisalteracoes imunologicas em medicos desde o inicio ate a conclusao da Residencia Medica em Anestesiologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
42.
  Efeitos Cardiovasculares dos Anestesicos Volateis e Venosos. Interacao com Outras Drogas Usadas em Anestesia.Nesta linha de pesquisa vem sendo estudados os efeitos cardiovasclares produzidos pelos agentes anestesicos volateis e venosos, de forma isolada e eminteracao com outras drogas usadas em anestesia ou pelo paciente. Tem comoobjetivo buscar agentes de inducao e manutencao da anestesia geral, de maior seguranca cardiocirculatoria. Trata-se de pesquisa clinica durante a realizacao do ato anestesico-cirurgico e experimental em animais anestesiados,submetidos ou nao a cirurgia, estando em desenvolvimento no Nucleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
43.
  Bioética I e II. Estudo das questões relacionadas a autonomia da pessoa humana, com a justiça na distribuição de bens de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA LEGAL.
 
44.
  Avaliação do Fluxo Periférico pelo Método Pneumoplestimográfico.Entre as ações e os efeitos dos anestésicos halogenados sobre o sistema cardiocirculatório, estão alguns como vasodilatação periférica e depressão miocárdica que, em conseqüência, podem ocasionar variações do fluxo arterial periférico. Também algumas técnicas de anestesia condutiva que provocam bloqueio simpático e vasodilatação arterial, alteram o fluxo arterial. Objetivamos, empregando o método pneumoplestimográfico, estudar as variações de fluxo periférico produzidas por anestésicos halogenados e por anestesias condutivas em pacientes anestesiados portadores e não portadores de doença vascular periférica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
45.
  Eletrofisiologia da Junção Neuromuscular.Através desta linha de pesquisa são estudados os efeitos de agentes diversos como aminopiridinas, antibióticos, anestésicos gerais e relaxantes musculares na junção neuromuscular. Estes estudos têm sido desenvolvidos de forma experimental no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, estudando-se o fenômeno da dessenssibilização do receptor da placa terminal na preparação nervo frênico-diafragma de rato, e em menorgrau, de forma clínica, durante a realização do ato anestésico-cirúrgico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1980). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
46.
  Anestesia para transplante de medula óssea.Estudo de técnicas anestésicas em doadores de medula óssea. Pesquisas: a) Uso de óxido nitroso e possível dano na medula óssea; b) Uso de morfina no espaço peridural para analgesia pós-operatória; c) A necessidade ou não de auto-transfusão. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
47.
  Transplante de Fígado Clínico e Experimental.Nesta linha de pesquisa estão sendo estudadas várias técnicas anestésicas,monitorização e cuidados pré, intra e pós-operatórios de pacientes submetidos a transplantes de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
48.
  Farmacologia Cardiovascular. 1.Doença hipertensiva. Objetivo: Integrar conhecimentos fisiopatológicos e farmacológicos de drogas utilizadas no tratamento da doença hipertensiva em humanos, através de técnicas não invasivas ou minimamente invasivas. 2- A correlação estrutura-função (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
49.
  Impactos ambientais e populacionais de agentes químicos.Estudos clínicos e epidemiológicos das tecnológicas de controle, uso, processamento, transporte, consumo e disposição final, na produção industrial, fitossanitários, pesticidas, agentes químicos e higienizantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
50.
  Políticas de Saúde intervenção e avaliação. Análise dos fatores sócio-culturais relacionados às politicas de saúde assim como de processos de avaliação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
51.
  Análise institucional e práticas educacionais em saúde.Análise de processos de intervenção em grupos e intituições e de avaliação de práticas educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
52.
  Epidemiologia das doenças infecciosas.Pesquisa e desenvolviemnto metodológico para doenças e agravos agudos e crônicos utilizando o paradigma das doenças infecciosas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
53.
  Epidemiologia e saúde da mulher e da criança.Estudos e pesquisa sobre a avaliação tecnológica de metodologia de intervenção clinica populacional e diferentes tecnologias assistenciais para a mulher e a criança. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
54.
  Imunologia, Alergia e Pneumologia. ooooooooooooo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.
 
55.
  Biomecânica e reabilitação do Aparelho Locomotor.Biomecânica e reabilitação do aparelho locomotor. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
56.
  Figado e anestesia.Nesta linha de pesquisa estao sendo estudados os efeitos da associação de várias drogas no figado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ANESTESIOLOGIA.
 
57.
  Lupus Neuropsiquiátrico. Lupus Neuropsiquiátrico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
58.
  Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico.Tomografia computadorizada das lesões do LES neuropsiquiátrico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
59.
  RM das LES neuropsiquiátrico com alterações cognitivas.RM das LES neuropsiquiátricos com alterações cognitivas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
60.
  Alterações toráxicas na exclerodermia.Alterações toráxicas na exclerodermia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
61.
  Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Processo sistematizado de cuidar do ser humano sadio ou doente, no âmbito individual ou coletivo; dimensões subjetiva ou objetiva de cuidar e de ser cuidado (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
62.
  Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Teorias, princípios e finalidades da administração e organização de serviços, gerenciamento da estrutura, do processo e dos resultados do cuidar em saúde e de enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
63.
  Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem. Teorias, princípios, finalidades e operacionalização de sistemas de informação e de processos de comunicação em Saúde e Enfermagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
64.
  Trabalho, Saúde e Educação. Estudos relativos ao campo de trabalho, saúde e educação; Produção, processo de trabalho em saúde e em enfermagem; Relação entre trabalho e saúde (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM.
 
65.
  Avaliação da circulação periférica por método
nao invasivo e ensaios experimentais, isquemia e reperfusão.
Medidas de pressões, colunas e fluxos venosos
e arteriais por métodos não invasivos e invasivos experimentais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.

 
66.
  Imunotoxicologia.Estudo dos efeitos de exposições a agentes químicos e ambientais. Sobre a resposta imunológica de animais de experimentação e indivíduos (trabalhadores) expostos a esses agentes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1990). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
67.
  Processos e fenômenos físicos relacionados à Otorrinolaringologia
e Cabeça e Pescoço.
Estudo dos fenômenos e processos físicos relacionados com diagnóstico, tratamento e fisiologia dos diferentes tecidos biológicos e órgãos, nas suas formas normais ou patológicas, e que compõem as estruturas da Otorrinolaringologia e da Cabeça e Pescoço. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.

 
68.
  Condições de Vida e Saúde / Desigualdades Sociais em Saúde.Estudos teóricos e aplicados dos processos de saúde e doença na coletividade, com direcionamento à : mortalidade, morbidade, nutrição, populações ocupacionalmente expostas e grupos de risco. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
69.
  Métodos e Técnicas Epidemiológicas Aplicadas à Saúde Pública.Criação, testagem , desenvolvimento e validação de instrumental metodológico aplicado à epidemiologia. Analise de condições de eficiência e efetividade de práticas assistenciais voltadas à população. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
70.
  Saúde e Trabalho.Trata-se de um conjunto de pesquisas e atividades que envolve o mapeamento de riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos), com interfaces ambientais gerais, como determinantes/ agravantes dos danos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
71.
  Fundamentos sócio-histórico-culturais em saúde. Fundamentos sócio-históricos-culturais em saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
72.
  Políticas sociais e organização social das práticas de saúde.Políticas sociais e organização social das práticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
73.
  Gestão e Subjetividade: estudos das práticas e políticas de saúde. Estudar as práticas de saúde, tanto no nível das redes quanto dos estabelecimentos, com foco no território dos processos de trabalho, mapeando os potenciais de mudança dos modelos assistências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL.
 
74.
  Cirurgia Fetal para Correção de Defeitos Congênitos.Tal linha de pesquisa e novo e trata-se de modelos experimentais em fetos de ratos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
75.
  Aspectos bio-psicossociais da saúde reprodutiva dos adolescentes. Epidemiologia, fatores associados, determinantes e conseqüências da gravidez na adolescência, psicologia e sexualidade no ciclo grávido-puerperal, com ênfase na adolescência; determinantes, características e conseqüências da violência e violência sexual. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
76.
  Aspectos bio-psicossociais da sexualidade humana.Estuda-se aspectos clínicos e fatores associados à sexualidade humana nas diversas fases da vida da mulher e conseqüências da violência sexual contra mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
77.
  Aspectos clínicos e bioquímicos da diabetes na gravidez. Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas de “diabete mellitus” associado à gestação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
78.
  Aspectos clínicos e bioquímicos da hipertensão na gravidez. Estudo dos fatores associados, determinantes, diagnósticos e formas terapêuticas das diferentes categorias de hipertensão arterial associada à gestação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
79.
  Aspectos diagnósticos e terapêuticos das perdas e patologias fetais. Estudar os aspectos imunológicos da inter-relação materno-fetal e sua influência no prognóstico gestacional de mulheres com perdas fetais recorrentes e esterilidade. Avaliação de técnicas diagnósticas e terapêuticas aplicadas a medicina fetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
80.
  Aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular nas patologias do trato genital inferior. Estudar intervenções de prevenção e marcadores tumorais por imunohistoquímica, pCR e captura híbrida envolvidos na evolução de lesões HPV induzidas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
81.
  Aspectos clínicos, morfológicos e moleculares no câncer ginecológico.Estuda-se, através de técnicas clínicas, imaginológicas, histopatológicas e de biópsia molecular, aspectos relacionados à epidemiologia, ratreamento, técnicas diagnósticas e terapêuticas, prognóstico e reabilitação nos cânceres ginecológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
82.
  Aspectos clínicos, morfológicos e moleculares no câncer mamário.Estuda-se aspectos clínicos, histopatológicos e de biologia molecular, aspectos relacionados ao rastreamento, técnicas diagnósticas, novos tratamentos cirúrgicos e coadjuvantes clínicos, prognóstico e reabilitação no câncer de mama. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
83.
  Aspectos epidemiológicos e clínicos do determinismo de parto.Estudo dos fatores associados à evolução normal e patológica do parto e puerpério. Avaliação de técnicas e procedimentos relacionados ao parto, anlagesis, obstetrícia operatória, morbilidade materna e perinatal associada ao parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
84.
  Aspectos moleculares e de imunohistoquímica na oncogênese ginecológica e mamária.Análise de marcadores tumorais e determinantes de prognóstico baseado em análises imunohistoquímicas dos tumores. . (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
85.
  Aspectos clínicos, diagnósticos, terapias cirúrgicas e fisioterápicas das incontinências e patologias urinárias da mulher. Nesta linha se estudam mecanismos envolvidos na etiologia, fisiopatologia, técnicas diagnósticas incluindo estudo urodinâmico e novas terapêuticas cirúrgicas e fisioterapêuticas das patologias urinárias na mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
86.
  Avaliação das condutas e comportamentos éticos em pesquisas.Estudar questões éticas e jurídicas envolvendo a atenção a atenção à saúde da mulher, incluindo aspectos bioéticos de temas como aborto, medicina fetal, qualidade de atenção pré-natal, decisões sobre final de vida e de aspectos que envolvem pesq.clínicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
87.
  Histeroscopia na avaliação e tratamento de alterações endometriais. Estudar a histeroscopia como método diagnóstico e terapêutico no estudo das alterações endometriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
88.
  Epidemiologia e repercussões clínicas, psico-sociais e terapêuticas do climatério.Estudo dos aspectos epidemiológicos, psicossociais e clínicos do climatério e das repercussões terapêuticas com ênfase nos efeitos da terapia hormonal e outros tratamentos na mulher climatérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
89.
  Epidemiologia, aspectos histológicos, endoscópicos e terapêuticos da endometriose pélvica.Esta linha visa estudar fatores determinantes da etiopatogênia, prognóstico, novas técnicas terapêuticas e tratamentos alternativos na endometriose pélvica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
90.
  Epidemiologia, diagnóstico e tratamento da infertilidade e endocrinopatias relacionadas.Avaliação de características clínicas, métodos diagnósticos e tratamento de casais inférteis e das endocrinopatias ginecológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
91.
  Epidemiologia, aspectos imunológicos, microbiológicos e terapêuticos das doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS e do ecossistema vaginal.Controle, prevenção, assistência e reabilitação das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
92.
  Repercussão clínica e molecular do uso de métodos contraceptivos.Avalia o desempenho clínico dos métodos anticoncepcionais e sua repercussão na prevenção e ocorrência de doenças relacionadas ao seu uso. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
93.
  Repercussões clínicas e bio-psicossociais da atividade física e saúde reprodutiva.Avalia os efeitos dos vários tipos de atividade física e suas repercussões na dinâmica corporal e na influência em situações específicas como menopausa, gestação e outras afecções ginecológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
94.
  Repercussões do uso de diversos tratamentos hormonais sobre a massa óssea em mulheres.Estudo dos efeitos do uso de hormônios sexuais, com ênfase nos métodos contraceptivos hormonais, sobre a densidade mineral óssea de mulheres. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
95.
  Repercussões materno-fetais das infecções no ciclo grávido-puerperal.Estudo da relação entre infecções outras que as sexualmente transmissíveis e suas repercussões na gravidez. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
96.
  Distúrbios da motilidade esofagogástrica. Estudos clínicos e experimentais das disfunções da junção esofogogástrica e duodenogástrica e suas repercussões após a correção cirúrgica de válvulas antirefluxo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
97.
  Distúrbios da motilidade anoretocólica. Estudo das disfunções do assoalho pélvico e suas repercussões na continência fecal e nas evacuações de doenças anorretais congênitas e adquiridas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
98.
  Substitutivos osteocartilaginosos. Estudos clínicos e experimentais da utilização de biomateriasis para substitutivos osteocartilaginosos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
99.
  Distúrbios da movimentação e locomoção. Estudos clínicos e experimentais da movimentação e locomoção por meio da utilização de bioestimuladores em pacientes com deficiência ou sequela da marcha. Avaliação da qualidade de vida e da recuperação de traumatismos raquimedulares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
 
100.
  Modelos de recontrução do implante de fígado ortotópico. Estudos clínicos e experimentais do transplante ortotópico de fígado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
101.
  Estudo prospectivo das complicações pós-operatórias no Tx hepático. Avaliação da evolução clínica-laboratorial e dos resultados cirúrgicos perioperatórios de pacientes submetidos a transplante hepático e repercussões sobre a qualidade de vida no acompanhamento dos transplantados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
102.
  Estudo metabólico pré e pós-operatório da obesidade mórbida. Avaliação clínica e experimental da cirurgia para obesidade mórbida e suas implicações e repercussões metabólicas perioperatórias e na qualidade de vida de pacientes operados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
103.
  Carcinogênese gastroesofágica. Estudo clínico e experimental do câncer gastroesofágico e suas possibilidades terapêuticas. Avaliação da expressão gênica e da prevalência do câncer gastroesofágico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
104.
  Carcinogênese do intestino grosso e reto. Estudo da expressão gênica e da prevalência do câncer colo-retal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
105.
  Estudo clínico e prospectivo dos defeitos pulmonares e abdominais. Avaliação da evolução clínica e dos resultados cirúrgicos de pacientes portadores de defeitos congênitos pulmonares e abdominais por meio de exames laboratoriais e exames funcionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
106.
  Modelos experimentais fetais para o estudo da fisiopatologia dos defeitos meningomielocele e gastrosquise. Criação de defeitos congênitos (disrrafismoe gastrosquise) em momentos específicos da gestação de ratos para verificar a compreensão da história natural destas doenças e as possíveis implicações da correção do defeito intra-útero. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
107.
  Modelos experimentais de defeitos congenitos induzidos por drogas para o estudo da organogenese gastrointestinais e pulmonares. Indução de defeitos congênitos por meio de drogas em momentos específicos da gestação de ratos para estudar as etapas acometidas da embriogênese. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
108.
  Neuromodulação urinária e derivações vesicais. Avaliação da resposta clínica e cirúrgica sobre as disfunções vesicais. Estudo das derivações urinárias sobre a qualidade de vida de pacientes portadores de incontinência vesical. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
109.
  Investigação clínica e experimental da ventilação mecânica. Estudo clínico e experimental da embolia pulmonar e das fístulas bronco pleurais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
110.
  Isquemia e reperfusão hepática estudo clínico e experimental dos traumatismos tóraco-abdominais. Avaliação clínica e experimental do processo de isquemia e reperfusão hepática. Repercussões do processo de isquemia e reperfusão sobre traumatismos tóraco-abdominais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
111.
  Isquemia e reperfusão cardiovascular e cerebral. Estudo da reposição volêmica sobre o choque clínico e experimental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
112.
  Disfunções miccionais, prolapsos genitais e sexualidade feminina. Estudo clínico e experimental das disfunções do assoalho pélvico feminino e suas repercussões sobre a continência urinária e a sexualidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIRURGIA.
 
113.
  Diagnóstico, estudo morfofuncional e terapia em Imaginologia. Incorpora os estudos anatômicos, fisiológicos, patológicos e terapêuticos que utilizam imagem, radioisótopos e outras formas de energia ionizante ou não, para investigação nas áreas clinica e cirúrgica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA.
 
114.
  Investigação em Hematologia Laboratorial. Investigação laboratorial das anemias. Estudo do metabolismo do ferro através dos testes laboratoriais de rotina e da avaliação dos receptores solúveis da transferrina. Fisiopatogenia da anemia de doença crônica, fatores envolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
115.
  Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Diagnóstico laboratorial e relação parasito-hospedeiro em doenças bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias. Neuroimunomodulação. Mecanismos inflamatórios e imunológicos em doenças metabólicas. Histocompatibilidade e imunogenética Humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLINICA.
 
116.
  Genética Humana. Estudo da hereditariedade e das variações da espécie humana. Estudo dos fenômenos inter humanos que ultrapassam à análise do indivíduo, ao lidar com seus ancestrais, colaterais e descendentes, explicando os mecanismos de origem e transmissão genética. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GENETICA MEDICA.
 
117.
  Neurociências. Engloba o estudo da estrutura a todas as funções do sistema nervoso em seus múltiplos aspectos com: Neurofisiologia clínica, infecções e parasitoses, funções corticais superiores, síndromes heredogenerativas, sistema neuromuscular, anormalidades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA.
 
118.
  Terapêutica clínica e cirúrgica de doenças oculares. Alterações oculares e anexos nas doenças prevalentes, de causa inflamatória, degenerativa, infecciosa, entre outras. Análise e repercussão de tratamentos medicamentosos, cirúrgicos e funcionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
119.
  Saúde Ocular e prevenção da cegueira. Politicas sociais e suas relações com a saúde ocular, organização social das práticas de saúde. Análise e avaliação sócio-culturais e dos projetos de ação relacionados às políticas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
120.
  Aspectos clínicos e cirúrgicos em otorrinolaringologia e cabeça e pescoço.Estudo da Otorrinolaringologia de uma forma ampla, do ponto de vista clínico e cirúrgico, considerando aspectos patológicos, anatômicos, fisiológicos e propedêuticos, abordagens terapêuticas convencionais, avanços tecnológicos, resultados e complicações (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE OFTALMO/OTORRINOLARINGOLOGIA.
 
121.
  Estudos clínicos-qualitativos no campo da saúde. Ocupa-se da investigação de significados simbólicos, a partir de relatos de sujeitos adultos - pacientes, familiares, profissionais da saúde - a respeito de fenômenos do processo saúde-doença, tais como as vivências de doenças agudas, crônicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
122.
  Psicopatologia e Nosologia Psiquiátrica. Ocupa-se do estudo conceitual dos constructos psicopatológicos, instrumentos e sistemas diagnósticos e classificatórios em psiquiatria (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
123.
  Saúde Mental em Hospital Geral e em atenção primária. Estudo da instalação, desenvolvimento e consolidação de serviços de saúde mental integrados à medicina geral; da avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em diferentes grupos de pacientes submetidos a diferentes estratégias de tratamento (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
124.
  Saúde Mental, sociedade e cultura. Produz conhecimento relevantes às relações entre o campo da saúde mental e da medicina, considerando as concepções acadêmicas atuais de sociedade e de cultura. Destacam-se estudos antropológicos em saúde mental e religião. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MEDICA PSIQUIATRIA.
 
125.
  Avaliação da aceitabilidade de microbicidas de uso vaginal. Estudo das características de microbicidas vaginais e dos dispositivos utilizados para sua administração que levem a sua maior aceitabilidade e uso por mulheres e homens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
126.
  Avaliação da ética nas pesquisas, relacionadas à saúde, desenvolvidas com seres humanos. Nesta linha se estudam as caracteristicas éticas das pesquisas desenvolvidas com seres humanos como voluntários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
127.
  Saúde materna e neonatal.Esta linha estuda alguns aspectos da gravidez, parto e puerpério, de natureza epidemiológica e social. Inclui temas como motalidade e morbidade materna e neonatal, aborto provocado, diagnóstico e condutas obstétricas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
128.
  Violência doméstica, sexual e relações de gênero.Esta linha de pesquisa pretende investigar a prevalência de violência de gênero física e sexual, seus fatores determinantes e suas consequências no Brasil. Ao mesmo tempo, pretende avaliar as relações de poder entre gêneros e sua associação com violência (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
129.
  Fisiopatologia cardiovascular. Estudo das complicações microvasculares em diabetes mellitus, modelos experimentais de arterosclerose, mecanismos moleculares envolvidos com a gênese da hipertrofia do miocárdio emecanismos moleculares envolvidos com a gênese da insuficiência cardíaca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
130.
  Fisiopatologia imuno-endócrina. Estudo dos mecanismos moleculares de ação hormonal em obesidade e diabetes mellitus,
Autoimunidade endócrina, Fisiopatologia das doenças alérgicas, Controle hipotalâmico da fome e termogênese e
Fatores inflamatórios e a regulação de condrócitos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.

 
131.
  Genética e fisiopatologia do câncer. Estudo dos mecanismos moleculares envolvidos no controle do crescimento tumoral e Genética do câncer. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
132.
  Genética e fisiopatologia de doenças hematológicas.Estudo da genética das hemoglobinopatias, Células tronco e progenitoras e mecanismos moleculares envolvidos com a fisiopatologia das hemoglobinopatias e trombopatias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
133.
  Microbiologia molecular.Estudo das características genéticas envolvidas com a fisiopatologia da infecção dor CMV; Características genéticas envolvidas com a fisiopatologia da infecção por Herpes vírus e Mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de doenças fungicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
134.
  Fisiopatologia do sistema renal. Estudo dos mecanismos inflamatórios envolvidos na fisiopatologia da doença renal por hipertensão e Mecanismos inflamatórios envolvidos na fisiopatologia da doença renal por diabetes mellitus. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
135.
  Desenvolvimento de compostos fármaco-ativos.Estudo de novas drogas com ação no sistema cardiovascular; Novas drogas com ação no sistema endócrino e Novas drogas com ação no sistema imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
 
136.
  Hipertensão arterial e doenças do sistema cardiovascular.Estudo da Genética da hipertensão arterial e hipertrofia cardíaca; Patogênese da insuficiência cardíaca; Epidemiologia e fisiologia da doença de Chagas e Características clínicas e avanços terapêuticos em doenças isquêmicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
137.
  Doenças dos sistemas imune e hematológico.Estudo de Genética das hemoglobinopatias; Distúrbios trombóticos e plaquetários; Avaliação imunofenotípica e genética em células blásticas de doenças hemato-linfoproliferativas e Resposta Th1/Th2 em doenças atópicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
138.
  Doenças degenerativas do sistema ósteo-articular.Estudo de imagem em neuro-lupu;Imunomodulação em artrite reumatóide e outras doenças reumatológicas autoimunes e Fisiopatologia das doenças articulares degenerativas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
139.
  Transplantes.Estudo de complicações de transplantes renais e Avanços metodológicos em transplantes de medula óssea. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
140.
  Câncer.Estudo de câncer gástrico em pac. c/dispepsia; Marc. moleculares em doenças neoplásicas; Epidemiol. de doenças neoplásicas; Diag. e terapêutica das neoplasias do sist. linfo-hematopoiético e Desenv. de novos métodos terapêuticos p/ neoplasias de pele. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
141.
  Doenças dermatológicas.Estudo de Mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de estrias cutâneas e Angiogênese e doença dermatológica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
142.
  Infecção hospitalar e doenças infecto-contagiosas.Estudo de Infecções virais; Infecções fúngicas em pacientes imunodeficientes; Caracterização clínico-epidemiológica da tuberculose e Caracterização clínico-epidemiológica da SIDA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
143.
  Doenças metabólicas renais e endócrinas.Estudo de Mecanismos imunológicos envolvidos com a evolução da insuficiência renal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
144.
  Doenças hepáticas e do sistema digestório.Estudo de Trânsito intestinal e cirrose hepática; Intolerância alimentar e dispepsia funcional; Pró-bióticos e intolerância à lactose; Ulcera péptica e H.pylorii e Fisiopatologia, terapêutica e evolução das hepatites virais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
145.
  Fisiologia cardiovascular humana.Estudo da fisiologia cardiovascular humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
146.
  Desenvolvimento de compostos farmaco-ativos. Estudo de novas drogas com ação no sistema cardiovascular; Novas drogas com ação no sistema endócrino e Novas drogas com ação no sistema imune. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
147.
  Doenças do sistema respiratório. Estudo da epidemiologia e terapêutica da tuberculose e Mecanismos moleculares envolvidos com a gênese da fibrose pulmonar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CLINICA MEDICA.
 
148.
  Aspectos clínicos, diagnósticos, terapias cirúrgicas e fisioterápicas das incontinências e patologias urinárias da mulher.Nesta linha se estudam os mecanismos envolvidos na etiologia, fisiopatologia, técnicas diagnósticas incluindo estudo urodinâmico e novas terapèuticas cirúrgicas e fisioterapêuticas das patologias urinárias da mulher. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
149.
  Histeroscopia na avaliação e tratamento de alterações endometriais.Estudar a histeroscopia como método diagnóstico e terapêutico no estudo das alterações endometriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
150.
  Morbidade materna grave (near miss) e mortalidade materna.Ocorrência, determinantes e repercussões clínicas e demográficas da morbidade materna grave e mortalidade durante a gravidez, parto e puerpério (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
151.
  Propedêutica imaginológica aplicada à saúde da mulher e perinatal.Aplicação da ultrassonografia, ressonância magnética e outros métodos de imagem para diagnóstico de condições fisiológicas e patológicas relacionadas à saúde da mulher e fetal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
152.
  Fisiologia, patologia e epidemiologia das condições obstétricas, perinatais e do ciclo-gravídico-puerperal incluindo adolescência.estudo dos fatores assoc.à evolução normal e patológica da gestação, parto, perinatal. Conseqüências e aspectos bio-psicossociais da gravidêz com enfoque na adolescência; procedimentos relacionados à obstetrícia operatória e técnicas de indução de parto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA.
 
153.
  Farmacologia do processo inflamatório e imunotoxicologia.Estudo em farmacologia do processo inflamatório e imunotoxicologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 
154.
  Farmacologia cardiovascular e do trato geniturinário. Estudo em farmacologia cardiovascular e do trato geniturinário (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA.
 

<< retorna

©2008 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP