|
|
Faculdade de Educação Física
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Metodologia e Instrumentação em Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização.
Ensino de Biomecânica. Biomecânica do Movimento Humano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
2.
|
|
Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
3.
|
|
Pessoas com Necessidades Especiais: Aspectos da Atividade Física e da Imagem Corporal. Conjunto de práticas de intervenção e de investigação, no âmbito da atividade física e da imagem corporal, que possam aplicadas em grupos com necessidade espciais, tais como os indiv. portadores de defics, idodos, sedent. entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
4.
|
|
Atividade Física e os Ajustes e Adaptações Cardiorrespiratórias. Estudo das respostas das variáveis cardiorrespiratórias ao exercício físico, bem como os efeitos do treinamento físico aeróbio em estágios fisiológicos distintos em homens na faixa etária de 40 a 60 anos, jovens atletas, mulheres na gestação e na menopau (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
5.
|
|
Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física. Estudo da atividade física e sua influência sobre os processos adaptativos e da promoção e proteção específica da saúde, considerando os estados subjetivos de saúde, capacidade para a vida plena, integração social e competência funcional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
6.
|
|
Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. Estudos da Atividade Física numa dimensão histórica, antropológica elegendo se as representações sociais, o lazer as adaptações bio-socio-culturais, diferentes grupos étnicos com ênfase em populações índigenas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
|
7.
|
|
Corpo e Educação Física. O corpo como objetivo histórico de conhecimento e lugar de visibilidade entre a natureza e a cultura; a produção das práticas corporais, a cultura e a educação física. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
8.
|
|
Esporte e Sociedade. Estudos do Esporte e suas relações na sociedade; estudos pedagógicos do esporte e suas aplicações nos vários ambientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
9.
|
|
Lazer e Sociedade. Estudos do lazer abordando os diferentes aspectos ligados a grupos sociais, gênero e suas relações com outras esferas da vida humana e do meio ambiente; estudo da formulação e administração de políticas de lazer para os setores público e privado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
|
10.
|
|
Bioquímica do Exercício. Enfocar aspectos relacionados ao metabolismo celucar e suas adaptações ao exercício física. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
11.
|
|
Teoria do Treinamento Desportivo. Estudo das diferentes respostas dos sistemas orgânicos como fator de melhorira do rendimento desportivo. Estudo das avaliações motoras aplicadas ao treinamento desportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
12.
|
|
Desporto, Saúde e Educação. Estudo dos fatores que influenciam as modificações e alterações orgânicas no desporto, através de diferentes metodologias. Est. o desporto como fenômeno multip. social. Estudo dos fatores ref. a saúde que influenciam diretamente nas ciênc. do despoto. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
|
|
|