|
Instituto de Estudos da Linguagem
Departamento de Linguística Aplicada
Produções / Resumos Publicados
Resumos publicados em anais de congressos
Nacional
1.
|
|
LISBOA, M. F. G.; O professor de espanhol no Brasil: quem somos nós e o que se espera de nós, 12/2008, Seminário de Lingüística Aplicada (SLA),Vol. 1, pp.1-3, Salvador, BA, Brasil, 2008
|
2.
|
|
ROJO, R. H. R.; Professores de Língua Portuguesa no Brasil: Elementos para uma formação contemporânea, 12/2008, Seminário de Lingüística Aplicada (SLA),Vol. 1, pp.16-16, Salvador, BA, Brasil, 2008
|
3.
|
|
ROCHA, C. H.; O ensino de LE (Inglês) para crianças do ensino fundamental público na transdisciplinariedade da Língua Aplicada, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 2, pp.436-440, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
4.
|
|
SILVA, E. R.; Ensino/Aprendizagem de Inglês: Uma Abordagem Sociopolítica, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.41-42, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
5.
|
|
LIMA, T. A.; Second Life: um [novo] mundo (des)virtualizado, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.114-114, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
6.
|
|
APARECIDA ROSA, Marli; Música Popular Brasileira: retratos de um país e de seu sonho de pertencimento, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.87-88, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
7.
|
|
GRANDE, P. B.; Construção de Identidades profissionais de professores: implicações teórico-metodológicas de uma pesquisa em LA, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.100-101, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
8.
|
|
FONSECA, Ana Sílvia Andreu; Linguagem e exclusão na escola, 11/2008, Encontro Nacional de Linguagem e Identidade,Vol. 1, pp.13-14, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
9.
|
|
CUNHA, R. C.; Jornal Escolar: Letramento e Formação, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. I, pp.109-110, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
10.
|
|
TAVARES, C. N. V.; Professor de língua estrangeira: entre peregrinar na língua estranha e o se apropriar da língua alheia, 11/2008, Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas (CLAFPL),Vol. 1, pp.177-177, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
11.
|
|
LISBOA, M. F. G.; O Professor de espanhol no Brasil: entre o professor que temos e o professor que queremos, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
12.
|
|
BAZARIM, M.; OS SIGNIFICADOS DA INOVAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA E SEUS IMPACTOS NO LETRAMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DE 5 E 6 SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 01, pp.1-2, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
13.
|
|
SITO, L. R. S.; Um olhar sobre o processo de titulação quilombola: uma análise sobre práticas de letramento., 11/2008, Encontro Nacional de Linguagem e Identidade,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
14.
|
|
SITO, L. R. S.; Um estudo sobre práticas de letramento numa comunidade quilombola do litoral do Rio Grande do Sul., 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
15.
|
|
SALUM, A. C. C.; Discursividades dos sujeitos professores de inglês em um contexto virtual: a escrita como um gesto confessional, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.8-9, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
16.
|
|
GRIBL, H.; Da multimodalidade à intersemiose: análise enunciativa-discursiva de livros didáticos de língua portuguesa, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
17.
|
|
GARCIA, F. C.; Livros Didáticos de Língua Portuguesa Num Viés Multicultural, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.8-8, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
18.
|
|
CASTRO, N. M.; Representações de Identidades de Gênero nos Discursos de Professores de Educação Infantil, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 2, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
19.
|
|
BRAZ, E. S.; Identidades Linguísticas em Contexto de Fronteira: Apresentando um projeto de pesquisa, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.45-46, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
20.
|
|
NETTO, A. D. S.; A estranha-familiar línguada escola, 11/2008, Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas (CLAFPL),Vol. 1, pp.1-3, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
21.
|
|
NETTO, A. D. S.; Eu era motivo de risos : Política lingüística em contextos de imigração, 11/2008, Encontro Nacional de Linguagem e Identidade,Vol. 1, pp.14-14, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
22.
|
|
NETTO, A. D. S.; A estranha-familiar língua da escola, 11/2008, Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas (CLAFPL),Vol. 1, pp.295-295, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
23.
|
|
DIAS, C. A.; Formação continuada de professores a distância: consideraçãoes sobre a interação
verbal pela palavra escrita, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
24.
|
|
NAGATA, A. A.; Ensino de literatura: de aluno a profesor, do professor ao aluno, 11/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.4-4, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
25.
|
|
SALUM, A. C. C.; Modos de subjetivação produzidos por meio do discurso das tecnologias do cotidiano em livros didáticos de língua inglesa, 11/2008, Encontro Internacional de Linguística de Assis,Vol. 1, pp.1-3, Assis, SP, Brasil, 2008
|
26.
|
|
COSTA, L. P.; A Prática da Avaliação e Exames Oficiais na área de LEC, 11/2008, Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares do Estado de São Paulo (JOPLE),Vol. 1, pp.1-3, Piracicaba, SP, Brasil, 2008
|
27.
|
|
SILVA, C. V.; Procedimentos e ensino de gênero textual: um exemplo, 10/2008, Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
28.
|
|
BAZARIM, M.; A SELEÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL, 10/2008, Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 01, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
29.
|
|
COELHO, V. M. G.; Identidades lingüístico-culturais em lares bilíngües: indícios de políticasfamiliares de preservação ou erradicação da diversidade, 10/2008, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-2, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
30.
|
|
NETTO, A. D. S.; Formação de professores em contextos plurilíngües: a (des)estabilização das fronteiras, 10/2008, Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL),Vol. 1, pp.159-160, Porto Alegre, RS, Brasil, 2008
|
31.
|
|
TORRES, M. E. A. C.; A dificuldade no processo de colocação de portadores de necessidades especiais em um aempresa do ramo alimentício, 10/2008, Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD),Vol. 1, pp.1-3, Curitiba, PR, Brasil, 2008
|
32.
|
|
MAHER, T. J. M.; SILVA, M. G. C.; Diversidade Lingüística e Formação do Professor na Unicamp, 09/2008, Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP,Vol. 1, pp.245-245, Campinas, SP, Brasil, 2008
|
33.
|
|
SITO, L. R. S.; Buscando compreender uma negociação de identidades: entendendo melhor práticas de letramento a partir de dados interacionais., 09/2008, Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL),Vol. 1, pp.282-282, Porto Alegre, RS, Brasil, 2008
|
34.
|
|
BRAGA, Denise Bértoli; Letramento Digital no Currículo de Letras segundo a ótica da Teoria da Atividade, 09/2008, WEB CURRÍCULO - INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO CURRÍCULO,Vol. 1, pp.272-272, Santos, SP, Brasil, 2008
|
35.
|
|
PINHEIRO, P. A.; Práticas de legtramento digital nas salas de bate-papo: momento de pôr a dicotomização oralidade-escrita em xeque, 08/2008, Congresso Nacional de Lingüística e Filologia,Vol. 1, pp.1-1, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
36.
|
|
BAZARIM, M.; O QUE DIZEM OS GRAMÁTICOS SOBRE AS (SUAS) GRAMÁTICAS E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA, 08/2008, Congresso Nacional de Lingüística e Filologia,Vol. 12, pp.90-91, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
37.
|
|
GARCIA, F. C.; O multiculturalismo nos livros didáticos de Língua Portuguesa 3º e 4º ciclos, 08/2008, Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (SILID),Vol. 1, pp.23-24, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
38.
|
|
BUNZEN JÚNIOR, C. S.; O livro didático de português como gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas, 08/2008, Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (SILID),Vol. 1, pp.1-3, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
39.
|
|
GRANDE, P. B.; Processos de identificação de professores em formação continuada, 07/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.1-9, S. JOSÉ DO RIO PRETO, SP, Brasil, 2008
|
40.
|
|
UPHOFF, D.; Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht, 07/2008, Congresso Brasileiro de Professores de Alemão,Vol. 1, pp.34-34, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008
|
41.
|
|
MAHER, T. J. M.; Em busca de mais conforto lingüístico: a perspectiva de professores-pesquisadores indígenas do Acre, 07/2008, Encontro Nacional da ANPOLL,Vol. 1, pp.1-3, Goiânia, GO, Brasil, 2008
|
42.
|
|
KLEIMAN, Angela Del C.B.R.de; A Escrita Numa Sociedade Inclusiva: A Formação do Professor como Agente de Letramento, 07/2008, Encontro Estadual de Alfabetização, Letramento e Inclusão Social,Vol. 1, pp.1-1, Salvador, BA, Brasil, 2008
|
43.
|
|
SOUZA, A. L. S.; Letramentos no movimento cultural hip-hop: o negro tem a sua história, o negro tem o seu valor, 07/2008, V Copene - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as,Vol. 1, pp.1-3, Goiânia, GO, Brasil, 2008
|
44.
|
|
SOUZA, A. L. S.; Letramentos no movimento cultural hip-hop: o negro tem a sua história, o negro tem o seu valor, 07/2008, Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE),Vol. 1, pp.1-3, Goiânia, GO, Brasil, 2008
|
45.
|
|
DIAS, C. A.; O papel do formador em um curso a distância de formação continuada de professores: novas possibilidades, 07/2008, Encontro Nacional de Letramento (ENALEF),Vol. 1, pp.1-3, João Pessoa, PB, Brasil, 2008
|
46.
|
|
DIAS, C. A.; Curso a distância de formação continuada de professores: novas possibilidade, 07/2008, Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL),Vol. 56, pp.1-3, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP, Brasil, 2008
|
47.
|
|
SITO, L. R. S.; Redes comunitárias no acesso ao diagnóstico e tratamento do HIV/Aids em Porto Alegre: trajetórias de pessoas vivendo com HIV/AIDS, 07/2008, Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE),Vol. 1, pp.43-46, Goiânia, GO, Brasil, 2008
|
48.
|
|
SALUM, A. C. C.; Interpretar: uma possibilidade de emergência do sujeito desejante, 06/2008, Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SeAD),Vol. 1, pp.184-185, Porto Alegre, RS, Brasil, 2008
|
49.
|
|
GRANDE, P. B.; A construção de identidades profissionais na formação continuada de professores, 05/2008, Encontro Nacional de Letramento (ENALEF),Vol. 1, pp.1-9, João Pessoa, PB, Brasil, 2008
|
50.
|
|
KLEIMAN, Angela Del C.B.R.de; Letramento em pauta, 05/2008, Encontro Nacional de Letramento (ENALEF),Vol. 1, pp.1-1, João Pessoa, PB, Brasil, 2008
|
51.
|
|
NIEDERAUER, M. E. F.; Construção identitária do professor de PLE, 05/2008, Seminário de Lingua Portuguesa e Ensino (SELIPE),Vol. 1, pp.35-35, Ilhéus, BA, Brasil, 2008
|
52.
|
|
EL-DASH, Linda Gentry; Student learning styles: Q Study based on the Oxford Learning Style Evaluation, 05/2008, Seminário de Lingua Portuguesa e Ensino (SELIPE),Vol. 1, pp.35-35, Ilhéus, BA, Brasil, 2008
|
53.
|
|
VERAS, M. V. A.; Memórias de Rosa, memórias em Rosa, 05/2008, Semana de Letras e Educação,Vol. 1, pp.3-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
54.
|
|
VERAS, M. V. A.; O eXtrangeiro na língua materna: (não) cobiçar as coisas alheias, 04/2008, Encontro de Educadores do Ensino Básico e Encontro de Professores de Língua Estrangeira,Vol. 1, pp.64-64, Goiânia, GO, Brasil, 2008
|
Internacional
1.
|
|
GRANDE, P. B.; Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada, 12/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.4097-4098, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2008
|
2.
|
|
SERRANI-INFANTE, Silvana Mabel; Antologias Literárias e Identidade Profissional Docente, 11/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
3.
|
|
SILVA, C. V.; Professor De Português como Autor de seu Material Didático: Uma Tentativa de Mudança, 10/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
4.
|
|
BUZATO, M. E. K.; Multimodalidade e Práticas Digitais: O papel dos objetos fronteiriços., 09/2008, Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação,Vol. 1, pp.30-30, Recife, PE, Brasil, 2008
|
5.
|
|
GRANDE, P. B.; Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
6.
|
|
SANTOS, L. A.; O ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena: uma experiência com o Magistério Wajãpi, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. I, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
7.
|
|
BRAGA, Denise Bértoli; QUEVEDO, Angelita Gouveia; Undergraduate Language Students’ Engagement in blended-learning disciplines, 09/2008, Conference of the International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR),Vol. 1, pp.272-272, San Diego, Estados Unidos da América, 2008
|
8.
|
|
NIEDERAUER, M. E. F.; Professores estrangeiros, alunos brasileiros, aulas em espanhol, trabalhos em inglês... universidade brasileira e suas diversidades lingüísticas, 09/2008, Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português-Língua (SIPLE),Vol. 1, pp.34-34, Buenos Aires, Argentina, 2008
|
9.
|
|
GALLI, F. C. S.; (Ciber)espaço e representações de língua, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.259-259, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
10.
|
|
SILVA, S. R.; Ensino de Produção Escrita de Gêneros da Ordem do Argumentar: a atuação do professor e do livro didático de português, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
11.
|
|
GINACH, E. L.; Ensino de língua portuguesa e currículo multidimensional-discursivo, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
12.
|
|
APARECIDA ROSA, Marli; Faroeste Caboclo: um retrato debochado do Brasil, 09/2008, Congresso Internacional Teoria Crítica e Inconformismo,Vol. 1, pp.68-68, São Carlos, SP, Brasil, 2008
|
13.
|
|
VALSECHI, M. C.; Diálogos interculturais na formação continuada de professores, 09/2008, Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP),Vol. 1, pp.273-273, São Paulo, SP, Brasil, 2008
|
14.
|
|
VALSECHI, M. C.; A influência da formação continuada na construção dos saberes docentes, 08/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.1-1, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2008
|
15.
|
|
GALLI, F. C. S.; (Hiper)texto, leitura e (hiper)consumo., 08/2008, Congresso Internacional da ALFAL,Vol. 1, pp.107-107, Montevideo, Uruguai, 2008
|
16.
|
|
LIMA, M.; O uso do editor de texto como um recurso para a ampliação das habilidades de escrita de um aluno com necessidades educativas especiais., 08/2008, Congresso Internacional da ALFAL,Vol. 1, pp.242-242, Montevideo, Uruguai, 2008
|
17.
|
|
SILVA, E. R.; Teorias e práticas na formação de professores, 07/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.1-1, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2008
|
18.
|
|
ANDRADE, E. R.; O papel da autoridade na constituição da subjetividade dos professores e as implicações para o ensino-aprendizagem de línguas, 07/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.1-3, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2008
|
19.
|
|
GALLI, F. C. S.; (Ciber)espaço: (novos) modos de subjetivação e regimes de verdade, 07/2008, Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL),Vol. 1, pp.1-3, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2008
|
20.
|
|
TAVARES, C. N. V.; Subjective traces on foreign language acquisition - a desire/hate relationship in times of globalization, 07/2008, Language, Culture and Mind Conference,Vol. 1, pp.112-112, Odense, Dinamarca, 2008
|
21.
|
|
EL-DASH, Linda Gentry; Student learning styles: Q Study based on the Oxford Learning Style Evaluation, 06/2008, Conferência Internacional sobre Metodologia Q,Vol. 1, pp.1-3, Teresina, PI, Brasil, 2008
|
22.
|
|
SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi; MARGARETE, Schlatter; Certificate of Proficiency in Portuguese as a Foreign Language: impact in Brazil and overseas, 04/2008, International Conference Cambridge 20 (ALTE),Vol. 1, pp.63-64, Londres, Reino Unido, 2008
|
23.
|
|
MARGARETE, Schlatter; SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi; PRATI, S.; Celpe-Bras and CELU profeciency exams as political acts in Brazil and Argentina, 04/2008, International Conference Cambridge 20 (ALTE),Vol. 1, pp.64-64, Londres, Reino Unido, 2008
|
24.
|
|
APARECIDA ROSA, Marli; Rock Brasileiro e Mexicano dos anos 1980: movimentos de identificações do sujeito latino-americano durante a década perdida, 04/2008, Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso,Vol. 1, pp.137-138, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2008
|
25.
|
|
ANDRADE, E. R.; Memórias e representações: um arquivo vivo sempre sempre revisitado e em construção, 04/2008, Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso,Vol. 1, pp.34-35, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2008
|
26.
|
|
GALLI, F. C. S.; (Hiper)texto: memórias e representações., 04/2008, Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso,Vol. 1, pp.81-81, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2008
|
27.
|
|
VERAS, M. V. A.; O mal-estar nas fronteiras do contemporâneo: a atualidade de um "conceito"umheimlich, 04/2008, Simpósio Nacional e Simpósio Internacional de Letras: Fronteiras do Contemporâneo,Vol. 1, pp.15-15, Caxambú, MG, Brasil, 2008
|
28.
|
|
SIGNORINI, Inês; Identidades profissionais em crise: o caso do professor de Lingua Portuguesa do ensino fundamental, 03/2008, Brazilian Studies Association Conference (BRASA),Vol. 1, pp.5-10, New Orleans, Louisiana, Estados Unidos da América, 2008
|
|
|