|
|
Instituto de Estudos da Linguagem
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Análise, descrição e documentação de línguas naturais. Agrupa projetos dedicados à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase nas indígenas, além de estudos comparativos, históricos e tipológicos, e os relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação de tais línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
2.
|
|
Análise e Modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física. Reúne projetos dedicados a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos de aspectos dos sons das línguas naturais para compreender o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo, a sua aquisição e os seus desvios patológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
3.
|
|
Natureza e fatores da significação. Reúne projetos dedicados ao estudo dos processos da significação lingüística. Visa à descrição da significação de línguas diferentes, levando a uma reflexão teórico-metodológica e ao desenvolvimento das disciplinas dedicadas ao estudo do sentido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
4.
|
|
Língua, cultura e sociedade. Reúne projetos dedicados ao estudo do fenômeno lingüístico em seu contexto social, tendo como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável do sujeito falante e do grupo a que este pertence. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
5.
|
|
Cérebro, mente e linguagem. Inclui projetos relacionados à discussão da semiologia neurolingüística, ao estudo de processos psicolingüísticos na aquisição e na patologia da linguagem e ao estudo do normal e do patológico no funcionamento da linguagem e da cognição humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
6.
|
|
Língua, texto e discurso. Reúne projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. Os conceitos de língua, texto e discurso são explicitados sob condições de enunciação, questões de processamento textual, de textualização e fatores de discursividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
7.
|
|
Línguas e textos da cultura greco-romana. Reúne projetos dedicados ao estudo da língua e cultura grega e latina. Inclui os projetos relacionados a estudos lingüísticos do grego antigo e do latim e exegese de quaisquer textos escritos nessas línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
8.
|
|
Constituição das teorias e métodos lingüísticos. Reúne projetos dedicados à história das teorias, métodos lingüísticos e da epistemologia lingüística, enfatizando a análise dos processos de conhecimento da linguagem e focalizando o domínio da lingüística como disciplina na história da ciência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
9.
|
|
A fala e a escrita da criança. Abrange projetos de aquisição de linguagem, incluindo-se os chamados distúrbios e a aquisição de línguas de sinais, enfocando trabalhos sobre a escrita inicial e a relação entre desenho e escrita e pesquisas elaboradas a partir de fenômenos da clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
10.
|
|
Língua, Sujeito e História.Reúne projetos dedicados ao estudo da relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
11.
|
|
Linguagem e psicanálise. Inclui projetos que, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, investigam as conseqüências para os estudos lingüísticos da hipótese de o inconsciente ter estrutura de linguagem, tendo como eixo o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
12.
|
|
Língua, tradução e cultura. Esta linha reúne estudos críticos de teorias de tradução e análises de práticas tradutórias, enfocando as questões: tradução e transformação; tradução e transferência; tradutor, autor; texto original e texto traduzido (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
13.
|
|
Subjetividade e identidade, desconstrução e psicanálise. Reune estudos sobre: 1) as diferentes concepções de pluri, multi e bilingüismo; 2) a relação entre as línguas e os legados culturais na constituição identitária da subjetividade; 3) as formas possíveis de ensino em contextos bilíngües ou plurilíngües. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
14.
|
|
Letramento. Esta linha reúne estudos sobre usos e funções sociais da escrita e suas conseqüências (teóricas ou metodológicas) para a formação de professores e para o ensino-aprendizagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
15.
|
|
Escolarização em contextos bilíngües/bidialetais. Esta linha reúne estudos sobre conflitos decorrentes de políticas lingüísticas homogeneizantes, focalizando, sobretudo, processos de escolarização voltados para grupos lingüisticamente e culturalmente diferenciados. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
16.
|
|
Linguagem, ensino e mediação tecnológica e letramento digital. Esta linha reúne estudos sobre as mudanças que a mediação tecnológica em geral e digital em particular promove na linguagem e nas práticas comunicativas e também estudos sobre o ensino de letramento digital e uso do computador em situações de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
17.
|
|
Práticas discursivas, interação e avaliação em contextos institucionais. Esta linha reúne estudos sobre processos de interação, de avaliação e práticas discursivas em geral que se dão em contextos de diferentes campos de atuação humana enquadrados institucionalmente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
18.
|
|
Ensino-aprendizagem de português segunda língua e de línguas estrangeiras. Esta linha reúne estudos sobre o ensino e aquisição do português como segunda língua e língua estrangeira, assim como estudos sobre outras línguas segundas e estrangeiras, tanto em contextos formais como informais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
19.
|
|
Interpretação e autoria na leitura e na produção escrita. Esta linha reúne estudos de relações entre texto, autor e leitor, do processo de aquisição da escrita no contexto escolar e de concepções teóricas sobre leitura e escrita. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
|
20.
|
|
Sintaxe gerativa das línguas naturais.Reúne projetos que se dedicam ao estudo sincrônico e diacrônico; da aquisição das propriedades sintáticas de uma língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
|
21.
|
|
Literatura Brasileira do Período Colonial. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil durante o período colonial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
22.
|
|
Literatura Brasileira do Século XIX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos no Brasil oitocentista. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
23.
|
|
Literatura Brasileira do Século XX. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo corpus principal textos produzidos no Brasil do Século XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
24.
|
|
Literatura Portuguesa Medieval. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante a Idade Média. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
25.
|
|
Literatura Portuguesa Clássica. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus principal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XV, XVI, XVII e XVIII. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
26.
|
|
Literatura Portuguesa Moderna. Estudos de cultura, história e crítica literária, tendo como corpus prinicipal textos produzidos em Portugal durante os Séculos XIX e XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
27.
|
|
Análise Literária Comparada. Estudos literários comparados por regiões, períodos, gêneros, disciplinase/ou movimentos literários e culturais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
28.
|
|
Crítica: história e metodologia. Estudos centrados na discussão da história da crítica literária e dos seusmétodos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
29.
|
|
Poética: gêneros, estilos, movimentos literários. Estudos de teoria literária centrados nos estudos de problemas de periodização literária, estilos de época, movimentos estético-culturais e gêneros literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
30.
|
|
Crítica textual: edição crítica, edições e traduções anotadas.Estudos teóricos e críticos dos problemas da edição e anotação de textos literários. Prática de edições e traduções. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
31.
|
|
Produção, circulação e recepção de textos literários. Estudos históricos, empíricos e teóricos da produção, circulação e recepção de textos literários. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
32.
|
|
Outras Literaturas Vernáculas. Estudos de obras literárias e autores de outras literaturas vernáculas clássicas ou modernas de países, regiões ou localidades inseridos nas culturaslingüísticas de tradição lusófona como, por exemplo, entre outras, o galego e as literaturas em língua por (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
33.
|
|
Estudos Interdisciplinares de Literatura. Pesquisas voltadas para o exame das relações teóricas, históricas, estéticas ou culturais estabelecidas entre produções literárias e contribuições das ciências humanas e sociais, ou das artes e comunicações, entre outros domínios afins. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
34.
|
|
Literaturas Estrangeiras Modernas. Estudos especializados ou monográficos de autores e obras literárias pertencentes a países ou culturas estrangeiras, desde o Renascimento até o período contemporâneo, entre eles os produzidos em língua espanhola, italiana, francesa, inglesa e alemã. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
|
|
|
|