|
|
Núcleo de Informática Aplicada à Educação
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Formacao de Recursos Humanos na Area de Informatica Educativa. Programacao Logo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
2.
|
|
Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica Educativa. Desenvolvimento do Interpretador SuperLogo: Logo Tridimensional: Logo Declarativo: Logo Musica: Ambiente Multimidia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
|
3.
|
|
Desenvolvimento de software e hardware educacionais. Elaboração de software e hardware que suportam as diversas atividades de formação e de educação realizadas no NIED (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
4.
|
|
Questões neurolinguisticas sobre o uso do computador na avaliação e no acompanhamento clínico educacional. Contribuicao da Pesquisa Neurolinguistica para a Avaliacao do Discurso Verbal e Mental do sujeito, Estudos sobre a interrelacao entre a linguagem e cognicao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
|
5.
|
|
Informatica na Educacao Especial. Criação de ambientes de aprendizagem baseados no uso da informática para indivíduos com necessidades educacionais especiais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
6.
|
|
Desenvolvimento de material. Desenvolvimento de material para suporte das atividades de informática na educação desenvolvidas pelas diferentes linhas de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
|
7.
|
|
Formação de profissionais da Educação. Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
|
8.
|
|
Multimeios e ensino-aprendizagem. Criação de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na integração de diferentes meios como vídeo, fotografia, som, no desenvolvimento de sistemas multimídia construídos pelos aprendizes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
9.
|
|
Desenvolvimento de interfaces, dispositivos robóticos e material de apoio para Educação Especial.Desenvolver interfaces computacionais e materiais de apoio a ações pedagógicas na área de Educação Especial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
|
10.
|
|
Interfaces e tecnologia para mobile learning (m–learning). Desenvolver aplicações de educação a distância e definir interfaces para dispositivos móveis como celulares, PDAs, tablets, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
11.
|
|
Interfaces para ambientes de EaD.Analisar e desenvolver termos e símbolos adequados a interfaces para sistemas de EaD Sistemas de Help. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
12.
|
|
Metodologia para EaD.Desenvolvimento de metodologia para aplicação de EaD. Metodologia de avaliação para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
13.
|
|
Tecnologia para EaD.Desenvolvimento de ferramentas computacionais para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
14.
|
|
Formação de profissionais da área de Educação Especial.Desenvolver ações de formação de profissionais da área de Educação Especial usando recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
|
15.
|
|
Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos Integrando o Estudo de Cartografia Tátil e Geração de Material Didático para Portadores de Deficiência Visual.Desenvolver pesquisas visando a elaboração de material didático tátil, integrado ambientes de robótica pedagógica. Desenvolver metodologias de utilização desse material didático visando a criação de ambientes de aprendizagem... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
|
16.
|
|
Dispositivos robóticos.Concepção, implementação, construção de dispositivos robóticos para serem utilizados no contexto educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
|
17.
|
|
Ferramentas para pessoas com necessidades especiais.Concepção, implementação, construção de ferramentas de hardware e software para serem usados por pessoas com necessidades especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003).
|
18.
|
|
Reengenharia da Formação na Empresa.A revolução causada pelos novos processos de produção na indústria e de serviços tem causado mudanças na nossa maneira de viver. Essas mudanças têm gerado alguns problemas no processo de trabalho... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
19.
|
|
Sistemas Computacionais de Apoio a Reengenharia da Formação na Empresa.Esta linha de pesquisa objetiva propor soluções de aprendizagem com relevância estratégica para diferentes necessidades da empresa, a partir do desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais usando a Internet e da construção de metodologias... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
|
|
|
|