|
Faculdade de Educação
Departamento de Ensino e Práticas Culturais
Produções / Capítulos de livros publicados
Livros
1.
|
|
BRITO, Arlete de jesus; MIORIM, M.A.; "HIFEM: reflexões sobre uma experiência", "História, Filosofia e Educação Matemática", 10/2009, ed. 1, Alínea, Vol. 1, pp. 26, pp.15-40, 2009
|
2.
|
|
PEREIRA, Elisabete M. de A.; RIEDO, C.R.F; "O Processo de Bolonha e suas consequências na Itália", "Universidade Contemporânea:políticas do Processo de Bolonha", 10/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 23, pp.59-81, 2009
|
3.
|
|
MANTOAN, M.T.E.; "Ultrapasssar barreiras e avançar na inclusão escolar", "Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva", 10/2009, ed. 1, Sociedade Inclusiva / PUC-MG, Vol. 1, pp. 7, pp.85-91, 2009
|
4.
|
|
SORDI, M.R.L.; "O orientador pedagógico e sua ação estratégica na ativação de processos de avaliação institucional nas escolas de Ensino Fundamental", "A avaliação institucional como instância mediadora da qualidade da escola pública: a rede municipal de educação de Campinas como espaço de aprendizagem", 09/2009, ed. 1, Prefeitura de Campinas, Vol. 1, pp. 14, pp.59-72, 2009
|
5.
|
|
SORDI, M.R.L.; "Avaliação institucional participativa em escolas de ensino fundamental: lições de um processo apoiado por pesquisadores da Universidade", "A avaliação institucional como instância mediadora da qualidade da escola pública. A a rede municipal de educação de campinas como espaço de aprendizagem", 09/2009, ed. 1, Prefeitura de Campinas, Vol. 1, pp. 16, pp.87-102, 2009
|
6.
|
|
SORDI, M.R.L.; "Razões práticas e razões políticas para defender processos de avaliação institucional nas escolas de ensino fundamental", "A avaliação institucional como instância mediadora da qualidade da escola pública: a rede municipal de eduacação de Campinas como espaço de aprendizagem", 09/2009, ed. 1, Prefeitura de Campinas, Vol. 1, pp. 10, pp.3-12, 2009
|
7.
|
|
SORDI, M.R.L.; "Perguntas que ajudam as escolas a entenderem o processo de constituição de sua CPAs", "A avaliação institucional como instância mediadora da qualidade da escola pública a rede municipal de educação de Campinas como espaço de aprendizagem", 09/2009, ed. 1, Prefeitura de Campinas, Vol. 1, pp. 5, pp.81-85, 2009
|
8.
|
|
SORDI, M.R.L.; FREITAS, L.C.; "Territórios da medida e da avaliação: elementos para uma avaliação institucional sob medida", "A avaliação institucional como instância mediadora da qualidade da escola pública", 09/2009, ed. 1, Millennium Editora, Vol. 1, pp. 9, pp.43-51, 2009
|
9.
|
|
SORDI, M.R.L.; "A Complexidade das relações sociais na escola: problematizando as resistências ao processo de avaliação institucional", "A Avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública", 09/2009, ed. 1, Millennium, Vol. 1, pp. 8, pp.35-42, 2009
|
10.
|
|
SORDI, M.R.L.; "Comissão própria de avaliação: uma estratégia para a mobilização dos atores da escola e a construção de um pacto de qualidade negociada", "A avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública", 09/2009, ed. 1, MIllennium, Vol. 1, pp. 7, pp.75-81, 2009
|
11.
|
|
SORDI, M.R.L.; "Avaliação Institucional participativa na escola: o exercício da superação dos limites do tempo e espaço", "A avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública", 09/2009, ed. 1, Millennium, Vol. 1, pp. 7, pp.105-111, 2009
|
12.
|
|
MALAVASI, M. M. S.; "Avaliação institucional e gestão da escola: a participação das famílias potencializando uma educação de qualidade", "A avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública", 09/2009, ed. 1, Millennium, Vol. 1, pp. 17, pp.171-187, 2009
|
13.
|
|
DALBEN, A.; SORDI, M.R.L.; "Avaliação Institucional participativa: qual o "seu poder"?", "A avaliação como instância mediadora da qualidade da escola pública. A Rede Municipal de Educação de Campinas como espaço de aprendizagem", 09/2009, ed. 1, Millennium, Vol. 1, pp. 25, pp.145-169, 2009
|
14.
|
|
CARVALHO, D.L.; "A educação Estatística e o GCOEM", "De portas abertas - história de sala de aula de Matemática", 08/2009, ed. 1, Pedro e João editores, Vol. 1, pp. 8, pp.15-22, 2009
|
15.
|
|
GUIMARÃES, A.M.; "O Imaginário da Violência e as Possibilidades de um 'Trabalho Sobre Si Mesmo", "Que escola é essa?: anacronismos, resistências e subjetividades.", 08/2009, ed. 1, Editora Alínea, Vol. 1, pp. 13, pp.75-87, 2009
|
16.
|
|
MOURA, Anna Regina Lanner; "A avaliação em Matemática: lembranças da trajetória escolar de alunos de pedagogia.", "Avaliação e Educação Matemática", 07/2009, ed. 1, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Vol. 4, pp. 18, pp.11-28, 2009
|
17.
|
|
GUIMARÃES, A.M.; "Psicodrama e Educação: quando o psicodrama desassossega", "Psicodrama e Emancipação: a Escola de Tiête", 07/2009, ed. 1, Ágora, Vol. 1, pp. 9, pp.121-129, 2009
|
18.
|
|
MIGUEL, A.; "Escher, espaços curvos e corvos: sobrepondo jogos de linguagem visual e verbal", "Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas", 07/2009, ed. 2, Junqueira & Marin Editores, Vol. 1, pp. 32, pp.137-168, 2009
|
19.
|
|
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, T.; "Explorando o sentido de número irracional no ensino fundamental", "Histórias de colaboração e investigação na prática pedagógica em matemática", 07/2009, ed. 1, Alínea, Vol. 1, pp. 18, pp.131-148, 2009
|
20.
|
|
CARVALHO, D.L.; ALMEIDA, A. C.; "Alunos que contgam histórias usando os números negativos", "Histórias de colaboração e investigação na prática pedagógica em matemática", 07/2009, ed. 1, Alínea, Vol. 1, pp. 1014, pp.99-1112, 2009
|
21.
|
|
FIORENTINI, D.; "Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 07/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 23, pp.233-255, 2009
|
22.
|
|
FIORENTINI, D.; ROCHA, L. P.; "Percepções e reflexões de professores de matemática em início de carreira sobre seu desenvolvimento profissional", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 07/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 1, pp.1-1, 2009
|
23.
|
|
FIORENTINI, D.; MENEZES FREITAS, Maria Teresa; "Investigar e escrever na formação inicial do professor de matemática", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 07/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 23, pp.77-99, 2009
|
24.
|
|
FREITAS, L.C.; "A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito", "A Escola-Comuna", 07/2009, ed. 1, Expressão Popular, Vol. 1, pp. 102, pp.7-108, 2009
|
25.
|
|
MIGUEL, A.; "Números Irracionais: a constituição de um estudo histórico-pedagógico", "História da Matemática em Atividades Didáticas", 06/2009, ed. 2, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), Vol. 1, pp. 142, pp.179-320, 2009
|
26.
|
|
CARVALHO, D.L.; "Constituição do protagonismo de professores de matemática em um projeto de formação em serviço de auxiliares de desenvolvimento infantil", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 06/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 20, pp.169-188, 2009
|
27.
|
|
CARVALHO, D.L.; PAMPLONA, Admur Severino; "Comunidades de prática e conflitos de identidade na formação do professor de matemática que ensina estatística", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 06/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 21, pp.211-231, 2009
|
28.
|
|
FIORENTINI, D.; CARVALHO, D.L.; GRANDO, R.C.G.; NACARATO, A.M.; PASSOS, Carmem Lucia; "Inter-Relações entre desenvolvimentno docente e mudança curricular : um programa de pesquisa em educação matemática", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 06/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 24, pp.279-302, 2009
|
29.
|
|
FIORENTINI, D.; CARVALHO, D.L.; NACARATO, A.M.; GRANDO, R.C.G.; GAMA, R. P.; "Descortinando outras paisagens a partir dos retratos produzidos", "Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática", 06/2009, ed. 1, Mercado de letras, Vol. 1, pp. 17, pp.303-319, 2009
|
30.
|
|
BARANAUSKAS, M.C.C.; MANTOAN, M.T.E.; SOLARTE, Diego Samir Melo; "Oficinas participativas inclusivas mediadas pelo modelo ACBP", "Atores da Inclusão na Universidade: Formação e Compromisso", 01/2009, ed. 1, Unicamp / Biblioteca Central, Vol. 1, pp. 20, pp.9-28, 2009 *
|
* Esta produção está associada também a outros órgãos
|
|