|
Instituto de Estudos da Linguagem
Departamento de Linguística Aplicada
Produções / Trabalhos completos publicados em anais de congresso
Trabalhos completos em anais de congressos
Nacional
1.
|
|
SIQUEIRA, D. C. A.; O ensino de leitura e produção de textos no ambiente virtual: uma proposta de aprendizagem para o gênero "resenha acadêmica", 12/2009, 17º Congresso de Leitura do Brasil,Vol. 1, pp.1-12, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
2.
|
|
UPHOFF, D.; Resistências ao livro didático internacional no ensino de alemão no Brasil, 12/2009, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 3, pp.272-281, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
3.
|
|
UPHOFF, D.; Professor X livro didático:
Como professores de língua alemã enxergam essa relação, 12/2009, VII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão,Vol. 1, pp.1-17, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2009
|
4.
|
|
CAMPOS, R. P.; Linguagens, interfaces: uso e apropriação semiótica, 12/2009, Encontro Nacional Sobre Hipertexto,Vol. 1, pp.1-3, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2009
|
5.
|
|
LIMA, M.; Estrutura de participação no fórum online de uma comunidade do orkut, 12/2009, 3 Encontro Nacional sobre Hipertexto,Vol. 1, pp.1-3, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2009
|
6.
|
|
GASPARINI, D. S. R.; Professor, Aluno e Linguagem: Reflexões a partir de elementos da Psicanálise, 10/2009, 14º SETA (Seminário de Teses em Andamento), IEL/Unicamp,Vol. 3, pp.260-271, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
7.
|
|
SILVA, C. V.; Atividades de escrita no Livro Didático Público de Língua Portuguesa: um hibridismo teórico-metodológico, 10/2009, XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná: Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina,Vol. 1, pp.1-3, Cascavel, PR, Brasil, 2009
|
8.
|
|
CURTO, V. G.; Trabalhando com o computador na EJA: uma análise dos relatos das práticas pedagógicas em meio digital com jovens e adultos, 10/2009, Encontro Nacional de Hipertexto,Vol. cd, pp.1-13, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2009
|
9.
|
|
TAVARES, C. N. V.; Professor de língua estrangeira: entre o peregrinar na língua estranha e o se apropriar da língua alheia como a (não) garantia de identidade., 09/2009, Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 3, pp.110-121, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
10.
|
|
GRANDE, P. B.; CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA TRANSDISCIPLINAR EM LA, 09/2009, 14º SETA (Seminário de Teses em Andamento), IEL/Unicamp,Vol. 3, pp.805-816, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
11.
|
|
BUZATO, M. E. K.; Tecnologia, espaciotemporalidade e educação: Contribuições dos estudos sobre Novos Letramentos para uma reflexão sobre EAD e Universidade no Brasil, 09/2009, Seminário de Educação à Distância da Faculdade de Educação Da Unicamp,Vol. 1, pp.1-23, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
12.
|
|
SILVA, C. V.; Literatura e Cinematografia: perspectivas teóricas e metodológicas para o trabalho com a literatura no Ensino Médio, 09/2009, IX Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: Literatura no Cinema e III Simpósio Gênero Hibrídos da Modernidade: Literatura e Cinema,Vol. 1, pp.1-3, Assis, SP, Brasil, 2009
|
13.
|
|
LIMA, M.; Ensino da escrita em fórum online: novos recursos; outras possibilidades?, 09/2009, 14º SETA (Seminário de Teses em Andamento), IEL/Unicamp,Vol. 1, pp.666-674, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
14.
|
|
DIAS, A. V. M.; Leitura na Webquest: uma possibilçidade de letramento digital, 09/2009, vi Vi Congresso de Alfatização - iv Congresso de Educação Infantil - IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos
METODOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA,Vol. 1, pp.1-3, Uberlândia, MG, Brasil, 2009
|
15.
|
|
SILVA, E. R.; Ensino/Aprendizagem de inglês: Uma abordagem sociopolítica, 08/2009, 14º SETA (Seminário de Teses em Andamento), IEL/Unicamp,Vol. 1, pp.313-320, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
16.
|
|
FERNANDES, M. A.; Gênero Discursivo e Leitura no Livro Didático de Lingua Portuguesa no Ensino Médio, 08/2009, Seminário de Teses em Andamento - ANAIS do SETA-2008,Vol. 1, pp.708-716, CAMPINAS, SP, Brasil, 2009
|
17.
|
|
SITO, L. R. S.; Praticando a leitura e a escrita por conta da luta pela terra. Uma análise a partir dos Estudos de Letramento sobre um contexto de titulação quilombola., 07/2009, Congresso de Leitura do Brasil (COLE),Vol. 1, pp.1-10, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
18.
|
|
LIMA, A. P.; Como trabalhar a cultura e os valores dos africanos e afrodescendentes nas aulas de língua portuguesa?, 07/2009, 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil,Vol. 17, pp.1-10, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
19.
|
|
SILVA, C. V.; O Professor e sua obra: uma nova relação com o saber, 05/2009, XIV SETA - Seminário de Teses em Andamentos,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2009
|
20.
|
|
LIMA, M.; Ensino da escrita em fórum online, 03/2009, Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN),Vol. 1, pp.2732-2739, João Pessoa, PB, Brasil, 2009
|
21.
|
|
SILVA, E. R.; O discurso da mundialização da língua inglesa em livros didáticos usados na Escola Pública, 03/2009, Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN),Vol. 1, pp.1191-1200, João Pessoa, PB, Brasil, 2009
|
22.
|
|
BUZATO, M. E. K.; Dinâmicas de apropriação e a constituição de transletramentos no contexto de um telecentro comunitário, 03/2009, Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN),Vol. 1, pp.2749-2758, João Pessoa, PB, Brasil, 2009
|
Internacional
1.
|
|
FONSECA, Ana Sílvia Andreu; A voz dos excluídos: o rap como identidade, 11/2009, Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC),Vol. 1, pp.1-16, Florianópolis, SC, Brasil, 2009
|
2.
|
|
FONSECA, Ana Sílvia Andreu; The voice of the excluded in the curriculum: the rap as identity, 11/2009, Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC),Vol. 1, pp.1-16, Florianópolis, SC, Brasil, 2009
|
3.
|
|
SILVA, C. V.; Educação e Multi/Interculturalidade: questões sobre linguagem, ideologia e currículo, 10/2009, Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação,Vol. 1, pp.1-3, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2009
|
4.
|
|
CURTO, V. G.; O uso do computador e seus impactos no rendimento escolar - reflexões sobre o tema, 10/2009, Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação,Vol. CD, pp.1-14, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2009
|
5.
|
|
CAVALCANTI, Marilda do Couto; Olhares alheios: A MÍDIA IMPRESSA E ON-LINE E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO OUTRO IMIGRANTE EM CENÁRIO DE FRONTEIRA, 06/2009, Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC),Vol. 1, pp.22-39, Florianópolis, SC, Brasil, 2009
|
6.
|
|
BOLONHINI, Carmen Zink; Uma introdução à tradução dos manuais diagnósticos: teorias da
subjetividade, desconstrução e psicanálise, 02/2009, Congresso Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde,Vol. 1, pp.1236-1246, Algarve, Portugal, 2009
|
|
|