Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2010Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IEL - DLA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna - Menu Produções

 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Departamento de Linguística Aplicada
 
Produções / Resumos Publicados

Resumos publicados em anais de congressos
 
Nacional
 
1.
  CRUCIANI, J. M.; A criação de blogs em ambiente escolar: implicações sobre identidades, 12/2010, 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação,Vol. 3, pp.56-56, Recife, PE, Brasil, 2010
 
2.
  ROSA, M. T.; Sobre a relação professor-aluno no dizer de pesquisadores em formação, 12/2010, II SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE IDENTIDADE E DISCURSO,Vol. 1, pp.2-3, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
3.
  ROSA, M. T.; Sobre a relação professor-aluno no dizer de pesquisadores em formação, 12/2010, II SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE IDENTIDADE E DISCURSO,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
4.
  SALUM, A. C. C.; Laços sociais estabelecidos e compartilhados por professores de Inglês em comunidades virtuais de relacionamento: questões de identidade., 12/2010, II Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso,Vol. 1, pp.19-19, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
5.
  SILVA, P. N.; Silenciamento de singularidades: o discurso sobre o aluno em processo de alfabetização, 12/2010, II SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE IDENTIDADE E DISCURSO,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
6.
  SIGNORINI, Inês; Diálogo entre a Universidade e o ensino básico: desafios na formação de professores, 10/2010, 9º Encontro do CELSUL,Vol. 9, pp.146-146, Palhoça, SC, Brasil, 2010
 
7.
  SIGNORINI, Inês; Desafios dos Letramentos Multi-hipermidiáticos, 10/2010, 9º Encontro do CELSUL,Vol. 9, pp.146-146, Palhoça, SC, Brasil, 2010
 
8.
  SILVA, F. D. S.; A produção textual no universo digital: algumas considerações sobre a circulação de "gêneros escolares" nas comunidades virtuais do Orkut, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.275-277, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
9.
  SATO, E. T. N.; O ensino da compreensão oral nos cadernos de LEM – Inglês no Estado de São Paulo, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.164-166, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
10.
  JALIL, S. A.; Políticas Linguísticas e Identitárias Familiares em Contexto de Imigração: apresentação de um projeto de pesquisa., 11/2010, XI Seminário de Linguística Aplicada e XII Seminário de Tradução,Vol. 1, pp.18-18, Salvador, BA, Brasil, 2010
 
11.
  FIAD, Raquel Salek; Subjetividade, estilo e autoria na aquisição da escrita, 11/2010, III CÍRCULO: Rodas de Conversa Bakhtiniana,Vol. 1, pp.279-280, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
12.
  SILVA, E. R.; O exame vestibular, os exames internacionais de proficiência e a política linguística da língua inglesa no Brasil, 11/2010, XVI SETA - Seminários de Teses em andamento,Vol. 1, pp.222-223, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
13.
  ALENCAR, M. C. M.; Sentidos de letramento escolar e não-escolar para trabalhadores rurais sem-terra: contribuições às políticas de educação do campo no sudeste paraense, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.206-208, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
14.
  CARNEIRO, A. S. R.; Ideologias linguísticas e processos de construção identitária de professores de língua portuguesa de Timor-Leste, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.195-196, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
15.
  OLIVEIRA, M. A. A.; O papel dos gestos profissionais na construção do objeto ensinado: formas e dimensões, 11/2010, XVI SETA – Seminário de Teses em Andamento,Vol. XVI, pp.263-265, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
16.
  TEIXEIRA, A. L. S.; Um novo olhar na pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-393, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
17.
  CALDAS, L. K.; Memorial de Formação: instrumento de reflexão, de rememoração e metodológico no processo formativo e autoformativo do professor, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento - SETA 2010,Vol. 1, pp.1-3, campinas, SP, Brasil, 2010
 
18.
  CALDAS, L. K.; Gêneros Discursivos no livro didático: uma reflexão sobre as capacidades de leitura, 11/2010, I Simpósio sobre Ensino de Línguas e Ensino de Literatura,Vol. 1, pp.1-3, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2010
 
19.
  OLIVEIRA, E. F.; As diferentes concepções de resenha crítica implementadas nas práticas escriturais de alunos e professores do curso de Letras, 11/2010, XVI SETA – Seminário de Teses em Andamento,Vol. 1, pp.257-258, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
20.
  SALUM, A. C. C.; A escrita (de si) na virtualidade., 11/2010, II Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP,Vol. 1, pp.147-147, Araraquara, SP, Brasil, 2010
 
21.
  PASQUOTTE-VIEIRA, E. A.; Letramentos Acadêmicos sob a perspectiva dos gêneros discursivos, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 16, pp.262-263, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
22.
  BIZON, Ana Cecília Cossi; Construções identitárias e territórios: subsídios para políticas de línguas e de internacionalização, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 16, pp.215-216, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
23.
  RUIVO, E. S.; Variáveis influentes no processo de escrita e reescrita em dois grupos de alunos do ensino médio e sua relação com o gênero, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.246-247, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
24.
  ROJO, R. H. R.; Alfabetismo(s), letramento(s), multiletramento(s): desafios contemporâneos à Educação de Adultos, 10/2010, 1º SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos,Vol. 1, pp.8-8, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
25.
  SILVA, F. D. S.; PASQUOTTE-VIEIRA, E. A.; ALENCAR, M. C. M.; Da leitura às leituras: uma proposta didática, 10/2010, V Seminário Fala outra Escola,Vol. 5, pp.16-17, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
26.
  SIGNORINI, Inês; Metapragmáticas da escrita como objeto de ensino, 10/2010, 9º Encontro do CELSUL,Vol. 9, pp.146-146, Palhoça, SC, Brasil, 2010
 
27.
  ROSA, A. A. C.; Gêneros orais e o ensino de língua materna: a construção de uma sequência didática, 09/2010, IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (SMELP),Vol. 1, pp.69-69, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
28.
  ROJO, R. H. R.; Linguagens e culturas no ensino de língua e na formação do professor, 09/2010, 9 IX SMELP - Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.28-28, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
29.
  ROJO, R. H. R.; A influência de práticas letradas na arte do samba, em sua criação e execução, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
30.
  ROJO, R. H. R.; Dando voz ao povo? A manipulação da mídia no RAP paulistano, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
31.
  ROJO, R. H. R.; Êxodo do samba – do rural ao trabalho: discursos de resistência negra em São Paulo, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
32.
  ROJO, R. H. R.; Gêneros de propaganda nos livros didáticos de Língua Portuguesa, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
33.
  ROJO, R. H. R.; Projeto gráfico-editorial: a relação editor-autor e sua influência nas propostas de ensino-aprendizagem em livros didáticos de Língua Portuguesa, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
34.
  SILVA, E. R.; O conceito de "World English" em livros didáticos utilizados na Escola Pública, 07/2010, 58 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL),Vol. 1, pp.1-1, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
35.
  MAHER, T. J. M.; Diglossia ou Ecologia Linguística? A relação entre línguas em contextos bi/multilingues, 07/2010, XXV ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL,Vol. 1, pp.1-1, BELO HORIZONTE, MG, Brasil, 2010
 
36.
  ALENCAR, M. C. M.; Letramento de trabalhadores rurais sem-terra em espaços não-escolares: repensando a educação de jovens e adultos no campo, 07/2010, III Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira e II Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.,Vol. 1, pp.61-61, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
37.
  VERAS, M. V. A.; Tradução: quando a intervenção é bem-dita ou mal-dita, 07/2010, 58º Seminário do Gel,Vol. 1, pp.1-3, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
38.
  SILVA, F. D. S.; Do universo escolar para o mundo digital: o estudo da escrita, reescrita e suas práticas no contexto virtual, 07/2010, 58 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL),Vol. 1, pp.1-3, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
39.
  CARNEIRO, A. S. R.; A política linguística e o ensino de línguas em Timor-Leste: Tensões em torno de concepções sobre língua e sobre o ensino de línguas, 07/2010, 58 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo,Vol. 1, pp.1-3, São Carlos, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
40.
  OLIVEIRA, M. A. A.; Apropriação do livro didático: possibilidades e desafios na formação de professores, 07/2010, 58 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL),Vol. 58, pp.1-1, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
41.
  ROJO, R. H. R.; Curriculo e material didático: algumas considerações, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. 1, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
42.
  ROJO, R. H. R.; Currículo e material didático: algumas considerações, 07/2010, 3 III SILID/II SIMAR – Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos,Vol. unico, pp.70-70, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2010
 
43.
  GASPARINI, D. S. R.; LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA ESTRANGEIRA E PSICANÁLISE: UM OLHAR OUTRO PARA A QUESTÃO DA APRENDIZAGEM, 05/2010, 15º SETA - Seminário de Teses em Andamento,Vol. 1, pp.226-237, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
44.
  BITTENCOURT, Z. Z. L. C.; SILVA, Ivani Rodrigues; OLIVEIRA, Kate Mamhy; Representações de familiares sobre o surdo, a surdez e a língua, 04/2010, 5º Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde (CONASS),Vol. 1, pp.236-236, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
45.
  OLIVEIRA, M. A. A.; Livro Didático enquanto tecnologia da escrita: apropriações e implicações, 04/2010, XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.,Vol. XV, pp.1-13, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010
 
46.
  SILVA, P. N.; Silenciamento de singularidades: 'problemas de aprendizagem' nas classes de alfabetização, 03/2010, Psicologia, psicanalise e educação na contemporaneidade,Vol. 1, pp.1-3, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010
 
47.
  LIMA, M.; Escrita e interação verbal em um fórum do orkut, 01/2010, 58 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL),Vol. 1, pp.1-2, São Carlos, SP, Brasil, 2010
 
48.
  ROSA, M. T.; Conhecimento e auto-(re)conhecimento: efeitos de sentido no dizer de pesquisadores em formação, 01/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. XVI, pp.230-231, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
49.
  BENITES, F. R. G.; Sobre Verdade e Interpretação em Nietzsche e Foucault, 01/2010, IX Encontro do Círculo Linguístico do Sul - CELSUL,Vol. IX, pp.1-8, Palhoça, SC, Brasil, 2010
 
50.
  SANTOS, P. L.; Jovens Carentes aprendendo inglês., 01/2010, XVI SETA - SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO,Vol. 16, pp.11-12, CAMPINAS, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
 
Internacional
 
1.
  ROSA, A. A. C.; Foreign language learning strategies: investigating the classroom, 12/2010, I EXFA (Experimental Psycholinguistics: Formal Approaches),Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
2.
  PASQUOTTE-VIEIRA, E. A.; O quê, como e de onde 'se diz': reflexões discursivas sobre escritas escolares, 12/2010, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN,Vol. 1, pp.1-3, Curitiba, PR, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
3.
  SILVA, E. R.; Política Linguística e Formação de Professores de Línguas no Brasil: Algumas Considerações, 11/2010, III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL),Vol. 1, pp.249-249, Taubaté, SP, Brasil, 2010
 
4.
  CARNEIRO, A. S. R.; A questão da (i)migração em grandes centros urbanos: análise do discurso da mídia sobre a periferia de São Paulo e Paris, 11/2010, 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
5.
  BUENO, T. R.; Literatura chicana e fronteira: novos lugares para a tradução, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento - SETA,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
6.
  ROSA, A. A. C.; Diretrizes Curriculares para o ensino de LEM no Paraná: a voz e a vez dos professores, 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento - SETA,Vol. 1, pp.167-168, Campinas, SP, Brasil, 2010. Resumo expandido
 
7.
  SALUM, A. C. C.; Administrando fronteiras: a construção de modelos em espaços virtuais de relacionamento., 11/2010, XVI Seminário de Teses em Andamento - SETA,Vol. 1, pp.1-2, Campinas, SP, Brasil, 2010
 
8.
  SALUM, A. C. C.; Representações de professores em comunidades de relacionamento virtual de professores de inglês, 11/2010, III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas,Vol. 1, pp.223-224, Taubaté, SP, Brasil, 2010
 
9.
  BIZON, Ana Cecília Cossi; Percepções acerca do exame de proficiência Celpe-bras: subsídios para planejamento de cursos de PLE e para políticas de línguas em tempos de internacionalização, 11/2010, I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL),Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
10.
  FURLAN, C. C.; O Brasil na Comunidade dos Páíses de Língua Portuguesa: um olhar discursivo, 10/2010, IX CONSIPLE - CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPECIALIDADES EMERGENTES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL E EXTERIOR,Vol. IX, pp.35-36, Brasília, DF, Brasil, 2010
 
11.
  PRADO, C. H.; A imagem e o imaginário sob o olhar da psicanálise, 09/2010, I Congresso Internacional Texto-Imagem,Vol. 1, pp.1-3, Guarulhos, SP, Brasil, 2010
 
12.
  APARECIDA ROSA, Marli; Pato Donald no batuque dos bons amigos: manifestações culturais na política da boa vizinhança, 07/2010, IX Encontro Internacional da ANPHLAC,Vol. 1, pp.116-117, Goiânia, GO, Brasil, 2010
 
13.
  OLIVEIRA, M. A. A.; Uma reflexão sobre transposição didática e didatização nas práticas de ensino mediadas pelo livro didático: do saber a ensinar ao saber ensinado, 07/2010, III SILID/ II SIMAR,Vol. III, pp.59-60, Rio de Janeiro - RJ, RJ, Brasil, 2010
 
14.
  CAMPOS, R. P.; Construção de significados na interação das práticas de letramento digital de alunos de um telecentro de Campinas, 06/2010, II Congresso Internacional Linguagem e Interação,Vol. 1, pp.1-3, São Leopoldo, RS, Brasil, 2010
 
15.
  RUIVO, E. S.; Alternância e negociação de papéis institucionais em sala de aula contemporânea, 06/2010, II Congresso Internacional Linguagem e Interação,Vol. 1, pp.764-765, São Leopoldo, RS, Brasil, 2010
 
16.
  OLIVEIRA, M. A. A.; As ferramentas de ensino e as dimensões do objeto ensinado, 06/2010, Congresso Internacional Linguagem e Interação II,Vol. II, pp.122-123, São Leopoldo, RS, Brasil, 2010
 
17.
  CALDAS, L. K.; ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO, 06/2010, 2 Congresso Internacional linguagem e interação II,Vol. 1, pp.1-3, São Leopoldo, RS, Brasil, 2010
 
18.
  SANTOS, P. L.; O uso da tradução em atividades didáticas em sala de aula: nova abordagem?, 05/2010, V Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação (CIATI),Vol. V, pp.54-54, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
19.
  ALENCAR, M. C. M.; LETRAMENTO(S) DE TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: REPENSANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO, 04/2010, 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem- UFRPE,Vol. 1, pp.151-152, Recife, PE, Brasil, 2010
 
20.
  OLIVEIRA, E. F.; A importância do gênero resenha crítica na esfera universitária, 04/2010, 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP,Vol. 1, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
21.
  APARECIDA ROSA, Marli; As várias vozes de uma canção: a influência da política cultural de Getúlio Vargas na construção das representações de Brasil na obra prima do compositor Ari Barroso, 03/2010, Congresso Internacional Representações da República,Vol. 1, pp.45-46, Lisboa, Portugal, 2010
 
22.
  NEVES, C. A. B.; Tradução Poética: um processo translinguístico; tradução-arte e transcriação., 01/2010, V Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação (V CIATI),Vol. 1, pp.20-20, São Paulo, SP, Brasil, 2010
 
 

<< retorna - Menu Produções

©2010 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP