Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2011Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IEL - DLA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna - Menu Produções

 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Departamento de Linguística Aplicada
 
Produções / Resumos Publicados

Resumos publicados em anais de congressos
 
Nacional
 
1.
  SILVA, F. D. S.; Um gênero escolar (re)produzido em fóruns on-line: analisando processos de escrituras de redações publicadas na rede social Orkut., 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.194-196, Campinas, SP, Brasil, 2011. Resumo expandido
 
2.
  GRANDE, P. B.; Formação do professor em serviço: questões suscitadas na observação de práticas de letramento na escola, 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamentos (SETA),Vol. 1, pp.248-249, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
3.
  MARSARO, F. P.; Projeto gráfico-editorial em livros didáticos de Língua Portuguesa: reflexões teórico-metodológicas e questões de pesquisa, 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.195-196, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
4.
  KAWACHI, G. J.; Variáveis pedagógico-culturais no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: motivos/razões para estereótipos (inter)culturais de aprendizes, 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.208-211, Campinas, SP, Brasil, 2011. Resumo expandido
 
5.
  KUSHIDA, L. Y. I.; Traduzindo os progris reports em Flowers for Algernon – reflexões sobre a ética do traduzir, 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
6.
  ALENCAR, M. C. M.; Letramentos de trabalhadores rurais sem-terra no sudeste
paraense: contribuições à alfabetização de jovens e adultos do Campo, 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.25-25, Campinas, SP, Brasil, 2011

 
7.
  AZZARI, E. F.; Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o progresso de sua aprendizagem da língua inglesa, em uma escola pública: um estudo Q., 12/2011, XVII Seminário de Teses em Andamentos (SETA),Vol. 1, pp.192-194, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
8.
  COSTA, C. F. P.; Manifestação da subjetividade em resumos acadêmicos: a busca por indícios, 11/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. I, pp.190-192, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
9.
  POSSATI, J. F.; Integração entre escrita e análise linguística na escola, 11/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.222-224, Campinas, SP, Brasil, 2011. Resumo expandido
 
10.
  PROTÁSIO, L. F.; A promessa (in)feliz [A tarefa-desejo de Nancy Huston], 11/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-380, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
11.
  OLIVEIRA, Kate Mamhy; Representações sobre as Línguas de sinais caseiras, 11/2011, XVII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. XVII, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
12.
  CUSTODIO, M. A.; Cultura juvenil e TICs: possibilidades de múltiplos letramentos, 11/2011, XVII Seminário de Teses em Andamentos (SETA),Vol. 17, pp.256-258, Campinas, SP, Brasil, 2011. Resumo expandido
 
13.
  ROSA, A. A. C.; O ensino de Língua Inglesa na escola pública: uma investigação acerca das percepções de professores do Paraná, 10/2011, I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL),Vol. 1, pp.1-1, Vitória, ES, Brasil, 2011
 
14.
  BIONDO, F. P.; O processo de didatização de conteúdos da morfologia em livros didáticos e pelos professores de LP dos anos finais do ensino fundamental, 09/2011, XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas,Vol. 1, pp.25-26, Campo Grande, MS, Brasil, 2011
 
15.
  BIONDO, F. P.; Os recursos da língua nos/pelos documentos oficiais que regem o ensino da LP: gramática ou análise linguística, 09/2011, XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas,Vol. 1, pp.25-25, Campo Grande, MS, Brasil, 2011
 
16.
  BIONDO, F. P.; Produção textual no PIBID - uma experiência na modalidade de ensino a distância, 09/2011, XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas,Vol. 1, pp.57-58, Campo Grande, MS, Brasil, 2011
 
17.
  BIONDO, F. P.; Questões de morfologia no Exame Nacional do Ensino Médio: gramática e/ou análise linguística?, 09/2011, XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens: temas e práticas,Vol. 1, pp.26-27, Campo Grande, MS, Brasil, 2011
 
18.
  SCHLINDWEIN, ANA FLORA; Análise da introdução do booktrailer do livro "Leviathan" de Scott Westefeld, 09/2011, IV Encontro Nacional do Hipertexto e Novas Tecnologias: entre o não ainda e o já passou.,Vol. 1, pp.1-1, Sorocaba, SP, Brasil, 2011
 
19.
  KAWACHI, G. J.; Interculturalidade na aula de língua estrangeira: uma proposta para a abordagem da relação língua-cultura em livros didáticos, 08/2011, II SELINC - Seminário de Estudos de Língua e Cultura,Vol. 2, pp.1-1, São Carlos, SP, Brasil, 2011
 
20.
  MAHER, T. J. M.; Diglossia, não? Hibridismos linguísticos, sim?, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 9, pp.375-375, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
21.
  SARTORI, A.; A Inferência de Significados como Estratégia para Aquisição de Vocabulário no Ensino/Aprendizado de Inglês, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 1, pp.16-16, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
22.
  SATO, E. T. N.; A AVALIAÇÃO DA
COMPREENSÃO ORAL EM UM CONTEXTO DE INGLÊS PARA FINS AERONÁUTICOS, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 1, pp.353-353, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011

 
23.
  BRAGA, Denise Bértoli; Tecnologia e Participação Social: acesso a serviços estatais por cidadãos de baixa escolaridade, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 1, pp.102-102, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
24.
  VERAS, M. V. A.; A tradução como testemunho: a tarefa dos intérpretes da Comissão Verdade e Reconciliação na África do Sul, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 1, pp.272-272, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
25.
  ROJO, R. H. R.; Avaliação de materiais didáticos no Brasil: Complexidades e desafios, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. unico, pp.345-346, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
26.
  ROJO, R. H. R.; Multiletramentos e impressos didáticos: 'o futuro é virtual, o probema é real' (OESP, 07/08/2010), 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. unico, pp.346-346, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
27.
  GRANDE, P. B.; BOLONHINI, Carmen Zink; BRAGA, Denise Bértoli; SIGNORINI, Inês; "Eu tenho uma carga de leitura, eu fiz universidade pública”: Letramento e Construções identitárias na formação continuada de professores., 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada,Vol. 1, pp.1-3, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
28.
  PASCHOAL, L. C.; Questões de identidade linguístico-cultural e sua relação com a oralidade em LE (inglês): Percepções de aprendizes em nível intermediário, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada,Vol. 1, pp.1-1, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
29.
  A. D. C. B. R., KLEIMAN; Aprendendo a ler e escrever numa escola inclusiva, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 9, pp.51-52, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
30.
  A. D. C. B. R., KLEIMAN; Letramento Crítico: a escrita na formação profissional, 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada,Vol. 9, pp.52-52, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
31.
  KAWACHI, G. J.; KAWACHI, Cláudia; STRELITZ, Caroline; Um olhar didático-pedagógico sobre a abordagem de música e cultura na aula de LI, 06/2011, 1 One Day Seminar,Vol. 1, pp.5-5, Araraquara, SP, Brasil, 2011
 
32.
  GALLARDO, B. C.; Identidades construídas na Interção intercultural no site Facebook: representações diferentes de um mesmo Brasil, 06/2011, 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA),Vol. 01, pp.51-51, São Paulo, SP, Brasil, 2011
 
33.
  BUZATO, M. E. K.; Multimodalidade digital e sujeitos letrados: rumo a uma abordagem pós-social?, 06/2011, Tecnologias (de si): ensino, diversidade e identidade,Vol. 1, pp.10-10, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
34.
  SILVA, D. P.; Análise de um percurso de ressemiotização e transmidiação de um relato de interpretação no MUD Valinor, 06/2011, 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA),Vol. 1, pp.201-201, São Paulo, SP, Brasil, 2011
 
35.
  CRUCIANI, J. M.; Blogs, Identidades e Educação, 06/2011, 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA),Vol. 18, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2011
 
36.
  BENITES, F. R. G.; Representação de língua e de imigrantes em livro didático de LE: espanhol, 06/2011, V Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura (ENALIHC),Vol. 1, pp.43-43, CÁCERES, MT, Brasil, 2011
 
37.
  LIMA, M.; Interações e letramentos na prática do blogging, 05/2011, Seminário de pesquisa - Práticas hipermidiáticas na escola/Práticas escolares na hipermídia,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2011
 
 
Internacional
 
1.
  BIONDO, F. P.; Das cantigas de roda e contos infantis à produção textual no ensino fundamental, 11/2011, II Encontro do PIBID da UFMS,Vol. 1, pp.30-30, Campo Grande, MS, Brasil, 2011
 
2.
  KUSHIDA, L. Y. I.; A prática da tradução literária em Flowers for Algernon e a visibilidade do tradutor, 11/2011, IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória,Vol. 1, pp.352-352, São Paulo, SP, Brasil, 2011
 
3.
  PROTÁSIO, L. F.; Apropriar, incorporar, reconciliar: a autotradução e o testemunho do corpo, 11/2011, XI SILEL (Simpósio Nacional de Letras e Lingüística) e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística,Vol. 1, pp.1-121, Uberlândia, MG, Brasil, 2011
 
4.
  PROTÁSIO, L. F.; O corpo usurpado: A autotradução e a promessa da memória, 11/2011, IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória,Vol. 1, pp.1-380, São Paulo, SP, Brasil, 2011
 
5.
  SCHLINDWEIN, ANA FLORA; Dissecando o corpo feminino: o discurso científico e sua divulgação na constituiçao da "mulher"., 11/2011, XIII Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL),Vol. 1, pp.1-1, UBERLÂNDIA, MG, Brasil, 2011
 
6.
  OLIVEIRA, E. F.; Cognição Contigenciada: construção colaborativa do sentido em uma conversa espontânea., 10/2011, I Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Letras, Linguística e Inglês da UFSC,Vol. 1, pp.204-204, Florianópolis, SC, Brasil, 2011
 
7.
  AZZARI, E. F.; Brazilian Primary School students and the role of homework in foreign language learning: Q Methodology highlights, 09/2011, 27th Annual ISSS Q methodology Conference,Vol. 1, pp.27-28, Birmingham, Inglaterra, 2011
 
8.
  SIQUEIRA, D. C. A.; Interacoes virtuais no ensino de língua espanhola: uma experiencia intercultural através do fórum digital, 09/2011, IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais,Vol. 01, pp.99-99, Sorocaba, SP, Brasil, 2011
 
9.
  MARSARO, F. P.; Contribuições da teoria bakhtiniana para o estudo da relação editor-autor na produção de livros didáticos de língua portuguesa, 08/2011, VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),Vol. 6, pp.1-1, Natal, RN, Brasil, 2011
 
10.
  MAHER, T. J. M.; CESAR, América; MENEZES, Lynn Mário T. de; Políticas Linguísticas e Políticas de Identidade, 08/2011, XI Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),Vol. 11, pp.1-3, Salvador, BA, Brasil, 2011
 
11.
  MAHER, T. J. M.; De ‘língua vilã’, à ‘língua emprestada’, à ‘língua aliada’: representações acerca da língua portuguesa em discursos sobre políticas lingüísticas pró-línguas minoritárias no Acre Indígena, 08/2011, XI Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),Vol. 1, pp.1-3, Salvador, BA, Brasil, 2011
 
12.
  BUZATO, M. E. K.; Literacy actor-networks: comparative case studies from Brasil, 08/2011, 17 Conférence Européenne sur la Lecture,Vol. 1, pp.1-3, Umons, Bélgica, 2011
 
13.
  SUGITA, V. T.; A linguagem oral no livro didático: Atividades de resemiotizacao., 08/2011, VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET (2011),Vol. 1, pp.43-43, Natal, RN, Brasil, 2011
 
14.
  GRIBL, H.; Currículo e multiletramentos: o ensino multicultural e multissemiótico em protótipos de língua portuguesa, 08/2011, VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),Vol. 1, pp.1-3, Natal, RN, Brasil, 2011
 
15.
  GRIBL, H.; Currículo e multiletramentos: o ensino multicultural e multissemiótico em protótipos de língua portuguesa, 08/2011, I Simpósio Internacional em Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.1-3, Uberlândia, MG, Brasil, 2011
 
16.
  MARSARO, F. P.; Multimodalidade em livros didáticos impressos: a importância dos aspectos gráfico-editoriais, 08/2011, VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),Vol. 6, pp.131-132, Natal, RN, Brasil, 2011
 
17.
  OLIVEIRA, E. F.; Os conflitos que emergem da escrita de resenha crítia no âmbito universitário, 08/2011, VI Simpósio internacional de estudos dos gêneros textuais,Vol. 1, pp.1-1, Natal, RN, Brasil, 2011
 
18.
  BIONDO, F. P.; Os gêneros do discurso no PIBID - uma experiência pioneira na modalidade de ensino a distância, 08/2011, VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET (2011),Vol. 1, pp.1-3, Natal, RN, Brasil, 2011
 
19.
  ROJO, R. H. R.; Projeto REDEFOR: Letramentos digitais em um Curso de Formação Docente (Especialização) de professores da rede pública paulista, 08/2011, VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),Vol. 1, pp.115-115, Natal, RN, Brasil, 2011
 
20.
  ROJO, R. H. R.; Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna – Protótipos de materiais didáticos, 08/2011, VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),Vol. 1, pp.133-134, Natal, RN, Brasil, 2011
 
21.
  OLIVEIRA, Kate Mamhy; “[...] Língua de sinais eu sei, mas o português é difícil”: reflexões sobre políticas lingüísticas e de identidade no contexto da surdez no fomento de práticas de letramento diferenciadas, 08/2011, XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais,Vol. 1, pp.1-16, Salvador, BA, Brasil, 2011
 
22.
  VERAS, M. V. A.; O intérprete como testemunha do que (h)ouve entre línguas, 07/2011, XII Congresso Internacional Abralic,Vol. 1, pp.169-169, Curitiba, PR, Brasil, 2011
 
23.
  MOURA, S. A.; JALIL, S. A.; An overview of Bilingualism and Bilingual Education in Brazil, 07/2011, 9th Southern Cone TESOL Convention,Vol. 1, pp.32-32, Curitiba, PR, Brasil, 2011
 
24.
  BUENO, T. R.; Tradução e literatura chicana: diferentes formas do estar entre línguas., 07/2011, IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA),Vol. 1, pp.1-3, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011
 
25.
  MARSARO, F. P.; Intervenções editoriais em livros didáticos de língua portugusa: impactos nos letramentos, 06/2011, I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.67-68, Uberlândia, MG, Brasil, 2011
 
26.
  APARECIDA ROSA, Marli; "I live in a tropical country": the struggle for meaning between the politics and the glorification of body in the song "Pai's tropical" by Jorge Ben Jor, 06/2011, 16th Biennial International Conference of the International Association for the Study of Popular Music (IASPM),Vol. 1, pp.113-113, Grahamstown, África do Sul, 2011
 
27.
  ROSA, A. A. C.; "Família Restart": multimodalidade e construção de sentidos no myspace oficial da banda teen, 05/2011, III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM,Vol. 1, pp.224-225, Uberaba, MG, Brasil, 2011
 
28.
  CARNEIRO, A. S. R.; Imagens de Portugal em Crónica de uma Travessia de Luis Cardoso, 05/2011, II International Conference on Intercultural Studies,Vol. 1, pp.33-33, Porto, Portugal, 2011
 
29.
  ALENCAR, M. C. M.; Repensando políticas linguísticas na educação de jovens e adultos do campo: letramento(s) de trabalhadores rurais sem-terra., 04/2011, III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (III CIELLA),Vol. 1, pp.187-187, BELÉM, PA, Brasil, 2011
 
30.
  SILVA, F. D. S.; O delineamento dos trabalhos sobre escrita e as novas tecnologias digitais: construindo um lugar para a pesquisa em estudos linguísticos no Brasil, 03/2011, I Jornadas de Jóvenes Lingüístas,Vol. 1, pp.207-208, Buenos Aires, Argentina, 2011
 
31.
  PASQUOTTE-VIEIRA, E. A.; O QUÊ, como e de onde ‘se diz’: reflexões discursivas sobre escritas escolares, 03/2011, I Jornadas de Jóvenes Lingüistas 2011,Vol. 1, pp.169-170, Buenos Aires, Argentina, 2011
 
32.
  SILVA, E. R.; Tradução e Análise de Discurso: Aproximações conceituais e analíticas, 02/2011, VII Congresso Internacional da ABRALIN,Vol. 1, pp.1-1, Curitiba, PR, Brasil, 2011
 
33.
  BIONDO, F. P.; Oficina pró-texto: uma experiência pioneira de iniciação à docência na modalidade de ensino a distância., 02/2011, VII Congresso Internacional da ABRALIN,Vol. 1, pp.1-1, Curitiba, PR, Brasil, 2011
 
34.
  PROCAILO, Leonilda; JALIL, S. A.; Is our teaching really making a difference?, 02/2011, VII Congresso Internacional da ABRALIN,Vol. 1, pp.35-35, Curitiba, PR, Brasil, 2011
 
35.
  TEIXEIRA, A. L. S.; Autoria no Livro Didático de Língua Portuguesa: o papel do editor, 02/2011, VII Congresso Internacional de Linguística (Abralin),Vol. 1, pp.1-3, Curitiba, PR, Brasil, 2011. Resumo expandido
 
36.
  CARNEIRO, A. S. R.; Interculturality, Multilingualism and Autonomy in the Curriculum of Basic Education of Timor-Leste, 01/2011, International Bilingual Conference - Fostering Learner and Teacher Autonomy in Educational Practices: Languages and Beyond,Vol. 1, pp.26-26, Mumbai, Índia, 2011
 
37.
  BRAGA, Denise Bértoli; E-gov sites: providing broader access to public services or creating new barriers for citizens?, 01/2011, Mobility Language Literacy Conference,Vol. 1, pp.5-5, Cape Town, África do Sul, 2011
 
 

<< retorna - Menu Produções

©2011 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP