|
|
Faculdade de Educação
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática.Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes ou docentes no ensino e na aprendizagem em Ciências e Matemática. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
2.
|
|
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Estudo das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática. Aspectos curriculares, do ensino e da aprendizagem em Ciências e Matemática na perspectiva CTSA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
3.
|
|
História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino.Estudo das relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e o ensino de Ciências e Matemática.Estudo das condições de produção e utilização do conhecimento na área das Ciências da Natureza e da Matemática (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
4.
|
|
Ensino e Formação do Professor. Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
5.
|
|
Educação e Trabalho. a) Estudo dos processos educativos (formais e/ou informais) e sua relação com os processos e organizacao do trabalho na sociedade contemporanea. Examinam-se, ainda, as repercussões da relacão educação-trabalho no âmbito da Formacao do Educador e para a qu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
|
6.
|
|
Politicas Públicas e Educação. Refere-se a atividades ligadas à compreensão dos determinantes da políticaeducacional do Estado à discussão do papel do educador no interior do Estado e sua qualificação para as funções que ai possa exercer. Contempla também as relações existentes entre (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
|
7.
|
|
Desenvolvimento Humano. Estudo das diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condiçoes históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na pratica educacional. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL.
|
8.
|
|
Planejamento e Gestão Educacional. Estudos e Pesquisa sobre sistema de ensino; planejamento educacional nos níveis micro e macro. Autonomia e gestão nos vários níveis de ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
|
9.
|
|
Educação, Ciência e Tecnologia. Estudos voltados para os aspectos epistemológicos e histórico-sociais da produção científica e tecnológica e suas relações com a educação e os processos de produção de conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
10.
|
|
Filosofia e Educação. Estudos filosóficos sobre a natureza do conhecimento humano, as teorias daeducação e diferentes aspectos de ética e política relacionados com a educaçao. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
|
11.
|
|
Ensino Superior. Funcionamento e organização do sistema de ensino do terceiro grau; política do Estado sobre o ensino superior e Estudos das relações entre universidade-Estado-Sociedade. Estudo sobre a formação do profissional de ensino superior. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
12.
|
|
História, Sociedade e Educação. Estudos relacionados à: 1) historiografia e concepções teórico metodológicas da educação; 2) aspectos temáticos e da história regional da educação; 3) história comparada da educação; 4) estudos histórico biográficos do pensamento educacional; 5) condições (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE.
|
13.
|
|
Movimentos Sociais e Educação Não Formal. Análise da organização, estrutura, práticas e ideologias de grupos organizados da sociedade civil e suas realações com as instituições sociais: Estado, Igreja, Escola, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO.
|
14.
|
|
Sociedade, Cultura e Educação. Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE.
|
15.
|
|
Educação Matemática. Estudos referentes à: 1) história e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino e aprendizagem matemática; 3) formação de professores de matemática para os diferentes níveis de ensino; 4) prática pedagógica do ensino (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
|
|
|