Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FEC
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Engenharia Hidraulica e Materiais Especiais. Trata da investigação dos fenômenos estáticos e hidrodinâmicos, envolvendo escoamento em condutos forçados e livres, por meio das técnicas de modelagem física ou numérica e computacional. Inclui a investigação sobre redes hidráulicas, transientes hidráu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
2.
  Planejamento, Técnica e Operação de Sistemas Logísticos e de Transportes. Estudos e pesquisas na área de planejamento e operação de sistemas logísticos e de transportes, englobando os problemas de transporte urbano e interurbano, logística, movimentação de cargas e passageiros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
3.
  Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos. Compreende o estudo dos recursos hídricos no aspecto quantitativo, sua ocorrência, propagação, distribuição e utilização.Também estuda a aplicação de fluorêscencia de Raios X à Pesquisa Ambiental. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
4.
  Análise do Comportamento de Estruturas. Estuda as respostas de estruturas, considerando as propriedades mecânicas já caracterizadas. Inclui análise de estruturas sob carregamento estático ou dinâmico, e efeitos de não-linearidade física e/ou geométrica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
5.
  Análise do Comportamento de Materiais para Estruturas. Caracterização de propriedades dos mateirais que visem o entendimento de seu comportamento do ponto de vista estrutural. Inclui determinaçào de constantes elásticas, limites de ruptura, tenacidade, propriedades visco-elasticas, superficies de escoamento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
6.
  Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia. Desenvolvimento e implementação de algoritmos numéricos para problemas de engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
7.
  Sistemas Estruturais. Soluções para problemas de estruturas para finalidades específicas, analisando concepções estruturais viáveis e, eventualmente, incluindo metodologia para sua otimização. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS.
 
8.
  Metodologia e Teoria do Projeto e da Cidade. Esta linha de pesquisa volta-se para as condicionantes e métodos que delimitam o processo de formulação da proposta arquitetônica, contemplando o instrumental técnico e metodologias projetuais. Abrange os seguintes temas: metodologia e processo de proje (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
9.
  Gestão e Tecnologia do Ambiente Construído. Linha aborda questões relacionadas aos materiais e durabilidade das construções, aos sistemas prediais, técnicos, operacionais e de gestão das construções, além do estudo de tecnologia de produtos e processos relacionados à otimização da otimização da (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
10.
  Infra e Superestrutura Viária: Concepção e Projeto, Métodos Construtivos e de Manutenção. Critérios de concepção, de manutenção e métodos de projeto para implantação de empreendimentos como rodovias, vias urbanas, vias férreas e aeródromos, envolvendo aspectos de projeto geométrico, terraplenagem, drenagem e superestruturas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
11.
  Estudo do Comportamento dos Materiais Geotécnicos. Concentra as pesquisas sobre o comportamento de solos e rochas de interesse da Engenharia Geotécnica. Análises da Mecânica dos Solos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
12.
  Concepção e Análise de Estruturas Geotécnicas. Nesta linha estão incluídas as pesquisas sobre estruturas que interagem com o solo, tais como fundações e estruturas de contenção, bem como sobre estruturas construídas com materiais geotécnicos, como aterros e filtros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E TRANSPORTES.
 
13.
  Conforto no Edifício e na Cidade. Linha que objetiva organizar critérios e modelos de avaliação e desenvolvimento projetual, direcionadas ao estabelecimento de condições de conforto térmico, acústico, de iluminação e exigências funcionais em edificações e conjuntos urbanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO.
 
14.
  Planejamento Regional, Patrimônio e Paisagem. Planejamento Regional, ordenação territorial baseado no recurso hídrico e desenho de paisagens culturais e naturais a partir do conhecimento dos processos, estruturas e funções da natureza e do homem ao longo do tempo. Consideram-se as ações, ferramentas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUCAO, DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
15.
  Planejamento Energético e Sistemas Elétricos. Estudos e pesquisas aplicadas em geração hidroelétrica ou térmica, transmissão, distribuição e comercialização de energia, conservação e uso de energia elétrica na engenharia civil, sustentabilidade, energias alternativas, planejamento energético, sistem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE RECURSOS HIDRICOS.
 
16.
  Saneamento Ambiental. Tratamento de águas de abastecimento. Tratamento de águas residuárias. Reúso de água e lodo. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Qualidade de água: química e microbiologia ambiental. Aplicações da Fluorescência de raio X em amostras ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 
17.
  Gestão Territorial e Sustentabilidade Ambiental. Redes técnicas e sustentabilidade socioambiental. Territorialidades e redes técnicas. Gestão ambiental e ecodesign. Sistema integrado de informações ambientais. Planejamento ambiental. Estudos de eficiência de métodos de auxílio à tomada de decisão, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E AMBIENTE.
 

<< retorna

©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP