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Faculdade de Educação Física
Linhas de Pesquisa
1.
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Biomecânica. Congrega projetos de pesquisa em: Métodos e Instrumentação. Medição e processamento de dados. Modelagem por computador. Simulação e otimização. Ensino de Biomec., Biomec. do Movto. Humano. Biomec. e aprendizagem motora. Biomec. esporte. Biomec. ocupacion (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
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2.
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Atividade Física para Grupos Especiais. Esta linha de pesquisa investiga aspectos relacionados à atividade física e qualidade de vida de grupos com necessidades especiais ou expostas a possíveis situações de dano ao bem estar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
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3.
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Educação Física Escolar. Estudos dos fundamentos, implicações da Educação Física no âmbito escolar. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
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4.
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Atividade Física para Pessoas com Deficiências. Esta linha de pesquisa investiga aspectos relacionados à atividade física, esporte, imagem corporal e qualidade de vida de pessoas com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.
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5.
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Corpo, Educação e Escola. Esta linha tem por finalidade investigar a educação do corpo em suas transformações históricas, suas permanências e rupturas em diferentes ambientes de seus desenvolvimentos. Investiga, também, as relações entre o corpo, pedagogia, escola, gênero, sexual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
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6.
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Esporte e Sociedade. Estudos do Esporte e suas relações na sociedade; estudos pedagógicos do esporte e suas aplicações nos vários ambientes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DO LAZER, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
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7.
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Esporte, Lazer e Sociedade. Esta linha de pesquisa aborda temas e problematiza questões ligadas à emergência, consolidação e abrangência do fenômeno esportivo e do lazer nas sociedades contemporâneas em diferentes ambientes de seu desenvolvimento. Investiga também as formas de mani (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA E HUMANIDADES.
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8.
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Bioquímica e Fisiologia do Exercício. Engloba projetos de pesquisa em desenvolvimento de instrumentação e metodologias para o estudo em fisiologia e bioquímica do exercício, aspectos relacionados ao metabolismo celular e suas adaptações ao exercício físico em modelos animais e em humanos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
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9.
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Dinâmica do Treino Desportivo: da iniciação aos processos de treinamento. Engloba os estudos das determinantes, das adaptações orgânicas e funcionais e as ações técnicas, táticas e pedagógicas (organização, planejamento e sistematização) da expressão do desempenho humano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DO ESPORTE.
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10.
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Instrumentação para Biomecânica (I). Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de registro e análise para situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE EDUCACAO MOTORA.
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11.
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Instrumentação para Biomecânica (II). Investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, reabilitação, ergonômia, entre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
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12.
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Métodos de Análises Biomecânicas. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. Desenvolver modelos e formas de análise a partir das variáveis cinemáticas obtidas nas situações de treinamento e reabilitação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002).
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