Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeUnidadesCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2012Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IEL - DLA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia

<< retorna - Menu Produções

 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Departamento de Linguística Aplicada
 
Produções / Resumos Publicados

Resumos publicados em anais de congressos
 
Nacional
 
1.
  KAWACHI, G. J.; PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRAMENTOS, CULTURAS E LINGUAGENS, 12/2012, Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar,Vol. 6, pp.1-3, São Carlos, SP, Brasil, 2012
 
2.
  KAWACHI, G. J.; Interculturalidade no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: cultura, linguagens e letramentos, 11/2012, I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do Professor,Vol. 1, pp.57-60, São Paulo, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
3.
  BUZATO, M. E. K.; Letramentos digitais: da fronteira cultural à pós-sociedade, 11/2012, III Seminário Web Currículo,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
4.
  ORRÚ, C. M. S. F.; (Im)possibilidades de Tradução: Sentidos a partir do nonsense, 11/2012, IV SEMINÁRIO DE PESQUISA "IDENTIDADE E DISCURSO",Vol. 1, pp.1-1, CAMPINAS, SP, Brasil, 2012
 
5.
  ROSA, M. T.; A ciência do olhar: o efeito de vitrine como mecanismo de vigilância e de invisibilidade, 11/2012, IV SEMINÁRIO DE PESQUISA "IDENTIDADE E DISCURSO",Vol. IV, pp.13-13, CAMPINAS, SP, Brasil, 2012
 
6.
  ROSA, A. A. C.; As Diretrizes Estaduais e o Ensino de Inglês no Paraná: desvendando diferentes perfis de professores, 10/2012, VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino,Vol. 1, pp.1-3, Pelotas, RS, Brasil, 2012
 
7.
  BARROS, N. N.; A adequação da escolha metodológica para a análise de uma variedade de textos hiperdocumentais e multimodais: o caso Storify, 10/2012, XVIII SETA - Seminário de Teses em Andamento,Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
8.
  BARROS, N. N.; Construção de material didático digital para ensino inicial de língua inglesa: análise das contradições à luz da teoria da atividade, 08/2012, 1 ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGOO,Vol. 1, pp.1-1, SÃO PAULO, SP, Brasil, 2012
 
9.
  SILVA, P. A. P.; Práticas colaborativas de escrita? Discutindo conceitos para repensar a produção textual em língua materna, 08/2012, 1 I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A
TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO
DIÁLOGO,
Vol. 1, pp.1-3, SÃO PAULO, SP, Brasil, 2012

 
10.
  PASCHOAL, L. C.; Identidade das mulheres em contextos hipermidiáticos, 07/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.41-41, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
11.
  ORRÚ, C. M. S. F.; UYENO, Elzira Yoko; Ler em Língua Estrangeira não é traduzir: leitura e subjetividade, 07/2012, 18º Congresso de Leitura do Brasil,Vol. 1, pp.78-79, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
12.
  CARNEIRO, A. S. R.; Haitianos no Brasil: ideologias linguísticas em conflito no processo de ensino-aprendizagem do português como segunda língua, 07/2012, 18 Congresso de Literatura do Brasil (COLE),Vol. 1, pp.275-275, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
13.
  CARNEIRO, A. S. R.; Políticas Linguísticas em Timor-Leste: Projeções em torno da língua portuguesa no currículo do ensino básico e secundário, 07/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.1-2, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
14.
  VERAS, M. V. A.; A invenção do tradutor entre a língua materna e a língua de tradução, 07/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
15.
  OLIVEIRA, E. F.; Mistério e Transparência no Processo de Letramento Acadêmico., 07/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
16.
  CAMPOS, R. P.; Dificuldades Teórico-metodológicas de uma tese de letramento digital, 06/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
17.
  PROTÁSIO, L. F.; Os avatares ausentes: narrar o exílio, a língua e a identidade em tradução, 06/2012, 60º Seminário do GEL.,Vol. 1, pp.1-3, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
18.
  VICENTINI, M. P.; O desenvolvimento de habilidades de escrita nos gêneros Carta de Leitor e Conto, 05/2012, I Seminário e II Encontro - PIBID/UNICAMP,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
19.
  SANTOS, S. N.; A palavra ideológica como arena de luta simbólica: imagens sociais de língua (portuguesa) e objeto de ensino escolar., 04/2012, 03 ABRALIN EM CENA,Vol. 1, pp.11-288, CUIABÁ, MT, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
20.
  BUENO, T. R.; Travessias e fragmentos na fronteira e a emergência dos homens traduzidos, 02/2012, III Simpósio Nacional Discurso, Sociedade e Identidade,Vol. 1, pp.1-3, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
21.
  ROSA, M. T.; Onde insiste lalangue: apontamentos acerca da articulação entre língua, discurso e inconsciente, 01/2012, VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita,Vol. IV, pp.52-52, Maceió, AL, Brasil, 2012
 
22.
  SITO, L. R. S.; GRANDE, P. B.; A expansão do português em Medellín nas trajetórias de formação de professores., 01/2012, 1 1º Simpósio Internacional Ensino de Português como Língua Adicional: prática de ensino e formação de professores.,Vol. 1, pp.60-60, Porto Alegre, RS, Brasil, 2012
 
23.
  BIONDO, F. P.; RELACIONAMENTO E INTERSECÇÃO DO ONLINE E DO OFFLINE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMIPRESENCIAL, 01/2012, 2 II Seminário de Pesquisa "Práticas hipermidiáticas na escola/práticas escolares na hipermídia",Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
 
Internacional
 
1.
  ROSA, A. A. C.; Ambientes Colaborativos de Aprendizagem: interatividade e propiciações, 11/2012, 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação,Vol. 1, pp.1-3, Recife, PE, Brasil, 2012
 
2.
  GOMESCASTANHO, E.; Práticas de letramento para a interculturalidade: identidades polêmicas em sala de aula, 11/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.176-177, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
3.
  BUZATO, M. E. K.; Eu mash up: uma proposta de pesquisa em linguagem, tecnologia e pós-sociedade, 11/2012, X Sepella,Vol. 1, pp.15-18, Uberlândia, MG, Brasil, 2012
 
4.
  POSSATI, J. F.; A "reescrita dialógica": uma investigação da reescrita sob uma perspectiva da heterogeneidade da escrita, 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.191-193, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
5.
  OLIVEIRA, E. F.; A aprorpiação de dimensões linguísticas que ficam ocutas no processo de letramento acadêmico., 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.177-178, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
6.
  CÂMARA, E. O.; A importância da atividade da paratradução - análise de elementos paratextuais, 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
7.
  PEREIRA, J. C. F.; (Re)visão: um olhar crítico no contexto dos estudos da tradução, 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.1-1, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
8.
  FERNANDES, L. R.; A nova redação do vestibular da UNICAMP: três gêneros, três contextos., 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.199-200, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
9.
  JALIL, S. A.; Políticas linguísticas familiares e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu: um projeto de pesquisa em andamento, 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento - SETA,Vol. 1, pp.215-217, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
10.
  JALIL, S. A.; Políticas linguísticas familiares e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu: um projeto de pesquisa em andamento, 10/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.215-217, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
11.
  EL-DASH, Linda Gentry; FERNANDES, L. R.; AZZARI, E. F.; Reading English as a foreign language from the point of view of Brazilian high school students: A Q Methodological Study, 09/2012, 28th Annual ISSSSQ Conference,Vol. 0001, pp.9-10, Pittsburgh, Estados Unidos da América, 2012
 
12.
  ROSA, M. T.; Le discours universitaire/scientifique au Brésil : quelques remarques sur l'incidence de l'argumentation dans le processus de constitution identitaire, 09/2012, Le langage manipulateur: pourquoi et comment argumenter?,Vol. 1, pp.36-37, Arras, França, 2012
 
13.
  ROSA, M. T.; O discurso universitário-científico: tramas políticas de/pelo saber, 09/2012, III Colóquio Internacional de Análise do Discurso - III CIAD,Vol. 1, pp.38-39, São Carlos, SP, Brasil, 2012
 
14.
  MOURA, S. A.; Changing faces, changing spaces: a multiethnic neighborhood in a global city in South America, 08/2012, 19 Sociolinguistics Symposium,Vol. 1, pp.308-309, Berlim, Alemanha, 2012
 
15.
  FERNANDES, L. R.; A PRODUÇÃO ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 06/2012, II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA,Vol. 2, pp.1-12, UBERLÂNDIA, MG, Brasil, 2012
 
16.
  DIAS, S. C.; PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA 2011 E 2012 E O DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, 06/2012, 60 GEL - Grupo de Estudos Linguísticos Do Estado de São Paulo,Vol. 60, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
17.
  GRANDE, P. B.; FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: INICIATIVA MOTIVADA POR AVALIAÇÕES EXTERNAS, 05/2012, II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.159-159, Uberlândia, MG, Brasil, 2012
 
18.
  ROSA, A. A. C.; El Cronotopo y La Risa en “El Rey Lear” de Shakespeare: consideraciones sobre los personajes Lear y Bufón, 05/2012, VIII Congreso Internacional Orbis Tertius "Literaturas Compartidas",Vol. 1, pp.1-1, La Plata, Argentina, 2012
 
19.
  AZZARI, E. F.; CUSTODIO, M. A.; Multimodalidade e escrita colaborativa: conectando Fanfics e GoogleDocs à produção de textos em sala de aula, 05/2012, II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Vol. 1, pp.171-171, Uberlândia, MG, Brasil, 2012
 
20.
  DIAS, S. C.; O NOVO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO COMO UMA POSSIBILIDADE AO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - LÍNGUA INGLESA DE SE DIZER, 02/2012, III III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional: Discurso, Identidade e Sociedade,Vol. 1, pp.145-145, Campinas, SP, Brasil, 2012
 
21.
  SILVA, D. P.; Práticas de letramentos em jogo virtual de construção colaborativa: MUD Valinor, 01/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. 1, pp.170-172, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
22.
  ROSA, M. T.; O discurso universitário-científico na contemporaneidade: alguns apontamentos, 01/2012, XVIII Seminário de Teses em Andamento (SETA),Vol. XVIII, pp.212-214, Campinas, SP, Brasil, 2012. Resumo expandido
 
23.
  BIONDO, F. P.; O FÓRUM COMO UMA AÇÃO COMUNITÁRIA DE APRENDIZAGEM : CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 01/2012, 60 Seminário do Gel - Grupo de estudos linguísticos do estado de São Paulo,Vol. 1, pp.1-1, São Paulo, SP, Brasil, 2012
 
 

<< retorna - Menu Produções

©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP