|
|
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Mímesis Corpórea. Consiste no processo de codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para cena também é estudado. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
2.
|
|
O Estudo do Clown e o Sentido Cômico do Corpo. Para o Lume, o Clown não é um personagem, mas a dilatação da ingenuidade e do ridículo de cada um de nós, revelando a comicidade contida em cada indivíduo. Portanto, todo clown é pessoal e único.
Desta forma, através de uma metodologia em constante desenvolvimento pelo LUME, este estudo possibilita que aspirantes a clown entrem em contato com aspectos "!ridículos e estúpidos" de sua pessoa, normalmente não expostos durante avida cotidiana.
É um processo de pesquisa que permite uma vivência da utilização cômica do corpo, que é particular e diferente para cada um; a descoberta do ritmo (tempo) pessoal e um contato inicial com a lógica de cada clown, ou seja, sua maneira de ação e reação frente ao mundo que o cerca. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
3.
|
|
Musicalização e Teatralização em Espaços não Convencionais. Pesquisa das possibilidades de teatralização de espaços não convencionais, a partir do uso da música, da exploração da relação corpo/instrumentos musicais e da técnica de clown. Essa pesquisa vem sendo realizada desde 1995, através de intercâmbios anuais com o músico-ator Kai Bredholt, do Odin Teatret sediado em Holstebro/DK. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1995).
|
4.
|
|
PEDAGOGIA E INTERFACES DE ATUAÇÃO: TREINAMENTOS E PROCESSOS COLETIVOS. SISTEMÁTICA DE CRIAÇAO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE TREINAMENTO PARA O ATOR E PROCESSOS DE CRIAÇAO PARA INTERVENÇOES CENICAS. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
|
5.
|
|
CONCEITUAÇÕES SOBRE O CORPO EM ARTE. PENSAR CONCEITUALMENTE O CORPO EM ESTADO DE ATUAÇÃO E RELACIONAR CONCEITOS QUE BUSCAM FISSURAR AS BORDAS E LIMITES DAS ÁREAS ARTÍSTICAS BUSCANDO HIBRIDISMOS CONCEITUAIS COM AREAS COMO A FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA E ESTUDOS DA LINGUAGEM. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2005).
|
6.
|
|
Dança Pessoal. Essa linha de pesquisa busca encontrar uma metodologia de elaboração e codificação e sistematização de uma técnica pessoal de representação através da dilatação e dinamização das energias potenciais do ator; e em como transpor essa técnica pessoal para um processo de montagem de espetáculo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
|
|
|
|