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Núcleo de Informática Aplicada à Educação
Linhas de Pesquisa
1.
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Educação Aberta. É uma comunidade interessada em educação aberta e recursos educacionais. Nosso objetivo é realizar pesquisa e desenvolvimento em torno de configurações emergentes de ensino aprendizado envolvendo ambientes formais e não formais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
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2.
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Mobilidade, interface e práticas sociais. Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo das relações entre
mobilidade e interface considerando a diversidade de práticas sociais
em diferentes contextos utilizando diversas aplicações computacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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3.
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Desenvolvimento de software e hardware educacionais. Elaboração de software e hardware que suportam as diversas atividades de formação e de educação realizadas no NIED (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993).
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4.
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Questões neurolinguisticas sobre o uso do computador na avaliação e no acompanhamento clínico educacional. Contribuicao da Pesquisa Neurolinguistica para a Avaliacao do Discurso Verbal e Mental do sujeito, Estudos sobre a interrelacao entre a linguagem e cognicao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992).
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5.
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Desenvolvimento de material. Desenvolvimento de material para suporte das atividades de informática na educação desenvolvidas pelas diferentes linhas de pesquisa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1999).
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6.
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Formação de profissionais da Educação. Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
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7.
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Multimeios e ensino-aprendizagem. Criação de uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada na integração de diferentes meios como vídeo, fotografia, som, no desenvolvimento de sistemas multimídia construídos pelos aprendizes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
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8.
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Desenvolvimento de interfaces, dispositivos robóticos e material de apoio para Educação Especial.Desenvolver interfaces computacionais e materiais de apoio a ações pedagógicas na área de Educação Especial. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
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9.
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Interfaces e tecnologia para mobile learning (m–learning). Desenvolver aplicações de educação a distância e definir interfaces para dispositivos móveis como celulares, PDAs, tablets, etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
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10.
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Interfaces para ambientes Colaborativos de Aprendizagem.Analisar e desenvolver termos e símbolos adequados a interfaces para sistemas de EaD Sistemas de Help. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
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11.
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Metodologia para EaD.Desenvolvimento de metodologia para aplicação de EaD. Metodologia de avaliação para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
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12.
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Tecnologia para EaD.Desenvolvimento de ferramentas computacionais para EaD. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
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13.
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Sistemas Computacionais de Apoio a Reengenharia da Formação na Empresa.Esta linha de pesquisa objetiva propor soluções de aprendizagem com relevância estratégica para diferentes necessidades da empresa, a partir do desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais usando a Internet e da construção de metodologias... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
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