ano 2014
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução  Científica em 2014Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: FCA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
FCA
FEAGRI
FEC
FEA
FEEC
FEM
FEQ
FT
IC

<< retorna

 
Faculdade de Ciências Aplicadas
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético. Regulação e Mecanismos Moleculares de Controle da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
2.
  Modelagem Matemática. Motivados principalmente pela alta competitividade, pela globalização e pelas inovações
tecnológicas, as últimas décadas têm trazido à tona mudanças consideráveis nos sistemas
produtivos, no planejamento e na administração de negócios, bem como demanda (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).

 
3.
  Produção e Logística. A área de Produção e Logística trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades que criam, armazenam e distribuem bens e serviços úteis à sociedade em geral, desde a fonte de matéria-prima, até o consumo final e re (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
4.
  Biomecânica Aplicada às Modalidades Individuais e Coletivas e à Reabilitação. Engloba projetos de pesquisa para investigar os aspectos metodológicos e aplicados da Biomecânica, no contexto esportivo, na reabilitação, na ergonomia, entre outros. Estudar o movimento humano a partir de conceitos biomecânicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
5.
  Matemática discreta. Matemática discreta aplicada à telecomunicações e otimização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
6.
  Metodologia do Treinamento Desportivo e Respostas Fisiológicas do Exercício Físico. Projetos de pesquisa relativos ao desenvolvimento metodológico e pedagógico de modelos de treinamento desportivo e de avaliação do desempenho em modalidades individuais e coletivas, da iniciação esportiva até o alto rendimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
7.
  Metabolismo e Sinalização Celular. Conceitos de integração entre nutrientes e controle de vias metabólicas usando o exemplo da glicose e dos ácidos graxos integrando ações no metabolismo intermediário. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
8.
  Nutrição, Ação Hormonal e Controle Molecular do Metabolismo. Conceitos de vias metabólicas de carboidratos lipídeos e proteínas e de integração metabólica. Mecanismos moleculares de controles dessas vias no plano transcricional e translacional. Fatores nucleares e sua influencia no controle do metabolismo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
9.
  Alimentos Funcionais, Nutrigenômica, Ergogênicos e Suplementação. Constituintes da dieta com ação funcional e que podem afetar a expressão gênica e ou a estrutura do gene, repercutindo na saúde humana. Agentes ergogênicos e desempenho físico e esportivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
10.
  Sustentabilidade e Proteção Social. Volta-se para as mudanças ambientais, dinâmicas territoriais, sustentabilidade, vulnerabilidade e segurança, abordados no contexto das discussões sobre desenvolvimento, de um lado, e da proteção social e da promoção de saúde, de outro. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
11.
  Mudanças Tecnológicas e Condição Humana. Volta-se para princípios éticos e intersubjetivos que se referem à fragmentação dos saberes ocorrida na modernidade e suas reverberações na subjetividade, na difusão e construção de valores humanísticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2013).
 
12.
  Sociedade, ambiente e tecnologia. No contexto das ciências sociais e das ciências aplicadas, esta linha ocupa-se das conseqüências das interações sociedade-ambiente-tecnologia manifestas em problemas, potencialidades e alternativas de desenvolvimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
13.
  Inovação e sustentabilidade. desenvolvimento sustentável; meio ambiente; responsabilidade corporativa (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
14.
  Empreendedorismo. empresas de base tecnológica; gestão de pequenas empresas; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
15.
  Desenvolvimento de produtos com adição de probióticos e prebióticos. O aumento da consciência dos consumidores e os estudos científicos que apontam à presença de compostos funcionais em alimentos têm incentivado o desenvolvimento de produtos inovadores. Por meio desse projeto objetiva-se desenvolver três produtos funciona (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
16.
  Aspectos Pedagógicos do Esporte. Esta linha investiga os processos metodológicos de ensino, aprendizagem e treinamento em esportes, em sua ampla diversidade de perspectivas e abrangências, com ênfase nos estudos aplicados. Investiga também as possíveis interfaces da Pedagogia do Esporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
17.
  Desenvolvimento de ferramentas para rastreamento automático de jogadores. Desenvolver e aplicar ferramentas que permitam obter a posição em função do tempo de jogadores durante os jogos, utilizando visão computacional e morfologia matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
18.
  Estudos aplicados em pedagogia do movimento e esportes.Consiste em utilizar variáveis biomecânicas nas discussões de conceitos da pedagogia do esporte, das metodologias de ensino técnico e tático de diferentes modalidades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
19.
  Estratégias multidimensionais de sobrevivência e segregação sócio-espacial. Desenvolvimento sustentavel; desigualdade; microssimulação contra-factual; pobreza multidimensional; pobreza rural (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
20.
  Estrutura Industrial no Interior de São Paulo. Estrutura industrial; indicadores socioeconômicos; interior de São Paulo; riscos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
21.
  Geografia dos Riscos, Vulnerabilidade e Resiliência. Estudar as heterogeneidades espaciais e populacionais dos processos de produção, distribuição e enfrentamento dos riscos e perigos e suas repercussões na composição de vulnerabilidades e construção de resiliência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
22.
  Urbanização e mudanças no uso e cobertura da terra. mudanças no uso e cobertura da terra; urbanização (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
23.
  Avaliação econômica de empresas. Calcular o valor econômico de empresas públicas e privadas bem como o relacionamento do valor dessas empresas com as variáveis mais significativas as quais determinam o valor econômico (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
24.
  Comércio Internacional. aduana; comércio internacional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
25.
  Economia industrial. Elaboração e análise de indicadores sócio-econômicos com fontes de dados nacionais e internacionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
26.
  Finanças Corporativas e Mercado Financeiro. estrutura de capital; finanças corporativas; mercado financeiro; processo decisório em finanças; valor do capital intelectual (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
27.
  Financiamento a inovação tecnológica. financiamento; inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
28.
  Gestão Estratégica. Administração; Gestão Estratégica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
29.
  Equações diferencias parciais. Controle; Equações diferenciais parciais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
30.
  Estatística aplicada. Estatística na engenharia; Estatística no cotidiano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
31.
  Métodos numéricos. Algoritmos; Sistemas lineares (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
32.
  Geograficidades da Arte. Estudos sobre a geograficidade de obras artísticas, como literatura, cinema, música, entre outras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
33.
  Lugar, território e experiência urbana. Compreender as dimensões espaciais do ser-no-mundo, o sentido de lugar, identidades territoriais e a experiência urbana (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
34.
  Pensamento fenomenológico em geografia. Investigar as contribuições de filósofos fenomenologistas ou do horizonte interpretativo e hermenêutico para a geografia, em termos epistemológicos, metodológicos e ontológicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
35.
  Vulnerabilidade do lugar e mobilidade. Compreender os nexos entre vulnerabilidade e mobilidade, a partir da compreensão transescalar e multidimensional da vulnerabilidade, no contexto da fluidez contemporânea (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
36.
  Fisiologia e Biologia Molecular do Exercício. A linha de pesquisa tem por objetivo entender os mecanismos biológicos relacionados à etiologia e fisiopatologia de doenças endócrinas/ metabólicas não transmissíveis. Para tanto utiliza recursos de biologia molecular, bioquímica e fisiologia em estudos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
 
37.
  Desenvolvimento, cidadania e proteção social. Desenvolver estudos e apoiar a realização de atividades destinadas à ampliação do desenvolvimento humano sustentável, à conquista da cidadania e ao fortalecimento do sistema de proteção social. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
38.
  Elaboração e avaliação de políticas e programas setoriais. Produzir conhecimento e apoiar gestores públicos no desenvolvimento de atividades de elaboração e avaliação de políticas públicas e programas setoriais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
39.
  Estudos estratégicos. Estudar, avaliar e propor políticas públicas relacionadas com a área de Defesa no âmbito nacional e internacional; Planejamento, orçamento e gestão dos recursos destinados à Defesa Nacional; Política industrial, científica e tecnológica para os setores q (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
40.
  Planejamento e gestão do setor público. Desenvolver conhecimento e apoiar as atividades de planejamento estratégico e de gestão das organizações governamentais e da sociedade civil organizada, contribuindo para criar capacidade administrativa no setor público. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
41.
  Biodiesel. O Brasil, diferencia-se muito dos outros produtores de biodiesel em virtude da vasta gama de oleaginosas, cuja produção é bastante heterogênea, pois as diversas espécies possuem características diferentes e adaptam-se melhor a determinadas regiões, possu (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
42.
  Crédito de carbono - mecanismos de funcionamento e mercado. O mercado de créditos de carbono é recente e segue dois rumos: voluntário e regulatório. Com metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), este trabalho visa o desenvolvimento desta temática, relacionando análise de mercados, mecanismos de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
43.
  Estudos organizacionais. Compreender as relações das organizações e instituições, voltadas ao agronegócio, frente a abertura dos mercados e a competitividade internacional. Desenvolver habilidades que auxiliem-nas a introduzir racionalidade dentro de suas estruturas de decisão e (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
44.
  Laranja - cadeia produtiva e mercado. Os objetivos deste trabalho são pesquisar as fragilidades do mercado internacional e nacional de laranja in natura e suco de laranja concentrado congelado (SLCC) no cenário atual, uma vez que o Brasil é extremamente dependente da exportação da fruta e de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
45.
  Redes de Inovação. Redes de inovação é importante componente da estratégia competitiva industrial nos países avançados. A participação em arranjos de colaboração é considerada de grande relevância para que o processo de inovação ocorra de forma efetiva (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
46.
  Soja - cadeia produtiva e mercado. Esse trabalho visa analisar o panorama logístico de transporte e de armazenamento dos principais centros produtores de soja no Brasil, identificando quais as problemáticas relacionadas a esses processos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
47.
  Sustentabilidade. Desenvolvimento de pesquisas, buscando o enfoque da sustentabilidade como eixo principal, como os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Brasileiro de Metrologia em Química, junto ao IPT. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
48.
  Educação em saúde.Desenvolver metodologias para o trabalho com comunidades na prevençaõ e promoção da saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
49.
  Gravidez na adolescência. Identificar fatores de proteção e de risco na gravidez na adolescência. Criar um grupo de apoio a jovens grávidos e suas familias. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
50.
  Politicas públicas de saúde do adolescente. Identificar o conhecimento, entendimento e participação do adolescente nas políticas públicas de saúde. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
51.
  Inovação. Objetivos principais: - estudar inovação tecnológica, organizacional e de marketing, no campo da organização industrial, de serviços e no terceiro setor. - estudar economia da inovação - estudar financiamentos relacionados à inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
52.
  Biotecnologia.produtos diferenciados; transgênicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
53.
  Cadeias agroindustriais. agricultura; sistemas agroindustriais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
54.
  Clusters e Identificação geográfica. arranjos produtivos locais; cocriação de valor; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
55.
  Cocriação de valor e as estratégias de grife. marketing; produtos diferenciados; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
56.
  Desenvolvimento sustentável da agricultura. agricultura; meio ambiente; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
57.
  Economia dos Custos de Transação aplicada ao agronegócio. economia das organizações; nova economia institucional; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
58.
  Gestão da Qualidade aplicada as cadeias agroindustriais. estratégia; qualidade; (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
59.
  Produtos diferenciados da agricultura e a demanda de serviços logísticos. segregação; transporte (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
60.
  Propriedade intelectual e dinâmicas de inovação. biotecnologia; redes de inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
61.
  Condição humana, Epistemologia e Educação. Focada na condição humana e nos problemas concernentes à produção e difusão do conhecimento, esta linha dedica-se aos estudos epistemológicos e dos valores, buscando um sentido de homem e humanidade no contexto filosófico das ciências humanas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
62.
  Sistemas produtivos, saúde e segurança. Estudar sistemas produtivos através de estudos interdisciplinares que contribuam para perspectiva da saúde, da segurança, e da vulnerabilidade dos sujeitos e dos sistemas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
63.
  Urbanização e Vulnerabilidade Social no Interior do Estado de São Paulo. Estudar a vulnerabilidade e a segregação socio-espacial decorrentes da urbanização fora do contexto metropolitano. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 
64.
  Psicologia, Saúde e Comunidade. Contribuir com estudos que permeiam a psicologia e sua contribuição com a saúde e o trabalho com comunidades. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
 
65.
  Nietzsche: metafísica, estética, ética e política.estética; ética; metafísica; Nietzsche; política (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009).
 

<< retorna

© 2015 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados