| |
FE - Linhas de Pesquisa
|
Faculdade de Educação
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
Educação e Ciências Sociais. A linha de pesquisa trata das relações entre Estado, educação e sociedade na produção das diferenças e desigualdades sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
2.
|
|
Educação e História Cultural. Desenvolve trabalhos na perspectiva teórica e metodológica da história cultural e problematiza diferentes objetos e temas do campo educacional nas dimensões da instituição escolar e da educação como processo cultural. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
3.
|
|
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. Contempla o campo da educação em CMT ‐ compreendidas como práticas culturais ‐ sob as perspectivas histórica, filosófica e sociopolítica; às diferentes abordagens da linguagem; ao desenvolvimento profissional, curricular e das práticas pedagógicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
4.
|
|
Estado, Políticas Públicas e Educação. Políticas públicas de educação; administração e sistemas educacionais, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade; planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão e educação comparada na educação básica e superior; e movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
|
5.
|
|
Filosofia e História da Educação. Estudos sobre a educação do ponto de vista histórico e filosófico. Busca‐se articuladamente o conhecimento e a discussão da educação, tanto na sua contextualização histórica como à luz dos seus pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
|
6.
|
|
Formação de Professores e Trabalho Docente. Considera a ação de ensinar/educar e suas implicações na formação de professores e suas políticas; na produção de saberes e conhecimentos; nas práticas de memórias e histórias; no trabalho e na profissionalização docente. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
7.
|
|
Linguagem e Arte em Educação. Correlações de LA em diferentes contextos educativos, compreendendo‐as em suas dimensões metodológica e temática. Arte e Linguagem como potências produtoras de diferença em Educação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO DE EDUCACAO,CONHECIMENTO, LINGUAGEM E ARTE, DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
8.
|
|
Psicologia e Educação. Estudos sobre processos psicológicos implicados em fenômenos educacionais, sociais e culturais com vistas ao desenvolvimento e à aprendizagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL.
|
9.
|
|
Trabalho e Educação. Relação entre o trabalho e educação, tendo como referencial teórico as ciências humanas e sociais tais como a sociologia, antropologia, ciência política, história, economia, psicologia social e do trabalho. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO, DEPARTAMENTO DE POLITICAS,ADMINISTRACAO E SISTEMAS EDUC.
|
10.
|
|
Currículo, Avaliação e Docência. Estudos e pesquisas sobre currículo, avaliação e docência em suas relações sócio‐político‐culturais em contextos escolares e não escolares. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2015). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS.
|
|
|
|
| |
|