ano 2016
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2016Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IMECC
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
IMECC
IFGW
IG
IQ
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
 Ciências da Engenharia
IMECC - Linhas de Pesquisa
 
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Ensino da Matemática. Esta linha desenvolve metodologias e recursos para ensino de Matemática (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
2.
  Ensino de Geometria. Esta linha visa desenvolver metodologias e recursos para o ensino de Geometria na Educação Básica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
3.
  Estatística, Probabilidade e Ensino. Esta linha aborda métodos e recursos para ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2014).
 
4.
  Métodos Computacionais de Otimização. Desenvolvimento e análise de algoritmos de otimização, com especial interesse em problemas de grande porte. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1978). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
5.
  Análise Aplicada. Aspectos teóricos e numéricos associados às equações diferenciais parciais, principalmente aquelas que modelam problemas em termomecânica e biologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1992). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
6.
  Biomatemática. Aplicacao da teoria de sistemas dinâmicos à biologia e ao desenvolvimento de procedimentos numéricos para processos em medicina (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
7.
  Aritmética de Corpos e Teoria de Galois. Espaços de Ordens, Somas de Quadrados, Invariantes da Teoria de Formas Quadráticas. Grupo de Galois de Corpos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
8.
  Teoria de Álgebras. Estudo de vários aspectos de Álgebras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
9.
  Teoria Geométrica de Grupos. Estudo de vários aspectos da Teoria de Grupos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
10.
  Pesquisa Operacional e Economia Matemática. Propõe o estudo, desenvolvimento, implementação e análise computacional demétodos de pesquisa operacional aplicados a áreas diversas, tais como planejamento energético, econômico, etc. Estudos de algoritmos para determinação de equilíbrios econômicos, métodos simplex em redes lineares por partes, problemas do caixeiro viajante, algoritmo para o problema de representação de conjuntos, estatísticas do problema de suporte bidimensionalizado. Tensão plano-mercado econômico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1977). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
11.
  Física Matemática. Aplicações de métodos matemáticos modernos à problemas de Física Teórica. Estudos dos fundamentos das teorias de relatividade especial, geral e mecânica quântica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1977). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
12.
  Problemas Inversos. Problemas inversos associados à Geofísica de prospecção (identificação de parâmetros) e também ao processamento de imagens. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
13.
  Analise Não Linear, Equações Diferenciais e Aplicações. Estudo de aspectos teóricos e aplicados de problemas matemáticos envolvendo equações diferenciais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
14.
  Geometria Riemanniana. Relações entre Invariantes Locais de Variedades Riemannianas (Esp.Curvatura) e Propriedades Globais e topológicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
15.
  Aplicações da Geometria e Topologia. Aplicações de resultados de Geometria e Topologia em várias áreas, em particular
à Física Teórica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.

 
16.
  Sistemas Dinâmicos. Estudo de vários aspectos de Sistemas Dinâmicos de dimensão finita, incluindo
suas propriedades qualitativas e bifurcações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.

 
17.
  Análise Funcional. Estudo de vários aspectos de Análise Funcional, incluindo Teoria de Aproximação,
Holomorfia e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.

 
18.
  Combinatória e Teoria de Números. Estudar problemas em Teoria Aditiva dos Números com interesse nos aspectos combinatórios utilizando Séries Hipergeométricas e pacotes de Álgebra Simbólica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
19.
  Modelos Lineares Generalizados e Modelos Lineares Generalizados Mistos. Desenvolvimento de pesquisa na área de modelagem estatística envolvendo variáveis categóricas, discretas ou contínuas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1989). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
20.
  Engenharia de Reservatórios. Estudo de caracterização e comportamento de reservatórios, caracterização e comportamento de fluidos, métodos especiais de recuperação, simulação de reservatórios, incluem trabalhos de modelagem geofísica, métodos numéricos para simulação e outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1994).
 
21.
  Análise Harmônica. Operadores integrais singulares, operadores maximais, operadores multiplicadores e espaços de Sobolev e Besov sobre espaços homogêneos. Pesos da classe de Muckenhoupt. Análise harmônica de funções vetoriais definidas sobre espaços homogeneos e com valores em espaços de Banach com a propriedade U.M.D. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
22.
  Probabilidade e Processos Estocásticos. Desenvolvimento de modelos probabilísticos e estudo de suas propriedades teóricas com diversas áreas de aplicações: modelos genômicos, modelos em finanças, sistemas de partículas interagentes, física estatística, quimiometria, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
23.
  Estatística Computacional. Desenvolvimento de metodologis analíticas computacionalmente eficientes empregando técnicas de Monte Carlo ("Markov Chain Monte Carlo", "Gibbs Sampling", "Bootstrap", "Jackknife",Validação Cruzada, Otimização Estocástica, Simulação Estocástica,... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
24.
  Estatística Matemática. Pesquisa na área de Inferência Estatística (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
25.
  Estatística Genética. Pesquisas na área de modelagem de sequências de DNA assumindo dependência entre as posições, medidas de distância genética, análise da variabilidade de sequências de DNA, árvores de filogenia, análise estatística para dados de família. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
26.
  Bioestatística e Biologia Computacional. Estatística aplicada às ciências biológicas e da saúde com docentes atuando nas fronteiras destes ramos por meio do desenvolvimento de metologias em estatística genética, epidemiologia, bioinformática clínica, biologia computacional, dados categorizados (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
27.
  Teoria de Lie. Estudo de vários aspectos da Teoria de Lie e aplicações. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
28.
  Geofísica Computacional. Desenvolvimento e aplicação de algorítmos numéricos para o tratamento de dados sísmicos associados à prospecção de petróleo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
29.
  Ensino de Matemática na Universidade. Dentro das disciplinas básicas da matemática universitária, como cálculo,
geometria e fundamentos, exploração de potencialidades e recursos que
favoreçam enriquecer e aprofundar o ensino e a aprendizagem da matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.

 
30.
  Geometria, Combinatória e Aplicações. Incorporação de estruturas geométricas e algébricas e métodos de
otimização na caracterização de processos de codificação e decodificação.
Utilização de métodos combinatórios com este mesmo objetivo. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.

 
31.
  Historia da Matematica. Participam desta linha os Professores: Eduardo, Rogério, Luiz Mariano (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
32.
  Pesquisa Operacional e aplicações. Estudo, desenvolvimento, implementação e análise computacional de
métodos de pesquisa operacional aplicados a áreas como planejamento
energético, econômico, entre outras. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).

 
33.
  Biomatemática, modelos e aplicações. Aplicação da teoria de sistemas dinâmicos à biologia e ao desenvolvimento de modelos e procedimentos numéricos para processos em medicina. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).
 
34.
  Métodos Numéricos e Aplicações. Desenvolvimento e análise de algoritmos de otimização e
análise numérica de problemas aplicados à Engenharia e a outras áreas
científicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).

 
35.
  História e Ensino da matemática. Compreender, por meio de sua história, as origens e o desenvolvimento
do conhecimento matemático. Estabelecer relações entre a história da matemática e as temáticas e abordagens de ensino da disciplina. Utilizar a própria história como estratégia de (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).

 
36.
  Física Matemática e aplicações. Aplicações de métodos matemáticos modernos a problemas de Física Teórica.
Estudos dos fundamentos das teorias de relatividade especial, geral e
mecânica quântica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2006).

 
37.
  Inferência Estatística. Pesquisa na área de Inferência Estatística frequentista e Bayesiana, desenvolvendo novas metodologias estatísticas com aplicações em diversas áreas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
38.
  Análise Numérica. Análise numérica e simulação de problemas de interesse de áreas de Engenharia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1977). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA APLICADA.
 
39.
  Geometria Algébrica. Sem informação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1993). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE MATEMATICA.
 
40.
  Métodos Estatísticos Paramétricos e Não Paramétricos. Pesquisa em desenvolvimentos de métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos, envolvendo análise de dados funcionais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1985). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA.
 
41.
  Ensino de Matemática. O trabalho baseia-se em uma proposta pedagógica em evolução contínua, que se apóia no tripé: ensino por meio de projetos, incorporação de novas tecnologias em sala de aula, e no trabalho reflexivo em equipe. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2000).
 

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados