ano 2017
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2017Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
IA - Dissertações de Mestrado
 
Instituto de Artes
 
Dissertações de Mestrado
 
1.
  Cássio Vasconcellos e as poéticas do espaço, Autor: Daniel Augusto de Moraes Assumpção, Orientador: Mauricius Martins Farina. Data da defesa: 20/12/2017.
 
2.
  INTRODUCTION TO THE ART OF PLAYING ON THE PIANO FORTE DE MUZIO CLEMENTI: O dedilhado como ferramenta de transição à obtenção do toque legato. Autor: Gildo Legure Neto, Orientador: Helena Jank. Data da defesa: 05/12/2017.
 
3.
  No terreiro de barro, na magia do Currupio: Investigação dos movimentos do Caboclo de Lança na criação cênica, Autor: Gúryva Cordeiro Portela, Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus. Data da defesa: 05/12/2017.
 
4.
  UMA PERFORMANCE BRASILEIRA: ANÁLISES INTERPRETATIVAS DE DUAS VALSAS E DOIS PONTEIOS DE COMPOSITORES BRASILEIROS, Autor: Nathália Freitas Leite, Orientador: Maria José Dias Carrasqueira de Moraes. Data da defesa: 28/11/2017.
 
5.
  Construindo Medea: Animação e Tecnologias Digitais no Brasil, Autor: Alessandro Ribeiro Corrêa, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 17/11/2017.
 
6.
  Acessibilidade e arte na preservação do patrimônio arquitetônico: estudo do caso do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo MAC, Autor: Adriana Lucia Silva Domingues, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 31/10/2017.
 
7.
  Auguste Perret e o projeto do Museu de Belas-Artes de São Paulo, Autor: Francisco Carlos Barros, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 12/09/2017.
 
8.
  AS SIGNIFICAÇÕES DO HEROI: TRÊS REPRESENTAÇÕES DE TIRADENTES NO CINEMA NACIONAL, Autor: Benedito Aparecido Cruz, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 31/08/2017.
 
9.
  Cegueira e artes visuais: como as tecnologias assistivas podem ser uma ferramenta de inclusão, Autor: Luciana Fávero, Orientador: José Armando Valente. Data da defesa: 31/08/2017.
 
10.
  A interpretação do Pianto della Madonna de Giovanni Felice Sances (1600 – 1679), conforme as características do lamento no século XVII, Autor: Luiza Nogueira Miana, Orientador: Helena Jank. Data da defesa: 31/08/2017.
 
11.
  CANTO POPULAR E SIGNIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CANTO DE GAL COSTA NO DISCO FA-TAL – GAL A TODO VAPOR, Autor: Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu, Orientador: Regina Machado. Data da defesa: 31/08/2017.
 
12.
  "A técnica Alexander aplicada ao canto coral: caminhos para uma educação integral". Autor: Maria Izabel Padovani, Orientador: Regina Machado. Data da defesa: 31/08/2017.
 
13.
  AS CANÇÕES PARA VOZ AGUDA E PIANO DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO, Autor: Raissa Amaral Magrini, Orientador: Ângelo José Fernandes. Data da defesa: 31/08/2017.
 
14.
  "Possíveis contribuições da musicalização para bebês a crianças atendidas em programas de intervenção precoce". Autor: Cecilia Paulozzi de Melo, Orientador: Vilson Zattera. Data da defesa: 30/08/2017.
 
15.
  NUEVOS ESTUDIOS SENCILLOS DE LEO BROUWER: a utilização da teoria da Gestalt no processo de elaboração da performance instrumental, Autor: Claryssa de Pádua Morais, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Co-Orientador: Gilson Uehara Gimenes Antunes. Data da defesa: 30/08/2017.
 
16.
  O cinema investigativo de Errol Morris e suas táticas de construção fílmica em um cinema social, Autor: Dayane de Andrade, Orientador: Fábio Nauras Akhras. Data da defesa: 30/08/2017.
 
17.
  OS FUTUROS DE TERRY GILLIAM: BRAZIL E O TEOREMA ZERO
OS FUTUROS DE TERRY GILLIAM: BRAZIL E O TEOREMA ZERO
Os Futuros de Terry Gilliam: Brazil e O Teorema Zero
, Autor: Flavio Artioli Neto, Orientador: Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia. Data da defesa: 30/08/2017.

 
18.
  Estudo de caso de mulheres do Brasil e a Colômbia, sobre a relação da imagem fotográfica projetada na rede social Instagram com a moda na midia: A ideia do corpo-vestido, Autor: Johana Carolina Valencia Castaño, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 30/08/2017.
 
19.
  Identidade social e a representação da epilepsia no cinema, Autor: Fernanda Sayuri Gutiyama, Orientador: Fábio Nauras Akhras. Data da defesa: 29/08/2017.
 
20.
  O aprendizado multi-instrumental como perspectiva para a educação musical, Autor: Ronaldo do Prado Lima, Orientador: Jorge Luiz Schroeder. Data da defesa: 29/08/2017.
 
21.
  Os desafios do canto belting no Teatro Musical brasileiro, Autor: Adriana Barea Cardoso, Orientador: Ângelo José Fernandes. Data da defesa: 28/08/2017.
 
22.
  Expressividade musical no canto: uma busca por seu desenvolvimento através das ideias de Emile Jaques-Dalcroze, Autor: Ana Carolina Buzato Marchi, Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes. Data da defesa: 28/08/2017.
 
23.
  Acessibilidade recíproca no diálogo musical entre violonistas cegos e videntes, Autor: Antonio Fernando da Cunha Penteado, Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior. Data da defesa: 28/08/2017.
 
24.
  12 OBRAS INÉDITAS DE ALVARO ROMERO “ARRANJOS E INTERPRETAÇÃO PARA TRIO TÍPICO COLOMBIANO”
 
, Autor: Samuel Ibarra Conde, Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné. Data da defesa: 28/08/2017.

 
25.
  AS COLETÂNEAS MUSICAIS TEMÁTICAS E OS MANUAIS: UMA INTRODUÇÃO E UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS TEMAS DO EXOTICISMO NO CINEMA MUDO, Autor: Eduardo D'Urso Hebling, Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco. Data da defesa: 25/08/2017.
 
26.
  " O corpo feminista e animado: as representações dos gêneros nos filmes feministas e animados da década de 1970 de Monique Renault". Autor: Fernanda Resende Serradourada, Orientador: Marcius César Soares Freire. Data da defesa: 25/08/2017.
 
27.
  A hora da voz, a vez da palavra: a poética-musical da Bossa Nova e da Seconda Pratica , Autor: Henrique Cantalogo Couto, Orientador: Regina Machado. Data da defesa: 25/08/2017.
 
28.
  Estéticas cruzadas: rupturas e deslocamentos em Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Eunice Katunda a partir de obras para piano compostas entre 1948 e 1952, Autor: Marisa Milan Candido, Orientador: Denise Hortencia Lópes Garcia. Data da defesa: 25/08/2017.
 
29.
  HOLOOM: ESTÉTICA DO ESPAÇO-TEMPO HOLOGRÁFICO NO ETERNO CONTINUUM, Autor: Mauricio Augusto Sampaio Pinto, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 25/08/2017.
 
30.
  A ESCRITA DE CLAUDIO SANTORO PARA ORQUESTRA DE CORDAS ENTRE 1946 E 1953: SUBSÍDIOS PARA UMA INTERPRETAÇÃO, Autor: Paulo Roberto Machado de Paula, Orientador: Emerson Luiz de Biaggi. Data da defesa: 25/08/2017.
 
31.
  Ânsia - velocidades da imagem: efeitos no corpo e alterações perceptivas, Autor: Talita Caselato, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 25/08/2017.
 
32.
  Estudo interpretativo da obra Música Concertante para Tímpanos e Sopros, de Ernst Mahle: inovações no repertório solo para tímpanos, Autor: Leopoldo Ferreira Prado, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 24/08/2017.
 
33.
  MÚSICA E ADAPTABILIDADE NO VIDEOGAME: PROCEDIMENTOS COMPOSICIONAIS DE MÚSICA DINÂMICA PARA A TRILHA MUSICAL DE JOGOS DIGITAIS, Autor: Luiz Fernando Valente Roveran, Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco. Data da defesa: 24/08/2017.
 
34.
  O sopro de Copinha: reflexões sobre a flauta na música popular brasileira, Autor: Maiara Felippe Moraes, Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Data da defesa: 24/08/2017.
 
35.
  Sacundim: o scat singing de Filó Machado na interpretação de "Take Five", Autor: Martina Martins Marana, Orientador: Regina Machado. Data da defesa: 24/08/2017.
 
36.
  A dramaturgia do encontro - entre corpos e poéticas, Autor: Melissa Migueles Panzutti, Orientador: Ana Cristina Colla. Data da defesa: 24/08/2017.
 
37.
  "A relação compositor/intérprete: apontamentos históricos, relatos composicionais e estudo de caso na obra O Chamado Anjo de Leonardo Martinelli". Autor: Pedro Santos de Azevedo, Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 24/08/2017.
 
38.
  O LEGADO DE ANTONIO MADUREIRA PARA O VIOLÃO BRASILEIRO: SUA OBRA PARA VIOLÃO SOLO, INTERPRETAÇÃO SOB A ÓTICA DA MÚSICA NORDESTINA E ARMORIAL, Autor: Stephen Coffey Bolis, Orientador: Esdras Rodrigues Silva. Co-Orientador: Gilson Uehara Gimenes Antunes. Data da defesa: 24/08/2017.
 
39.
  A fábula, o tempo e o jogo: Cotejos entre Cinema Marginal, Grupo de Los Cinco e Cine Subterráneo (1968-1971), Autor: Fernanda Andrade Fava, Orientador: Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia. Data da defesa: 22/08/2017.
 
40.
  OBRAS DIDÁTICAS ORIGINAIS PARA VIOLA E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: INVESTIGAÇÃO E PANORAMA HISTÓRICO DE SEU DESENVOLVIMENTO, Autor: Francisco Darling Lopes do Nascimento, Orientador: Emerson Luiz de Biaggi. Data da defesa: 22/08/2017.
 
41.
  VELA AO VENTO - O Violão de Caymmi nas canções praieiras , Autor: Gustavo Infante Silveira, Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento. Data da defesa: 22/08/2017.
 
42.
  O TROMBONE BAIXO: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E INTERPRETATIVOS DO REPERTÓRIO SACRO E SINFÔNICO, Autor: Fransoel Caiado Decarli, Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 21/08/2017.
 
43.
  A Construção da Performance Musical em Duo de Violões, Autor: Helder Tomas Pinheiro, Orientador: Emerson Luiz de Biaggi. Data da defesa: 21/08/2017.
 
44.
  A Dança das Oito Cordas nas Cabeças de Egberto Gismonti, Autor: Mario Adimir Patreze Junior, Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné. Data da defesa: 21/08/2017.
 
45.
  Qualificação Arstística de Coros Amadores, Autor: Paula Passanante Castiglioni, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Data da defesa: 18/08/2017.
 
46.
  DOZE TRIBOS: A COMUNIDADE DE ISRAEL Reflexões sobre o fazer musical como ritual , Autor: Gabriel Alamino Iglesias Martins, Orientador: Ericá Giesbrecht. Data da defesa: 17/08/2017.
 
47.
  Consistências, tramas, diluições - anotações sobre o processo de criação em pintura, Autor: Fernanda Lazzarini, Orientador: Márcio Donato Périgo. Data da defesa: 08/08/2017.
 
48.
  O clown como imagem arquetípica e processo de transformação de si, Autor: Renata Domingos Volpato, Orientador: Elisabeth Bauch Zimmermann. Co-Orientador: Marisa Martins Lambert. Data da defesa: 31/07/2017.
 
49.
  Entretecendo bordas em um fazer dançante: contribuições do movimento autêntico para a dança contemporânea, Autor: Suzana Beiersdorff Bayona, Orientador: Marisa Martins Lambert. Data da defesa: 31/07/2017.
 
50.
   Mudras: o gesto da dança clássica indiana Odissi como caligrafia corporal na cena contemporânea. Autor: Andrea Itacarambi Albergaria, Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus. Data da defesa: 28/07/2017.
 
51.
  O Canto como Linguagem: escavações de encontros com o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e Adjacências, Autor: Chavannes Procópio Péclat, Orientador: Jorge Luiz Schroeder. Data da defesa: 28/07/2017.
 
52.
  Brava Companhia em processos: Um estudo da relação entre arte e política a partir da criação do espetáculo JC, Autor: Cristiane Malagoli Taguchi, Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão. Data da defesa: 28/07/2017.
 
53.
  Do corpo-couraça à fluência expressiva: contribuições da bioenergética na preparação de atores, Autor: Elias de Oliveira Pintanel, Orientador: Marisa Martins Lambert. Data da defesa: 28/07/2017.
 
54.
  Desvelar a máscara: o método Boal na formação técnica, ética e política de atores, Autor: Nathália Oliveira Góes e Silva, Orientador: Ana Maria Rodríguez Costas. Data da defesa: 28/07/2017.
 
55.
  CORPO-CIDADE: usos, desvios, memória e poesia no Largo São Benedito, Autor: Gabriela Corrêa Giannetti. Data da defesa: 27/07/2017.
 
56.
  IMAGENS NÔMADES – UMA DANÇA ENTRE A FOTOGRAFIA E A PESQUISA DO LUME TEATRO, Autor: Mariana Rotili da Silveira, Orientador: Raquel Scotti Hirson. Data da defesa: 27/07/2017.
 
57.
  VOCAL DANCE: CORPO, COMPLEXIDADE E CRIAÇÃO CÊNICA, Autor: Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues, Orientador: Daniela Gatti. Data da defesa: 26/07/2017.
 
58.
  O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea, Autor: Erica Raquel Stoppel, Orientador: Ana Maria Rodríguez Costas. Data da defesa: 26/07/2017.
 
59.
  Entre o Cinema e o Teatro: Transparência e Organicidade no Trabalho do Ator, Autor: José Geraldo Rodrigues de Alckmin Neto, Orientador: Sílvia Maria Geraldi. Data da defesa: 26/07/2017.
 
60.
  Teatralidade Travesti: da margem para o centro da cena cinematográfica, Autor: Luiz René Batista Guerra Mota. Data da defesa: 26/07/2017.
 
61.
  O Ator e seu Trabalho de Criação no Espaço Vivo da Rua ou o Espaço como Potência Criadora para o Ator, Autor: Carlos Alberto Doles Junior. Data da defesa: 25/07/2017.
 
62.
  Corpos desobedientes em diálogo com a rua: processos de construção de ações performáticas no ambiente da cidade, Autor: Fausto de Lima Pereira Ribeiro, Orientador: Holly Elizabeth Cavrell. Data da defesa: 25/07/2017.
 
63.
  O caos que submerge águas silenciosas – laços poéticos entre a cidade e o artista da cena, Autor: Helena Cardoso Lixa, Orientador: Sílvia Maria Geraldi. Data da defesa: 25/07/2017.
 
64.
  A PRÁTICA DA DERIVA COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO PARA AS ARTES DA CENA, Autor: Carlos Roberto Cavalcante de Resende. Data da defesa: 24/07/2017.
 
65.
  O solo em dança contemporânea: reflexões e investigações prático-teóricas do corpo em processo de criação, Autor: Leandro de Souza, Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus. Data da defesa: 24/07/2017.
 
66.
  Romaria, um percurso para o interior: vivência a partir do eixo Co-Habitar com a Fonte do método Bailarino–Pesquisador–Intérprete (BPI), Autor: Amanda Gonsales de Araujo, Orientador: Larissa Sato Turtelli. Co-Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 17/07/2017.
 
67.
  Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista, Autor: Lucas de Almeida Pinheiro, Orientador: Isa Etel Kopelman. Data da defesa: 17/07/2017.
 
68.
  Dançar para as Nossas Senhoras: um estudo na confluência de coabitares do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), Autor: Maria Júlia Maranzato Alves, Orientador: Larissa Sato Turtelli. Data da defesa: 14/07/2017.
 
69.
  A construção da fala do ator segundo o Grupo TAPA - reflexões sobre um processo de aprendizagem, Autor: Fernando Navarro Filho, Orientador: Ariane Porto Costa Rimoli. Data da defesa: 12/07/2017.
 
70.
  TEATRO FEMINISTA E IDENTIDADES DE GÊNEROS: REFLEXÕES DE UMA ATRIZ SOBRE O(S) FEMINISMO(S) NA CENA TEATRAL , Autor: Flávia Leme Hiroki, Orientador: Jorge Luiz Schroeder. Data da defesa: 07/07/2017.
 
71.
  O DESENVOLVIMENTO DA CRIAÇÃO MUSICAL À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL, Autor: Rafael Beling Rocha, Orientador: Sílvia Cordeiro Nassif. Data da defesa: 28/04/2017.
 
72.
  "Diário de Aprendiz: em busca de uma expressividade da palavra na cena", Autor: Shayene de Oliveira Soares, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 10/03/2017.
 
73.
  "Edição crítica do Entremez da Peregrina (1770 - compositor desconhecido)", Autor: Fernando Costa Barreto, Orientador: Ângelo José Fernandes. Data da defesa: 24/02/2017.
 
74.
  "Entre plantas e padronagens - um jardim de gravuras", Autor: Luciana Taniguti Bertarelli, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 24/02/2017.
 
75.
  "Memória e Monumentalidade: a arte temporária de Christo Javacheff", Autor: Renata Antonini Mantovanele, Orientador: Sylvia Helena Furegatti. Data da defesa: 24/02/2017.
 
76.
  "DESMEDIDAS. UMA INVESTIGAÇÃO EM VIDEOARTE", Autor: Tiago Samuel Bassani, Orientador: Marta Luiza Strambi. Data da defesa: 24/02/2017.
 
77.
  "O ensino do canto popular na universidade pública Brasileira: Um estudo sobre as práticas pedagógicas", Autor: Ana Paula Lima de Albuquerque, Orientador: Regina Machado. Data da defesa: 23/02/2017.
 
78.
  "Pela minha revolta - Desenhos da poética em série", Autor: Thais Galbiati de Almeida, Orientador: Lygia Arcuri Eluf. Data da defesa: 22/02/2017.
 
79.
  "O IMPROVISO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO E PERCEPÇÃO DO TRABALHO VOCAL TÉCNICO-EXPRESSIVO DO ATOR", Autor: Clara Rocha da Silva, Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto. Data da defesa: 21/02/2017.
 
80.
  "OS TRABALHOS DE JOSÉ RESENDE NO ÂMBITO DE ARTE/CIDADE: DA PRODUÇÃO DO ARTISTA AO PROJETO DE INTERVENÇÕES URBANA", Autor: João Yukio Nakacima Amendola de Oliveira, Orientador: Marco Antonio Alves do Valle. Data da defesa: 21/02/2017.
 
81.
  "Rupturas codificadas: Uma análise crítica da glitch art", Autor: Renato Petean Marino, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 21/02/2017.
 
82.
  "Dercy Gonçalves, matriz do artista popular brasileiro", Autor: André Sun, Orientador: Mario Alberto de Santana. Data da defesa: 20/02/2017.
 
83.
  "Uma Personagem do BPI em Performance", Autor: Mariana Dias Jorge, Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 20/02/2017.
 
84.
  "Agda-conto, Agda-cena, Agda-casa do sol: uma leitura dos trânsitos entre literatura e cena a partir do conto de Hilda Hilst", Autor: Pâmela Raizia Dutra Rodrigues, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 20/02/2017.
 
85.
  "Da dramaturgia de Zora Seljan a Yabadé: a travestilidade sagrada e profana como tensão criativa". Autor: Paulo Eduardo Cecconello, Orientador: Grácia Maria Navarro. Data da defesa: 17/02/2017.
 
86.
  "INSTAURAÇÃO E ALQUIMIA: O CORPO EM TRANSMUTAÇÃO NOS TRABALHOS DE TUNGA", Autor: Vanessa Séves Deister de Sousa, Orientador: Maria de Fátima Morethy Couto. Data da defesa: 17/02/2017.
 
87.
  "William Forsythe: Contato & Tradução para construção de autonomia em dança". Autor: Luiz Fernando Bongiovanni Martins, Orientador: Marisa Martins Lambert. Data da defesa: 16/02/2017.
 
88.
  "Performance como prática de si: mapeando noções de treinamento performativo". Autor: Ronaldo Francisco dos Santos, Orientador: Ana Cristina Colla. Data da defesa: 16/02/2017.
 
89.
  "As histórias em quadrinhos e as mídias emergentes". Autor: Yedda Carolina Piccoli Tomazeli, Orientador: Hermes Renato Hildebrand. Data da defesa: 16/02/2017.
 
90.
  "Entre bombas e palavras: a resistência nas poéticas da Cia. Nova Dança 4". Autor: Hariane Eva Serra Georg, Orientador: Sílvia Maria Geraldi. Data da defesa: 15/02/2017.
 
91.
  "Poéticas de atuação: experiências cênicas em Viewpoints", Autor: Fernanda Dias de Freitas Pimenta, Orientador: Marisa Martins Lambert. Data da defesa: 14/02/2017.
 
92.
  "Jô Soares, diretor teatral". Autor: Giovani Tozi Rocha Domingues, Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro. Data da defesa: 13/02/2017.
 
93.
  "Diálogos Habitados: Cartografia de processos criativos em site-specific", Autor: Marília Ennes Becker, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 13/02/2017.
 
94.
  "De palhaça e velhos: vozes dramáticas no contexto asilar". Autor: Cassandra Batista Peixoto Ormachea, Orientador: Isa Etel Kopelman. Data da defesa: 10/02/2017.
 
95.
  "A criatividade e a fabricação digital", Autor: Flavio Valverde Garotti, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 10/02/2017.
 
96.
  "Existências: a formatividade na poética do desenho e da pintura". Autor: Michael Jorge da Silva, Orientador: Ivanir Cozeniosque Silva. Data da defesa: 10/02/2017.
 
97.
  "Memória, vestígio e alienação: relações entre o objeto e a cidade contemporânea". Autor: Renato Barros Almeida, Orientador: Sylvia Helena Furegatti. Data da defesa: 10/02/2017.
 
98.
  "A Travessia do Palhaço - A busca de uma pedagogia". Autor: Ricardo Puccetti, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 10/02/2017.
 
99.
  "Processos de Criação em Dança: O Body-Mind Centering® como procedimento de produção dramatúrgica", Autor: Luciana Cristina Hoppe, Orientador: Sílvia Maria Geraldi. Data da defesa: 08/02/2017.
 
100.
  "EM PRETO: Trajetória e Construção Poética a Partir do Estudo e Prática do Desenho", Autor: Fabio Silva Lopes, Orientador: Lygia Arcuri Eluf. Data da defesa: 03/02/2017.
 
101.
  "Vestígios e tradição: uma investigação sobre o corpo poético da Congada", Autor: Raquel Machado Pereira, Orientador: Odilon José Roble. Data da defesa: 03/02/2017.
 
102.
  "Tocar a paisagem: por uma poética neoconcreta nas artes presenciais", Autor: Moacir Romanini Junior, Orientador: Matteo Bonfitto Júnior. Data da defesa: 02/02/2017.
 
103.
  "(Po)éticas do Ctônico: Primeiros Movimentos do Butô no Brasil", Autor: Thiago Abel Martins da Silva, Orientador: Odilon José Roble. Data da defesa: 30/01/2017.
 
104.
  "Casa Campinas - Casa Pastales", Autor: Anyi Lorena Niño Millan, Orientador: Lygia Arcuri Eluf. Data da defesa: 27/01/2017.
 
105.
  "O PROCESSO CRIATIVO DO FACEBUNDA: UMA TRAMA "PROVISÓRIA"", Autor: Liana Zakia Martins, Orientador: Daniela Gatti. Data da defesa: 17/01/2017.
 
106.
  "Regência de Orquestra Estudantis - Estudo de caso sobre preparação e performance da Suite N. 3 "Antiche Danze ed Arie" de O. Respighi com a Camerata IASP", Autor: Samuel Krahembuhl, Orientador: Eduardo Augusto Ostergren. Data da defesa: 16/01/2017.
 

© 2017 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados