| |
IA - Teses de doutorado
|
Instituto de Artes
Teses de doutorado
1.
|
|
"A joia de artista. Caminhos e processos de artistas surrealistas". Autor: Raquel Carneiro Amin Guimarães, Orientador: Lúcia Helena Reily. Data da defesa: 20/12/2017.
|
2.
|
|
ICONOGRAFIA, ARTE E DEVOÇÃO: ASPECTOS DO LEGADO MATERIAL E IMATERIAL EM TORNO DE ANTÔNIO VICENTE MENDES MACIEL, O BEATO ANTÔNIO CONSELHEIRO, Autor: Jadilson Pimentel dos Santos, Orientador: Mauricius Martins Farina. Data da defesa: 19/12/2017.
|
3.
|
|
Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff, Autor: Patricia Kiss Spineli, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 07/12/2017.
|
4.
|
|
O Estudo Racional do Violino de Luis Soler: apontamentos sobre um método de Iniciação Violinística criado no Brasil por um virtuose catalão. Autor: Paulo Egidio Lückman, Orientador: Esdras Rodrigues Silva. Data da defesa: 30/11/2017.
|
5.
|
|
O ator em jogo: tessituras entre corpo, cena e cidade, Autor: Maria Alice Possani, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 27/11/2017.
|
6.
|
|
O texto revisitado: uma abordagem de A hora da estrela pela mímesis corpórea, Autor: Brisa de Oliveira Vieira, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Co-Orientador: Raquel Scotti Hirson. Data da defesa: 10/11/2017.
|
7.
|
|
Funâmbulo – o artista antropófago na corda bamba, Autor: Ana Beatriz Sampaio Soares de Azevedo, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 04/10/2017.
|
8.
|
|
Digitalização e o Protagonismo midiático: uma experiência colaborativa na formação de usuários geradores de conteúdo, Autor: José Dias Paschoal Neto, Orientador: José Armando Valente. Data da defesa: 15/09/2017.
|
9.
|
|
A PARTITURA CIFRADA E OS DESCAMINHOS DOS “FAKE BOOKS” , Autor: Renato de Vasconcellos, Orientador: Ricardo Goldemberg. Data da defesa: 06/09/2017.
|
10.
|
|
DO RÁDIO PARA AS TELAS: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS DE SONORIZAÇÃO NO CINEMA BRASILEIRO E A CONTRIBUIÇÃO DOS SONOPLASTAS DE RÁDIO NO EXEMPLO DE GERALDO JOSÉ, Autor: Fabiana Quintana Dias, Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco. Data da defesa: 31/08/2017.
|
11.
|
|
O SENTIMENTO DE PRESENÇA EM MUNDOS VIRTUAIS:
A SAGA DE JANJII RUGANI, A JORNADA DE UM AVATAR NO METAVERSO, Autor: Isaura da Cunha Seppi, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 24/08/2017.
|
12.
|
|
Memória gráfica em museus de arte: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Autor: Jade Samara Piaia, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 22/08/2017.
|
13.
|
|
A prática de quarteto de cordas e seus aspectos técnico-interpretativos e históricos: aplicação em três obras de períodos distintos. Autor: Adonhiran Bernard de Almeida Reis, Orientador: Emerson Luiz de Biaggi. Data da defesa: 17/08/2017.
|
14.
|
|
O DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO: O CINEMA DE CAMBRIDGE E A OBRA DE ROSS McELWEE, Autor: Gabriel Kitofi Tonelo, Orientador: Fernão Vítor Pessoa de Almeida Ramos. Data da defesa: 14/08/2017.
|
15.
|
|
PARA ALÉM DA COMMEDIA DELL ARTE A MÁSCARA E SUA PEDAGOGIA, Autor: Beatriz Maria Vianna Rosa, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 07/08/2017.
|
16.
|
|
Fotofilmes de Apropriação: do arquivo fotográfico à tela do cinema, Autor: Érico Monteiro Elias, Orientador: Fernando Cury de Tacca. Data da defesa: 31/07/2017.
|
17.
|
|
Passado-Presente da percepção de si: escavando a preparação do artista da dança através de narrativas anatômicas. Autor: Robson Lourenço, Orientador: Júlia Ziviani Vitiello. Data da defesa: 31/07/2017.
|
18.
|
|
Realismo Crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968
, Autor: Rafael de Souza Villares, Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão. Data da defesa: 27/07/2017.
|
19.
|
|
PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE DA PERFORMANCE - PESQUISA-DOCÊNCIA-CRIAÇÃO POR UMA INTENSIONALIDADE INOMINÁVEL, Autor: Thaise Luciane Nardim, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Co-Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 27/07/2017.
|
20.
|
|
Giorgio Strehler: apropriação e ressignificação de elemntos da tradição teatral na formação do encenador
GIORGIO STREHLER: APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA TRADIÇÃO TEATRAL NA FORMAÇÃO DO ENCENADOR, Autor: Adriane Maciel Gomes, Orientador: Isa Etel Kopelman. Data da defesa: 24/07/2017.
|
21.
|
|
A Crítica como Metodologia e Análise da Recepção na Dança, Autor: Henrique Rochelle Meneghini, Orientador: Cássia Navas Alves de Castro. Data da defesa: 07/07/2017.
|
22.
|
|
Entre o Ouvido e a Voz, Autor: Rodrigo Spina de Oliveira Castro, Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto. Data da defesa: 04/07/2017.
|
23.
|
|
SOB A PERSPECTIVA DO INSTANTE - O teatro como lugar de construção de um espaço-tempo singular , Autor: Juliana Reis Monteiro dos Santos, Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 23/06/2017.
|
24.
|
|
CARTOGRAFIAS DAS ATUAIS CONDIÇÕES DE CRIAÇÃO DE SISTEMAS INTERATIVOS: POR UM DESIGN ABERTO E EVOLUTIVO. Autor: Adeline Gabriela Silva Gil, Orientador: Hermes Renato Hildebrand. Data da defesa: 22/06/2017.
|
25.
|
|
"O estilo pianístico de Cesar Camargo Mariano entre 1964-1981 através de sua atuação nos piano-trios, como Side Man e no duo Samambaia", Autor: Rafael Tomazoni Gomes, Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Co-Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné. Data da defesa: 24/02/2017.
|
26.
|
|
"O repertório e a prática do trombone em Campinas durante a segunda metade do século XIX", Autor: Rodrigo Alexandre Soares Santos, Orientador: Helena Jank. Data da defesa: 24/02/2017.
|
27.
|
|
"Uma Visão Interpretativa das Sonatinas Para Piano de Camargo Guarnieri a partir de pressupostos históricos e analíticos", Autor: Geraldo Majela Brandão Ribas, Orientador: Mauricy Matos Martin. Co-Orientador: Alexandre Zamith Almeida. Data da defesa: 23/02/2017.
|
28.
|
|
"A vida animada: (re)construções do mundo histórico através do documentário animado", Autor: Jennifer Jane Serra, Orientador: Marcius César Soares Freire. Data da defesa: 22/02/2017.
|
29.
|
|
"PIANO EM GRUPO: DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FUNCIONAIS ATRAVÉS DE MELODIAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS", Autor: Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 22/02/2017.
|
30.
|
|
"Trio opus 10 em Si bemol maior de Alexandre Levy: uma edição crítica", Autor: Paulo Ricardo Gazzaneo, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 22/02/2017.
|
31.
|
|
"Poéticas do corpo fragmentado:experiências do corpo na cena expandida". Autor: Gabriela Pereira Fregoneis, Orientador: Matteo Bonfitto Júnior. Data da defesa: 17/02/2017.
|
32.
|
|
"Entre Gilles Deleuze e Michel Foucault, o diagrama como ferramenta para pensar o jogo de forças na exposição de ar- tes". Autor: Gustavo Henrique Torrezan, Orientador: Marco Antonio Alves do Valle. Data da defesa: 17/02/2017.
|
33.
|
|
"A bateria no concerto carioca n°2 de Radamés Gnatali - um estudo interpretativo". Autor: Lucas Baptista Casacio, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 17/02/2017.
|
34.
|
|
"Cravos cópias históricas em diálogo com Mutationen I de Claudio Santoro", Autor: Carlo Vinícius Rosa Arruda, Orientador: Edmundo Pachêco Hora. Data da defesa: 16/02/2017.
|
35.
|
|
"Aproximações entre tradutologia e os processos criativos em transcrições musicais do Rudepoema de Heitor Villa-Lobos". Autor: João Victor Bota, Orientador: Denise Hortencia Lópes Garcia. Data da defesa: 13/02/2017.
|
36.
|
|
"O que vejo não sou eu: o trânsito de gênero na obra Eva & Adele e Yasumasa Morimura". Autor: Emerson César do Nascimento, Orientador: Maria de Fátima Morethy Couto. Data da defesa: 10/02/2017.
|
37.
|
|
"Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva". Autor: Luciano da Costa Nazario, Orientador: José Augusto Mannis. Co-Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes. Data da defesa: 10/02/2017.
|
38.
|
|
"O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística", Autor: Bruno Madeira, Orientador: Fábio Scarduelli. Co-Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Data da defesa: 06/02/2017.
|
39.
|
|
"FESTIVAL DE DANÇA NO RECIFE: enredos e cumplicidades", Autor: Arnaldo José de Siqueira Junior, Orientador: Cássia Navas Alves de Castro. Data da defesa: 27/01/2017.
|
40.
|
|
"Matadouro - Matadero: camadas de tempos visíveis", Autor: Rafaela de Moura Jemene, Orientador: Maria José de Azevedo Marcondes. Data da defesa: 20/01/2017.
|
41.
|
|
"DESENVOLVIMENTO DE POÉTICAS IDENTITÁRIAS DO CORPO: DAS IMAGENS ESPECULARES DO COTIDIANO ÀS IMAGENS VIRTUAIS DE SI", Autor: Maria Del Pilar Trincas Assad Sallum, Orientador: Marco Antonio Alves do Valle. Data da defesa: 16/01/2017.
|
|
|
|
| |
|