| |
IG - Linhas de Pesquisa
|
Instituto de Geociências
Linhas de Pesquisa
1.
|
|
História e Filosofia das Ciências Naturais. Dedica-se a promover estudos e pesquisas de História e Filosofia da Ciência (HFC) e suas relações sociais e culturais. Promove projetos que exploram questões controversas que contribuam para um tratamento humano do fazer ciência. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
|
2.
|
|
Educação, Formação, Tecnologia Educacional e Comunicação em Ciências Naturais. Abrange estudos de caráter teórico e prático sobre a relevância – para a Educação e para o Ensino – do conhecimento de Ciências Naturais, com ênfase em Ciências da Terra. A linha de pesquisa abrange diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental à pós-graduação e formação de professores. A indagação central que se pretende responder é: em que medida as Ciências Naturais de modo amplo estão presentes no currículo escolar e nos programas do ensino formal e não-formal? (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
|
3.
|
|
Geoética, Geoconservação/Geopatrimônio, Cidadania e Legislação Ambiental. Geoética é um campo interdisciplinar entre Geociências e Ética que envolve a Terra e as Ciências Planetárias, bem como ética aplicada; lida com os modos de pensar e agir humanos em relação ao significado da Terra como sistema e como modelo. Estão incluídos aspectos científicos, tecnológicos, metodológicos e socioculturais, tais como a sustentabilidade, o desenvolvimento, a geodiversidade e o geopatrimônio, o consumo prudente dos recursos minerais, as medidas adequadas para previsão e mitigação de riscos naturais, a divulgação pública e a comunicação especializada em Geociências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004).
|
4.
|
|
Geoengenharia de Reservatórios. Integração de dados (geologia, física e engenharia) para caracterizar rochas e fluido; Desenvolvimento de campo: geofísica, geoestatística, sísmica, geoquímica, perfilagem e simulação numérica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
|
5.
|
|
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática. Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes ou docentes no ensino e na aprendizagem em Ciências e Matemática. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
|
6.
|
|
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Estudo das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática. Aspectos curriculares, do ensino e da aprendizagem em Ciências e Matemática na perspectiva CTSA. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
|
7.
|
|
História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino. Estudo das relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e o ensino de Ciências e Matemática.Estudo das condições de produção e utilização do conhecimento na área das Ciências da Natureza e da Matemática (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2011).
|
8.
|
|
Metodologia do Ensino em Geociências. Abrange estudos de caráter técnico e prático voltados para a renovação curricular, programática e metodológica do ensino, formal e não formal, em Geociências nos vários níveis de escolaridade (do Ensino Fundamental à Pós-Graduação). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
9.
|
|
Geoquímica Ambiental e Analítica. Contempla estudos integrados de regiões e bacias hidrográficas fazendo uso de abordagens geoquímicas, geofísicas e ecotoxicológicas. São enfatizados os estudos de geoquímica ambiental em áreas de mineração, urbanas e rurais, monitoramento da radiação natural, uso de sistemas geográficos de informação, a avaliação dos efeitos da poluição na saúde humana e a aplicação de tecnologias de mitigação e remediação ambientais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1991). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
10.
|
|
Economia dos Recursos Minerais. Analise e aplicacao dos principios economicos as etapas de exploracao, producao, comercio e consumo dos bens minerais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
11.
|
|
Ciência e Tecnologia no Processo de Desenvolvimento. Pretende explorar, atraves de um enfoque predominantemente economico, as diversas questoes relativas aos processo de geracao e difusao tecnologica, com interesse especial naquelas relacionadas a america latina. O entendimento dos processos de geracao/dif (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
12.
|
|
Política e Gestão de Recursos Naturais. Esta linha de pesquisa tem por objetivo contribuir para o estudo de atividades relacionadas ao uso e à gestão de recursos naturais energéticos e hídricos, e à gestão urbana e territorial, do ponto de visto geocientífico. Estas atividades visam a prevenir, controlar e mitigar impactos deletérios para a sociedade e o meio ambiente, assim como propor políticas e ações para os diferentes atores sociais envolvidos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
13.
|
|
História das Geociências. Estuda a história das Ciências da Terra e áreas afins no Brasil e América Latina,sob a perspectiva da nova história e sociologia da ciência p/compreender o desenvolvolvimento de cientistas, instituições e seus intercâmbios desde a Colônia ao séc.XX. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2004). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
14.
|
|
Análise de Bacias Sedimentares. Tem como finalidade o estudo dos aspectos que controlam a história geológica do preenchimento de uma bacia sedimentar. Os objetivos específicos desta linha são: a) aplicação dos conceitos sedimentológicos e estratigráficos na reconstrução geométrica dos corpos sedimentares, b) análise seqüencial das sucessões sedimentares, c) reconstrução dos mecanismos geotectônicos de gênese e evolução da bacia, d) bioestratigrafia e análise taxonômica e tafonômica, e) paleoecologia, f) análise geofísica e sensoriamento remoto das estruturas tectônicas e sedimentares, g) avaliação da incerteza dos recursos econômicos nas bacias sedimentares, h) estudo de proveniência das fontes terrígenas mediante análises petrográficas e razões isotópicas em grãos detríticos de minerais pesados, i) análise dos processos diagenéticos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
15.
|
|
Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos Recursos Naturais. A linha enfoca métodos e técnicas de extração e análise de informações sobre os recursos naturais a partir de imagens de satélite, dados aerogeofísicos e geoquímicos, bem como de análise espacial integrada dos mesmos utilizando sistemas de informações geo-referenciados (SIG). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
16.
|
|
Evolução Crustal e Metalogênese. A linha de pesquisa enfatiza a evolução geológica do território brasileiro, de outros países das Américas Central e do Sul e de outros continentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de definir os fatores que controlam a gênese de rochas e depósitos minerais, buscando utilizar esse conhecimento para entender os processos geodinâmicos e estabelecer modelos genéticos que possam subsidiar a exploração mineral. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
17.
|
|
Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A linha desenvolve conceitos, práticas e instrumentos voltados à gestão da inovação em organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos. Busca a excelência na gestão de C, T & I. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
18.
|
|
Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação. Avaliação em Ciência e Tecnologia e Inovação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
19.
|
|
Teoria do Conhecimento Geológico. Trata dos fundamentos do conhecimento geológico e suas relações com outros campos do conhecimento; natureza da informação e representação geológicas;e metodologia da produção do conhecimento geológico. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
20.
|
|
Comunicação em Geociências. Trata das formas e processos de veiculação do conhecimento geológico e de seus suportes materiais (nos domínios verbal e não-verbal) e institucionais). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1986). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS.
|
21.
|
|
História e Teorias da Ciência e da Tecnologia. Concentra-se no estudo das atividades de c&t na regiao latino americana, como formas de acao social, especialmente no que diz respeito a uma melhor compreensao do lugar de conhecimento cientifico e tecnico nas nossas sociedades. Os padroes da organizacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
22.
|
|
Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais. Apoiando-se nos conteudos explorados pelos demais, possui como objetivo basico a avaliacao das estrategias e formas de atuacao dos diferentes atores sociais-estado, universidade, empresa, sindicatos, etc no campo da C&T. Em particular, orienta-se a analise comparativa, avaliacao e acompanhamento das politicas governamentais globais e setoriais, e a formulacao de estrategias de inovacao para a realidade latino americana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
23.
|
|
Mudanca Tecnológica, Transformações Sociais e Meio Ambiente. Busca explorar as relacoes entre mudanca tecnologica e mudanca social. Examinam-se as implicacoes sociais das atuais tendencias do progresso tecnico,com enfase nas questoes do emprego, do trabalho e do meio ambiente. Sao privilegiados, problemas como o im (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1988). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
|
24.
|
|
Dinâmica territorial: sistemas técnicos atuais e novas práticas sócio-espaciais. Novos conteúdos do espaço geográfico x novas técnicas de informação territorial e redes telemáticas. Consequência epistemológica e empírica das relações, com ênfase na escala global e local. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
|
25.
|
|
Sistemas de informação geográfica, análise dos componentes naturais da paisagem e das transformações decorrentes do uso e ocupação. Paisagem, natureza, ecossistema, geossistema, sistemas ambientais. Análise de processos genético-evolutivos e comportamentais dos componentes do meio físico e dos impactos de uso e ocupação. Tratamento da informação geográfica com ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2002). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
|
|
|
|
| |
|