| |
IA - Teses de doutorado
|
Instituto de Artes
Teses de doutorado
1.
|
|
O sagrado manifesto na cena: composição de espaços internos e externos propícios à hierofânia. Autor: Ana Paula Ibañez, Orientador: Marilia Vieira Soares. Data da defesa: 18/12/2018.
|
2.
|
|
A PRESENÇA DA MÚSICA EM SALAS INCLUSIVAS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA – SP: ESTUDOS, OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS, Autor: Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes. Data da defesa: 18/12/2018.
|
3.
|
|
Estudo interpretativo da obra Janissary Music de Charles Wuorinen, Autor: Ricardo de Figueiredo Bologna, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 14/12/2018.
|
4.
|
|
EM DEMOLIÇÃO: NOTAS SOBRE DESENHO, PROCESSO, LUGAR, Autor: Glayson Arcanjo de Sampaio, Orientador: Sylvia Helena Furegatti. Data da defesa: 06/12/2018.
|
5.
|
|
O DISCURSO MUSICAL DE ALMEIDA PRADO NA OBRA METALOSFERA: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA, Autor: Robson Alexandre de Nadai, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Data da defesa: 26/10/2018.
|
6.
|
|
O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983), Autor: Laura Moraes Umbelino, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 01/10/2018.
|
7.
|
|
ARTE & ARQUITETURA, CORPO E ESTRUTURA: CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS DE ARTE TENSIONADAS PELO ESPAÇO ARQUITETÔNICO – CASOS DE HAVANA E SÃO PAULO, Autor: Andrés Inocente Martín Hernández, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 25/09/2018.
|
8.
|
|
GENEALOGIAS IMAGINÁRIAS:MEMÓRIAS IMPRESSAS E ESCAVADAS, Autor: Fábio Lima Freire, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 20/09/2018.
|
9.
|
|
Teatro Horizontal: Ficções de Si, Autor: Juliano Ricci Jacopini, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 31/08/2018.
|
10.
|
|
Do Ki à Cena - O Aikidô como proposta de criação artística, Autor: Juliana Alves Gurgel Fernandes, Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 30/08/2018.
|
11.
|
|
" O documentário contemporâneo no Brasil e na França: políticas e estratégias de expansão do mercado". Autor: Teresa Noll Trindade, Orientador: Marcius César Soares Freire. Data da defesa: 30/08/2018.
|
12.
|
|
GESTOS PICTÓRICOS-ENSAÍSTICOS: A CÂMERA-PINCEL DE DEREK JARMAN, Autor: Luiz Carlos Andreghetto, Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira. Data da defesa: 29/08/2018.
|
13.
|
|
A MOLDURA COMO FORMADORA DA PERSONAGEM – SHAKESPEARE, MACHADO DE ASSIS E FERNANDO PESSOA, POETAS DO DISFARCE E DA MÁSCARA. Autor: Francisco Egydio de Carvalho, Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto. Data da defesa: 28/08/2018.
|
14.
|
|
Samba e Mímesis Corpórea: encontros compositivos para a criação do corpo espetáculo “Uji - O Bom da Roda”, Autor: Eduardo Conegundes de Souza, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 27/08/2018.
|
15.
|
|
Habitar a Imagem e Provocar a Matéria: a imaginação colaborativa no processo de criação dos espetáculos Banho & Tosa e Bonecas Quebradas, Autor: Luciana Mitkiewicz de Souza, Orientador: Ana Cristina Colla. Data da defesa: 27/08/2018.
|
16.
|
|
“RENASCER”: NARRATIVA CORDIAL E ESTILO MANEIRISTA NA TELENOVELA BRASILEIRA, Autor: Álvaro André Zeini Cruz, Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho. Data da defesa: 24/08/2018.
|
17.
|
|
MÚSICA PARA VOZ NÃO ACOMPANHADA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, Autor: Laiana Lopes de Oliveira, Orientador: Denise Hortencia Lópes Garcia. Data da defesa: 24/08/2018.
|
18.
|
|
O desenvolvimento da identidade corporal do artista da cena por meio do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), Autor: Natália Vasconcellos Alleoni, Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 24/08/2018.
|
19.
|
|
Poéticas da presença e mise-en-presença nos filmes de Rogério Sganzerla, Autor: Régis Orlando Rasia, Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira. Data da defesa: 23/08/2018.
|
20.
|
|
Corpos Despedaçados: Choque e espectação nas artes da cena, Autor: Alessandra Fernandes Montagner, Orientador: Matteo Bonfitto Júnior. Data da defesa: 22/08/2018.
|
21.
|
|
EXPANDINDO O MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI) PARA CRIANÇAS: A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A PESQUISA DE CAMPO DAS FESTIVIDADES DE BOI NO BRASIL, Autor: Mariana Floriano, Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 22/08/2018.
|
22.
|
|
Corpo Fronteira - dança e loucura em estados de criação, Autor: Bruna Martins Reis, Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 21/08/2018.
|
23.
|
|
Natureza-Morta: Percurso e Desdobramentos nos Livros de Artista, Autor: Marcia Sousa da Rosa, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 31/07/2018.
|
24.
|
|
A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate, Autor: Tiago Moreira Fortes, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 31/07/2018.
|
25.
|
|
PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM DANÇA: contribuições do Body-Mind Centering™ e do Axis Syllabus, Autor: Juliana Carvalho Franco da Silveira, Orientador: Júlia Ziviani Vitiello. Data da defesa: 30/07/2018.
|
26.
|
|
Estudo sobre as nuances diferenciais entre Playing, Acting e Personating, Autor: Aline Castaman, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 05/07/2018.
|
27.
|
|
ELABORAÇÃO DE ARRANJO PARA PIANO SOLO A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS COMPOSICIONAIS DE GILSON PERANZZETTA, Autor: Everson Ribeiro Bastos, Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Data da defesa: 04/07/2018.
|
28.
|
|
ILINX: JOGOS E MEMÓRIAS E ESTRATÉGIAS DE CONVITE À PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO EM TRABALHOS DE DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE QUE ACONTECEM NA RUA, Autor: André Sarturi, Orientador: Holly Elizabeth Cavrell. Data da defesa: 02/07/2018.
|
29.
|
|
A RETÓRICA DO GESTO: Intersecção entre linguagem e sensação na poética da dramaturgia, Autor: Igor Alexandre Capelatto, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 15/06/2018.
|
30.
|
|
Batucada: experiência em movimento, Autor: Francisco de Assis Santana Mestrinel, Orientador: José Roberto Zan. Data da defesa: 28/02/2018.
|
31.
|
|
HENRIQUE OSWALD: DOIS ESTUDOS PARA PIANO- CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE PARA PERFORMANCE, Autor: Juliano Alves dos Santos, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 28/02/2018.
|
32.
|
|
MOACIR SANTOS GHOSTWRITER: A COMPOSIÇÃO DE TRILHAS MUSICAIS NO PERÍODO NORTE-AMERICANO, Autor: Lucas Zangirolami Bonetti, Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco. Data da defesa: 28/02/2018.
|
33.
|
|
A FOTOGRAFIA COMO AGENTE INFLUENCIADOR DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE POVOS SEMI-ISOLADOS: ÍNDIOS DO ALTO XINGU, Autor: Ricardo Magoga Gallarza, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 28/02/2018.
|
34.
|
|
ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA VARIAÇÕES RÍTMICAS OPUS 15 DE MARLOS NOBRE, Autor: Rodolfo Vilaggio Arilho, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 28/02/2018.
|
35.
|
|
Interatividade e narratividade sonora nos games, Autor: Fernando Emboaba de Camargo, Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior. Data da defesa: 27/02/2018.
|
36.
|
|
MetaFlauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processos criativos a partir de um instrumento expandido, Autor: Gabriel Rimoldi de Lima, Orientador: Jonatas Manzolli. Data da defesa: 27/02/2018.
|
37.
|
|
Nara Leão: canção popular, performance e crítica nos anos 60, Autor: Ismael de Oliveira Gerolamo, Orientador: José Roberto Zan. Data da defesa: 27/02/2018.
|
38.
|
|
Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas, Autor: Juliana Melleiro Rheinboldt, Orientador: Ângelo José Fernandes. Data da defesa: 27/02/2018.
|
39.
|
|
As Damas Trocadas de Marcos Portugal: um estudo sobre a prática da ópera em língua portuguesa no século XVIII, Autor: Nataniel Marcos Bádue Filho, Orientador: Adriana Giarola Kayama. Data da defesa: 26/02/2018.
|
40.
|
|
Música e Poética nas Zarzuelas de José de Nebra, Autor: Iara Luzia Fadel Rodriguez, Orientador: Paulo Mugayar Kühl. Data da defesa: 23/02/2018.
|
41.
|
|
O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça, Autor: Guilhermina Maria Lopes Carvalho Santos, Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira. Data da defesa: 22/02/2018.
|
42.
|
|
Trajetórias do Movimento na Performance de Técnicas Estendidas ao Piano, Autor: Vânia Eger Pontes, Orientador: Jonatas Manzolli. Co-Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley. Data da defesa: 22/02/2018.
|
43.
|
|
A linguagem da música contemporânea para a trompa natural, Autor: Jaqueline de Paula Theoro, Orientador: Eduardo Augusto Ostergren. Co-Orientador: Helena Jank. Data da defesa: 21/02/2018.
|
44.
|
|
Obras Brasileiras da Coleção Turibio Santos: processo de elaboração de uma edição crítica, Autor: Fernando Augusto Rodrigues, Orientador: Fábio Scarduelli. Data da defesa: 20/02/2018.
|
45.
|
|
BALADA PARA TROMPA EM FÁ E PIANO DE ALMEIDA PRADO: EDIÇÃO CRÍTICA E PREPARAÇÃO TÉCNICA, Autor: Lucca Zambonini Soares, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Co-Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 20/02/2018.
|
46.
|
|
O ENSINO DO VIOLÃO POPULAR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: um estudo sobre a oferta e a demanda no país, Autor: Rafael Thomaz, Orientador: Fábio Scarduelli. Data da defesa: 19/02/2018.
|
47.
|
|
O Violão Elétrico no Concerto Carioca n. 1 de Radamés Gnattali: estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação, Autor: Eduardo Fernando de Almeida Lobo, Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento. Data da defesa: 08/02/2018.
|
48.
|
|
Cosmos e imagem. Devaneios artisticos sobre o espaço. Autor: Laura Ancona Lopez Freire, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 31/01/2018.
|
49.
|
|
DESACELERANDO OU UMA ODE AO SOL, AO CAMINHAR E ÀS BORBOLETAS: PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO E YOGA NO TREINAMENTO DO ARTISTA DA CENA, Autor: Vanja Poty Sandes Gomes Menezes, Orientador: Júlia Ziviani Vitiello. Data da defesa: 31/01/2018.
|
50.
|
|
Zona De Intervalo Da Criação – O Inframince Duchampiano Como Conceito Operatório No Ato Criativo, Autor: Caroliny Pereira, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 30/01/2018.
|
51.
|
|
ETNIAS NAS BIENAIS DE SÃO PAULO:
Deslocamentos de um tema nas obras de Adriana Varejão e Maria Bonomi, Autor: Marcela Matos Nhedo, Orientador: Maria José de Azevedo Marcondes. Data da defesa: 30/01/2018.
|
52.
|
|
Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena, Autor: Carolina Martins Delduque, Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão. Data da defesa: 29/01/2018.
|
53.
|
|
EXPRESSÃO E AUTONOMIA ATRAVÉS DE INTERFACES ASSISTIVAS E JOGOS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA, Autor: Daniel Paz de Araújo, Orientador: Hermes Renato Hildebrand. Data da defesa: 26/01/2018.
|
54.
|
|
Sensorialidades antropof-ágicas: saberes do sul na dança conteporânea
-, Autor: Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 26/01/2018.
|
55.
|
|
TECNOSCOPIA: a necessidade de “ver” e “ser visto” na contemporaneidade e sua implicação nas artes visuais, Autor: Aldo Luís Pedrosa da Silva, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 15/01/2018.
|
56.
|
|
Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny, Autor: Luciane da Silva, Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos. Data da defesa: 12/01/2018.
|
|
|
|
| |
|