ano 2018
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2018Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IEL - DLA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
DLA - Artigos publicados em periódicos especializados arbitrados
 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Departamento de Linguística Aplicada
 
Produções / Artigos publicados em periódicos

Artigos publicados em periódicos especializados arbitrados
 
Circulação Nacional
 
1.
  FACINI, D. R. A.; Chaplin e a tradução intersemiótica: uma reflexão sobre “Em Busca do Ouro”, 12/2018, Tradterm,Vol. 31, pp.164-186, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
2.
  GUIMARÃES, J. E.; Dialogismo e Valoração: análise de enunciados de estudantes sul-coreanos, 09/2018, Cadernos de Linguagem e Sociedade,Vol. 19, pp.178-196, Brasília, DF, Brasil, 2018
 
3.
  BRANCO, L. M. G. C.; A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação, 09/2018, Domínios de Lingu@Gem,Vol. 12, Fac. 3, pp.1878-1904, Uberlândia, MG, Brasil, 2018
 
4.
  SILVA, T. P.; A construção discursiva do corpo feminino na mídia esportiva: as Olimpíadas 2016, 09/2018, INTERthesis (Florianópolis),Vol. 15, Fac. 3, pp.128-145, Florianopolis, SC, Brasil, 2018
 
5.
  GUIMARÃES, J. E.; FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS, 09/2018, Matraga (Rio de Janeiro),Vol. 25, Fac. 44, pp.272-291, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018
 
6.
  SILVA, P. A. P.; PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR: REDISCUTINDO PERSPECTIVAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, 06/2018, Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso),Vol. 62, pp.325-343, São Paulo-SP, SP, Brasil, 2018
 
7.
  SILVA, A. C.; O devir-Antropólogo/Xamã/Tradutor, 06/2018, Espaço Ameríndio (UFRGS),Vol. 12, pp.175-188, Porto Alegre, RS, Brasil, 2018
 
8.
  SILVA, J. F.; Propostas ao fortalecimento da cultura científica nas aulas de língua com base em letramento crítico, 05/2018, Revista do EDICC,Vol. 04, pp.1-10, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
9.
  SILVA, J. F.; Resistência da cultura científica na cidade de Canas: percepções de uma comunidade., 05/2018, Revista do EDICC,Vol. 04, pp.1-8, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
10.
  SILVA, D. P.; A formação do leitor literário enquanto “intérprete incômodo de seu tempo”: um projeto não por acaso negligenciado de letramento ideológico, 04/2018, Diálogo das Letras,Vol. 7, Fac. 1, pp.113-131, Pau dos Ferros, RN, Brasil, 2018
 
11.
  GRANDO, R. K.; DE SOUZA, M.F.; SOUZA FILHO, O. A. de; Heterogeneidade discursiva no discurso de divulgação científica:uma análise a partir de textos da revista Língua Portuguesa, 03/2018, Domínios de Lingu@Gem,Vol. 12, pp.743-764, Uberlândia, MG, Brasil, 2018
 
12.
  SIGNORINI, Inês; Porque o estudo das interfaces do português contemporâneo é relevante para o campo dos estudos da língua(gem), 03/2018, Linguagem em (Dis)curso (Impresso),Vol. 18, pp.665-672, Tubarão, SC, Brasil, 2018
 
13.
  ROCHA, C. H.; Cursos virtuais abertos e massivos em línguas estrangeiras: reflexões sobre design e produção oral em contextos digitais de aprendizagem, 01/2018, Revista de Letras Norte@mentos,Vol. 11, pp.32-52, Mato Gosso, MT, Brasil, 2018
 
14.
  FIAD, R. S.; Pesquisa e ensino de escrita: letramento acade-mico e etnografia, 01/2018, Revista do Gel,Vol. 14, Fac. 3, pp.86-99, São Carlos, SP, Brasil, 2018
 
15.
  SIGNORINI, Inês; Metapragma-ticas da `redac-a-o’ cienti-fica de `alto impacto’., 01/2018, Revista do GEL (Araraquara),Vol. 14, pp.59-85, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
16.
  GREGORIO DOS SANTOS, Beatriz; LIMA, Erica; A LUTA FEMINISTA NA/PELA LINGUAGEM: APONTAMENTOS PARA UMA TRADUÇÃO DE LIVES OF GIRLS AND WOMEN, 01/2018, Revista Escrita (PUCRJ. Online),Vol. 2018, Fac. 24, pp.1-14, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018
 
17.
  FERREIRA, D. C. N.; Letramentos de jovens e adultos no Marajó: trajetórias de leitura e de acesso à escrita, 01/2018, Revista Forproll,Vol. 01, pp.5-194, Diamantina, MG, Brasil, 2018
 
18.
  FERREIRA, D. C. N.; Letramentos de jovens e adultos no Marajó: trajetórias de leitura e de acesso à escrita, 01/2018, Revista Forproll,Vol. 01, pp.90-104, Diamantina, MG, Brasil, 2018
 
19.
  GAMBASSI, G. M.; YAMASAKI, T. T. S.; A bela e a fera: AS MULHERES E A POLÍTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO, 01/2018, Temáticas (UNICAMP),Vol. 47/48, pp.149-179, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
 
Circulação Internacional
 
1.
  FUJISAWA, K. S.; #YoSoy132: rastros de vídeos, 12/2018, Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Vol. 82, Fac. 39, pp.215-230, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
2.
  PARIS, L. G.; Letramentos dominantes e vernaculares em uma oficina de fanfictions na escola, 10/2018, Calidoscopio (Online),Vol. 16, Fac. 2, pp.294-302, Portugal, 2018
 
3.
  SILVA, A. C.; A tradução intersemiótica de Jakobson revisitada e uma pequena análise dos quadrinhos de Asterix, 10/2018, Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978),Vol. 47, Fac. 2, pp.602-614, Araraquara, SP, Brasil, 2018
 
4.
  GABAS, T. M.; MICROPOLÍTICAS DE EXPANSÃO DO PORTUGUÊS:
MÃES GERENCIADORAS E DIFUSORAS DE LÍNGUAS, 09/2018, Linguagem em (Dis)curso,Vol. 18, Fac. 3, pp.785-803, Tubarão, SC, Brasil, 2018

 
5.
  PARIS, L. G.; A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions, 09/2018, Revista Brasileira de Linguística Aplicada,Vol. 18, Fac. 3, pp.479-501, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2018
 
6.
  SIGNORINI, Inês; LEGITIMAÇÃO DE POLÍTICAS CIENTÍFICAS LOCAIS EM FUNÇÃO DE DEMANDAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE, 08/2018, Cadernos CEDES (Impresso),Vol. 38, Fac. 105, pp.205-221, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
7.
  SILVA, A. L. B. C.; Ensino Personalizado de Inglês para Adultos, 08/2018, Estudos Anglo-Americanos (Online),Vol. 47, Fac. 1, pp.8-28, São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2018
 
8.
  SAMPAIO, G. H.; COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO EM ORGANIZAÇÕES MULTINACIONAIS, 08/2018, Revista de Gestão e Secretariado,Vol. 9, Fac. 2, pp.72-95, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
9.
  CHINAGLIA, J. V.; Games, (multi)letramentos e aprendizagem: uma sequência de atividades gamificadas para o ensino de leitura e escrita, 07/2018, Anais do SETA (UNICAMP),Vol. 8, pp.173-189, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
10.
  GIMENES, J. A.; TRADUÇÃO LITERÁRIA: UM CONVITE AO “QUERIDO LEITOR” DAS “VERDADERAS MUJERES” DE MACHADO DE ASSIS, 07/2018, Anais do SETA (UNICAMP),Vol. 8, pp.415-429, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
11.
  SILVA, J. F.; Memórias do subsolo: a utopia da autorreflexão e da liberdade em Dostoiévski, 07/2018, ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação,Vol. 09, pp.117-130, Lorena, SP, Brasil, 2018
 
12.
  HIBARINO, D. A.; Global issues, local practices: Possibilities in Brazilian initial and continuing English teaching education, 06/2018, Argentinian Jounal of Applied Linguistics,Vol. 6, pp.61-74, Córdoba, Argentina, 2018
 
13.
  SILVA, A. L. B. C.; PILEGGI, M. G. S.; O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR DE TAREFAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL, 06/2018, Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online),Vol. 2018, Fac. 1, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018
 
14.
  STEFANINI, M. W.; LIMA, Erica; “5x favela, agora por nós mesmos”: Um estudo sobre legendagem e audiodescrição, 05/2018, Cadernos de Tradução,Vol. 38, pp.219-240, Florianópolis, SC, Brasil, 2018
 
15.
  LIMA-LOPES, R. E.; Brazilian Video Art in the Early Days: from Experimental Video to Mainstream Television, 04/2018, AM Journal of Art and Media Studies,Fac. 15, Belgrade, República Sérvia, 2018
 
16.
  PILEGGI, M. G. S.; REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA REFUGIADOS, 04/2018, Interletras (Dourados),Vol. 7, pp.99-99, Dourados, MS, Brasil, 2018
 
17.
  JULIANA, SCHINEMANN; LUCIANE, BARETTA; BIAZI, T. M. D.; ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS, 04/2018, Travessias Interativas,Vol. 15, Fac. 1, pp.114-128, São Cristóvão, SE, Brasil, 2018
 
18.
  MAHER, T. J. M.; Unseen and unheard: cultural identities and the communicative repertoires of Índios in Brazilian cities, 03/2018, Current Issues in Language Planning,Vol. 19, Fac. 4, pp.1-17, Clevedon, Reino Unido, 2018 *
 
19.
  LIMA-LOPES, R. E.; ROTTAVA, Lucia; Interlocuções teóricas e a língua em uso: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Enunciativa e Linguística Aplicada, 03/2018, DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online),Vol. 34, Fac. 1, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
20.
  LIMA-LOPES, R. E.; NI UNA MENOS: CIÊNCIA DAS REDES E ANÁLISE DE UM COLETIVO FEMINISTA., 03/2018, Humanidades & Inovação (Online),Vol. 5, pp.17-39, Palmas, TO, Brasil, 2018
 
21.
  GUIMARÃES, J. E.; Gênero notícia: produção textual de alunos sul-coreanos em língua portuguesa, 02/2018, Po'leutukal-beu'lajil Yeon'gu / Portuguese-Brazilian Studies,Vol. 1, pp.199-223, Seúl, Coréia do Sul, 2018
 
22.
  GAMBASSI, G. M.; MULHER EM CONFLITO COM A LEI: GESTOS DE ANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO, 01/2018, Anais do SETA (UNICAMP),Vol. 8, pp.1-10, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
23.
  MENDONCA, M. R. S.; GÊNEROS EM PROJETOS DIDÁTICOS: PROCESSOS DE (DES)LEGITIMAÇÃO NO DISCURSO DE LICENCIANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 01/2018, Cadernos CEDES (Online),Vol. 38, Fac. 105, pp.240-259, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
24.
  W. STEFANINI, Marcella; LIMA, Erica; STEFANINI, M. W.; -5x favela, agora por nós mesmos-: Um estudo sobre legendagem e audiodescrição, 01/2018, Cadernos de Tradução,Vol. 38, Fac. 2, pp.219-240, Florianópolis, SC, Brasil, 2018
 
25.
  LIMA-LOPES, R. E.; Escolhas tradutórias como sistemas representacionais: um estudo dos processos no conto -Amor- de Clarice Lispector, 01/2018, DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online),Vol. 34, Fac. 1, pp.17-39, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
26.
  SILVA, P. A. P.; Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes, 01/2018, Educação e Pesquisa (Online),Vol. 44, Fac. 0, pp.69-84, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
27.
  ALMEIDA, D. C.; Universo discursivo dos textos do ?Massacre de Realengo?: por uma ampliação da noção de perfil sociolinguístico em contextos forenses, 01/2018, Estudos Semióticos (USP),Vol. 14, pp.118-138, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
28.
  GABARDO, M.; LIMA-LOPES, R. E.; NI UNA MENOS: CIÊNCIA DAS REDES E ANÁLISE DE UM COLETIVO FEMINISTA, 01/2018, Humanidades & Inovação (Online),Vol. 5, pp.44-58, Palmas, TO, Brasil, 2018
 
29.
  LIMA, Erica; An Analysis of the Representation of the Translator and Translation Process into Brazilian Social Networking Groups, 01/2018, International Journal of Information Technology and Web Engineering,Vol. 12 (6), pp.467-471, Hershey, Estados Unidos da América, 2018
 
30.
  LIMA-LOPES, R. E.; O Conservadorismo como ideologia: Contribuições da ciência das redes para a linguística sistêmico funcional, 01/2018, Letras (UFSM),Vol. 28, Fac. 56, pp.42-70, Santa Maria, RS, Brasil, 2018
 
31.
  GABARDO, M.; -A boogie-woogie out of a tambourine and a guitar.- Project Based Learning applied in the Brazilian Vocational Education contexto, 01/2018, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,Vol. 13, Fac. esp1, pp.421-435, Araraquara, SP, Brasil, 2018
 
32.
  SILVA, Daniel do Nascimento e; PALMA, D.; Direitos humanos: perspectivas, mediacoes, praticas comunicativas, 01/2018, Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA),Vol. 57, pp.601-615, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
33.
  NEVES, C. A. B.; NEVES, C. A. B.; Direitos Humanos e Educação: a polêmica em torno da prova de redação do ENEM 2015 e 2017, 01/2018, Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA),Vol. 57, Fac. 2, pp.731-755, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
34.
  MAHER, T. J. M.; Políticas linguísticas e políticas de identidade em contexto indígena - uma introdução, 01/2018, Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA),Vol. 57, pp.1297-1312, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
35.
  PALMA, D.; SANTO SÁ, A. P.; BARROS, N. N.; SACHS, R. S.; Producao de histórias e o gosto de afazer:: exercícios de imaginacao em escrita para a educacao em direitos humanos, 01/2018, Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA),Vol. 57, pp.699-730, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
36.
  PALMA, D.; SANTO SÁ, A. P.; BARROS, N. N.; SACHS, R. S.; Producao e estorias e o gosto de afazer: exercicios de imaginacao em escrita para a educacao em direitos humanos, 01/2018, Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA),Vol. 57, pp.699-730, Campinas, SP, Brasil, 2018
 
37.
  FIAD, R. S.; SILVA, F. D. S.; Uma crítica ao 'inglês como língua franca' da publicação de periódicos acadêmicos, 01/2018, Roseta: revista de la Sociedad Española de la Guitarra,Vol. Online, pp.1-12, Espanha, 2018
 
38.
  PALMA, D.; Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória, 01/2018, Rua (UNICAMP),Vol. 24, Fac. 1, pp.1-17, Campinas-SP, SP, Brasil, 2018
 
39.
  ROCHA, C. H.; Foreign language MOOCs design: challenges to provide meaningful learning, 01/2018, The Especialist (PUCSP),Vol. 39, pp.1-25, São Paulo, SP, Brasil, 2018
 
40.
  LIMA-LOPES, R. E.; Multimodalidade, ensino de línguas e formação de professores: uma experiência em educação para os meios, 01/2018, Travessias Interativas,Vol. 16, pp.29-48, São Cristóvão, SE, Brasil, 2018
 
 
* Esta produção está associada também a outros órgãos

© 2018 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados