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NUDECRI - Linhas de Pesquisa
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Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
Linhas de Pesquisa
1.
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Cultura Ciêntífica. Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligado à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuiram para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, mídias (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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2.
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Literatura, artes e comunicação. Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção contemporânea da cultura. Propõe reflexões acerca de enunciados artísticos e literários por meio da descrição de artefatos culturais lançados à midiosfera, e pela identificação das linhas de força que projetam e tensionam seus campos. Envolve investigações acerca de jornalismo cultural e literário bem como estudos sobre as potencialidades políticas da imagem. Enfatiza, também, práticas de intervenção cultural investigando, para tal, interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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3.
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Informação, comunicação, tecnologia e sociedade. Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos de produção e consolidação das tecnologias e das ciências na contemporaneidade. A partir de referenciais das ciências sociais e da comunicação, esta linha de pesquisa considera como campo fundamental de investigação as transformações sociais, políticas, e culturais em conexão com as tecnologias e as ciências. Os processos de divulgação ou comunicação das ciências e tecnologias são ampliados ou deslocados na medida em que se reconhecem como válidas diferentes produções de conhecimento e de tecnologia. São temas recorrentes de pesquisa nesta linha: tecnociência; tecnologias de informação e de comunicação; internet, redes sociais e cultura digital; comunicação, ciência e capitalismo; gênero, corpo, raça; movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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4.
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Percepção pública de ciência e tecnologia. Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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5.
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Cidade e Tecnologias de Segurança. Objetiva-se compreender os processos que transformam a cidade e o sujeito urbano em objetos fundamentais das políticas públicas de segurança. Para esse fim empreende a análise histórico-discursiva dos sentidos de segurança em documentos atuais... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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6.
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Tecnologia da linguagem e muitimídia. Objetiva -se a refletir acerca das novas textualidades no mundo contemporãneo levando em conta formas de escrita/ leitura em seu funcionamento, bem como a reorganização do trabalho intelectual e da interpretação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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7.
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Estudos do Léxico Urbano. Análise do léxico em textualidades próprias do meio urbano a partir de uma perspectiva discursiva. Estudos de lexicologia e lexicografia. Análise histórico-discursiva de dicionário. Montagem de corpus eletrônicos com textos mediáticos, literários e jurídicos. Auxílio à elaboração de dicionários, enciclopédias e material de apoio ao ensino. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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8.
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Análise histórico-discursiva da linguagem na cidade. Objetiva-se realizar análises de diferentes discursividades no espaço urbano em domínios diversos: política, educação, mídia, urbanismo, tecnologia, ciência, habitação, saúde, meio ambiente, relação cidade/campo, dentre outros. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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9.
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Estudos da Língua, escrita e cidade. Objetiva compreender a relação constitutiva entre língua, escrita e cidade, em suas formas (urbanas) que tocam e delineiam a constituição do sujeito em sua relação imaginária com sentidos de língua e cidade (civilizadas), produzidos por um processo... (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
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