| |
IA - Dissertações de Mestrado
|
Instituto de Artes
Dissertações de Mestrado
1.
|
|
LIGHT ART: A LUZ COMO MATÉRIA NA CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA, Autor: Leonardo Augusto Alves Inacio, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 17/12/2019.
|
2.
|
|
Estações museu: estudo sobre a requalificação de estações ferroviárias no interior do estado de São Paulo, Autor: Letícia Lopes Borges Schoenmaker, Orientador: Maria José de Azevedo Marcondes. Data da defesa: 16/12/2019.
|
3.
|
|
A Capela Nossa Senhora do Pilar, de Taubaté: uma revisão historiográfica, nas artes, arquitetura e estética do monumento. Autor: Denise Marcondes Massimino, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 10/12/2019.
|
4.
|
|
PROCESSOS PERFORMATIVOS EM 6 ENCORES DE LUCIANO BERIO, Autor: Anderson Ferreira Beltrão, Orientador: Alexandre Zamith Almeida. Data da defesa: 06/12/2019.
|
5.
|
|
IITOKO-DORI: A MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA E REFLETS DANS L'EAU DE DEBUSSY, Autor: Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes, Orientador: Marcos da Cunha Lópes Virmond. Data da defesa: 25/11/2019.
|
6.
|
|
Da "Aldeia" ao Museu do Quai Branly: o trançado "Tupinambá" no mundo contemporâneo, Autor: Virginia Abreu Borges, Orientador: Cláudia Valladão de Mattos. Data da defesa: 25/10/2019.
|
7.
|
|
Em Câmera Lenta: Uma Transcriação, Autor: Hidalgo Romero Lopes, Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho. Data da defesa: 18/10/2019.
|
8.
|
|
PATRIMONIALIZAÇÃO DA INDUMENTÁRIA: APROXIMAÇÕES COM ALGUNS EXEMPLARES DO ACERVO ARTÍSTICO TÊXTIL DO MASP, Autor: Cybelle Janaina Freitas de Souza Lima, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 24/09/2019.
|
9.
|
|
Efeitos visuais invisíveis e imperceptíveis: do surgimento das trucagens ao cinema digital, Autor: Cassio Henrique Starling Carlos, Orientador: Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia. Data da defesa: 30/08/2019.
|
10.
|
|
Considerações analíticas sobre Ebony Concerto e Igor: uma abordagem comparativa, Autor: Mauricio José da Silva Figueiredo, Orientador: José Henrique Padovani Velloso. Data da defesa: 30/08/2019.
|
11.
|
|
O mercado de exibição cinematográfica em Campinas, Autor: Eduarda Wilhelm Possenti, Orientador: Noel dos Santos Carvalho. Data da defesa: 29/08/2019.
|
12.
|
|
O MUSICAR DO ATAJO DE NEGRITOS DA FAMÍLIA BALLUMBROSIO DO EL CARMEN: PRÁTICAS, ENSAIOS E PEREGRINAÇÕES, Autor: Ellis Regina Sánchez Hermoza, Orientador: Suzél Ana Reily. Data da defesa: 29/08/2019.
|
13.
|
|
Tocar violão: um olhar a partir das vivências musicais e das relações de significação, Autor: André da Silva Batiston, Orientador: Sílvia Cordeiro Nassif. Data da defesa: 28/08/2019.
|
14.
|
|
CARMEN MIRANDA: ENTRE BALANGANDÃS, SÍNCOPAS, VOCALIDADES E IDENTIDADES, Autor: Géssica Fernanda Purcino da Silva, Orientador: Carlos Gonçalves Machado Neto. Data da defesa: 28/08/2019.
|
15.
|
|
DA CANA DE AÇÚCAR ÀS MESAS DE SOM: HISTÓRIAS DA RABECA ATRAVÉS DE RABEQUEIROS, Autor: Catarina Schmitt Rossi, Orientador: Esdras Rodrigues Silva. Data da defesa: 27/08/2019.
|
16.
|
|
No princípio é o verbo: pensando a palavra no trabalho do ator a partir do Sistema de Stanislávski, Autor: Vanessa Cristina Petrongari, Orientador: Eduardo Okamoto. Data da defesa: 27/08/2019.
|
17.
|
|
MOSAICO SOBRE O CIRCO SOCIAL NO BRASIL: PROJETOS, DESDOBRAMENTOS NA CENA DO CIRCO E O NASCIMENTO DO CIRCO TEATRO PALOMBAR. Autor: Marília Mattos de Oliveira, Orientador: Ana Maria Rodríguez Costas. Data da defesa: 26/08/2019.
|
18.
|
|
A BATERIA DE CLEBER ALMEIDA: ADAPTAÇÃO DE GÊNEROS MUSICAIS NORDESTINOS PARA O CONTEXTO DA MÚSICA DO TRIO CURUPIRA, Autor: Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Orientador: Leandro Barsalini. Data da defesa: 23/08/2019.
|
19.
|
|
A Tuba solo na Obra de Almeida Prado: propostas interpretativas para a Sonata para Piano e Tuba, Omulú, Autor: Alberto Tavares Dias, Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 22/08/2019.
|
20.
|
|
Estratégias Interpretativa para Improvisação em três Obras Contemporâneas para Violão Solo, Autor: Andrea Paz Munoz Silva Castro, Orientador: Manuel Silveira Falleiros. Co-Orientador: Gilson Uehara Gimenes Antunes. Data da defesa: 22/08/2019.
|
21.
|
|
CRIATIVIDADE COLABORATIVA E ESTRATEGIAS DE ESTUDO NA OBRA “CONSTRUCTION WITH GUITAR PLAYER” DE HARRISON BIRTWISTLE, Autor: Ericsson Bezerra Castro Sá Munoz, Orientador: Gilson Uehara Gimenes Antunes. Data da defesa: 22/08/2019.
|
22.
|
|
Improvisação Livre: um estudo etnográfico sobre a música que não se repete, Autor: Cássio Antônio Moreira, Orientador: Manuel Silveira Falleiros. Co-Orientador: Suzél Ana Reily. Data da defesa: 21/08/2019.
|
23.
|
|
O melodrama fantasma de Christian Petzold, Autor: David Ken Gomes Terao, Orientador: Pedro Maciel Guimarães Júnior. Data da defesa: 19/08/2019.
|
24.
|
|
Cheio de Dedos: Desvendando o compositor Guinga, Autor: Ivan Daniel Barasnevicius, Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné. Co-Orientador: Gilson Uehara Gimenes Antunes. Data da defesa: 19/08/2019.
|
25.
|
|
Aspectos técnicos e poéticos da música mista para sistemas interativos na atualidade: uma investigação analítica e criativa. Autor: Pedro Henrique de Faria, Orientador: José Henrique Padovani Velloso. Co-Orientador: Jonatas Manzolli. Data da defesa: 12/08/2019.
|
26.
|
|
Qual linha guia esse choro? Propostas de inflexões e articulações nas melodias dos choros, polcas, schottischs, maxixes e choros-sambados – a partir de sua estrutura rítmica, Autor: Gabriela de Mello Machado, Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho. Data da defesa: 08/08/2019.
|
27.
|
|
RECURSOS INTERPRETATIVOS DE CHIQUINHO DO ACORDEON E REFLEXÕES SOBRE A SUA ATUAÇÃO DE 1950 ATÉ 1980, Autor: Matheus Kleber, Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Data da defesa: 07/08/2019.
|
28.
|
|
O Affaire Cavalcanti: Um produtor de cinema no Brasil nos anos 1950, Autor: Tania Arrais de Campos, Orientador: Noel dos Santos Carvalho. Data da defesa: 06/08/2019.
|
29.
|
|
Um estudo sobre a aquisição e o processamento do áudio de corais adultos, mistos, polifônicos e amadores na cidade de São Paulo e interior. Autor: Fatima Marilia Viegas Rabetti, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 05/08/2019.
|
30.
|
|
O BRILHO DA NOITE NO QUEROSENE: O BUMBA-MEU-BOI DE TIÃO CARVALHO EM UMA PROPOSTA DE LINGUAGEM PARA O CONTRABAIXO, Autor: Tamiris Duarte Carpin, Orientador: Leandro Barsalini. Co-Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho. Data da defesa: 05/08/2019.
|
31.
|
|
A PERFORMANCE MUSICAL DO TROMPETE LÍDER NA BANDA MANTIQUEIRA: ESTUDO TÉCNICO-INTERPRETATIVO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, Autor: João Luiz Januário Lenhari, Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 15/07/2019.
|
32.
|
|
O REQUIEM DE 1816 (CPM 185) DE JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA E SUA REDUÇÃO PARA ÓRGÃO OU HARMÔNIO POR ALBERTO NEPOMUCENO: UMA DESCRIÇÃO ANALÍTICA, Autor: Sandro Gomes Matias, Orientador: Edmundo Pachêco Hora. Data da defesa: 15/07/2019.
|
33.
|
|
EDIÇÃO DE ÁUDIO: DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE GRAVAÇÃO, REFLEXÕES E TÉCNICAS ESPECÍFICAS DE EDIÇÃO EM MÚSICA ERUDITA, Autor: Marcos Henrique Scheffel, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 01/07/2019.
|
34.
|
|
Quando a Imagem Escreve - Reflexões Sobre o Livro Ilustrado, Autor: Odilon Alfredo Pires de Almeida Moraes, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 27/06/2019.
|
35.
|
|
Criação dramatúrgica: Uma Travessia do Procedimento à Cena, Autor: Valquiria Moura Vieira, Orientador: Cássia Navas Alves de Castro. Data da defesa: 26/06/2019.
|
36.
|
|
Estudo dos mecanismos de memória nas narrativas dos curtas-metragens de Cláudio Marques e Marília Hughes, Autor: William Hinestrosa dos Santos, Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto. Data da defesa: 31/05/2019.
|
37.
|
|
PROCESSO CRIATIVO DA ÁRVORE NO DESERTO: ACROBACIAS NA DRAMATURGIA, Autor: José Guilherme Pereira Bergamasco, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 24/05/2019.
|
38.
|
|
Saberes do Corpo Kaiowa - Lugar de Murmúrio e Resistência, Autor: Arami Argüello Marschner, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 13/05/2019.
|
39.
|
|
Videodança na escola: Processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I, Autor: Ana Carolina de Araujo, Orientador: Ana Maria Rodríguez Costas. Data da defesa: 26/02/2019.
|
40.
|
|
CORPO, NARRATIVA E IDENTIDADE ATRAVÉS DA DANÇA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS COMO INTÉRPRETE-CRIADOR, Autor: Flavio Bezerra de Lima, Orientador: Holly Elizabeth Cavrell. Data da defesa: 25/02/2019.
|
41.
|
|
Mátria Amada: Uma Re(criação) Mitoperformativa das Mulheres Brasileiras, Autor: Lis Nasser Marques, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 22/02/2019.
|
42.
|
|
TELEVISÃO EM DEBATE: A CRÍTICA DE TELEVISÃO NO FOLHETIM (FSP) 1977-1989, Autor: Raissa Hayde Koshiyama de Freitas, Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto. Data da defesa: 22/02/2019.
|
43.
|
|
O Revés da Cena: Entre Vistas do Registro Teatral Audiovisual, Autor: Ramiro Gonçalves da Silva Rodrigues, Orientador: Matteo Bonfitto Júnior. Data da defesa: 22/02/2019.
|
44.
|
|
A PRESENÇA A PARTIR DO OLHAR DE ARTISTAS DA CENA, Autor: Andressa Moretti Silva, Orientador: Raquel Scotti Hirson. Data da defesa: 20/02/2019.
|
45.
|
|
"Experiência Dança": nos bastidores de uma prática artístico-pedagógica, Autor: Nicole Blach Duarte, Orientador: Ana Maria Rodríguez Costas. Data da defesa: 19/02/2019.
|
46.
|
|
Corpos diferenciados: construção de outras poéticas, Autor: Danny Gabriel Perez Nanclares, Orientador: Ana Cristina Colla. Data da defesa: 18/02/2019.
|
47.
|
|
MAIS UMA VEZ, SEU ANIVERSÁRIO: As poéticas do esquecimento, Autor: Isabella Amaral Soares, Orientador: Isa Etel Kopelman. Data da defesa: 18/02/2019.
|
48.
|
|
Proposições metodológicas para desenvolvimento de vocabulário musical para improvisação em música popular instrumental brasileira com foco no trompete, Autor: Klesley Bueno Brandão, Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Co-Orientador: Jorge Luiz Schroeder. Data da defesa: 06/02/2019.
|
49.
|
|
O QUE VOCÊ QUER DO SEU CHÁ? ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE LUTAS CÊNICAS, Autor: Luciana Mizutani, Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus. Data da defesa: 05/02/2019.
|
50.
|
|
A (RE)CONSTRUÇÃO DA BANDA DE MÚSICA: REPERTÓRIO E ENSINO, Autor: Fernando Vieira da Cruz, Orientador: Sílvia Cordeiro Nassif. Data da defesa: 04/02/2019.
|
51.
|
|
O riso grotesco, a Commedia Dell’Arte e o Clown: vivência e aprendizado no Barracão Teatro, Autor: Raissa Guimarães de Souza Araújo, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 01/02/2019.
|
52.
|
|
POÉTICAS TENSIVAS: Relações de tensão entre o corpo e o contexto das artes visuais. Autor: Dora Monteiro Smeke, Orientador: Marta Luiza Strambi. Data da defesa: 31/01/2019.
|
53.
|
|
O CORPO COMO DESTINO: DESDOBRAMENTOS DA FOTOGRAFIA DE FRANCESCA WOODMAN, Autor: Isadora Fernandes Souza, Orientador: Mauricius Martins Farina. Data da defesa: 31/01/2019.
|
54.
|
|
Lembrar para esquecer para lembrar: um estudo sobre autorrepresentação em Artes Visuais, Autor: Laís Rosário de Oliveira, Orientador: Lúcia Eustachio Fonseca Ribeiro. Data da defesa: 31/01/2019.
|
55.
|
|
Areias do tempo: uma confidência do processo criativo e poético com a matéria fotográfica no cianótipo, Autor: Daniela Corrêa da Silva Pinheiro, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 30/01/2019.
|
56.
|
|
TUA PELE, TUAS PALAVRAS: O ARQUIVO DE FOTOGRAFIAS DE FAMÍLIA NUMA VISÃO INTERMIDIÁTICA, Autor: Maria Ilda Trigo, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 30/01/2019.
|
57.
|
|
Efêmera - Experiências visuais com pigmentos de plantas, Autor: Simone Rocha de Campos, Orientador: Ivanir Cozeniosque Silva. Data da defesa: 30/01/2019.
|
58.
|
|
Entre trilhas do Sertão do Cariri: o encontro entre o catimbozeiro e o romeiro de Padre Cícero, Autor: Flávia Pagliusi, Orientador: Larissa Sato Turtelli. Data da defesa: 28/01/2019.
|
59.
|
|
CONTINGÊNCIAS: A TRANSITORIEDADE MATERIAL NA NATUREZA, NA VIDA E NA ARTE, Autor: Maria Luiza de Almeida, Orientador: Sylvia Helena Furegatti. Data da defesa: 14/01/2019.
|
|
|
|
| |
|