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IEL - Linhas de Pesquisa
 
Instituto de Estudos da Linguagem
 
Linhas de Pesquisa
 
1.
  Saberes linguísticos, tecnologias e práticas cotidianas. O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo dos processos simbólicos, históricos e políticos de construção dos saberes linguísticos sobre a linguagem e a(s) língua(s), e seus modos de textualização pelo Estado, nas Instituições do saber e nas circulações cotidianas. São projetos que se voltam para as relações entre as tecnologias de linguagem (escrita, gramática, dicionário, manuais, textos científicos, linguagem digital etc.) e as tecnologias urbanas (cidades, instituições, bibliotecas, arquivos, rua), a partir de diferentes materialidades significantes. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2021). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
2.
  História e Teoria da Filologia. O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história e dos pressupostos epistemológicos do estudo dos textos clássicos e de sua recepção no mundo moderno, bem como das tarefas filológicas envolvidas (incluindo, por exemplo, reflexão sobre a edição, tradução e exegese de textos escritos nessas línguas, bem como sobre seu ensino). Envolve o estudo da metalinguagem antiga, das abordagens empregadas em Estudos Clássicos ao longo do tempo, bem como sua relação com outras ciências. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2021). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
3.
  Informação, comunicação, tecnologia e sociedade. Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos de produção e consolidação das tecnologias e das ciências na contemporaneidade. A partir de referenciais das ciências sociais e da comunicação, esta linha de pesquisa considera como campo fundamental de investigação as transformações sociais, políticas, e culturais em conexão com as tecnologias e as ciências. Os processos de divulgação ou comunicação das ciências e tecnologias são ampliados ou deslocados na medida em que se reconhecem como válidas diferentes produções de conhecimento e de tecnologia. São temas recorrentes de pesquisa nesta linha: tecnociência; tecnologias de informação e de comunicação; internet, redes sociais e cultura digital; comunicação, ciência e capitalismo; gênero, corpo, raça; movimentos sociais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
4.
  Literatura, artes e comunicação. Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção contemporânea da cultura. Propõe reflexões acerca de enunciados artísticos e literários por meio da descrição de artefatos culturais lançados à midiosfera, e pela identificação das linhas de força que projetam e tensionam seus campos. Envolve investigações acerca de jornalismo cultural e literário bem como estudos sobre as potencialidades políticas da imagem. Enfatiza, também, práticas de intervenção cultural investigando, para tal, interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012).
 
5.
  Sintaxe gerativa das línguas naturais.Reúne projetos que se dedicam ao estudo sincrônico e diacrônico; da aquisição das propriedades sintáticas de uma língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
6.
  Constituição das teorias e métodos lingüísticos. O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história das teorias, dos métodos linguísticos e da epistemologia linguística. São projetos com ênfase na análise dos processos de constituição de saberes sobre a linguagem produzidos na história, nas mais diferentes áreas em que tais saberes se produziram, com atenção específica ao domínio da linguística enquanto disciplina que se particulariza na história da ciência. Priorizam-se as condições políticas e sociais em que tais conhecimentos foram produzidos, relacionadas à constituição das línguas nacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
7.
  Análise, descrição e documentação de línguas naturais. Agrupa projetos dedicados à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase nas indígenas, além de estudos comparativos, históricos e tipológicos, e os relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação de tais línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
8.
  Análise e Modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física. Reúne projetos dedicados a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos de aspectos dos sons das línguas naturais para compreender o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo, a sua aquisição e os seus desvios patológicos. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
9.
  Natureza e fatores da significação. Reúne projetos dedicados ao estudo dos processos da significação lingüística. Visa à descrição da significação de línguas diferentes, levando a uma reflexão teórico-metodológica e ao desenvolvimento das disciplinas dedicadas ao estudo do sentido. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
10.
  Língua, cultura e sociedade. Reúne projetos dedicados ao estudo do fenômeno lingüístico em seu contexto social, tendo como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável do sujeito falante e do grupo a que este pertence. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
11.
  Cérebro, mente e linguagem. Inclui projetos relacionados à discussão da semiologia neurolingüística, ao estudo de processos psicolingüísticos na aquisição e na patologia da linguagem e ao estudo do normal e do patológico no funcionamento da linguagem e da cognição humana. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
12.
  Língua, texto e discurso. Reúne projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. Os conceitos de língua, texto e discurso são explicitados sob condições de enunciação, questões de processamento textual, de textualização e fatores de discursividade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
13.
  Línguas e textos da cultura greco-romana. O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da língua e cultura grega e latina. Inclui os projetos relacionados a estudos linguísticos do grego antigo e do latim e a tradução e exegese de quaisquer textos escritos nessas línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
14.
  A fala e a escrita da criança. Abrange projetos de aquisição de linguagem, incluindo-se os chamados distúrbios e a aquisição de línguas de sinais, enfocando trabalhos sobre a escrita inicial e a relação entre desenho e escrita e pesquisas elaboradas a partir de fenômenos da clínica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
15.
  Língua, Sujeito e História.Reúne projetos dedicados ao estudo da relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
16.
  Linguagem e psicanálise. Inclui projetos que, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, investigam as conseqüências para os estudos lingüísticos da hipótese de o inconsciente ter estrutura de linguagem, tendo como eixo o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2003). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA.
 
17.
  Cultura Científica e Sociedade. Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura em geral e à cultura científica em particular, propondo análises sobre a divulgação de manifestações culturais e no jornalismo científico que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre culturas, ciências, tecnologias, inovação e sociedade.
Abarca, desse modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em instituições de ensino e pesquisa, revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, observando a relação e o diálogo entre mídia e educação, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências nos mais diversos veículos e suportes, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação crítica e cidadã no processo educativo do uso das mídias na educação formal e não formal. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).

 
18.
  Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. A linha compreende estudos sobre a relação do público com as ciências e as tecnologias, tomando como ponto de partida a imagem da ciência desenvolvida pela sociologia do conhecimento. Considera os conteúdos formais de conhecimento científico, os métodos e processos da ciência, suas formas de institucionalização e controle, incluindo os processos comunicacionais que tratam de ciência, tecnologia e inovação. Envolve investigação sobre a noção de público, a presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade como um todo, públicos específicos ou mesmo as experiências individuais do público com as ciências. Os estudos são realizados por meio de metodologias específicas, incluindo, por exemplo, pesquisas de opinião e percepção, tanto qualitativas, como quantitativas. Os resultados constituem elementos importantes para a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica e de políticas de ciência e tecnologia e de educação, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, desse modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2008).
 
19.
  Linguagens, Transculturalidade e Tradução. Estudos da linguagem com ênfase em questões culturais e identitárias e em teorias e práticas de tradução. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2020). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
20.
  Linguagens e Educação Linguística. Estudos da linguagem com ênfase me questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
21.
  Linguagens e Tecnologias. Estudos da linguagem com ênfase na sua relação com as diferentes mediações tecnológicas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2012). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA APLICADA.
 
22.
  Estudos teóricos e críticos de literatura. A presente linha de pesquisa volta-se para as correntes e movimentos da teoria literária da contemporaneidade. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
23.
  História da literatura e das poéticas até o séc. XVIII. A presente linha de pesquisa tem por objeto obras literárias e póeticas escritas até o séc. XVIII, incluindo as vernáculas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
24.
  História e poéticas da modernidade. A presente linha de pesquisa engloba as obras literárias do século XX, seja no Brasil, Europa ou nas Américas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
25.
  O Romantismo e seus desdobramentos. A presente linha de pesquisa investiga o surgimento, consolidação e influências do romantismo, tanto na Europa quanto nas Américas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 
26.
  Estudos Comparados e interdisciplinares de literatura. A presente linha de pesquisa abarca as relações entre teoria literária e outras áreas de conhecimento, como a filosofia, sociologia e antropologia. Também lida com novos objetos da teoria literária como o cinema, a canção, os quadrinhos etc. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2009). Linha ligada ao DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERARIA.
 

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