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NIED - Linhas de Pesquisa
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Núcleo de Informática Aplicada à Educação
Linhas de Pesquisa
1.
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Tecnologias Digitais em contexto Formal, não Formal e Informal. Estudos e pesquisas sobre o uso de tecnologias na escola (contexto formal), em espaços de aprendizagem fora da escola (não formal) e na vida cotidiana (informal). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1984).
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2.
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Políticas públicas sobre uso de Tecnologias Educacionais. Estudo de políticas públicas na área de Tecnologias Educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
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3.
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Inclusão Digital para Todos. Pesquisa e implementação de soluções para equidade e inclusão no acesso à tecnologia. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2010).
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4.
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Pensamento Computacional e Letramento Digital. Pesquisas para aplicar fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2001).
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5.
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Cultura e Mundo Digital. Envolve pesquisa com finalidade de ensinar sobre artefatos digitais e sobre a participação consciente e democrática por meio das tecnologias digitais, alinhado com objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2017).
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6.
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Formação docente para o uso de Tecnologias Digitais (inicial e continuada). Preparação de educadores para a utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica, pensando na formação continuada e na formação na graduação (inicial). (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1983).
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7.
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Criação de ambientes educacionais baseados em realidade virtual e aumentada / Inteligência Artificial aplicada à Educação. Pesquisa e desenvolvimento de ambientes educacionais baseados em realidade virtual e aumentada e/ou com Inteligência Artificial aplicada à Educação (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2018).
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8.
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Construcionismo e Metodologias ativas (Robótica Pedagógica, STEAM e Maker). Realizar pesquisas e práticas de extensão, preferencialmente, junto a escolas. O construcionismo procura aliar o construtivismo com o uso de tecnologias, sendo muito praticado com metodologias ativas para o ensino voltado ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), Educação Maker e Robótica Pedagógica. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1987).
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9.
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Tecnologias para educação á distância e híbrida (e-learning, m-learning, u-learning). Desenvolvimento de sistemas e metodologias para aplicação de EaD e Educação Híbrida. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1997).
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10.
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Currículo e Tecnologias Educacionais. Pesquisas sobre a integração de tecnologias com o currículo das escolas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1996).
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11.
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Acessibilidade e Tecnologias Assistivas. Esta linha de pesquisa objetiva propor soluções com tecnologias que possam incluir pessoas com necessidades especiais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 1998).
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12.
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Metodologias de Design para Tecnologias Educacionais. Pesquisas e design de interfaces para melhor uso de tecnologias educacionais. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 2007).
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