Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 01) |
|
|
|
|
|
Capa alemã do livro Conceitos Fundamentais da História da Arte de Heinrich Wölfflin. |
Capa brasileira do livro Conceitos Fundamentais da História da Arte de Heinrich Wölfflin. |
|
|
|
|
|
|
Capa do livro Rediscoveries in Art de Francis Haskell. |
Capa francesa do livro La norme et le caprice (versão francesa de Rediscoveries in Art) de Francis Haskell. |
Folha de São Paulo. Nova Medusa de Caraggio é encontrada. |
|
|
|
|
|
|
Suposta Medusa de Caravaggio. 1597-98. |
Caravaggio. Medusa. 1598-99. |
Le Dossier Caravage - Psychologie des
attributions et psychologie de l'art, Berne-Joffroy André |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. Baco doente. 1593. |
Capa do livro Caravaggio de Roberto Longhi. |
Orazio Gentileschi. Madonna. Atribuida a Caravaggio por Longhi. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. João Batista. c.1600. Pinacoteca Capitolina, Roma |
atribuÃdo ao Caravaggio, Galleria Doria Pamphilj, Roma. |
|
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. A captura de Cristo. 1602 |
Le Dossier Caravage - Psychologie des
attributions et psychologie de l'art, Berne-Joffroy André |
Cópia da obra de Caravaggio. |
|
|
|
|
|
|
Matéria sobre a exposição das obras em Laches. |
Cópias de Caravaggio da cidade de Laches. |
Cópias de Caravaggio da cidade de Laches. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. A ceia de Emaús. 1602. |
Caravaggio. A incredulidade de São Tomé. 1601-02. |
Caravaggio. São Mateus e o anjo. Kaiser-Friedrich-Museum, Berlim
(obra perdida, 1945). |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. A inspiração de São Mateus. 1602. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. |
Caravaggio. A inspiração de São Mateus. 1602. |
Caravaggio. Retrato de cortesã. 1598. Perdido com o São Matheus. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio de Berlim, perdido com o São Matheus. |
Atribuido a Caravaggio. Ritratto di Monsignor Maffeo Barberini. |
Atribuido a Caravaggio. Ritratto di Monsignor Maffeo Barberini. (detalhe) |
|
|
|
|
|
|
Fragonard. Cópia de Caravaggio. |
Cézanne. Deposição, a partir de Caravaggio.. |
Caravaggio. Deposição. 1602-04. |
|
|
|
|
|
|
|
Marcantonio Raimondi. Julgamento de Paris. 1515-16. |
Rembrandt van Rijn. A crucificação de Cristo entre os dois ladrões. 1653. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. São Mateus e o anjo. Kaiser-Friedrich-Museum, Berlim
(obra perdida, 1945). Reconstituição da cor do quadro, feita quando ele se perdeu, a partir da memória das pessoas e das cores que Caravaggio teria utilizado. |
Luca Signorelli,O reino de Pã, 1490. Quadro perdido. |
Luca Signorelli,O reino de Pã, 1490. Reprodução de como seriam as cores do quadro. |
|
|
|
|
|
|
Fotografia do estúdio Fratelli Alinari. |
Caravaggio. Garoto com cesto de frutas. 1593. |
|
|
|
|
|
|
|
Fotografia de Visconti. |
Model: David Beckham - Ad Campaign: Emporio Armani Underwear Spring/Summer 2008 - Photographers: Mert Alas & Marcus Piggott |
Caravaggio. Amor Vincit Omnia. 1601-02. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. Judite e Holoferne. 1599. |
Caravaggio MMX. Giuditta e Oloferne , 2010. |
Fantasio. Alfred de Musset na Comédie française |
|
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. |
Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. Na igreja Sant'Agostino em Roma. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. Na igreja Sant'Agostino em Roma. |
Caravaggio. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. |
Caravaggio. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio.Vocação de São Mateus. 1599-1600. |
Caravaggio.Vocação de São Mateus. 1599-1600. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. |
Caravaggio. Tocador de Alaúde. 1595. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Gustave Courbet. Le désespéré. 1843-45. |
|
|
|
|
|
|
Gustave Courbet. Un enterrement à Ornans. 1849-50. |
Vista do cartaz da exposição Courbet no Grand Palais. |
Jan Vermeer. A carta de amor. c.1667-1670. Oil on canvas. Rijksmuseum, Amsterdam. |
|
|
|
|
|
|
Piero della Francesca. Flagelação de Cristo. 1455-1460. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 02) |
|
|
|
|
|
|
|
Rafael Sanzio. Escola de Atenas, 1509. |
Michelangelo Buonarroti. David. 1504. |
|
|
|
|
|
|
Donato Bramante. San Pietro in Montorio. |
Pantheon. Roma. |
Torso de Belvedere. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Victor Hugo. Cathédrale gothique à Reims, 1838. |
|
|
|
|
|
|
|
|
FrontispÃcio Vidas de Vasari. |
|
|
|
|
|
|
Escola de Coppo di Marcovaldo, Virgem e menino no trono. 1260c. |
Giotto. Ognissanti Madonna, 1310c. |
Masaccio. Virgem e Menino, 1426. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo Buonarroti. Tondo Doni, 1504c. |
Rosso Fiorentino. Madona entronizada com quatro Santos, 1518. |
|
|
|
|
|
|
|
TrÃade de Miquerinos. |
Estátua de Kouros. |
à direita: Praxiteles, Hermes com DionÃsio criança. |
|
|
|
|
|
|
Vitória de Samotrácia. |
Antonio Canova. Paolina Borghese, 1804. |
Jacques-Louis David. Madame Récamier, 1800. |
|
|
|
|
|
|
Panthéon. Paris. |
United States Capitol. Washington. |
FAU-USP. |
|
|
|
|
|
|
Palazzo dei Congressi , 1954. |
Palazzo dei Congressi , 1954. |
Filippo Brunelleschi. Basilica di Santo Spirito, 1487. |
|
|
|
|
|
|
Galeria de esculturas no Museo Pio-Clementino. |
Grupo de Laocoonte. fotografia de Fratelli Alinari. |
Giuseppe Garibaldi, fotografia de Fratelli Alinari. |
|
|
|
|
|
|
Cartaz do filme, Tomboy de Céline Sciamma. |
Pedro Weingärtner. Borboletas, 1910. |
Le quai des brumes de Marcel Carné. |
|
|
|
|
|
|
|
Interior da catedral de Reims. |
Caravaggio. Baco doente. 1593. |
|
|
|
|
|
|
Caravaggio. Judite e Holoferne. 1599. |
|
Badia Fiesolana, Florença. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vitória de Samotrácia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Leon-Battista Alberti. Autorretrato, 1435 c. |
Michelangelo Buonarroti. Cristo Ressurecto. 1519-20. |
|
|
|
|
|
|
|
Michelangelo Buonarroti. Pietà . 1499. |
Donatello. David, 1440 c. |
|
|
|
|
|
|
Andrea del Verrocchio. David, 1473-1475. |
Michelangelo Buonarroti. Pietà Rondanini. 1552-64. |
Michelangelo Buonarroti. Pietà Rondanini. 1552-64. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo Buonarroti. Julgamento Final. 1537-41. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83. |
Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83. |
Rafael Sanzio. Expulsão de Heliodorus do Templo, 1512 c. |
|
|
|
|
|
|
|
Giulio Romano. Sala dei Giganti, 1532-1535. |
Henri Cartier-Bresson. Gare St. Lazare, 1932 |
Henri Cartier-Bresson. Alberto Giacometti. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
As três graças. cópia romana de uma escultura grega. |
Rafael Sanzio. As três graças, 1500-1505. |
Apolo Belvedere |
|
|
|
|
|
|
Hércules Farnese. |
Michelangelo Buonarroti. Escravo moribundo. 1516. |
Michelangelo Buonarroti. Escravo (Atlas). 1519-36. |
|
|
|
|
|
|
|
Hagesandro, Atenodoro e Polidoro de Rodes, Laocoonte e seus filhos, séc. I d.C. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 03: Looks on Baroque) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Annibale Carracci. Assunção da Virgem Maria (1600-01) Cerasi Chapel, Chiesa Santa Maria del Popolo, Roma. |
Raffaello Sanzio. Madonna Sistina (c.1514). Gemäldegalerie, Dresden. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo. Desenho preparatório para Sibilla Libica (1511). Metropolitan Museum of Art, New York. |
Gian Lorenzo Bernini. O rapto de Proserpina (1621-1622) Galleria Borghese, Roma [detalhe] |
Michelangelo. Túmulo de Lorenzo de Médici. Capela Médici. BasÃlica de São Lourenço, Florença. |
|
|
|
|
|
|
Gian Lorenzo Bernini – Túmulo do papa Alessandro VII (1671-78) BasÃlica de São Pedro, Vaticano. |
Michelangelo Buonarroti. Escravo moribundo. 1516. |
Gian Lorenzo Bernini. O rapto de Proserpina (1621-1622) Galleria Borghese, Roma |
|
|
|
|
|
|
|
Andrea Pozzo. Apoteose de Santo Inácio de Loyola (1685) . Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma. |
Michelangelo. Biblioteca Medicea-Laurenziana (1530) Florença |
|
|
|
|
|
|
Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano |
Diego Velázquez. Vênus ao espelho. 1647-1651 c. |
Giorgione. Vênus de Dresden, 1510 c. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo. Pietà . 1499. |
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma |
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma |
|
|
|
|
|
|
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma |
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma |
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma |
|
|
|
|
|
|
Vaticano |
|
Vitória de Samotrácia. |
|
|
|
|
|
|
Michelangelo. Cúpula BasÃlica de São Pedro (sec. XVI), Vaticano. |
Borromini. Chiesa Sant'Ivo alla Sapienza (1642-1660), Roma. |
Aleijadinho. Igreja de São Francisco de Assis (Sec. XVIII), Ouro Preto, MG. |
|
|
|
|
|
|
William Thornton, Stephen Hallet e James Hoban. United States Capitol (projetos de 1792-1793) |
Colonne de Juillet (1840), Place de la Bastille, Paris. |
Cartão postal com estação projetada por Hector Guimard (Paris) |
|
|
|
|
|
|
Gaudi |
William F. Lamb (Shreve, Lamb and Harmon). Empire State Building (1930-1931) |
EdifÃcio Altino Arantes,1939-1947, ao fundo |
|
|
|
|
|
|
Auguste e Louis Lumière. L'arrivée d'un train en gare de La Ciotat. 1895. |
Georges Méliès (1861-1938). Viagem à Lua (1902) |
Antonioni A Aventura. 1960 |
|
|
|
|
|
|
Fellini. 8 ½. 1963. |
Lygia Pape. Tteia n°1. Exibida no pavilhão da Bienal de Veneza, em 2009. |
|
|
|
|
|
|
|
Iluminado, Stanley Kubrick, 1980. |
Iluminado, Stanley Kubrick, 1980. |
Folha de São Paulo |
|
|
|
|
|
|
Folha de São Paulo |
Folha de São Paulo |
Folha de São Paulo |
|
|
|
|
|
|
Folha de São Paulo |
Gaulês moribundo. Mármore Romano, séc. III d.C. |
Charles Rivière. Perspective du château et des jardins de Versailles (lithographie). |
|
|
|
|
|
|
Bernini. Piazza di San Pietro (séc. XVII), Vaticano. |
Bernini. Primeiro projeto para Louvre (1664). Cabinet des Dessins, Musee du Louvre, Paris. |
Claude Perrault (1613-1688). Façade de l’aile est du Louvre (1665-80), Paris. |
|
|
|
|
|
|
Carlo Rainaldi (1611-1691) Fachada da Igreja Sant'Andrea della Valle (1661- 1665), Roma. |
Église du Val-de-Grâce, 1645-1667. |
Charles Le Brun. Entrada de Alexandre na Babilônia (1664). Louvre. |
|
|
|
|
|
|
Bernini. Busto de LuÃs XIV (1665). Musée National de Versailles. |
Bernini. Estátua Equestre de LuÃs XIV (1669-70). Terracota. Galleria Borghese, Roma. |
Bernini. Constantino (1663-70). Mármore e estuque pintado. Scala Regia, Palácio Vaticano. |
|
|
|
|
|
|
Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano |
Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano |
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. |
|
|
|
|
|
|
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. |
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. |
Bernini. Colonnato di San Pietro (séc. XVII), Vaticano. |
|
|
|
|
|
|
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. |
Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma |
Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma |
|
|
|
|
|
|
Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma |
Mantegna. Camera degli Sposi (1471-74), Mantua. |
Theatre Saint George, Paris |
|
|
|
|
|
|
Theatre Saint George, Paris |
Kazimir Malevich. Quadrado negro sobre fundo branco (1915). |
Afresco de Pompéia. |
|
|
|
|
|
|
Juan de Valdés Leal. In ictu oculi (1672) Siviglia, Hospital de la Caridad. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Vermeer. Girl Reading a Letter at an Open Window (1657–1659). Gemäldegalerie, Dresden |
Bernini. Tumulo do Papa Alexandre VII. 1671-78. BasÃlica de São Pedro, Vaticano. |
Bernini. Cenotafio di Suor Maria Raggi (1647-53). Basilica di Santa Maria sopra Minerva, Roma. |
|
|
|
|
|
|
Cortina da Opéra de Paris (Palais Garnier) |
|
|
|
|
|