Ementa
O curso aborda a inserção do Masp no panorama cultural de São Paulo através de suas exposições, da formação do acervo e dos programas didáticos.
Programa
O MASP é um museu que acontece dentro do edifício dos Diários Associados e não escapa à intenção de interagir com o público. Para esse efeito, exposições didáticas configuradas a partir de uma museografia de vanguarda e mostra permanente de objetos arqueológicos, artísticos e de desenho industrial, organizada por critério estilístico e não meramente cronológico, esboçam a vontade de apagar as fronteiras entre arte e vida. Torna-se interessante comparar esse projeto de reconstrução da memória histórico-artística às novas propostas pedagógicas do pós-guerra como a promovida pelo crítico inglês Herbert Read. Para tanto, serão examinadas categorias estéticas a partir da teoria da pura visualidade que nortearam o ensino artístico da jovem instituição. O curso pretende analisar o nascente MASP como escola que, mediante a ambição de seu Instituto de Arte Contemporânea, vinca as diversas modalidades do sentir (arte, música, fotografia e cinema, arquitetura e paisagismo, moda). Houve resistências e facilitações ao novo projeto, seja pela personalidade controvertida do Presidente dos Diários Associados, seja pelas novidades contidas nas propostas do Conservador-Chefe do Museu.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bardi, P.M., História do MASP, São Paulo : Quadrante, 1992
Pequena História da Arte: introdução ao estudo das artes plásticas, São Paulo : Melhoramentos, [1990] .
Bazin, André, O cinema : ensaios, São Paulo : Brasiliense, 1991
Cavalcanti, Alberto. Filme e realidade. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953.
Le Corbusier, A arte decorativa, São Paulo : Martins Fontes, 1996
Malraux, André, As vozes do silêncio, Lisboa [Portugal] : Livros do Brasil, [195-?]
Marangoni, Matteo, Aprenda a ver, São Paulo, Instituto Progresso Editorial, 1949.
Read, Herbert, A educação pela arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Imagen e Idea, Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1965.
Rubino, Silvana (org.), Lina por escrito, textos escolhidos de Lina Bo Bardi, São Paulo : Cosac Naify, 2009.
Zanini, Walter (org.) História Geral da Arte no Brasil, São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles/ Fundação Djalma Guimarães, 1983, 2 volumes.
Wölfflin, Heinrich, Conceitos Fundamentais da História da Arte, São Paulo: Martins Fontes, 1984.
A bibliografia pontual será dada durante o curso.