atas do I Encontro de História da Arte - Revisão Historiográfica: O Estado da Questão - 2005

Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi
                           Camila Carneiro Dazzi
                           Renata Gomes Cardoso

 

Os textos encontram-se em ordem alfabética do nome dos autores

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - X - Y - Z

 

Forte São João e Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande: Guardiões da Nossa Identidade Cultural
Adriana Sanajotti Nakamuta

 

Arte Latino-Americana: Percursos e Omissões na Historiografia da Arte
Alejandra Hernández Muñoz

 

Museografias do MASP
Alexander Gaiotto Miyoshi

 

A Unidade dos Projetos Estético e Ideológico e a Potencialidade do Monumento no Espaço Urbano: O Caso do Monumento às Bandeiras e do Monumento Duque de Caxias
Ana Carolina Fróes Ribeiro

 

O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX – uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944)
Ana Maria Tavares Cavalcanti, Profa. Dra.

 

Notas sobre o patrimônio artístico das irmandades de São Pedro dos Clérigos
André Luiz Tavares Pereira, MSc.

 

Ao quadrado preto – a passagem da figuração à abstração no trabalho de K. Malévitch
Angela Nucci

 

O ciclo de pinturas de Guttmann bicho no caps Ernesto Nazareth – Ilha do Governador / RJ
Arthur Gomes Valle, Prof. MSc.

 

A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 – a apreciação da imprensa.
Camila Dazzi

 

O barroco mineiro e o gestual humano: uma ótica de François Delsarte
Carolina Romano de Andrade

 

A fotografia e o modernismo de 1922
Carolina Soares

 

Michelangelo furioso: Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo
Cássio da Silva Fernandes

 

Visitas à luz de tochas: guiando o olhar através dos museus de escultura antiga no final do século XVIII e início do XIX
Claudia Valladão de Mattos

 

Arte monetária romana: reflexos de uma propaganda
Cláudio Umpierre Carlan, MSc.

 

O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca
Daniela Maura Ribeiro

 

Oscar Niemeyer e o mercado imobiliário de São Paulo na década de 1950. O escritório satélite sob direção do arquiteto Carlos Lemos e os edifícios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliário
Daniela Viana Leal, MSc.

 

Cidades históricas na contemporaneidade – o estudo de caso de Tiradentes-MG
Deborah Castro, Liliane Sayegh, Cristiane Canuto

 

A polissemia do referente fotográfico
Diana de Abreu Dobranszky, MSc.

 

O culto mariano e os vitrais da catedral de Chartres (a arte medieval: seu papel na religiosidade e suas relações com o espaço sagrado)
Elias Feitosa de Amorim Júnior

 

Oscar Guanabarino e a crítica de arte periódica no Brasil
Fabiana de Araujo Guerra Grangeia

 

As artes plásticas em belo horizonte, de 1918-1944: Aníbal Mattos e seu tempo
Fabrize Santos Pousa

 

Lygia Pape e Hélio Oiticica: possíveis conexões poéticas
Fernanda Pequeno da Silva

 

A Questão da Série na Obra de Castagneto: Alguns Comentários
Helder Oliveira

 

Inovações Acadêmicas: O Curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes como Catalisador de Modernizações.
Helena Cunha de Uzeda

 

A “Anunciação” de El Greco do Masp: Um Estudo Sobre seu Contexto de Criação e Recepção
Isis Selmikaitis

 

Embu-Mirim: Arte na Aldeia
Jaelson Bitran Trindade

 

Uma Escola Revolucionária de Arte: Vkhutemas/Vkhutein (1920-1930)
Jair Diniz Miguel

 

Artífices na Vila Rica Setecentista: Possibilidades de Pesquisa
Jeaneth Xavier de Araújo

 

Ricardo Severo: Entre O Elogio e a Crítica
Joana Mello de Carvalho e Silva

 

A recepção estética dos monumentos culturais missioneiros e da arte barroca guarani no sítio de São Miguel, Rio Grande do Sul.
João Batista Neto

 

Santa Rosa de Lima: Questionamentos acerca da imaginária da matriz de Viamão.
João Dalla Rosa Júnior

 

Algumas considerações sobre o quadro “auto-da-fé” ou “tribunal da inquisição”, de Francisco José de Goya y Lucientes
João Henrique dos Santos, Kellen Jacobsen Follador

 

Pedro Americo, Victor Meirelles, entre o passado e o presente
Jorge Coli

 

Reflexões teóricas sobre questões museológicas e sua contribuição para cenografia
Juliana Pfeifer Caetano

 

A construção de Brasília: Uma contradição entre utopia e realidade
Lara Moreira Alves

 

Revendo a Missão Francesa: A Missão Artística de 1816, de Afonso D’Escragnolle Taunay
Leticia Squeff

 

O Retrato de Suzanne Bloch: O Período Azul de Pablo Picasso da Obra do MASP
Luciana Bicalho Piacenza

 

Entre o Clássico e o Sublime: Sobre a Obra de William Turner e sua Relação com as Teorias da Paisagem do Final do Século XVIII e Início do Século XIX
Luciana Taniguti Bertarelli

 

Visões e Revisões da Talha Neoclássica na Bahia
Luiz Alberto Ribeiro Freire

 

“Os Bandeirantes”, de Henrique Bernardelli
Maraliz de Castro Vieira Christo

 

A Recepção de Motivos Iconográficos Gregos na Etrúria
Marcelo Hilsdorf Marotta

 

O Tocador pelo Pincel: Imagens da Música Popular na Obra de Cândido Portinari
Marcelo Téo

 

O Religioso e o Artístico nos Livros Ilustrados em Minas Gerais: Termo de Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar das Congonhas de Sabará.
Márcia Almada

 

Painéis Decorativos Executados por Rodolpho Amoêdo (1857-1941): Algumas Considerações
Márcia Valéria Teixeira Rosa

 

Re-Inserções em Circuitos Alegóricos: A Fotografia na Obra de Cildo Meireles
Marco Antonio Pasqualini de Andrade

 

O Distante Próximo, o Próximo Distante: A Elaboração de um Espaço Imaginário nas Paisagens de Guignard
Marcos Rodrigues Aulicino

 

A História da Arte e a Conservação do nosso Patrimônio
Marcos Tognon

 

Da Ideologia à Arquitetura, um Projeto Além-Mar: O Neomanuelino no Brasil
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos

 

Novas Leituras do Modernismo
Maria de Fátima Morethy Couto

 

O Exórdio de uma Cultura Urbana no Brasil no Final do Século XIX e Início do Século XX: a Leitura das Imagens Produzidas pelos Fotógrafos Italianos Presentes naquela Época no Brasil.
Maria Pace Chiavari

 

Arquitetura Forense do Estado de São Paulo Produção Entre As Décadas de 50 e 90 do Século XX, sob a Influência da Arquitetura Moderna.
Maria Tereza Regina Leme de Barros Cordido

 

Sobre a Historiografia da Arquitetura Moderna Brasileira: Os Livros ‘Arquitetura Contemporânea no Brasil’, de Yves Bruand e ‘Arquiteturas no Brasil 1900-1990’ de Hugo Segawa
Marília Santana Borges

 

A “Teoria do Não-Objeto”, a Teoria dos “Specific Objects” e a Emergência de Novos Meios Artísticos no Brasil e Nos Estados Unidos
Marilia Solfa

 

A Elaboração da Imagem de Virgílio no Quattrocento
Nancy Ridel Kaplan

 

O Nacionalismo na Arte decorativa Brasileira – De Eliseu Visconti a Theodoro Braga
Patrícia Bueno Godoy

 

Vedute Urbinate: Perspectiva e Humanismo na Urbino do Fim do Século XV
Patrícia Dalcanale Meneses

 

Juízes do Não-Sabido
Paula Scamparini

 

Apontamentos Sobre a Iconografia de Virgílio nas Ilustrações Renascentistas da Comédia
Paula F. Vermeersch

 

A Arte Parietal Romana e Diversidade
Pedro Paulo A. Funari, Marina Regis Cavicchioli

 

Três Olhares, uma Cidade: Em Busca de um Passado Nacional
Ralf José Castanheira Flores

 

Um Teatro para o “Conjunto Harmônico de Edifícios Monumentais”
Renata Alves Sunega

 

As Obras do Acervo do MACC nos Salões de Arte Contemporânea de Campinas: 1960 e 70.
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago

 

Anita Malfatti e a Crítica de Arte do Início do Século XX
Renata Gomes Cardoso

 

Obras e Artistas no Universo de Ângelo Agostini.
Rosangela de Jesus Silva

 

A Paleta Formal Construtiva de Flávio de Carvalho: Arquitetura Elaborada como um Objeto Artístico.
Sulamita Fonseca Lino

 

Alvim Corrêa e suas Mulheres Desnudas
Thais Fernanda Martins Hayek

 

O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret
Valéria Piccoli

 

O desenho na Escultura de Umberto Boccioni
Vanessa Beatriz Bortulucce

 

A Dimensão Pública da Coleção Gilberto Chateaubriand
Vanessa Biazioli Siqueira

 

A Proposta de Revisão Epistemológica da Historiografia da Arte na Obra de Didi-Huberman
Vera Pugliese

 

O Auto-Retrato Fotográfico: Um Estudo sobre a Construção Fisionômica como Arbitrariedade em Artur Barrio.
Virgínia Gil Araujo

 

Basílica de Vézelay: Percursos de Leitura dos Capitéis Historiados da Nave (A Arte Medieval: Seu Papel na Religiosidade e suas Relações com o Espaço Sagrado)
Vivian P. C. Coutinho de Almeida

 

Historiografia da Arte no Brasil: Por um Regime de Oposições
Yacy–Ara Froner

 

 

Para visualizar os arquivos da RHAA é necessário que você possua o Adobe Acrobat Reader.

português  |  english      

© 1994-2009 RHAA – Revista de História da Arte e Arqueologia   |   ISSN 1413-0874   |   CONTATO   |   SOBRE O SITE