Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi
Camila Carneiro Dazzi
Renata Gomes Cardoso
Os textos encontram-se em ordem alfabética do nome dos autores
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - X - Y - Z
Forte São João e Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande: Guardiões da Nossa Identidade Cultural
Adriana Sanajotti Nakamuta
Arte Latino-Americana: Percursos e Omissões na Historiografia da Arte
Alejandra Hernández Muñoz
Museografias do MASP
Alexander Gaiotto Miyoshi
A Unidade dos Projetos Estético e Ideológico e a Potencialidade do Monumento no Espaço Urbano: O Caso do Monumento às Bandeiras e do Monumento Duque de Caxias
Ana Carolina Fróes Ribeiro
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX – uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944)
Ana Maria Tavares Cavalcanti, Profa. Dra.
Notas sobre o patrimônio artístico das irmandades de São Pedro dos Clérigos
André Luiz Tavares Pereira, MSc.
Ao quadrado preto – a passagem da figuração à abstração no trabalho de K. Malévitch
Angela Nucci
O ciclo de pinturas de Guttmann bicho no caps Ernesto Nazareth – Ilha do Governador / RJ
Arthur Gomes Valle, Prof. MSc.
A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 – a apreciação da imprensa.
Camila Dazzi
O barroco mineiro e o gestual humano: uma ótica de François Delsarte
Carolina Romano de Andrade
A fotografia e o modernismo de 1922
Carolina Soares
Michelangelo furioso: Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo
Cássio da Silva Fernandes
Visitas à luz de tochas: guiando o olhar através dos museus de escultura antiga no final do século XVIII e início do XIX
Claudia Valladão de Mattos
Arte monetária romana: reflexos de uma propaganda
Cláudio Umpierre Carlan, MSc.
O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca
Daniela Maura Ribeiro
Oscar Niemeyer e o mercado imobiliário de São Paulo na década de 1950. O escritório satélite sob direção do arquiteto Carlos Lemos e os edifícios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliário
Daniela Viana Leal, MSc.
Cidades históricas na contemporaneidade – o estudo de caso de Tiradentes-MG
Deborah Castro, Liliane Sayegh, Cristiane Canuto
A polissemia do referente fotográfico
Diana de Abreu Dobranszky, MSc.
O culto mariano e os vitrais da catedral de Chartres (a arte medieval: seu papel na religiosidade e suas relações com o espaço sagrado)
Elias Feitosa de Amorim Júnior
Oscar Guanabarino e a crítica de arte periódica no Brasil
Fabiana de Araujo Guerra Grangeia
As artes plásticas em belo horizonte, de 1918-1944: Aníbal Mattos e seu tempo
Fabrize Santos Pousa
Lygia Pape e Hélio Oiticica: possíveis conexões poéticas
Fernanda Pequeno da Silva
A Questão da Série na Obra de Castagneto: Alguns Comentários
Helder Oliveira
Inovações Acadêmicas: O Curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes como Catalisador de Modernizações.
Helena Cunha de Uzeda
A “Anunciação” de El Greco do Masp: Um Estudo Sobre seu Contexto de Criação e Recepção
Isis Selmikaitis
Embu-Mirim: Arte na Aldeia
Jaelson Bitran Trindade
Uma Escola Revolucionária de Arte: Vkhutemas/Vkhutein (1920-1930)
Jair Diniz Miguel
Artífices na Vila Rica Setecentista: Possibilidades de Pesquisa
Jeaneth Xavier de Araújo
Ricardo Severo: Entre O Elogio e a Crítica
Joana Mello de Carvalho e Silva
A recepção estética dos monumentos culturais missioneiros e da arte barroca guarani no sítio de São Miguel, Rio Grande do Sul.
João Batista Neto
Santa Rosa de Lima: Questionamentos acerca da imaginária da matriz de Viamão.
João Dalla Rosa Júnior
Algumas considerações sobre o quadro “auto-da-fé” ou “tribunal da inquisição”, de Francisco José de Goya y Lucientes
João Henrique dos Santos, Kellen Jacobsen Follador
Pedro Americo, Victor Meirelles, entre o passado e o presente
Jorge Coli
Reflexões teóricas sobre questões museológicas e sua contribuição para cenografia
Juliana Pfeifer Caetano
A construção de Brasília: Uma contradição entre utopia e realidade
Lara Moreira Alves
Revendo a Missão Francesa: A Missão Artística de 1816, de Afonso D’Escragnolle Taunay
Leticia Squeff
O Retrato de Suzanne Bloch: O Período Azul de Pablo Picasso da Obra do MASP
Luciana Bicalho Piacenza
Entre o Clássico e o Sublime: Sobre a Obra de William Turner e sua Relação com as Teorias da Paisagem do Final do Século XVIII e Início do Século XIX
Luciana Taniguti Bertarelli
Visões e Revisões da Talha Neoclássica na Bahia
Luiz Alberto Ribeiro Freire
“Os Bandeirantes”, de Henrique Bernardelli
Maraliz de Castro Vieira Christo
A Recepção de Motivos Iconográficos Gregos na Etrúria
Marcelo Hilsdorf Marotta
O Tocador pelo Pincel: Imagens da Música Popular na Obra de Cândido Portinari
Marcelo Téo
Painéis Decorativos Executados por Rodolpho Amoêdo (1857-1941): Algumas Considerações
Márcia Valéria Teixeira Rosa
Re-Inserções em Circuitos Alegóricos: A Fotografia na Obra de Cildo Meireles
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
O Distante Próximo, o Próximo Distante: A Elaboração de um Espaço Imaginário nas Paisagens de Guignard
Marcos Rodrigues Aulicino
A História da Arte e a Conservação do nosso Patrimônio
Marcos Tognon
Da Ideologia à Arquitetura, um Projeto Além-Mar: O Neomanuelino no Brasil
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos
Novas Leituras do Modernismo
Maria de Fátima Morethy Couto
Arquitetura Forense do Estado de São Paulo Produção Entre As Décadas de 50 e 90 do Século XX, sob a Influência da Arquitetura Moderna.
Maria Tereza Regina Leme de Barros Cordido
Sobre a Historiografia da Arquitetura Moderna Brasileira: Os Livros ‘Arquitetura Contemporânea no Brasil’, de Yves Bruand e ‘Arquiteturas no Brasil 1900-1990’ de Hugo Segawa
Marília Santana Borges
A Elaboração da Imagem de Virgílio no Quattrocento
Nancy Ridel Kaplan
O Nacionalismo na Arte decorativa Brasileira – De Eliseu Visconti a Theodoro Braga
Patrícia Bueno Godoy
Vedute Urbinate: Perspectiva e Humanismo na Urbino do Fim do Século XV
Patrícia Dalcanale Meneses
Juízes do Não-Sabido
Paula Scamparini
Apontamentos Sobre a Iconografia de Virgílio nas Ilustrações Renascentistas da Comédia
Paula F. Vermeersch
A Arte Parietal Romana e Diversidade
Pedro Paulo A. Funari, Marina Regis Cavicchioli
Três Olhares, uma Cidade: Em Busca de um Passado Nacional
Ralf José Castanheira Flores
Um Teatro para o “Conjunto Harmônico de Edifícios Monumentais”
Renata Alves Sunega
As Obras do Acervo do MACC nos Salões de Arte Contemporânea de Campinas: 1960 e 70.
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Anita Malfatti e a Crítica de Arte do Início do Século XX
Renata Gomes Cardoso
Obras e Artistas no Universo de Ângelo Agostini.
Rosangela de Jesus Silva
A Paleta Formal Construtiva de Flávio de Carvalho: Arquitetura Elaborada como um Objeto Artístico.
Sulamita Fonseca Lino
Alvim Corrêa e suas Mulheres Desnudas
Thais Fernanda Martins Hayek
O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret
Valéria Piccoli
O desenho na Escultura de Umberto Boccioni
Vanessa Beatriz Bortulucce
A Dimensão Pública da Coleção Gilberto Chateaubriand
Vanessa Biazioli Siqueira
A Proposta de Revisão Epistemológica da Historiografia da Arte na Obra de Didi-Huberman
Vera Pugliese
O Auto-Retrato Fotográfico: Um Estudo sobre a Construção Fisionômica como Arbitrariedade em Artur Barrio.
Virgínia Gil Araujo
Basílica de Vézelay: Percursos de Leitura dos Capitéis Historiados da Nave (A Arte Medieval: Seu Papel na Religiosidade e suas Relações com o Espaço Sagrado)
Vivian P. C. Coutinho de Almeida
Historiografia da Arte no Brasil: Por um Regime de Oposições
Yacy–Ara Froner
Para visualizar os arquivos da RHAA é necessário que você
possua o Adobe Acrobat Reader.