FWD cdmc
Nº15 - 15/04/2011 CENTRO
DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA CDMC
- CIDDIC Acesse nosso site : www.unicamp.br/ciddic 1 -CONCURSO : Concorso nazionale di composizione
Francesco Agnello 2 -CONCURSO : Banda Sinfônica de São Paulo 4 -CALL : Lithuanian Academy of Music and Theatre 5 -CALL : The 7th Art of Record Production
Conference 6 -CALL : AMIA 2011 (The Association of Moving Image
Archivists) 8 -DIVULGAÇÃO : 4o. Encontro Internacional do IRSA -
International Rhythmic Studies Association 9 -DIVULGAÇÃO : Festival de Música de Ourinhos
acontece em Julho 10 -DIVULGAÇÃO : 21o. IASJ - International
Association of School of Jazz 11 -DIVULGAÇÃO : Rencontre inter-réseaux •
CHANGEMENT D'INTERVENANT • vendredi 22 avril 2011 13 -DIVULGAÇÃO : A MÚSICA NO TEMPO E O ESTUDO
MUSICAL 14 -DIVULGAÇÃO : Vencedores do Concurso Jovens
Solistas 15 -DIVULGAÇÃO : Trio Puelli, dia 16/04, lançamento
do CD Primma 16 -DIVULGAÇÃO : Dia Nacional do Choro em Tatuí 17 -CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de
Campinas - Agenda Maio l 2011 18 -CONCERTO : MusiCâmara apresenta Quarteto de
Sopros da UFRGS 20 -CONCERTO : PIANISTA LICIA LUCAS E LANÇAMENTO DO
LIVRO A GENEALOGIA DO PIANO 21 -CONCERTO : Grupo de Percussão do Conservatório
de Tatuí estreia temporada dia 16 22 -CONCERTO : FABIO ZANON - Fundação Maria Luiza e
Oscar Americano 23 -CONCERTO : Banda Sinfônica do Estado de São
Paulo 24 -CONCERTO : 16/4 - BRAVIO, 19/4 - Violoes da UFU 25 -CONCERTO : ETH Big Band (Zuchich - Suíça) e e o
grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil) 26 -MASTERCLASS : Violão com Marcos Victora-Wagner 27 -NEWS : Newsletter Avril 2011 28 -NEWS : Now and Soon in New York and the World 29 -NEWS : {modisti news} Dongle Doc . L’outre est
tombée 30 -NEWS : L'Education Musicale Lettre d'information
n°48 Avril 2011 ____________________________________________________ ____________________________________________ 1 - CONCURSO : Concorso nazionale di composizione Francesco Agnello____________________________________________ Cari amici, Concorsi di composizione . Puoi leggere qui le altre notizie di concorsi ____________________________________________________ ____________________________________________ 2 - CONCURSO : Banda Sinfônica de São Paulo____________________________________________ PROCESSO SELETIVO DE INSTRUMENTISTAS PARA A BANDA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO A APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte - abre inscrições
para Processo Seletivo de instrumentistas para integrar a Banda Sinfônica do
Estado de São Paulo.
____________________________________________________ ____________________________________________ 3 - CONCURSO : Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás para percussãoDe: marinapianista@hotmail.com ____________________________________________ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DE GOIÁS EDITAL Nº 020, DE 05 DE ABRIL DE 2011 O Diretor de Desenvolvimento de Recursos
Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, usando
de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estarão abertas as inscrições para o
processo seletivo simplificado, destinado à contratação, por tempo determinado, de PROFESSORES DE
ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO – SUBSTITUTOS,
para as disciplinas discriminadas a seguir, com Carga Horária de 40 (quarenta) horas semanais, cujas
remunerações básicas estão relacionadas abaixo, para os Campi de Goiânia-GO,Jataí-GO, Luziânia-GO e
Uruaçu-GO, nos termos do dispositivo da Lei N.º 8.745/93 e alterações introduzidas pelas Leis
N.ºs 9.849/99 e 11.784/2008. Carga Horária Graduação Especialização Mestrado
Doutorado 40 horas R$2.130,33 R$ 2.265,78 R$ 2.782,97 R$
3.678,74 Área/Disciplina Vagas
Titulação Mínima Exigida Carga Horária Campus Música/Percussão 01 Licenciatura Plena em Música ou Educação Musical ou Percussão. 40 Goiânia/GO 1. DAS INSCRIÇÕES 1.1. Período 07.04.2011 a 15.04.2011. 1.2. Local: Somente pela Internet no endereço
eletrônico www.ifg.edu.br. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá
imprimir o boleto bancário, efetuando o pagamento no valor de R$ 30,00 (trinta
reais), em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o 15.04.2011. Antes de efetuar o
recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os
requisitos exigidos para a participação no Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga,
só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Processo Seletivo. 1.3 Não serão aceitas inscrições via FAX, via
postal ou via correio eletrônico. 1.4 Não haverá isenção total ou parcial do
valor da inscrição. 1.5 As condições e exigências constantes deste
Edital, em seu inteiro teor, estarão disponíveis, a partir do dia 07.04.2011, no site www.ifg.edu.br. 1.6 No ato da inscrição o candidato deverá possuir
a Titulação Mínima Exigida no quadro mencionado na página 01. 1.7. No ato da prova de Desempenho Didático o
candidato deverá apresentar documento oficial de identidade com foto e Boleto Bancário
devidamente quitado. 2 – DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS: 2.1. A seleção dos candidatos será feita em 02
(duas) etapas que serão validadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, cada: 2.1.1. Análise de Títulos – caráter
eliminatório e classificatório -Será eliminado o
candidato que não comprovar a titulação mínima exigida no
presente Edital; 2.1.2. Prova de Desempenho Didático – caráter
eliminatório e classificatório – Será automaticamente eliminado o candidato que não comparecer à
Prova de Desempenho Didático e aqueles que não atingirem a pontuação mínima exigida
de 60 pontos. 2.1.3. A Prova de Desempenho Didático terá
duração de 45 minutos. 2.1.4. Serão considerados aprovados todos os
candidatos que forem classificados nas duas etapas. 3 -CALENDÁRIO DAS
ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO: 3.1. ENTREGA DOS DOCUMENTOS: 3.1.1. Ocorrerá no prazo de 07.04.2011 a
15.04.2011 – no horário das 8 horas às 17 horas. 3.1.2. A documentação deverá ser acondicionada
em envelope lacrado, constando o nome do candidato e a Área/Disciplina endereçada à Diretoria de
Desenvolvimento de Recursos HumanosDDRH/ Processo Seletivo. Os envelopes deverão ser
entregues no Protocolo, situado na Rua 75, n° 46 – Centro – Goiânia-GO, para as vagas do
Campu s de Goiânia; na Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social, situada
na Rua Riachuelo n° 2090 – Bairro Samuel Graham – Jataí-GO, para as vagas do Campus de
Jataí; na Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social, situada na Rua Bartolomeu,
s/n, Vila Esperança – Luziânia-GO, para as vagas do Campus de Luziânia e na Coordenação de
Recursos Humanos e Assistência Social, situada na Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento
Santana-Uruaçu-GO, para as vagas do Campus de Uruaçu. 3.1.3. Não serão aceitos em hipótese alguma
envelopes encaminhados por Sedex, ou outra via postal. O candidato deverá, dentro do prazo e
do horário do item 3.1.1. entregar pessoalmente ou por procurador constituído por procuração
seu envelope lacrado no local descrito no item 3.1.2. 3.2. CONTEÚDO DO ENVELOPE: 3.2.1. Currículum Lattes, acompanhado de cópias
comprobatórias de titulações, e experiência profissional. 3.2.2. Cópia do Boleto Bancário. 3.2.3. Declaração de Acumulação ou Não
Acumulação de Cargos Públicos e/ou privados (formulários disponíveis nos
Anexos IV e V deste Edital.
Havendo acumulação de cargos, emprego ou função pública, exercício de atividade como
autônomo ou particular, o candidato deverá detalhar o horário de trabalho na Declaração
de Acumulação de cargos e anexar ao formulário uma Declaração expedida pelo Departamento de
Recursos Humanos do órgão em que trabalha contendo horário semanal de trabalho e a carga
horária mensal do cargo ocupado). 3.2.4. Ainda que o candidato não esteja
trabalhando em nenhuma instituição/empresa deve preencher o formulário de não acumulação de cargos, sob
pena de ser eliminado do processo seletivo. 3.3. Durante o processo seletivo fica o
candidato ciente de que à época de sua contratação no IFG, deverá promover a adequação de sua carga
horária de trabalho à determinada na legislação em vigor. 3.4. Caso a carga horária contratual a ser
acumulada seja superior a 60 horas semanais (sendo permitido acumular 40 h no IFG e no
máximo 20 h em outra Instituição) o candidato será automaticamente eliminado no ato da
contratação. 3.4.1. Carga horária contratual refere-se
àquela registrada e documentada (carteira de trabalho, termo de posse, contrato, etc.). CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO: DATA ETAPA/ATIVIDADE 07.04.2011 a 15.04.2011 -Período
de Inscrição e Entrega dos Documentos. 18.04.2011 -Análise de
Títulos. 19.04.2011 -Divulgação
do resultado da Prova de Análise de Títulos. 20.04.2011 -Prazo
final para contestação do resultado da Prova de Títulos (conforme o item 6 das
Disposições Gerais) 25.04.2011 -Divulgação
do resultado do recurso. 25.04.2011 -Às 10 h
sorteio de ponto na DDRH – Campus Goiânia e nas Coordenações de Recursos Humanos e Assistência
Social dos campi de Jataí, Luziânia e Uruaçu. 26.04.2011 e 27.04.2011 -Prova
de Desempenho Didático. 28.04.2011 -Divulgação
do resultado final. 29.04.2011 -Publicação
da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União. 4 – DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS CONTIDAS NA LEI Nº
8.745 DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993 A SEREM CUMPRIDAS PELO IFG E PELOS CANDIDATOS E
FUTUROS CONTRATADOS. 4.1. A contratação far-se-á exclusivamente para
suprir a falta de docente da carreira, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento,
aposentadoria, afastamento para capacitação e afastamento ou licença de concessão obrigatória. 4.2. As contratações para substituir
professores afastados nos termos da Lei n° 8.745/93 devem ser limitadas a vinte por cento do total de cargos
de docentes da carreira constante do quadro de lotação do IFG. 4.3. Embora não seja necessária a realização de
Concurso Público, a escolha dos melhores candidatos será precedida de processo seletivo com ampla
divulgação, inclusive com publicação no Diário Oficial da União. 4.4. O prazo do contrato a ser firmado será de
01 (um) semestre letivo. Esse contrato poderá ser, no interesse da Administração, prorrogado a cada
final de semestre letivo, até o prazo máximo de dois anos letivos. 4.5. A síntese dos contratos firmados deverá
posteriormente à sua assinatura ser encaminhada à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão. 4.6. Não poderão ser contratados servidores
ocupantes dos cargos efetivos da carreira do Magistério Federal instituída pela Lei n°7.596,
de 10 de abril de 1987. 4.7. O pessoal a ser contratado após a
realização do processo seletivo não poderá: a – receber atribuições, funções ou encargos não
previstos no respectivo contrato; b – ser nomeado ou designado, ainda que a
título precário ou em substituição, para o exercício de
cargo em comissão ou função de confiança; c – ser novamente contratado, com fundamento
nesta Lei, antes de decorridos vinte e quatro meses de encerramento de seu contrato anterior. 4.8. O contrato firmado de acordo será extinto,
sem direito a indenizações, nas seguintes hipóteses: a – pelo término do prazo contratual; b – por iniciativa do contratado, devendo ser
comunicada a Administração com antecedência mínima de trinta dias. 4.9. A extinção do contrato, por iniciativa do
IFG, decorrente de conveniência administrativa, importará no pagamento ao contratado de indenização
correspondente à metade do que lhe caberia referente ao restante do contrato. 5 – DA VALIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS
NO PROCESSO SELETIVO: 5.1. A validade de participação no processo
seletivo está condicionada ao atendimento, pelo candidato, na data da inscrição, dos seguintes
requisitos: 5.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado,
estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de
igualdade entre brasileiros e 4 portugueses, com reconhecimento de gozo de
direitos políticos na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972; 5.1.2. Estar em dia com as obrigações
eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos; 5.1.3. Estar em dia com as obrigações
militares, para os candidatos do sexo masculino; 5.1.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos; 5.1.5. Não ter sido contratado, com fundamento
na Lei nº 8.745/93 com as alterações introduzidas pela Lei nº 9.849/99, nos últimos 24 meses; 51.6. Não deter a condição de ocupante de cargo
efetivo, integrante das carreiras de Magistério de que trata a Lei Nº 7.596, de 10/04/87. 5.2. Se o candidato for de outra nacionalidade,
apresentar documentos que comprovem a permanência regular e definitiva no país nos termos da
legislação em vigor. 6 -DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS: 6.1. Em caso de empate entre dois ou mais
candidatos, os critérios de desempate serão os seguintes: 1. Obtiver maior número de pontos na Prova de
Desempenho Didático; 2. Obtiver maior número de pontos na Prova de
Títulos (Análise de Currículo). 6.1.1. Persistindo o empate, terá preferência,
o candidato com maior idade. 6.2. Facultar-se-á ao candidato apresentar um
único requerimento sobre eventual contestação do resultado da Prova de Títulos. Para isso, o candidato
deve abrir um processo no Protocolo do respectivo Campus para o qual se inscreveu no concurso,
endereçado à DDRH/Processo Seletivo para o Campus Goiânia e à Coordenação de Recursos
Humanos e Assistência Social para o Campus Jataí, até as
14 horas do dia 20.04.2011. Recurso para a Prova de Títulos Processo Seletivo: EDITAL N.º 020, DE 05 DE
ABRIL DE 2011. Candidato:_______________________________________________________________
_ Número do Documento de Identidade: Número de Inscrição: Área/Disciplina: Contestação:_____________________________________________________________
_____________________________________________Data:
____/____/2011. Assinatura do candidato: 6.3. Os Diplomas e/ou Certificados em língua
estrangeira somente serão considerados se validados pelos órgãos competentes conforme dispuser a
legislação vigente. 6.4. Este processo seletivo será válido por 01
(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano, a contar da data de homologação do
resultado final (Publicação no Diário Oficial da União). 6.5. Os professores substitutos, contratados
por tempo determinado, nas condições e nos prazos previstos na lei supramencionada, submeter-se-ão em
atendimento ao interesse do ensino e da Instituição, aos horários que lhes forem
estabelecidos, em qualquer dos turnos letivos de funcionamento da Instituição. 6.6. A classificação neste Processo Seletivo
Simplificado não assegurará ao candidato o direito de ingresso no cargo, mas apenas a expectativa de ser
contratado, segundo a ordem de classificação, ficando a contratação condicionada à
observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e à
conveniência da Administração. DIVINO LOPES DE ALVARENGA Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos ____________________________________________________ ____________________________________________ 4 - CALL : Lithuanian Academy of Music and Theatre____________________________________________ Dear colleagues, So we would like to inform you about the deadline to present abstratcs and personal details up to 2011 April 11. We would like to invite you to participate in this multidisciplinary conference as the topics of the conference are very wide: Mikalojus Konstantinas Čiurlionis’s epoch
and its horizons; Čiurlionis’s music and its Romantic
paradigm: inspirations, correspondences, disparities; Čiurlionis’s vision of modernistic music:
ideas, rudiments of systems and techniques; 100 years of Lithuanian music after
Čiurlionis; “Composer of music and paintings”: a traveller
on the artistic crossroads; Parallels, intersections and contradictions of
Čiurlionis’s musical and artistic languages; The scope of Čiurlionis’s artistic
consciousness: the traces of Polish, Lithuanian, German and Russian cultures; Textology of Čiurlionis’s art (problems
of origin and notation); The Unknown Čiurlionis: a network of
individual creative reflections; Čiurlionis’s creation and its existence
in the Great Symphony of the World. Keynote speakers: Prof. Habil. Dr. Stefan Keym (Leipzig University,
Germany); Please forward this invitation to the interested ones also. All the details according to abstract and personal info are listed in conference website. Information about the conference: http://mkc2011.lmta.lt/index.html.en Placed in the "Golden pages for musicologists" Hope to hear from you soon and to lookign to see you in Vilnius. With best wishes- Conference secretary dr. Rima Povilioniene dr. Rima Povilioniene LITHUANIA Phone +37061597401 ____________________________________________________ ____________________________________________ 5 - CALL : The 7th Art of Record Production Conference____________________________________________ Call For Papers
____________________________________________________ ____________________________________________ 6 - CALL : AMIA 2011 (The Association of Moving Image Archivists)____________________________________________ AMIA 2011 Call for Session and Workshop Proposals ____________________________________________________ ____________________________________________ 7 - CALL : SIMPÓSIO INTERNACIONAL => Cultural Counterpoints / Musical Interactions between the US and Latin America____________________________________________ http://www.music.indiana.edu/lamc/conference/ CULTURAL COUNTERPOINTS:EXAMINING THE MUSICAL INTERACTIONS BETWEEN THE US AND LATIN
AMERICA A Conference in Celebration of the
50th Anniversary of the Indiana University Latin American Music Center Oct. 19-23, 2011, at the Jacobs
School of Music of Indiana University, Bloomington Call for Papers Extended
submission deadline: 5pm EST, June 1st, 2011. As a celebration of its 50th
Anniversary, the Indiana University Latin American Music Center will hold a
conference on a broad range of topics addressing historical and current musical
exchanges between the U.S. and Latin America. The conference will take
place at the Bloomington campus of Indiana University, between October 19th and
October 23rd,2011. Proposals for papers and
presentations must discuss the effects and impact of musical exchanges between
the US and Latin America. As long as the central issue of cross-cultural impact
is engaged, the proposals can address any historical period and repertoire
stream (such art-, urban, popular or traditional music; film and
commercial music; etc.), as well as any aspect of the musical phenomenon
(such as compositional style, specific works, aesthetics, analysis,
documentation, reception, migration, performance practice, etc.). Topics of particular interest to the
Latin American Music Center include: The education, career, reception and documentation of Latin American composers in the US Shifting identities, institutions and border culture between Mexico and the United States from the 16th century through the present Impact of composers, conductors, performers, festivals, foundations, and institutions from the United States on Latin American musical developments and vice-versa. Cross-cultural impact of the rise of commercial music, radio, film and other media between the US and Latin AmericaImpact of American technology on composition and dissemination (e.g. Instituto Torcuato di Tella,Columbia University Electroacoustic music, commercial music) Cross-over between classical and popular genres and aspects of cross-cultural marketing and reception Atlantic Studies relevant to Latin American-US exchanges. The legacies of Gerard Behague (in memoriam) and Robert Stevenson . The legacies of the Latin American Music Center (Juan Orrego-Salas, Guillermo Espinosa) Application materials must include a
250-word abstract, a one-page double-spaced biography, and a completed contact
information form, which can be found at the conference website or by request at
lamc@indiana.edu. Applicants must submit all application materials by 5pm EST,
May 1st, 2011 to lamc@indiana.edu. Length of paper should not exceed 20
minutes, allowing for an additional 10 minutes for questions and answers, for a
total of 30 minutes per paper. For the purpose of engaging the wide
population in Bloomington and at Indiana University, the conference will prefer
papers written and presented in English. The program committee will consider
papers in Spanish and Portuguese, but accepted non-English papers will amount
to a maximum of 25% of all accepted papers. Presenters speaking in Spanish or
Portuguese should allow time for translation within their allotted 20 minutes. Applicant Contact Information
form: fillable
PDF / Word
doc For further information, please
write to lamc@indiana.edu ____________________________________________________ ____________________________________________ 8 - DIVULGAÇÃO : 4o. Encontro Internacional do IRSA - International Rhythmic Studies Association____________________________________________ International Rhythmic Studies Association
Para outras informações acessar o site http://www.rhythmicassociation.org
Obrigado -- ____________________________________________________ ____________________________________________ 9 - DIVULGAÇÃO : Festival de Música de Ourinhos acontece em JulhoDe: culturaourinhos.imprensa@gmail.com ____________________________________________ O XI Festival de Música de Ourinhos vai acontecer de 17 a 24 de
julho.
____________________________________________________ ____________________________________________ 10 - DIVULGAÇÃO : 21o. IASJ - International Association of School of JazzDe: muzikness@gmail.com]= ____________________________________________ Caros, ____________________________________________________ ____________________________________________ 11 - DIVULGAÇÃO : Rencontre inter-réseaux • CHANGEMENT D'INTERVENANT • vendredi 22 avril 2011De: contact@futurscomposes.com ____________________________________________ À l'occasion de la première édition du festival Les Détours de Babel, l'Afijma - Association des Festivals Innovants en Jazz et Musiques Actuelles, Futurs Composés - réseau national de la création musicale et Zone Franche - réseau des musiques du monde, se retrouvent pour échanger et débattre de la place de la création dans le secteur musical. Jean-Charles François (Ensemble Aleph) remplacera Monica Jordan (Ensemble Aleph) sur la table ronde "Echanges, modèles économiques et structuration" organisée par Zone Franche. La rencontre se tiendra vendredi 22 avril de 09h30
à 17h00 au Musée de Grenoble, 5 place de lavalette - 38000 Grenoble.
Programme complet : http://www.futurscomposes.com/files/face1-babel.pdf
Plus d'informations : > Le site de l'Afijma , www.afijma.asso.fr > Le site de Futurs Composés, www.futurscomposes.com > Le site de Zone Franche, www.zonefranche.com > Le site des Détours de Babel, www.detoursdebabel.fr ____________________________________________________ ____________________________________________ 12 - DIVULGAÇÃO : JREM online____________________________________________ O JREM (Journal de recherche en Education
Musicale) esta disponivel on-line : http://www.omf.paris4.sorbonne.fr/article.php3?id_article=514 Zélia Chueke, DMA Pianist - researcher Professor of Music- DeArtes, UFPR Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4 ____________________________________________________ ____________________________________________ 13 - DIVULGAÇÃO : A MÚSICA NO TEMPO E O ESTUDO MUSICALDe: valdirfigueiredo@uol.com.br ____________________________________________ CONVITE PARA OUVIR BOA MÚSICA
A MÚSICA NO TEMPO, Uma História da Arte dos Sons, apresentará, a partir desta semana, quatro (4) programas (ns. 454 a 457) focalizando o gênero musical ESTUDO de suas origens até o século XX através da Rádio UNESP FM, Bauru, SP - 105,7 MHz (www.radio.unesp.br) nos seguintes horários: sábado, 7 h; domingo, 20 h, e na 3a. feira às 23 horas. A MÚSICA NO TEMPO também é transmitido pelas Emissoras abaixo, atualmente focalizando o período musical romântico: - RÁDIO VERDE OLIVA FM, Brasília, DF - 98,7 MHz - www.verdeolivafm.exercito.gov.br - sábado, 7 h; 3a. feira 23 h. - RÁDIO UNIMONTES FM, Montes Claros, MG - 101,1 MHz - www.unimontes.br/radio - domingo, 10 h; 4a. feira, 22 h. - RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM (da UFU), Uberlândia, MG - 107,5 MHz - www.fmuniversitária@ufu.br - 4a. feira, 21 h. - RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM da UFRN, Natal, RN - 88,9 MHz - www.fmu.ufrn.br (Renascença) - 4a. feira, 23 h
Se você quer ouvir, e/ou trabalhar ouvindo música clássica em qualquer hora do dia, acesse a RÁDIO CLÁSSICA, música seleta da Renascença ao Século XX: www.radioclassica.com.br (24 horas pela Internet). Boa escuta e bom proveito! ____________________________________________________ ____________________________________________ 14 - DIVULGAÇÃO : Vencedores do Concurso Jovens Solistas____________________________________________ vencedores do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Fundarte
Realizado pela Orquestra de Câmara Fundarte desde 2004, em parceria com o SESI/RS, nesta edição do Concurso Jovens Solistas, 14 jovens músicos foram aprovados para atuar como solistas dos concertos do Projeto SESI catedrais. Entre os aprovados, com idade entre 13 e 25 anos, músicos de Porto Alegre (7), Montenegro (2), São Leopoldo (2) Jaguarão (1), Santa Maria (1), Novo Hamburgo (1), oriundos da UFRGS, UFSM e UFPEL e do Instituto Educacional de Ivoti e da ONG IPDAE- Instituto Popular de Arte-Educação.
Vencedores por istrumento Adrian Borges (piano), Diego Ramirez da Silva Leite (trombone); *Priscila e Thiago Souza Pinto (viola); Emanuel Caramaschi (viola); Fernanda Rosa Machado (violoncelo); Greizi Kirst (flauta doce); Ianes Coelho (flauta transversal); Luiz Fernando Birk (violino); Nicole Heckrath Accurso (flauta); Thiago Bonn Bottega (flauta transversal ); Thiago de Campos Kreutz (violão); Vladimir Soares (flauta doce ) e William Kisaki (violino). *Irmãos gêmeos, tocarão em Duo.
O Concurso Jovens Solistas De âmbito nacional para todas as modalidades de instrumentos é indicada para estudantes ou profissionais com até 25 anos. Tem como objetivo oportunizar a jovens músicos atuarem como solistas da série de concertos do projeto SESI Catedrais e outros projetos da Orquestra de Câmara Fundarte, bem como descobrir jovens instrumentistas que estão se destacando em seus estudos musicais.
Para o maestro Antônio Borges-Cunha, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Fundarte e para a pedagoga Therezinha Petry Cardona, diretora executiva da orquestra, ambos integrantes da comissão organizadora, a maior importância da seleção é propiciar ao Jovem Solista que deseja seguir carreira, a oportunidade de tocar numa orquestra que, ao longo dos anos, vem realizando um grande número de concertos pelo Interior do RS e desenvolvendo formação de platéia com função pedagógica e educacional. Borges-Cunha diz que a Orquestra de Câmara Fundarte é a única orquestra brasileira que está oferecendo, de maneira contínua, oportunidades para jovens atuarem como solista de uma orquestra. “A orquestra tem contribuído para a experiência prática de músicos jovens com potencial para seguir a carreira de músico profissional”, acrescenta.
Entre os 75? músicos que já atuaram como Jovens Solistas, e que conquistaram bolsas em universidades da Europa e dos Estados Unidos onde estão atualmente, destacam-se Paula Bujes, Moisés Cunha e Moisés Santos (violino), e Pablo Ramon Hernandez (oboé).
Assessoria de Imprensa Dinorah Araújo Jornalista MTb 5704 Fone: (51) 3311.6677/9964.5492 E-mail: dinorah@cpovo.net Skype: mdatuar ____________________________________________________ ____________________________________________ 15 - DIVULGAÇÃO : Trio Puelli, dia 16/04, lançamento do CD PrimmaDe: marcos.fecchio@concerto.com.br ____________________________________________ A Série Encontros Clássicos, que
apresenta mensalmente recitais gratuitos com renomados artistas de música
clássica na Sala São Paulo, programou para abril um evento focado em música de
câmara brasileira. EVENTO TRIO PUELLI: Karin Fernandes
– piano; Ana de Oliveira – violino e Ji Shim – violoncelo Programa: SOBRE O CD Primma
SOBRE O TRIO PUELLI
____________________________________________________ ____________________________________________ 16 - DIVULGAÇÃO : Dia Nacional do Choro em TatuíDe: comunica@conservatoriodetatui.org.br ____________________________________________ ‘Choros do Nordeste’ marcará Dia Nacional do Choro em Tatuí Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí faz apresentação no dia 23 de abril
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo – faz no sábado, dia 23 de abril, concerto especial em homenagem ao Dia Nacional do Choro. A apresentação coordenada por Alexandre Bauab Junior será às 20h30 no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro. Nesta apresentação, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí apresentará o repertório “Choros do Nordeste” com chorões nascidos na região Nordeste do país – com exceção, claro, ao aniversariante Pixinguinha. No programa estão “Cochichando” (de Pixinguinha), “Dengoso” (de João Teixeira Guimarães), “Arranca Toco” e “Minha Flauta de Prata” (de Jayme Tomás Florence), “É Do Que Há” (de Luiz Americano Rego), “Itapagipe” e “Pixinguinha” (de Luperce Bezerra Pessoa de Miranda), “Visitando o Recife” (de Francisco Soares de Araújo), “Penumbra” (de Sebastião de Barros “K-Ximbinho”), “Tira Poeira” (de Sátiro Lopes de Alcântara Bilhar), “Saxofone, por que choras?” (de Severino Rangel de Carvalho) e “Maestrissimo Cipó” (de Amélia Brandão Néri).
Os compositores que nasceram na região Nordeste têm participação importante na história do choro, gênero musical brasileiro. João Teixeira Guimarães, por exemplo, compôs mais de cem músicas - suas composições mais conhecidas são “Luar do Sertão” (parceria com Catulo da Paixão Cearense) e “Sons de Carrilhões”. Outro nome importante é o de Jayme Tomás Florence, que formou com Dino 7 Cordas uma das mais duradouras duplas violonistas da música popular brasileira e foi professor de grandes chorões como Pedro Amorim e Mauricio Carrilho. Há ainda Luiz Americano Rego (que integrou o grupo da “Velha Guarda”, liderado por Pixinguinha e fez o som da maioria dos discos de Carmem Miranda, Francisco Alves, Orlando Silva, entre outros) e Luperce Bezerra Pessoa de Miranda (um craque em todos os instrumentos de corda, do cavaquinho ao violino). O concerto trará também obras de Francisco Soares de Araújo, Sebastião de Barros (K-Ximbinho) – que foi descrito por Paulo Moura como "o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana" – e Sátiro Lopes de Alcântara Bilhar.
“Também incluímos obra de Amélia Brandão Néri, instrumentista, pianista e compositora que morou nos Estados Unidos onde fez pesquisas e apresentações”, comentou o coordenador Alexandre Bauab Junior, sobre o programa.
O Dia Nacional do Choro é comemorado desde o ano 2000 em homenagem
ao nascimento do carioca Pixinguinha. Ainda na infância, Alfredo da Rocha
Vianna recebeu de uma prima o apelido de Pizindim ou Pizinguim, que significa
“menino bom”. Em outra hipótese, a alcunha seria uma corruptela de
“bexiguinha”, já que quando criança ele teve a face marcada por varíola. Após
várias transformações, ele se tornou Pixinguinha, nome com o qual fez carreira
e ficou conhecido por todo o país. Para Bauab Junior, Pixinguinha é o “pai da música brasileira”. “Normalmente reconhecido ‘apenas’ por ser um flautista virtuoso e um compositor genial, costuma ter desprezado seu lado de maestro e arranjador. Pixinguinha criou o que hoje são as bases da música brasileira. Misturou a então incipiente música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro. Foi o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil e um músico profissional quando boa parte dos mais importantes músicos eram amadores. Pixinguinha foi antes de tudo um pesquisador de música, sempre inovando e inserindo novos elementos na música brasileira”, disse ele.
SERVIÇO Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí Choros do Nordeste – Dia Nacional do Choro Alexandre Bauab Junior, coordenador 23 de abril – 20h30 Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415 Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento Informações: 15 3205-8444 ____________________________________________________ ____________________________________________ 17 - CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - Agenda Maio l 2011____________________________________________ Olá:
Estamos enviando nossa agenda de maio
Att OSMC Coord. Produção
CONCERTOS OFICIAIS
DIA 07 e 08 de MAIO
PARCIVAL MÓDOLO, Regente Edmundo Hora, Órgão G. F. HÄNDEL Concerto para Órgão Op. 7, No. 1 J. S. BACH Concerto de Brandemburgo No. 4, BWV 1049 Concerto em lá Maior, BWV 1055 Suíte Orquestral No. 3, BWV 1068
21 e 22 de MAIO
Luis Gustavo Petri, Regente FRANCISCO BRAGA Episódio Sinfônico GABRIEL FAURÉ Pellés et Melisande (suíte) SERGEI RACHMANINOFF Sinfonia No. 2
Serviço
Local Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Horários Sábados - 20h - Domingos - 11h
Pça. Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí - cep: 13025-066 - Campinas-SP Tel.: (19) 3237-2730 e-mail: contato@osmc.com.br www.sinfonicadecampinas.com.br
Ingressos R$ 20,00 (inteira) - R$10,00 (meia-entrada) Bilheteria do Teatro: (19) 3232-4168
Pça. Imprensa Fluminense,
s/nº | Cambuí | 13.025-066 www.osmc.com.br ____________________________________________________ ____________________________________________ 18 - CONCERTO : MusiCâmara apresenta Quarteto de Sopros da UFRGS____________________________________________ MusiCâmara apresenta Quarteto de Sopros da UFRGS
O Quarteto de Sopros da UFRGS vai apresentar recital no Projeto MusiCâmara no próximo dia 15 de abril. Formado por professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, o quarteto reúne os músicos Adolfo Almeida Jr. (Fagote), Augusto Fonseca Maurer (clarineta), Fernando Gualda (oboé) e Leonardo Winter (flauta transversal).
No programa do recital, que vai do erudito ao popular, estão as obras Cânone Perpétuo (J. S. Bach), Trio em sol menor pra flauta, oboé e fagote (Antônio Vivaldi), Fragmentos para flauta, clarineta e fagote (Robert Muczynski) , Divertimento para flauta, clarineta e fagote (Hubertus Hoffmann) e Três impressões afro-brasileiras (Edmundo Villani Côrtes).
O Quarteto de Sopros da UFRGS se destaca também pelo viés didático apresentado em seus recitais, nos quais os músicos demonstram seus instrumentos, apresentam os compositores e comentam as obras a serem executadas.
Projeto MusiCâmara
Dia 15 de abril de 2011 – 19h30min – Igreja do Relógio Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro - São Leopoldo Entrada franca
Informações Presto Produções e Promoções Artísticas Há 5 Anos o lugar certo da boa música Telefones: 51 3037.7784 e 9278.5967 www.prestosl.com.br – E-mai: contato@prestosl.com.br Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo – RS
Programa J. S. Bach Cânone Perpétuo (1685-1750) Antônio Vivaldi Trio em sol menor pra flauta, oboé e fagote (1678-1741)  Allegro ma cantabile Largo Allegro Robert Muczynski Fragments para flauta, clarineta e fagote (1929)  Waltz Solitude Holiday Reverie Exit Hubertus Hoffmann- Divertimento para flauta, clarineta e fagote (1929); Allegro Andante Allegro Edmundo Villani Côrtes Três impressões afro-brasileiras (1988) (1930) Toada Lento, dolente Vivo
Fernando Gualda, Oboé Leonardo Loureiro Winter, Flauta Transversal Augusto Fonseca Maurer, Clarineta Adolfo Almeida Jr., Fagote
Quarteto de Sopros da UFRGS Conjunto de música de câmara constituído por oboé, flauta transversal, clarineta e fagote com o objetivo de divulgar a música composta para estes instrumentos, incentivando a criação e execução de novas obras.
Formado por Fernando Gualda (oboé), Leonardo Loureiro Winter (flauta transversal), Augusto Fonseca Maurer (clarineta) e Adolfo Almeida Jr. (fagote), os músicos são professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Com amplo repertório (do erudito ao popular, da música européia à música brasileira, do choro e do maxixe à música de concerto), o Quarteto de Sopros da UFRGS de Porto Alegre executa obras de diferentes períodos e estilos da história da música em obras originais e arranjos especialmente compostos para o conjunto. O grupo procura enfatizar obras de compositores brasileiros e gaúchos, executando com freqüência primeiras audições de composições a ele dedicadas. Além disso, o conjunto procura explorar o repertório dedicado as suas sub-formações, ampliando e diversificando as possibilidades musicais, além de estabelecer eventuais parcerias com músicos de atuação proeminente.
O Quarteto de Sopros da UFRGS também realiza recitais didáticos nos quais os músicos demonstram seus instrumentos, apresentam os compositores e comentam as obras a serem executadas. Em uma atmosfera informal, os ouvintes são encorajados a participar através da formulação de perguntas que são respondidas de maneira acessível. A combinação de instrumentos de sopro, de sonoridade rica e variada, confere ao grupo mobilidade e agilidade, dispensando parte da infra-estrutura usualmente associada a espetáculos musicais, tais como piano e amplificação.
Projeto MusiCâmara – diferencial didático Com a coordenação artística da cantora e professora de técnica vocal Lúcia passos, o Projeto MusiCâmara é aberto à comunidade em geral e para estudantes. Realizado pela PRESTO – Produções e Promoções Artísticas, em partceria com as Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de São Leopoldo, apresenta um diferencial que se constitui no trabalho didático que é feito anteriormente pelos músicos nas escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, com o objetivo de preparar os alunos para a melhor compreensão do programa que será executado.
____________________________________________________ ____________________________________________ 19 - CONCERTO : Concerto OSPA____________________________________________ Concerto da Ospa recebe maestro uruguaio e solista norte-americano nesta terça-feira
Serão executadas obras dos compositores A. Ginastera, W.Burle Marx e Cesar Frank em apresentação na Paróquia São Pedro, em Porto Alegre, com entrada franca
Neta terça-feira (12/4), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará na Paróquia São Pedro (Cristovão Colombo, 1629 - Porto Alegre), interpretando obras do compositor belga Cesar Franck e de dois dos principais compositores do século XX na América Latina – A. Ginastera e W.Burle Marx. O 3º Concerto Oficial contará com duas importantes participações – a do maestro uruguaio Garcia Vigil, e o solista norte-americano Dennis Parker, ao violoncelo.
O violoncelista norte-americano Dennis Parker já foi spalla dos violoncelos na OSPA, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, entre os anos de 1982 e 1984. Hoje, ele atua como professor de cello na Universidade de Louisiana State e já se apresentou com diversas orquestras pelo Brasil, China, Turquia, Espana, República Tcheca, Hungria e países da América Central e do Sul.
O maestro uruguaio Garcia Vigil já se apresentou nos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ter sido convidado pelo maestro Isaac Karabtchevsky a reger no Festival Sinfônico Internacional Mercosul Cultural. Também já esteve à frente de praticamente todas as orquestras sinfônicas da América Latina..
O 3º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tem entrada franca e inicia às 20h30, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio de Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz, Brasília Guaíba e Vonpar e realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Leia a notícia completa em: http://www.ospa.org.br/Site/Html/content/noticias/Detalhe.aspx?id=204
Serviço: O que: 3º Concerto Oficial da Ospa Quando: Terça-feira, 12 de abril, às 20h30 Onde: Paróquia São Pedro (Cristovão Colombo, 1629 - Porto Alegre) Entrada Franca
Mais informações, agendamento de entrevistas e/ou captação de imagens: Entre em contato com Raphaela Donaduce, assessora de imprensa da OSPA, pelos telefones: (51) 3222 7387 / (51) 9975 7282, ou pelos e-mails: imprensa@ospa.org.br / imprensa.ospa@gmail.com.br / raphaela.donaduce@gmail..com ____________________________________________________ ____________________________________________ 20 - CONCERTO : PIANISTA LICIA LUCAS E LANÇAMENTO DO LIVRO A GENEALOGIA DO PIANO____________________________________________ C O N V I T E
MÚSICA NO MUSEU Apresenta
Pianista LICIA LUCAS Em recital de lançamento do livro “A Genealogia do Piano”
Palácio São Clemente – Consulado de Portugal Rua São Clemente 424 – Botafogo – Rio de Janeiro Sábado 30 de Abril de 2011 – Às 18:00 hs
A pianista Licia Lucas Medalha de Ouro no Concurso Internacional Viotti em Vercelli na Itália, concedida por Arturo Benedetti Michelangeli e solista de mais de 50 Orquestras Sinfônicas da Europa, Estados Unidos e América Latina, após sua recente brilhante apresentação na Itália na prestigiosa e exclusiva Sala “Fazioli Concert Hall” ocasião na qual foi longamente ovacionada e aplaudida pela crítica italiana com o título: “Para Licia Lucas os aplausos dos músicos”, apresenta-se na Série Música no Museu, antes de partir para Rússia onde será solista do Concerto No.2 e da Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff. ____________________________________________________ ____________________________________________ 21 - CONCERTO : Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí estreia temporada dia 16De: comunica@conservatoriodetatui.org.br ____________________________________________ Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí estreia temporada dia 16 Concerto faz viagem musical a diferentes países e homenagem ao Japão
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo - faz estreia de temporada no sábado, 16 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação terá coordenação de Luis Marcos Caldana e faz o que ele chama de “viagem musical a diferentes países”, além de uma homenagem ao Japão.
O programa deste concerto traz oito obras: Capricho Diabólico, Marcha, Roll of Rumba, Repercussion, Atenteben, Millennium, Abertura Japonesa e Geometrics. Segundo o coordenador Luis Marcos Caldana, a seleção das obras é uma “viagem musical à África, Estados Unidos, Brasil, Suíça e Japão”.
A primeira obra a ser apresentada é “Capricho Diabólico”. A obra de Jared Spears traz melodias sobrepostas com agradável embasamento harmônico para o público. Em seguida, será apresentada “Marcha”, de Stanley Leonard, que, como o próprio nome diz, traz elementos típicos da marcha tradicional americana. O programa segue com “Roll of Rumba”, uma marcha que traz fragmentos de rumba extraídos das tribos africanas guiné, crioula e quimbundo – lugares de origem da rumba.
A peça mais longa do programa é “Repercussion”, de Pierre Metral. A obra traz sete movimentos interligados entre si, sem pausas, abordando ritmos latinos mesclados com poemas clássicos. “Atenteben” é o nome da obra de Bob Becker, que homenageia um grupo de flautas de Gana. A peça procura exaltar basicamente uma dança muito famosa de Gana, a Ewedance (que engloba os ritmos Agbekor, Gahu e Kpanlogo).
Com “Millenium”, do americano Chris Brooks, o grupo utilizará o maior número de instrumental da percussão, desde o trabalho da parte melódica com teclados, passando pelas peles e intercalando solos individuais.
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz homenagem às vítimas da recente tragédia que assolou o Japão com a obra “Abertura Japonesa”. A peça foi composta pelo brasileiro Ney Rosauro, inspirado em uma “japonesa nordestina”, que saiu do Brasil e foi morar no Japão. A obra traz melodia baseada em uma cantiga japonesa chamada “Sakura, Sakura” (que na tradução significa “cerejeira”), misturada com música nordestina, utilizando o modo dórico.
A última obra da noite é “Geometrics”, obra de autor desconhecido apresentada ao grupo por Frank Oddis em 2001. A obra é originalmente composta para nove instrumentos de percussão. Neste concerto, o grupo utilizará nove woodblocks, performance incrementada com efeitos de luz coloridas nas baquetas e, ao final, uma surpresa.
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, é o mais antigo
grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional.
Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico,
intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças
específicas para grupos de percussão, algo raro no Brasil. Com isso, os
instrumentistas passaram a ter aperfeiçoamento individual e a aprimorar a
experiência de apresentação em grupo. Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.
Grupo de Percussãodo Conservatório de Tatuí Estreia de Temporada Luis Marcos Caldana, coordenação 16 de abril – 20h30 Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415 Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento Informações: 15 3205-8444 ____________________________________________________ ____________________________________________ 22 - CONCERTO : FABIO ZANON - Fundação Maria Luiza e Oscar AmericanoDe: fzanon@gmail.com ____________________________________________ Meus caros,
Peço licença para divulgar meu próximo concerto em São Paulo.
site: http://www.fundacaooscaramericano.org.br/
Abraço a todos, FZ ____________________________________________________ ____________________________________________ 23 - CONCERTO : Banda Sinfônica do Estado de São PauloDe: jvbota@gmail.com ____________________________________________ PROGRAMA:
São Paulo/SP Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$
10,00 (meia) Maiores informações: http://www.apaacultural.org.br/espetaculo.php?id_esp=1743 ____________________________________________________ ____________________________________________ 24 - CONCERTO : 16/4 - BRAVIO, 19/4 - Violoes da UFU____________________________________________ ENGLISH TEXT BELOW 48o. Encontro da Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO) Alisson Alípio - 16 de abril
15 horas: Palestra "A digitação para violão em obras de Bach" 18 horas: Sarau 20 horas: Recital com Alisson Alípio Mais informações sobre Alisson Alípio ______ ____________________________________________________ ____________________________________________ 25 - CONCERTO : ETH Big Band (Zuchich - Suíça) e e o grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil)____________________________________________ Concerto da ETH Big Band (Zuchich – Suíça) e o grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil) Dia 15/04/2011 às 18h local: Auditório Olivier Toni - Departamento de Música da ECA-USP Av. Prof. Luciano Gualberto, trav J Cj.Arquitetônico das Artes - Cidade Universitária entrada franca
A ETH Big Band é composta por 25 estudantes da ETH Zurich,
Jazz-school Zurich and Jazz-school Lucerne. A Banda foi fundada no outono de
1993 por Christoph Eck, que ainda é seu diretor musical.
Em 2006 ETH Big Band viajou pela Europa oriental e mais recentemente
– na primavera de 2008 – visitaua China por 10 dias realizando concertos.
Integrado por estudantes do Departamento de Música da ECA-USP, o Ôctôctô foi formado em 2008 e desde então tem procurado renovar a escrita e interpretação de música brasileira contemporânea. Através de composições e arranjos próprios, o grupo pretende estabelecer um amplo diálogo entre as áreas popular e erudita, as quais fazem parte da atividade musical de cada um de seus componentes. Finalista por duas vezes do Prêmio Nascente-USP (edições 2009 e 2010), o octeto é presença constante na agenda cultural da universidade, tendo se apresentado nos auditórios da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), IB (Instituto de Biologia), IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e Instituto Butantã. Também foi um dos grupos participantes da I Mostra Jazz Music SP, abrindo o concerto do Havana Brasil. ____________________________________________________ ____________________________________________ 26 - MASTERCLASS : Violão com Marcos Victora-Wagner____________________________________________ Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes Departamento de Música - Programa de Pós-Graduação em Música Programa de Extensão do DMUS convidam para
Masterclass de Violão com Marcos Victora-Wagner (Brasil/Alemanha) dia 26 de abril de 2011, terça-feira das 9h às 12h30min e das 14 às 17h30min no Auditorium Tasso Corrêa Instituto de Artes - UFRGS Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre
Inscrições: No Programa de Extensão do DMUS - UFRGS Rua Senhor dos Passos, 248 - sala 62 - Instituto de Artes - (51)3308.4325 ou através do email: masterclasses@ufrgs.br VAGAS LIMITADAS Pré-requisitos para executantes na masterclass: Nível avançado
Serão concedidos certificados aos participantes com 75% ou mais de frequência. (Exceção para os alunos do PPGMUS, para os quais a atividade é curricular.)
Marcos Victora-Wagner
Marcos Victora-Wagner é Bacharel e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Diplommusiker „Summa cum laude“ e Meistermusiker pela Hochschule für Musik Augsburg-Nürnberg, Alemanha. Na sua trajetória de formação teve a oportunidade de aperfeiçoar-se com professores como Franz Hálasz, Eduardo Isaac, Angelo Gilardino e Daniel Wolff, além de ter tido masterclasses com alguns dos mais importantes nomes do violão clássico mundial como: Abel Carlevaro, Eduardo Fernández, Alvaro Pierri, Pablo Márquez, Paolo Pegoraro, Aniello Desiderio, Carlo Marchione, Paul Galbreith, Tilman Hoppstock, Frank Bungarten, Huppert Käppel, Zoran Dukic, Margarita Escarpa, Aléx Garrobé, Ricardo Gallén, Pavel Steidl, Judicael Perroy entre outros.
Premiado em diversos concursos, destacando-se os primeiros prêmios no II Concurso Nacional „ Faculdade Cantareia“ e X Concurso Nacional „Souza Lima“ (São Paulo), segundo prêmio no III Concurso Internacional „Santa Maria de la Armonia“ (Mar del Plata, Argentina) e quarto prêmio no XI Concurso Internacional „Ciudad de Cória“ (Cória, Epanha); Marcos já teve a oportunide de tocar concertos solo e de música de câmara em países como Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Polônia e Itália. Em 2004, solou com a Orquestra Sesi/Fundarte sob a regência de Antônio Carlos Borges Cunha. Tendo sido também laureado com bolsas de estudo do CNPq e KAAD, Marcos reside desde 2007 na Alemanha, onde desenvolve seus estudos de música de câmara no curso Kammermusik Master na Hochschule für Musik Nürnberg. ____________________________________________________ ____________________________________________ 27 - NEWS : Newsletter Avril 2011____________________________________________ CREATION/ DIFFUSION Le 7 avril prochain, le projet European Joysticks Orchestras touchera à sa fin en France avec la création mondiale de "Virtual Voices" de Serge de Laubier à l'Eglise Saint Merri à Paris. Virtual Voices est le point d'orgue de plusieurs mois de travail intense entre l'équipe artistique et pédagogique de PUCE MUSE, une centaine de jeunes franciliens et leur enseignants de musique. La pièce propose à chaque instrumentiste joystickeur de jouer sa voix (essentiellement enregistrée, virtuelle) avec ses deux mains (réelles) pour explorer de nouveaux modes de jeux vocaux électroacoustiques. L'orchestre sera accompagné par Serge de Laubier au Méta-Instrument et dirigé par sept chefs d'orchestre. Virtual Voices réunit des élèves de 6 établissements franciliens dans un grand orchestre mixte de joysticks: le Collège Roland Dorgeles (Paris 18), le Collège La Fontaine du Roy à Ville d'Avray (92). Des jeunes handicapés de l'EME Luxembourg (75) et de l'EREA Toulouse Lautrec (92). Enfin, des élèves du Conservatoire à Rayonnement Régional de Versailles (78)et du Conservatoire municipal de Noisy-le-Sec (93). La
presse en parle
RENCONTRES / TRANSMISSION 28, 29 avril et
2 mai 2011 / Orchestre National d'Île de France / 94 Alfortville En partenariat avec l’Orchestre
National d’Ile de France et PUCE MUSE, le rectorat de
Créteil organise les 28, 29 avril et 2 mai 2011 un stage PAF (plan académique
de formation). Autour de la thématique «Jouons avec l'orchestre» les
enseignants de toutes les disciplines pourront ainsi découvrir le Boeuf sur
le toit de Darius Milhaud avant d'interpréter une version décalée à
la Méta-Mallette.
RECHERCHE
RECRUTEMENT CONTACT Espace Musical
/ PUCE MUSE PUCEMUSE, Espace Musical, est soutenu par la DRAC Ile-de-France -ministère de la Culture et de la communication -, par leConseilrégional d'Ile-de-France, l'Union Européenne et la SACEM. ____________________________________________________ ____________________________________________ 28 - NEWS : Now and Soon in New York and the WorldDe: emfnoreply@list2.green-wave-email.com ____________________________________________ NOW AND SOON: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::: The Sonic Unconscious
:::::::::::::::::::::::::::::::::::: The Orchestra of the S.E.M. Ensemble
and Ostravská banda
:::::::::::::::::::::::::::::::::::: Double Bill: Iktus Percussion
Quartet and Mivos String Quartet
::::::::::::::::::::::::::::::::::: Probe: a sound installation by Paul
Devens
::::::::::::::::::::::::::::::::::: One Thousand Pulses Presents: Tim
Motzer
::::::::::::::::::::::::::::::::::: New Music Miami Festival: Le Balcon
+ NODUS ensemble
::::::::::::::::::::::::::::::::::: Poland
____________________________________________________ ____________________________________________ 29 - NEWS : {modisti news} Dongle Doc . L’outre est tombée____________________________________________ Dongle Doc . L’outre est tombée Posted: 13 Apr 2011
02:43 AM PDT Auteur
: Dongle Doc Audioblogs ARTE Radio :: Les derniers sons de l’audioblog
impronet Alexei
Borisov, Olga Nosova, Ayato, Anton Mobin . TRAPPED
NOISE SPLIT
Posted: 13 Apr 2011
02:42 AM PDT H.A.K. Lo-Fi Record n.213 TRAPPED NOISE SPLIT Limited CD-r photo
edition / 30 Copies Recorded live during
Trapped Noise #3 at Chiquito on March 30th, 2010 ASTMA – Bornos Chiquito
Paris (31:12) http://www.myspace.com/borisovnosova CRASH DUO – Burned
Chicken Here (22:09) ********************************* >>REVIEW on Etherreal by Fabrice
Allard Audio Files Flac VBR MP3 Ogg Vorbis 24bit Flac ASTMA_Alexei Borisov & Olga Nosova – Bornos Chiquito Paris-TN3_master ASTMA_Alexei Borisov & Olga Nosova – Bornos Chiquito Paris-TN3_master CRASH DUO_Ayato & Anton Mobin – Burned Chicken Here-TN3_master CRASH DUO_Ayato & Anton Mobin – Burned Chicken Here-TN3_master
Image Files JPEG JPEG Thumb Item Image Alexei Borisov & Olga Nosova @ Trapped Noise #03 (Paris) – Photo © Steeve Bauras (Kp.) Ayato & Anton Mobin @ Trapped Noise #03 (Paris) – Photo © Steeve Bauras (Kp.) HAK213-cdr.JPG HAK213-index.jpg HAK213-web TRAPPED_NOISE-fly1.jpg TRAPPED_NOISE-fly2.jpg This posting includes an
audio/video/photo media file: Download Now [FbL012] Luca Nasciuti – Temporali Posted: 13 Apr 2011 02:41 AM PDT LUCA NASCIUTI | TWITTER . WEBSITE > DOWNLOAD | MP3 . COVER . MORE OPTIONS Luca Nasciuti’s
compositions are musical events, unfolding in time, much like natural
phenomena. They conjure a world of glacial motion, of ebb and flow: evolving
sound-worlds with their own biotic life span. There are possible
comparisons to be made between Nasciuti’s music and that of other contemporary
experimental sound artists, but for anyone wishing to explore this beguiling
composer’s work, these are merely signposts that fail to give a real sense of the
distinctive nature of his sound world. Tactile and immersive, and with a highly
organic sense of duration, Nasciuti’s music enchants and captivates, gradually
drawing the listener into its compelling and convincing universe.
Luca Nasciuti is a London based composer trained
in electroacoustic composition, classical music, visual and performing arts.
His work spans from installation, to video and performance art, focusing on the
legacy between acoustic and electroacoustic sound, and the interplay of sonic
and visual practices within site-specific contexts. He has been granted
residencies for solo and collaborative projects in the UK and he is exhibiting
and performing his works throughout Europe. mastered by madSavVy
Productions photo by Alejandro Herrero Casajús cover design by Leonardo Rosado (cc) by nc nd April 2011
You are subscribed to email updates from modisti Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA
60610 -- ____________________________________________________ ____________________________________________ 30 - NEWS : L'Education Musicale Lettre d'information n°48 Avril 2011De: webmaster@leducation-musicale.com ____________________________________________ Sommaire de la Lettre d'information de Avril 2011 3. Informations
générales 7. Recensions
de spectacles et concerts 8. L'édition
musicale 11. La
vie de L’éducation musicale
Noticias somente em texto simples, sem
figuras nem tabelas, enviar a: Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l |