FWD cdmc
Nº44 - 05/11/2010 CENTRO
DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA CDMC
- CIDDIC Acesse nosso site : www.unicamp.br/ciddic 1 - NOTA DE
FALECIMENTO : Henrique Pinto 2 - CONURSO : IFPI
- EDITAL Nº 024, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010 4 - DIVULGAÇÃO : FUNARTE INSCREVE BANDAS PARA CESSÃO DE
INSTRUMENTOS 5 - DIVULGAÇÃO :
Cursos Técnicos em Intrumento Musical - Flauta Doce e Violão 6 - DIVULGAÇÃO :
CURSO - INTRODUÇÃO À MÚSICA CONTEMPORÂNEA 7 - DIVULGAÇÃO :
CONVITE - EVENTO LANÇAMENTO DE PARCERIA - PROJETO GURI E CCR AUTOBAN 8 - DIVULGAÇÃO :
DOIS NOVOS CDs DE JORGE ANTUNES 9 - DIVULGAÇÃO :
Brasileiro vence o II Concurso Inter de Piano BNDES 10 - DIVULGAÇÃO :
Results of the Espace du Son Competition 11 - DIVULGAÇÃO :
Festival Internacional de Sopros. 12 - DIVULGAÇÃO :
Musica no Museu faz sucesso na India e em Paris: 13 - RECITAL :
Homenagem a Edmundo Villani-Côrtes || 15 - RECITAL : Duo
Berrenechea 16 - RECITAL : Rogério Peruchi e Fabio Scarduelli 17 - CONCERTO :
Laboratorio Nacional de Música Electroacústica - Cuba 18 - CONCERTO : Três séculos de piano - William Wellborn
apresenta LISZT - 9nov 19 - CONCERTO : PUCRS
- Ópera Aída 20 - CONCERTO : OSUSP
dias 5 e 7 de novembro. 21 - CONCERTO : Cor
Som Palavras Soltas - Leonor Alvim (Portugal) e Antonio Celso Ribeiro (Brasil) 22 - CONCERTO :
November - CDMC in Paris & SoundTrack in Cologne 23 - CONCERTO :
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas | Concerto Oficial: 6 e 7 nov 24 - CONCERTO : IV
Mostra de Compositores do CMU 25 - NEWS : ettre
d'information du Cdmc no 89 | Novembre 2010 26 - NEWS : {modisti
news} MEECAS 2010 . call of works 27 - NEWS : Newsletter
Futurs Composés # 3 28 - NEWS : Newsletter
BRAVIO 69 Toque na BRAVIO em 2011 29 - NEWS : 12
noticias de docenotas.com 30 - NEWS : Musical
America Weekly Newsletter ____________________________________________________ ____________________________________________ 1 -
NOTA DE FALECIMENTO : Henrique Pinto
____________________________________________ Comunicamos que o professor Henrique Pinto veio a falecer as 22h00
do dia 26 de outubro de 2010.
É com tristeza que soubemos da morte de Henrique Pinto, mestre de
violão e exemplo para tantos profissionais espalhados por aí, autor de um
método de iniciação ao violão amplamente adotado no Brasil. Mais sobre o mestre: http://www.musicosdobrasil.com.br/henrique-pinto Site oficial: No fórum de violão, em http://www.violao.org/index.php?showtopic=10102 … muitas mensagens de condolência de músicos de todo o Brasil, entre
elas: “Este é o Annus Horribilis do violão. Não consigo nem manifestar o
que estou sentindo, está passando um filme em replay na minha cabeça. Eu
conhecia o Henrique desde 1982, estudei com ele e, sem contar todo o ensino,
foi das pessoas que mais me puseram pilha para levar o violão a fundo. Quem foi
seu aluno sabe, sem interferir de forma ostensiva na vida de seus alunos ele
dava conselhos que só um pai muito desvelado e sábio poderia dar. Tinha
respeito por gente que tinha 1/4 da idade dele. E foi, sem sombra de dúvida, a
figura mais influente do violão clássico no Brasil nos últimos 40 anos. Se o
Brasil toca violão desse jeito, deve muito ao Henrique. Que desolação, ficamos
todos órfãos.” (Fábio Zanon) http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-morte-de-henrique-pinto ____________________________________________________ ____________________________________________ 2 - CONURSO : IFPI - EDITAL Nº 024, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010____________________________________________ Prezad@s, Verifiquem que para a disciplina Arte o concurso estará envolvendo, pelo menos, três habilidades específicas: música, artes visuais e artes cênicas, ou seja, esperem uma prova no modelo polivalente, tal como fiz ainda na época em que ingressei pelo IFRN. É lamentável que estes moldes defasados ainda perdurem nalguns processos seletivos para professor, mesmo após a aprovação da lei que regulamenta a educação musical no ensino básico. Estou recém chegado na instituição e por estar desarticulado com os
outros campi - até por ser o único professor da disciplina no interior - peço
ajuda no sentido de intervir, ou, ao menos, alertar para a existência da lei nº
11.769 encaminhando um documento a pró-reitoria de ensino explanando a
importância da mesma, bem como do cumprimento no prazo estipulado de 3 anos que
vigorará justamente em 2011. Thiago Cabral ...................................................................... Rua Francisco Urquiza Machado, 462 - Meladão Cel.: (86) 9438-0048 ____________________________________________________ ____________________________________________ 3 - CALL FOR PAPERS : CFP evomusart 2011. Evolutionary and Biologically Inspired Music, Sound, Art and Design____________________________________________ Please distribute ____________________________________________________ ____________________________________________ 4 - DIVULGAÇÃO : FUNARTE INSCREVE BANDAS PARA CESSÃO DE INSTRUMENTOSDe: comunica@conservatoriodetatui.org.br ____________________________________________ EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA A pedidos do Sistema Nacional de Bandas e do
Centro de Música da Funarte, informamos que foi
lançado o edital Procultura de Apoio à Banda de Música, para aquisição de
instrumentos de sopro e de percussão. O edital está disponível nos portais www.cultura.gov.br e www.funarte.gov.br. Dúvidas podem ser dirimidas pelo email fomento@cultura.gov.br e 61 2024-2182. ____________________________________________________ ____________________________________________ 5 - DIVULGAÇÃO : Cursos Técnicos em Intrumento Musical - Flauta Doce e Violão____________________________________________ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS PORTO ALEGRE PROJETO PRELÚDIO ____________________________________________________ ____________________________________________ 6 - DIVULGAÇÃO : CURSO - INTRODUÇÃO À MÚSICA CONTEMPORÂNEADe: ____________________________________________ INTRODUÇÃO À MÚSICA CONTEMPORÂNEA com Sérgio Villafranca Compositor, pianista, performer, coordenador
musical e professor. - às 3as.feiras -19.00
h- de 09/11 a 14/12 O curso se dará através de conversas, exibição
de vídeos e CDs, além de exercícios de improvisação e composição tendo como
objetivo um estudo sobre a música erudita de nossa época. Serão tema de investigação estilos como o
Aleatorismo, Minimalismo, Música Eletroacústica, Performance,
entre outros, assim como movimentos de vanguarda no Brasil. Além disso, serão
abordadas as artes em geral, a ciência, a filosofia e a espiritualidade
contemporânea. Informações: Musicalis-Núcleo
de Música- Rua Dr. Sodré,
38- Itaim-bibi- Tels. 3845 1514 e 3845 2198 musicalis@zipmail.com.brwww.musicaliseventos.com.br ____________________________________________________ ____________________________________________ 7 - DIVULGAÇÃO : CONVITE - EVENTO LANÇAMENTO DE PARCERIA - PROJETO GURI E CCR AUTOBANDe: daniela.vieira@grupoccr.com.br ____________________________________________ Prezados Senhores: A CCR AutoBAn, por meio de uma iniciativa que comprova seu comprometimento com o
desenvolvimento social das regiões sob sua influência, torna-se patrocinadora
do pólo de Campinas do Projeto Guri, reconhecido como
um dos programas mais bem sucedidos de educação musical. Gostaríamos, portanto, de convidá-lo para o evento de lançamento da
parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri e a CCR AutoBAn. O evento contará com a apresentação musical dos alunos do Pólo de
Campinas e acontecerá na quinta-feira, 28 de outubro, às 19h 30 no Teatro da
Faculdade IBTA. Contamos com a sua participação. OBS: A confirmação de presença deve ser feita por meio do telefone:
(11) 4589-4189 ou (11) 4589-5394 – com Débora ou Daniela ____________________________________________________ ____________________________________________ 8 - DIVULGAÇÃO : DOIS NOVOS CDs DE JORGE ANTUNES____________________________________________ DOIS NOVOS CDs DE JORGE ANTUNES Música de Câmara I e Música de Câmara II obras de Jorge Antunes A editora Sistrum, de Brasília, publica, com o
apoio da Petrobras, dois CDs com uma seleção importante da produção camerística
do compositor Jorge Antunes. LEIA DETALHES EM: http://jorgeantunespsol.blogspot.com/ Acesse o link abaixo para alterar o seu
cadastro! http://www.yawl.com.br/mlist/cadastrar.php?reles=(AdljfikfylbdahdgZilkqxyqlbyoaeov*ysdis) ____________________________________________________ ____________________________________________ 9 - DIVULGAÇÃO : Brasileiro vence o II Concurso Inter de Piano BNDES____________________________________________ BRASILEIRO FÁBIO
MARTINO, DE 22 ANOS, É O GRANDE VENCEDOR DO II Concurso Internacional
BNDES de Piano Ele venceu o russo EVGENY BRAHKMAN e o japonês
KOTARO FUKUMA; a final teve participação da OSB, sábado, dia 30, no
Theatro Municipal sob a regência do maestro joseph Giunta Patrocinado pelo BNDES, o concurso – que
homenageou este ano a grande pianista Guiomar Novaes - trouxe à segunda edição
dezoito jovens pianistas, entre brasileiros e estrangeiros do mundo todo, entre
17 e 30 anos Mais importante concurso do país, com prêmios
que chegam a R$ 200 mil no total Na presidência do Juri, o pianista britânico
Leslie Howard, um dos mais celebrados nomes do instrumento A realização é do Instituto Arte Plena;
coordenação de Lilian Barretto e Luiz Fernando Benedini O maior Concurso brasileiro de piano se encerrou neste sábado, dia
30/10, e consagrou como grande vencedor o brasileiro Fábio Martino, de apenas 22 anos.
Paulistano, estudando na Alemanha, Fábio arrebatou o grande prêmio de R$ 80
mil. O segundo lugar ficou com o japonês Kotaro
Fukuma e o terceiro, com o russo Evgeny Brahkman. O júri concedeu também o
prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira (o compositor homenageado
nesta edição foi Edino Krieger) a Fábio Martino. O Prêmio Guiomar Novaes, de
incentivo, foi para a chinesa Wai Yin Wong, de
apenas 17 anos. O Concurso, que começou na sexta, 22/10, tem
patrocínio exclusivo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e
Social), nesta segunda edição homenageou a incomparável Guiomar Novaes
(1894-1979). Na presidência do júri, esteve um dos mais conhecidos pianistas
europeus, Leslie Howard, pela primeira vez ao Brasil. Além de dois brasileiros
de renome internacional – José Feghali e Caio Pagano – compusrram o corpo de
jurados mais seis pianistas importantes: Agustin Anievas, Andreas Werz,
Gabriel Kwok, Joseph Giunta, Konstantin Scherbakov e Pierre Réach. O valor total dos prêmios foi dobrado esse ano e
alcançou R$ 200 mil, um dos maiores montantes no universo dos concursos. Além do prêmio de R$ 80 mil, o
vencedor do primeiro lugar ganha e concertos
no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Na coordenação geral do Concurso estão a
pianista Lilian Barretto e Luiz Fernando Benedini, também pianista e diplomata.
(veja outras informações, o regulamento completo
e detalhes no site oficial, www.concursopianorio.com). PRÊMIOS A soma total dos prêmios, em valor bruto, é R$ 200.000. 1º Prêmio: R$ 80.000 e concertos no Brasil e na Europa em 2011. CONCEDIDO A FÁBIO MARTINO 2º Prêmio: R$ 55.000 CONCEDIDO A KOTARO FUKUMA 3º Prêmio: R$ 35.000 CONCEDIDO A EVGENY BRAHKMAN Prêmio Melhor Intérprete de Música Brasileira : R$ 15.000 CONCEDIDO A FÁBIO MARTINO Prêmio Guiomar Novaes : R$ 15.000 CONCEDIDO A WAI YIN WONG Programa da FINAL FÁBIO MARTINO - RACHMANINOFF – Concerto nº 2 em
dó menor KOTARO FUKUMA - LISZT – Concerto nº 1 em Mi
bemol Maior ou nº 2 EVGENI BRAHKMAN - RACHMANINOFF – Concerto nº 3
em ré menor Direção Artística e Coordenação Geral Lilian Barretto & Luiz Fernando Benedini Realização: Instituto Arte Plena ____________________________________________________ ____________________________________________ 10 - DIVULGAÇÃO : Results of the Espace du Son CompetitionDe: f.dubois@musiques-recherches.be ____________________________________________ The Jury of the Espace du Son Competition (François Bayle, Francis Dhomont, Federico
Schumacher, Régis Renouard Larivière, Christine Groult and Annette Vande
Gorne) attributed : ex-aequo First Prizes to Julien Guillamat and Sebastian Peter. attributed the Second Prize to Sam Salem From the 21st to the 24th of October
8 competitors took their places behind the mixing desk of the Musiques et Recherches Acousmonium. The participants were Julia
Al-Abed (France), Panos Ameilides (Greece), Teresa Carrasco (Spain), Julien
Guillamat (France), Sébastien Lavoie (Canada), Sebastian Peter (Germany),
Caroline Profanter (Italy) and Sam salem (UK). All of them difused their
repertoires during the 40 minutes of concert time that each of them had. All of
them used the possibilities of this system according to their own
sensibilities. Musiques et
Recherches would like to thank all the participants. The competition was
organised with the help of : La Communauté française, Direction
générale de la Culture, service de la musique La Société des Auteurs,
Compositeurs et Éditeurs de Musique, France (SACEM) Musiq’3 FAR Fundamental Acoustic Research ____________________________________________________ ____________________________________________ 11 - DIVULGAÇÃO : Festival Internacional de Sopros.De: pedrao@masteremarketing2.com.br ____________________________________________ Festival Internacional de Sopros. Música no Museu
Novembro de 2010 Seguindo o sucesso dos festivais das harpas, apresentamos o Festival Internacional de Sopros com ênfase no Oboé, Fagote, Clarineta, Flauta e Sax com 28 concertos de 3 a 30 de novembro no Rio de Janeiro. O Curador deste evento, oboísta - compositor Harold Emert, inspirou-se nos Festivais anuais do International Double Reed Society, onde participou cinco vezes como intérprete em várias cidades dos EUA, Buenos Aires e Melbourne, na Austrália.
Emert participará de três programas incluindo homenagens a Schumann e Noel Rosa, e, dentre os convidados internacionais os Oboístas Sandro Caldini (Florença, Itália), Marc Fink (Univ. de Wisconsin, EUA), Andrea Ridilla (Univ. de Miami, Ohio, EUA) e Richard Meek, fagote (Texas Tech Univ, EUA), o saxofonista Wolfram Goebel, (Alemanha) e os brasileiros, Pierre Descaves (OSUFRJ), Marco Miglietta (Prof. Escola Villa Lobos). Fagotistas: o Duo dos Fagotes da Orquestra Sinfônica Nacional - Cosme Silveira e Otacílio Ferreiro Lima Filho.
Saxofonistas: Mauro Senise, com o pianista Gilson Peranzetta, Carlos
Soares, Dani Spillman, Wolfram Goebel com o pianista Lennart Goebel ambos da
Alemanha e o baterista Sami Kontola da Finlândia. Flautistas: Carlos Rato, Michael Lovelock, Duo Flautas - Stael Malamut-Verônica Marques e Igor Levi. Teremos, também, a Orquestra Rio Camerata sob a regência do Maestro Israel Menezes tendo como solistas Sandro Caldini Itália – Corne-Inglês, e Richard Meek – EUA – Fagote. No Real Gabinete Português de Leitura, teremos o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ. Saindo dos sopros outra grande atração internacional, a pianista japonesa Yoko Tokue, além dos consagrados brasileiros Clara Sverner , Fernanda Canaud e Claudio Vettori. Homenagens especiais: dia 5 de novembro os 100 anos de Noel Rosa com a apresentação do Duo Toninho Galante e Marceu Vieira no CC Light, 17 de novembro, Villa-Lobos no dia de sua morte com a apresentação de Maria Helena Andrade, piano e Carlos Ratto, flauta e a comemoração do Dia de Zumbi com a Primeira Escola De Congo – São Benedito Do Êre, de São Paulo, no dia 20 de novembro no Museu Militar Conde de Linhares. Juntando as outras cidades, realizaremos 35 concertos, além do nosso grande evento internacional, dia 24 no Carnegie Hall em Nova Iorque ¨Brazilian Classics- from Villa-Lobos to Tom Jobim¨. Aguardamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva - Diretor de
Musica no Museu - tel: (21) 2253-8645 – www.musicanomuseu.com.br ____________________________________________________ ____________________________________________ 12 - DIVULGAÇÃO : Musica no Museu faz sucesso na India e em Paris:____________________________________________ MUSICA NO MUSEU FAZ SUCESSO EM CIDADES
DA INDIA E EM PARIS: A India; pela primeira vez viu um, concerto de Villa-Lobos e, claro, adorou. Facanha do Musica no Museu que lotou todos os espacos e recebeu grande fluxo de midia; apoio total da Embaixada do Brasil; a frente o Embaixador Marco Brandao. Em Nova Delhi; por exemplo, o publico indiano foi ao delirio com o arranjo que o Joao Carlos Assis Brasil fez meclando o Trenzinho do Caipira do Villa-Lobos com Asa Branca do Luis Gonzaga. Ele no piano, Paulo Pedrassoli, no violao e Karla Bach na percussao participaram do Musica no Museu, concerto ao ar livre no Centro de Cultura da India, cerca de 800 pessoas, presentes, alem do nosso Embaixador Marco Antonio Brandao, dos Embaixadores de Portugal, Peru e Argentina, na India. Os bis, 3, so nao foram mais porque os musicos estavam com voo marcado para Paris em seguida. Os indianos gostaram tanto que renovaram o convite para Musica no Museu em cidades indianas em 2011 mas estendendo-se aos paises vizinhos, Siri Lanka, Cingapura. Musica no Museu que ja fez concertos nos Estados Unidos, Europa e Africa agora se estende para a Asia levando musica e musicos brasileiros. E o Brasil exportando cultura atraves de Musica no Museu. Os numeros da India sao grandiosos; 1 bilhao e 500 milhoes de
habitantes. So no estado de Delhi, do tamanho do Parana, a populacao e igual a
de todo o Brasil. Mas mesmo assim e com os problemas de superpopulacao, o pais
cresce e existe um grande respeito pelo Brasil.. Tambem em Paris: 'Musica no Museu', em colaboraçäo com 'Au Vieux Paris d'Arcole' e Daniela Carneiro Fuentes,apresentou Joäo Carlos Assis Brasil (piano), Paulo Pedrassoli (violäo) et Karla Bach (percussäo) em um 'sarau entre amigos' em homenagem à pianista Maria Augusta de Oliva Morgenroth, grande artista brasileira, promotora de artes, responsável pelo lançamento de vários de nossos talentos, hoje com carreiras internacionais, tais como Nelson Freire, Joäo Carlos Assis Brasil, entre outros.
Em seguida os presentes jantaram apreciando a cozinha tradicional francesa do 'terroir Aveyronnais', numa decoraçäo de interior de castelo, inspirada no castelo em Aveyron que também possuem os proprietários do local, Georges e Odette de Larochebrochard (onde realizam também uma grande séria de música clássica, dirigida por Sir John Eliot Gardiner). Tudo isso tornou-se possível a partir do reencontro de Karla Bach e
Paulo Pedrassoli com Daniela Carneiro Fuentes, que mora há muitos anos em
Paris, celebrando antigas e novas colaboraçöes e graças ao amável apoio de
Georges e Odette e de toda a equipe do 'Au Vieux Paris d'Arcole' (Fréderic,
José, entre outros). Este evento lançou as bases para novas apresentações de Musica
no Museu na França em 2011.
____________________________________________________ ____________________________________________ 13 - RECITAL : Homenagem a Edmundo Villani-Côrtes ||De: conjuntoretratos@terra.com.br ____________________________________________ Sábado, dia 06 de Novembro a partir das 15:00h, será realizado no Jabaquara um recital em homenagem ao compositor mineiro Edmundo
Villani-Côrtes que completa 80 anos neste mês de novembro. Considerado um dos mais notáveis músicos
brasileiros e um dos compositores eruditos mais tocados do País, Villani-Côrtes é natural
de Juiz de Fora e além de compositor é regente, arranjador, professor, pesquisador
e pianista e sua produção musical é composta de mais de 300 obras, escritas para
diversas formações instrumentais. O recital será realizado com o Conjunto Retratos,
Deise Treblitz (piano), Luiz Stelzer (violão), Hamilton Oliveira
(clarinete), André Sangiovanni (contrabaixo) e Claudio Stabile (percussão). Sábado - 06 de Novembro a partir das 14:00h - Entrada Gratuita Centro Cultural do Jabaquara Rua Arsênio Tavolieri n.º 45 – Vila Oriental (Próximo ao Metrô Jabaquara) – Tel.: 5011-2421 Auditório para 250 lugares Esperamos vocês lá!!! Atenciosamente, Conjunto Retratos: Acesse também o site: www.chorinhobrasil.com.br ____________________________________________________ ____________________________________________ 14 - RECITAL : Música Antiga____________________________________________ SYMPHONIAE JUCUNDAE MÚSICA LUTERANA DOS SÉCS. XVI E XVII data e horário: 9 de novembro de 2010 às 20h30 local:Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP) - Rua do Anfiteatro, 109 –
Cidade Universitária Entrada Franca O Conjunto de Música Antiga da ECA-USP foi criado em 2001. Oferece a
músicos e estudantes de música a possibilidade de aperfeiçoar-se na execução do
repertório que abarca a música dos sécs. XVI ao XVIII em instrumentos antigos e
com abordagem historicamente orientada, conhecida popularmente como música
antiga. A abordagem historicamente orientada é uma importante vertente
musical da atualidade e afirma a importância de se resgatar técnicas de
execução musical diferenciadas para cada tipo de repertório, baseando-se em
evidências documentais de diferentes períodos históricos. Desde sua formação, o Conjunto já produziu a suíte Les Noces
Champêtres, de Jean Hottetterre (2001-2002), a ópera L´Orfeo, de Claudio
Monteverdi (2003-2005), O Canto das Sereias (2006-2007), dedicado à música
elisabetana para broken-consort (conjunto instrumental misto) e La Sereníssima,
envolvendo a música policoral veneziana do século XVII. O programa de 2010 do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP é
dedicado à música de compositores que atuaram na Alemanha no período
imediatamente subseqüente à Reforma proposta por Lutero. No repertório, é
possível observar a influência da música elisabetana e da música italiana,
especialmente aquela composta em Veneza. A coordenação musical está a cargo dos
professores Mônica Lucas e João Guilherme Figueiredo. PROGRAMA Johann Hermann Schein - Suíte 16, de Banchetto
Musicale (1617)
Padouana
Gagliarda Courante
Allemande Heinrich Schütz – O Jesu nomen dulce (de Geistliche
Konzerte, 1636)
solista: Carolina Colepicole Andreas Hammerschmidt: - suíte de Erster Fleiss
allerhand newen Tänzen (1636)
Paduan
Courante
Ballet
Sarabanda
Aria Diomedes Cato (1560-1618) – Fantasia Chromatica Michael Praetorius – danças de Terpsichore (1612)
Spagnoletta
La Bourée I-II-III Conjunto de Música Antiga da ECA-USP João Guilherme Figueiredo: regência Carolina Colepicolo, soprano Paulo Mugayar Kühl, tenor Carolina Colepicolo, Fernanda Kotschak Benjamin Saviani–
violinos Jizreel Fonseca – viola; Alex Santos– violoncelo; Caiti Hauck – contabaixo; Noara Paoliello, Nathalia Domingos Mônica Lucas, adonias Calebe - flautas-doces Diogo Rodrigues, Alexandre Ribeiro de Oliveira - alaúdes Pedro Diniz, Raí Toffoleto - cravos Edilena Colombo ____________________________________________________ ____________________________________________ 15 - RECITAL : Duo Berrenechea____________________________________________ Duo Barrenechea, composto por flauta e piano apresenta BRASILEIRÍSSIMO Data: 10/11 Masterclass das 14h às 15h30 Recital das 16h às 17h Local: Departamento de Música da ECA-USP Auditório
Olivier Toni Rua da Reitoria, 215 – Cj.Arquitetônico das Artes Cidade Universitária Entrada Franca Informações F. 3091-4005 r.205 O projeto, contemplado com o Prêmio Funarte de Circulação de Música
Clássica 2010, passará por cidades como Belém (13/09), Belo Horizonte (15/09)
Campina Grande (20/09), Recife (22/09), Fortaleza (24/09), Pelotas (1/10) ,
Santa Maria/RS (4 e 5/10), Juiz de Fora (14/10), São João Del Rey (19/10) e
São Paulo (10/11). O Duo Barrenechea, formado por Sérgio Barrenechea - flautista, e
Lúcia Barrenechea - pianista, atua diretamente na área música de câmara para
flauta e piano ou outras combinações que incluam estes instrumentos. Além
disso, os integrantes são músicos pesquisadores e professores, o que amplia a
atuação do duo para a área de pesquisa e pedagogia musical. Além de interpretar
o repertório tradicional para flauta e piano, o Duo tem uma especial predileção
pela música brasileira erudita e popular. Nesta área de atuação, sua proposta é
explorar o vasto repertório brasileiro existente, incluindo primeiras audições
de obras de compositores como, Estércio Marquez Cunha, Alexandre Lunsqui,
Rafael dos Santos, Fernando Morais, Dawid Korenchendler, Heber Schünemann, Caio
Senna, Sérgio de Oliveira, José Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro,
entre outros. O Projeto Brasileiríssimo! tem por objetivo apresentar uma série de
concertos que explore o repertório brasileiro para flauta e piano, incluindo,
além de nomes da história da música brasileira já consagrados, compositores que
se encontram em plena atividade, no intuito de oferecer ao público um panorama
da produção atual no país. Espera-se que esse projeto propicie um aumento de
interesse pela produção musical brasileira por parte dos músicos profissionais,
docentes e estudantes de música e o público em geral. A decisão de realizar uma série de concertos com repertório de
música brasileira para flauta e piano é consequência direta da trajetória do
casal de artistas que irá apresentar o projeto, o Duo Barrenechea. A dupla, que
atua há mais de vinte anos em concertos e na formação de jovens músicos, sempre
buscou estimular a produção musical brasileira, estabelecendo contato estreito
com inúmeros compositores, no sentido de solicitar obras para essa formação de
flauta e piano. Pode-se citar um projeto recente do Duo Barrenechea, ligado à
divulgação da música brasileira, que foi uma série de concertos realizada nos
Estados Unidos em fevereiro de 2010, com repertório exclusivamente dedicado a
obras de compositores brasileiros. Ao levar esse repertório para ser
apresentado em diferentes regiões do país, espera-se expor o público a uma
amostragem de obras recentes e pouco tocadas do repertório brasileiro. É
importante frisar que o repertório inclui, além de obras escritas originalmente
para flauta e piano, transcrições e arranjos feitos pelos próprios compositores
e adaptações realizadas pelo Duo, assim como obras escritas para flauta em sol,
flauta baixo e flautim. O Duo pretende apresentar repertórios distintos em cada
concerto da série, abrangendo assim um número maior de obras executadas,
concentrando-se na produção dos séculos XX e XXI. Sérgio Barrenechea, flauta – Lúcia Barrenechea, piano Música Brasileira para flauta e piano Programa Concerto I Amaral Vieira
(n.1952)
Sonata Fantasia Op. 107a (1988) * J. Orlando Alves
(n.1970)
Inserções II (2003) Francisco Mignone (1897-1986) Três
Peças ** No Fundo do Meu Quintal (1945) Lenda Sertaneja n° 8 (1940)
Cucumbizinho (1931)
Ernst Mahle (n.
1927)
Sonatina Nordestina (1987) Liduino Pitombeira (n.1962) Suite Russana (1992)
Pedras
Ingá
Bonhu
Timbaúba Camargo Guarnieri (1907-1993) Improviso n° 3
(1949)
Sonatina para flauta e piano (1947)
Allegro
Melancólico
Saltitante Elenice Maranesi
(n.1944)
Céu de maio (1987) Rafael dos Santos
(n.1954)
Tardes Goianas (2003) Dante Santoro (1904 -
1969)
Harmonia Selvagem · adaptação do original
para oboé e piano ** adaptação da versão para flauta e cordas Edilena Colombo ____________________________________________________ ____________________________________________ 16 - RECITAL : Rogério Peruchi e Fabio ScarduelliDe: fabioscarduelli@yahoo.com.br ____________________________________________ Duo de flauta e violão - Rogério Peruchi e
Fabio Scarduelli Dia: 10/11/2010, quarta-feira Horário: 12h30 Local: Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP M.Giuliani Grand Duo Concertant Op.85 I - Allegro Maestoso II
- Andante III
- Scherzo IV
- Allegretto expressivo Eugène Bozza Três
peças 1
– Capriccioso, fantastico 2
– Calme 3
– Allegro vivo Rafael dos Santos Duo para flauta e violão Máximo Diego Pujol Suite Buenos Aires I
– Pompéia II
– Palermo III
- San Telmo IV
- Microcentro
____________________________________________________ ____________________________________________ 17 - CONCERTO : Laboratorio Nacional de Música Electroacústica - Cuba____________________________________________ NOTA DE PRENSA El Laboratorio Nacional de Música Electroacústica como parte de las
actividades de su Temporada de Conciertos 2010, ha invitado a ofrecer un
concierto con obras para saxofones y electroacústica al destacado intérprete
brasileño Pedro Bittencourt quien dedica su trabajo a la música nueva. Este
concierto tendrá lugar el próximo 9 de noviembre en la Sala Teatro del Museo
Nacional de Bellas Artes. El programa del concierto incluye las siguientes
obras y autores: “Multiple Reeds” de Rodrigo Cicchelli Velloso (Brasil), “Bucólica”
de Juan Marcos Blanco (cinta) y Héctor Angulo (partitura) (Cuba), “La
hora mágica” de Daniel Quaranta (Argentina) y “Reflux” de Ariadna Alsina
(España). Pedro Bittencourt (nació en 1975
en Rio de Janeiro, Brasil) Es un saxofonista dedicado a la música contemporánea
y profesor asistente de saxofón en la Universidade Federal de Rio de
Janeiro. Es Candidato a Doctor en música, estética,
ciencias y tecnologías de las artes/música CICM (Centre Informatique de
Création Musicale), Universidad Paris 8, Francia, con la guía de Horacio
Vaggione. Su tesis se tituló “El papel de la mediación en la articulación de la
composición de la música mezclada: el saxofón”. Es artista invitado del ZKM’s
Institut für Musik und Akustik in Karlsruhe, Alemania, y Presidente-fundador de
la asociación cultural no lucrativa SAXOPHONEME, (Loi 1901, Francia). Estudió
saxofón y música de cámara contemporánea con Marie-Bernadette Charrier en el
Conservatoire National de Région de Bordeaux, Francia (Diplôme d’Etudes
Musicales and Perfectionnement 2001-2004). Su trabajo de maestría se refirió a
la Oresteia de Iannis Xenakis (DEA Arts et Societés Actuelles/Musique -
Université Bordeaux III, 2005). Se graduó de Comunicación Radial en la
Universidade Federal de Rio de Janeiro en 2000. Entre sus intereses principales
se encuentran organizar conciertos, enseñar música, investigar sobre la
interacción electrónica con los saxofones, interpretar música de cámara e
improvisar. El concierto cuenta con la colaboración además del Centro Nacional
de Música de Concierto y del Museo Nacional de Bellas Artes. Fecha: martes 9 de noviembre, 7:00 p.m. Lugar: Sala Teatro Museo Nacional de Bellas Artes (Edificio Arte
Cubano) Calle Empedrado e/ Monserrate y Zulueta Laboratorio Nacional de Música Electroacústica Calle 17 esquina a i No. 260, Primer piso, Vedado Tel. (53.7) 830-3983 E-mail: Lnme@cubarte.cult.cu ____________________________________________________ ____________________________________________ 18 - CONCERTO : Três séculos de piano - William Wellborn apresenta LISZT - 9nov____________________________________________ DE LODOVICO GIUSTINI
A PHILIP GLASS TRÊS SÉCULOS DE
PIANO Oito concertos de
julho a dezembro de 2010 9 de novembro William Wellborn
(piano) Franz Liszt Prosseguindo com a
série, que acompanha a trajetória de um dos instrumentos mais fascinantes de
todos os tempos, o piano, nas terças musicais do CCBB, Três Séculos de Piano
apresenta em novembro as obras de um ícone do instrumento, Franz Liszt, e de
seu talentoso pupilo, Carl Tausig, além de outro gênio da composição, Chopin,
que serão interpretadas pelos pianistas William Wellborn e Giulio Draghi (veja
abaixo os programas de cada concerto). O concerto de Draghi conta também com a
participação de Flávio Augusto. As apresentações
acontecem no palco do Teatro II do CCBB, sempre em dois horários, 12h30 e 19h.
Entre os intérpretes que já passaram pelo projeto desde julho estão o duo
pianístico Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, o cravista Edmundo Hora e o
pianista Fernando Corvisier. FRANZ LISZT De origem alemã, Liszt
nasceu na Hungria em 1811, num território que mais tarde tornou-se parte da
Áustria. Pianista prodígio, não tardou a se instalar em Viena (em 1822) e ali
desenvolver seus estudos. Em torno dos 20, já era considerado um dos melhores
pianistas de sua época. Estudou em Paris e conviveu com os mais importantes
compositores românticos, como Chopin e Berlioz. Mais tarde, quando sua filha
Cosima casou-se com Wagner, foi viver em Bayreuth, onde pianistas do mundo
inteiro o procuravam buscando sua orientação. Em 1848, depois de ter abandonado
a carreira de concertista, tornou-se diretor de ópera do Teatro de Weimar.
Entre suas composições, destacam-se os poemas sinfônicos, feitos a partir de
obras literárias, como Fausto de Goethe, ou obras de arte, como os
entalhes em madeira de Holbein em "Dança da Morte", para piano e
orquestra. Liszt faleceu na casa de Wagner, em Bayreuth, em 1886, após um
período na Itália. É considerado por muitos o maior pianista do século XIX e um
dos maiores de todos os tempos. Em 2011, o mundo comemora os 200 anos de seu
nascimento. Os concertos e seus intérpretes 9 de novembro –
Rapsódia Húngara William Wellborn – Norte-americano, é
Presidente fundador da seção São Francisco da American Liszt Society. Já se
apresentou em inúmeros festivais, entre eles o Festival de Piano Chopin chez
George Sand, FRANZ LISZT (1811- 1886) - Paráfrase de concerto
sobre ‘Rigoletto’, de Verdi / Sposalizio /Sonetto 104 del Petrarca / Rapsódia
Húngara No.15, ‘Rákóczy March’ / Sonata em si menor 23 de novembro –
Noturno Giulio Draghi com a participação
especial de Flávio Augusto - Flávio Augusto já recebeu 28 primeiros prêmios CARL TAUSIG
(1841-1871) – Noturno, Opus 3 FRÉDÉRIC CHOPIN
(1810-1849) / CARL TAUSIG – Estudo, Opus 25 no.2, transcrito
para terças e sextas* CARL TAUSIG -
Reminiscências da ópera Halka, de Moniusko *Estreia no Rio de
Janeiro C 7 de dezembro –
Piano sem martelos Eduardo Monteiro e Hugo Pilger - considerado um expoente do piano no
Brasil, Eduardo aperfeiçoou-se na Europa e
EUA. Conquistou o 1º lugar no III Concurso Internacional de Colônia (89). Foi solista das
Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique e Orquestra de Câmara de
Viena, entre outras. Desde 2002, é professor de piano da ECA-USP. Hugo Pilger
já foi solista das principais orquestras brasileiras e se apresentou em
diversos países da América do Sul e Europa. É 1º violoncelo da Orquestra
Petrobras Sinfônica e professor de violoncelo da Universidade Federal do Estado
do Rio de Janeiro (UNIRIO). CLAUDE DEBUSSY (1862 - 1918) - Nove Prelúdios, volume
1 / Images, volume 1 / Sonata para violoncelo e piano C 21 de dezembro –
Novos caminhos Daniel Glover – Norte-americano, com
Mestrado na Juilliard School de Nova Iorque, Glover se apresenta na Europa,
Ásia e principais salas de concerto dos EUA. Foi professor na Universidade de
Nova Iorque e Universidade de São Francisco. Atualmente ensina na Notre Dame de
Namur, em Belmont (CA). Seu extenso repertório inclui 60 concertos. Já gravou
oito CDs. GYÖRGY LIGETI (1923
- 2006) - Musica Ricercata Giulio Draghi e
Cirlei de Hollanda Giulio Draghi recebeu
seu título de Doctor in Musical Arts da Universidade de Miami, em 2007. Estudou
no Brasil com Lia Gualda de Sá, Glória Maria da Fonseca Costa, Myriam
Dauelsberg e, nos EUA, com Ivan Davis e Frank Cooper. Obteve diversos primeiros
lugares em concursos nacionais, destacando-se o Concurso Nacional Centenário
Essenfelder. Apresenta-se regularmente como recitalista nos EUA e Canadá e,
recentemente, lançou um CD com obras de J. M. Nunes Garcia, Tausig e Mussorgsky
(selo UFRJ). Em 2011, Giulio fará a estreia mundial da Sinfonia Fausto, na
versão de piano solo feita por Carl Tausig, a convite do Festival 200 anos da
American Liszt Society, nos EUA. Cirlei de Hollanda é
compositora, pianista e Mestra em Música pela UFRJ. Recebeu o 1º Prêmio na
categoria ‘Música Sinfônica’, na II Bienal de Música Brasileira Contemporânea
(1977), com a obra Isso é
Aquilo / Palavra. Em 1990, estreou no CCBB-RJ o espetáculo DRUMMOND, CANTO E
CENA, em ciclo dedicado ao escritor, com peças suas e de Guerra-Peixe, para o
qual assinou roteiro e direção musical. Em 2009, sua obra AS SEM-RAZÕES DO
AMOR, também inspirado em texto de Carlos Drummond de Andrade, foi apresentada
no Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, em versão para voz e
violoncelo, escrita especialmente para a ocasião, tendo como solistas Rosana
Lamosa (soprano) e Antonio Meneses (violoncelo). DE LODOVICO GIUSTINI A
PHILIP GLASS TRÊS SÉCULOS DE
PIANO 9 e 23 de novembro, 7 e 21 de dezembro Terças - 12h30 e 19h Teatro II CCBB Rio – Rua 1º de Março, 66 – tel: (21)
3808-2007 – Centro Ingressos: R$ 6,00 -
meia-entrada a R$ 3,00 - para estudantes e maiores de 60 anos 155 lugares - Acesso
para deficientes Classificação etária:
livre Horário de
funcionamento do CCBB: de terça a domingo, das 10h às 21h Informações ao
público: (21) 3808-2007- Site: www.bb.com.br/cultura ____________________________________________________ ____________________________________________ 19 - CONCERTO : PUCRS - Ópera Aída____________________________________________ Concertos Comunitários Zaffari – Ano XXIII ÓPERA AÍDA Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS Próximas apresentações: 06 e 07 de novembro –
16h Figurando entre as mais importantes Óperas de todos os tempos, a obra Aída emociona há mais de cem anos o público que a assiste, contando a trágica história da princesa negra retirada de seu país para viver como escrava no Egito. Apresentada pela primeira vez em 1871, no Cairo, a ópera de quatro atos com música de Giuseppe Verdí e
libreto de Antonio Ghislazon, será apresentada em uma megaprodução realizada
pelo Instituto de Cultura Musical da PUCRS dentro da série Concertos
Comunitários Zaffari nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro,
no Salão de Atos da PUCRS, sempre às 16h. Com o maestro argentino MARIO PERUSSO assinando a regência do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, o espetáculo com produção 100% gaúcha, conta com uma equipe de mais de 300 artistas que estarão no palco, entre músicos, bailarinos, coralistas, solistas e outros 50 responsáveis pelo backstage da produção. Os cenários estão a cargo do arquiteto Valdir Martins, contando com a Assessoria de Zeca Zenner, que possui a experiência de ter trabalho por mais de 10 anos ao lado do carnavalesco Joãozinho Trinta. Ao todo, mais de mil figurinos serão usados para contar a história, que terá nos papéis principais solistas argentinos e brasileiros se revezando nas quatros noites de apresentações, por conta do desgaste vocal causado por mais de 3 horas de canto lírico. No papel da escrava Aída, estão a soprano argentina HAYDEE
DABUSTI e ADRIANA DE ALMEIDA; como o comandante egípcio Radamés,
estão os tenores MARCELLO VANNUCCI, de São Paulo e CARLOS DUARTE,
da Argentina. E no papel de Amneris, princesa que disputa com Aída o amor de
Radamés, estão também as sopranos argentinas ALICIA CECOTTI e ALEJANDRA
MALVINO. Escrita sob encomenda do vice-rei egípcio Ismail Pashá para
comemorar a inauguração do Canal de Suez, a Ópera Aída ultrapassou fronteiras e
perdura até hoje como uma das mais belas obras líricas, apresentada ao redor do
globo por algumas das maiores orquestras sinfônicas do mundo. Mais sobre a história de Aída AÍDA conta a história de um comandante egípcio chamado Radamés, que comandou a guerra contra a Etiópia. Ao voltar da guerra como herói, o faraó oferece a mão de sua filha, Amneris, em casamento. Contudo, Radamés prefere se casar com Aida, criada de Amneris. De
herói ele passa a ser traidor e é condenado à morte. Mas Aida decide
compartilhar com ele seus últimos momentos, e a trama se complica. SERVIÇO: Ópera Aída (Música de Giuseppe Verdi -
Libreto de Antonio Ghislanzoni) Sábado e domingo - 16h (Estacionamento terceirizado - entrada Av. Cristiano Fischer) Classificação: Livre
Ingressos Platéia: R$ 50,00 Mezzanino: R$ 25,00 Ponto de Vendas: Telentrega Ingresso Show 8401 0555 ou 3299-0800 (segunda a sexta das 9h
às 19h) Bilheteria estará aberta no Salão de Atos da PUCRS
nos dias 06 e 07, a partir das 13h. FICHA TÉCNICA CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS Maestro Convidado: Mario Perusso (Buenos Aires) ELENCO: Aída HAYDEE DABUSTI (Buenos Aires) – 30/10 e 06/11 ADRIANA DE ALMEIDA – 31/10 e 07/11 Radamés MARCELLO VANNUCCI (SP) – 30/10 e 06/11 CARLOS DUARTE (Buenos Aires) – 31/10 e 07/11 Amneris ALICIA CECOTTI (Buenos Aires) – 30/10 e 06/11 ALEJANDRA MALVINO (Buenos Aires) – 31/10 e 07/11 Amonasro DOUGLAS HAHN (SC) Ramphis SÁVIO SPERANDIO (São Paulo) Rei PEDRO SPOHR Sacerdotisa CAROLINA VELOSO Direção Cênica: Victória Milanez Figurinos: Alexandre Rittmann Cenários: Valdir Martins Assessoria Artística: Zeca Zenner Convidados: Coral do Tribunal de Contas do RS Grupo Cantabile Banda do 3º Batalhão de Polícia do exército Soldados do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas Realização: Instituto de Cultura Musical Pontifícia Universidade Católica do RS Informações: (51) 3320 3582 ____________________________________________________ ____________________________________________ 20 - CONCERTO : OSUSP dias 5 e 7 de novembro.De: sinfonica@usp.br ____________________________________________ Sob a regência da maestrina Ligia Amadio, a OSUSP realiza duas apresentações com obras de Shostakovich, Almeida Prado e Mozart. A primeira será no dia 5, sexta-feira, às 12h, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP), com entrada franca. A segunda será no dia 7, domingo, às 17h, na Sala São Paulo, tendo como solistas os pianistas italianos Marco Schiavo e Sergio Marchegiani. Confira a programação: 5 de novembro – sexta-feira, às
12h (excertos do concerto de 7 de novembro) 7 de novembro – domingo, às 17h Sala São Paulo (1500 lugares) Praça Júlio Prestes s/nº Ingressos de R$ 10,00 a R$ 50,00 (inteira) Programa: Almeida Prado Amen Wolfgang Amadeus Mozart Concerto para 2 pianos e orquestra, K.365, em mi bemol maior Solistas: Marco Schiavo e Sergio
Marchegiani, pianos Regente: Ligia Amadio Compra de ingressos: Bilheteria Sala São Paulo – Fone: 11 3223 3966
www.sinfonica.usp.br www.twitter.com/osusp Tel.: 11-3091-3000/2392 ____________________________________________________ ____________________________________________ 21 - CONCERTO : Cor Som Palavras Soltas - Leonor Alvim (Portugal) e Antonio Celso Ribeiro (Brasil)De: antoniocelsoribeiro@gmail.com ____________________________________________ Exposição, Recital e Workshop – trabalhos de Leonor Alvim e Antonio
Celso Ribeiro Pré-estreia em Minas Gerais Serviço: Artista: Leonor Alvim (Pianista, Artista Plástica e Poetisa
Portuguesa) Exposição, workshop e apresentação de recital para voz e piano e
piano solo Local: Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG Data: 09 de novembro de 2010 – workshop na Sala de Ensaios –
19h30min 10 de
novembro de 2010 – Recital na Sala de Ensaios – 19h30min A exposição dos painéis ocorrerá nos dois dias do evento, também na
Sala de Ensaios Entrada Franca. Apresentação Esta
proposta visa divulgar o amplo trabalho artístico da artista Leonor Alvim na
cidade de Pouso Alegre. Dona de uma carreira artística e pedagógica invejável,
conforme atesta o currículo anexo, Leonor Alvim residiu no Brasil entre 1975 e
1989, e fez parte do corpo docente e da história do Conservatório Estadual de
Música de Pouso Alegre durante a década de 80. Dedicada tanto à música, quanto
às artes plásticas e poesia, Leonor desenvolve um projeto riquíssimo e inédito
chamado “COR – SOM – MOVIMENTO”, que integra harmoniosamente as artes sonoras e
visuais, convidando para cada exposição um compositor para compor uma trilha
sonora baseada nos seus painéis de pano collages.
Onze painéis contemplam imagens inspiradas em
poemas e com trilha sonora que usa os temas em melodias cantadas e em versão
instrumental para piano solo. O
trabalho situa-se com uma visão cultural do uso dos panos como referencia
artesanal e aplicação formal ou simbólica do ato de vestir, usar ou decorar com
motivos artísticos objetos de uso caseiro ou pessoal.
Ação táctil dos panos collage, tornam-se dinâmicos através do discurso
pictórico, transformando o espaço da exposição dos trabalhos, num espaço
cênico. O trabalho reúne memórias tácteis, o ouvido, o olhar e a fala em que
a música, a palavra e as cores formarão um discurso decreto com o espectador.
Para este projeto, denominado “PALAVRAS SOLTAS”, Leonor preparou um livro de
poesias e os onzes painéis de tecidos montados em esquadrias de madeira de
tamanho 2m X 2m e convidou o compositor pousoalegrense Antonio Celso Ribeiro,
seu ex-aluno de piano e amigo de longa data, para compor a trilha sonora desta
exposição, que resultou em um trabalho musical de 40 minutos, intercalando
canções para voz e piano, com textos extraídos do livro de poesias da artista e
mais onze miniaturas para piano solo, inspiradas diretamente em cada um dos
painéis. O recital será executado pela soprano Janete Mendes, e pelos pianistas
Antonio Celso Ribeiro, Wilma Andery Fanucchi e Cristiane Buosi.
Leonor Alvim - Natural do Porto, Portugal, iniciou a sua carreira
musical com a conclusão do Curso Superior de Piano. Depois de uma intensa
atividade musical como pianista, inicia a sua carreira de Artista Plástica.
Frequenta a Academia Arco (Centro de Arte e Comunicação) em Lisboa e apresenta
o seu trabalho em diversas exposições. Radica-se no Brasil de 1975 a 1989 e
passa a atuar simultaneamente nestas duas áreas artísticas. Na área da música dedica-se ao ensino em São Paulo e Minas Gerais.
Atua como solista e camerista em São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Integra
grupos de câmara e é ao mesmo tempo assistente na formação de uma orquestra
jovem (Minas Gerais). Participa dos cursos Internacionais de Música de Brasília
e em múltiplas apresentações, com cantores, instrumentistas de corda, sopro e
arco, nos Festivais de Música Nova e em Concursos. Frequenta
vários cursos de reciclagem de formação e técnica musical e organiza, criando,
cursos de Leitura e a Oficina “Uma Nova Linguagem Através da Música” com a
participação de grandes nomes da Cultura Brasileira. Depois
da sua chegada ao Brasil surge a sua nova Linguagem Plástica "Panos
Collage", que apresenta em São Paulo, em 1977, na Galeria Portal.
Numerosas exposições se seguem: Santos, Minas Gerais, Brasília, e São Paulo.
Depois, em Portugal: Lisboa, Porto e Ilha da Madeira. Os seus trabalhos estão em coleções particulares Nacionais e
Estrangeiras. Figura no Dicionário dos Escultores e
Pintores Portugueses de Fernando Pamplona (Lisboa). Interessa-se
e pesquisa as culturas emergentes no Brasil (Africana, América do Sul e
Asiática), que juntamente com a Europeia de sua origem, forma a sua Linguagem
Plástica e a Pedagógica do Ensino. Voltando a
Portugal em 1989, ocupa o lugar de professora de Piano na Escola de Música do
Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola de Dança do Conservatório Nacional
de Lisboa. Em 1992, no Conservatório de Música do Orfeon de Leiria, em 1993 na
Escola de Música da Linda-a- Velha e em 1997 no Conservatório Regional de
Setubal. Criadora e Coordenadora do Projeto Arte
Global (Cor, Som e Movimento), convida conceituados artistas portugueses de
duas áreas artísticas (Música e Canto) para integrar e complementar este projeto.
Em 1997 realiza em São Paulo, Conservatório de Artes de
Guarulhos e em Minas Gerais, Conservatório Estadual de Pouso Alegre, cursos
para professores e alunos (Cor, Som e Movimento). A
partir de 2000, expõe nos EUA, em Nashua (NH) na Public Library, Em 2001, em
Sharon Art Center in Peterborough, New Hampshire. Em
Dallas, 2003, no Plano Municipal Center e na Shenandoah University – Leesburg -
Virginia. Em 2006, em Washington, na Embassy of the
Bolivarian Republic of Venezuela e no Katzen Cultural Center - Washington DC.
Em 2002, como Bolsista do Ministério da Educação de
Portugal, conclui o Mestrado, em Educação Arte e História da Cultura com a
dissertação “Panos Collage: Interligação de Linguagens Artísticas”, com
Distinção e Louvor, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, S. Paulo, Brasil.
Em 2003, tem seu mestrado reconhecido pela Universidade de Aveiro, Portugal. A
sua atividade nas três áreas artísticas, Música, Dança e Artes Plásticas,
contribuem para a formação do seu projeto Cor, Som e Movimento que engloba nas
suas apresentações equipes de música, dança e artes plásticas, na procura da
sua complementaridade de linguagens. O Projeto Arte
Global - Cor, Som e Movimento (Interligação de Linguagens Artísticas) é
apresentado na USP, Universidade de São Paulo, no Instituto de Estudos
Avançados - Simposium - como Artista Convidada (1992). Seguem-se vários
espetáculos Multimídia, em Portugal e no Brasil. Desde 2007 vem se dedicando também à poesia
devendo lançar em meados de outubro de 2010 em São Paulo seu mais recente livro
“Palavras Soltas”. Antonio Celso Ribeiro – Natural de Pouso Alegre – MG (1962).
Graduou-se em Composição pela Escola de Música da UFMG em 1993, sendo aluno de
Oiliam Lanna e Eduardo Bértola. Atuou intensivamente na criação de trilhas para
produções teatrais e vídeos. De 1998 a 2001 residiu nos Estados Unidos
freqüentando cursos de Literatura Medieval no City College of Fort Lauderdale,
Flórida. É Mestre em Linguística - Análise do Discurso e Semiótica. Membro do
Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/Unicamp), seus trabalhos
tem sido executados em Simpósios, Festivais e Recitais de Música Contemporânea
no Brasil, Inglaterra, Portugal, França, Estados Unidos, Uruguai, Holanda e
Alemanha. Alguns de seus trabalhos tem sido gravados por proeminentes
intérpretes como QuintaEssentia (SP), Grupo Le Bizarre (MG), DuoBrasil
(MG), Duo Marray (GO), Duo Rabelo-Hartmann (RJ), Mauricio Carneiro (PR), Tongue
Stuff (Londres), Abnader Domingues (MG), Nieuw Ensemble (Amsterdan),
Grupo Palmas Música (TO), Grupo Novo da UNIRIO – GNU (RJ), etc. Arranjou
e dirigiu o Cd “Samba de Casaca” para a soprano Sylvia Klein e o pianista
Wagner Sander (Belo Horizonte, MG), fazendo um cruzamento entre o lirismo
operístico e o swing e simplicidade do samba, atingindo grande aceitação
e sucesso entre os críticos de música e o público em geral. Embora tenha
explorado um amplo idioma musical, que vai das escalas modais a microtons, seus
trabalhos dos últimos dez anos tem sido classificados dentro da Escola da Nova
Simplicidade, sempre tendo como ponto de partida um texto, uma poesia ou uma
imagem, independente de línguas, época ou cultura. Suas composições tem sido
analisadas e citadas em várias teses de mestrado, doutorado, publicações e
artigos científicos, colaborando com pesquisadores de várias universidades
brasileiras, entre eles, Mauro Mascarenhas (UFMG), Sandra Almeida (UFMG),
Daniele Cruz (UFPe), Mauricio Carneiro (Escola de Belas Artes do Paraná),
Fausto Borém (UFMG), Ana Paula Cruz (UNIRIO), Sonia Ray (UFG), e Daniela
Carrijo (UFU). Em 2004 foi finalista no 4th Brazilian
International Composition Contest promovido pela International Bassist
Society e a Associação Brasileira de Contrabaixistas para recompor a parte
perdida do piano do “Impromptu” para piano e contrabaixo do compositor Leopoldo
Miguez. Em setembro de 2009 foi vencedor do Brazilian
Composition Contest promovido pelo BAMDialogue – Amsterdam, tendo como
prêmio sua composição “Two Mechanical Birds and a Melancholic Cage” executada
pelo renomado grupo de câmara “Nieuw Ensemble”, durante a International
Gaudeamus Music Week no Muziekgebouw aan’t IJ, além de convite para atender aos
ensaios e première da obra, bem como participar de um fórum sobre
sua linguagem musical para os alunos de Composição do Conservatório de
Amsterdam. Foi também professor convidado para ministrar uma Oficina de
Composição sobre a Escola da Nova Simplicidade e a sua linguagem composicional
no VII EnCUn – Encontro de Compositores Universitários na UFMG, onde também
ocorreu a estreia mundial de sua peça “Preghiera alla Vergine” executada pelo
Coro OUÇO durante a II Mostra de Composição “Eu Gostaria de Ouvir” de Belo
Horizonte em outubro de 2009. Em novembro de 2009 foi o “Compositor
Homenageado” no VIII Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Caparelli na cidade
de Uberlândia, MG, compondo as obras de confronto especialmente para o evento,
além de participar da banca julgadora. Atualmente trabalha no Projeto “Cor,
Som, Palavras Soltas/Palavras Soltas, Som, Cor” idealizado pela pianista,
artista plástica e poetisa portuguesa Leonor Alvim, mesclando em suas
exposições de “panos collage” a música e a poesia. Este projeto tem previsão de
estreia em outubro de 2010 na cidade de São Paulo. Professor de Piano,
Organização e Evolução da Orquestra, Canto Coral e História da Música no
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre e Psicologia Cognitiva e
Psicologia da Arte no curso de pós-graduação da Universidade do Vale do Sapucaí
– UNIVÁS, em Pouso Alegre – MG. Mais informações sobre o trabalho de Antonio Celso no site: www.antoniocelsoribeiro.com
____________________________________________________ ____________________________________________ 22 - CONCERTO : November - CDMC in Paris & SoundTrack in Cologne____________________________________________ Conférence à Paris pour le CDMC & projection de Miage à SoundTrack_Cologne... >>>>>>> Samedi 6/11 à
14h30 conférence sur les Marches Sonores à Paris pour le CDMC +d’informations
>>> http://www.pierreredon.com
____________________________________________________ ____________________________________________ 23 - CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas | Concerto Oficial: 6 e 7 nov____________________________________________ Prezados, Aí vai convitinho rápido: REQUIEM DE MOZART ORQ. SINF. CAMPINAS Regência: Mto .Parcival Modolo Solistas: Elisabeth Ratzersdorf - soprano Clarice Rodrigues - mezzo Lenine Santos - tenor Thoróh de Souza - baixo SAB 6 NOV (10H ensaio aberto; 20H
concerto) DOM 7 NOV 11H concerto CENTRO DE CONVIVÊNCIA Beijos, E.R. ____________________________________________________ ____________________________________________ 24 - CONCERTO : IV Mostra de Compositores do CMU____________________________________________ Olá a todos! http://mostradoscompositores.wordpress.com/2010/11/04/programacao-da-iv-mostra/ ____________________________________________________ ____________________________________________ 25 - NEWS : ettre d'information du Cdmc no 89 | Novembre 2010De: ____________________________________________ Edito Après l'accueil de nombreux événements en octobre, la saison du Cdmc commence véritablement avec deux journées dont les thèmes très différents devraient toucher des publics divers. Par ces rencontres nous souhaitons créer des ponts entre les disciplines, faire dialoguer compositeurs, musiciens et spécialistes d'autres domaines et donner au public l'occasion de s'initier à des sujets rendus accessibles. Après un deuxième épisode de « Création musicale et Jardins », le séminaire nomade « Deleuze et la musique » débutera au Cdmc ; son comité scientifique a réuni des chercheurs issus de sept universités différentes. Grâce aux travaux de spécialistes, ce sera l'occasion de s'interroger sur certains aspects qui fondent la rencontre entre musique et philosophie, de s'initier et de pénétrer une pensée exigeante. Vous trouverez aussi l'actualité de la création musicale en France en novembre, riche de festivals et de très nombreuses propositions. L'équipe du Cdmc Création musicale et jardins # 2
Différentes questions seront abordées : quel est le contexte historique de sa philosophie, quelles références musicales et quelles notions philosophiques relève-t-on dans ses textes plus particulièrement adressés au domaine de la musique ? Quel est l'impact de sa pensée chez les compositeurs contemporains du philosophe, mais aussi quels en sont les prolongements auprès des nouvelles générations ? | En savoir plus /// Fermeture du Cdmc Nouvelles biographies de compositeurs Christophe Bertrand
Une documentation variée est à votre disposition sur place : partitions, dossiers documentaires sur les œuvres, enregistrements sonores, dont de nombreuses créations : Hendeka, Madrigal, Mana, Treis, Vertigo et Yet | Découvrir les oeuvres de Christophe Bertrand au catalogue | Consulter la biographie du compositeur /// Présentation de la version filmée de Zajal, opéra arabe de Zad
Moultaka
Le Centre musical de la radiodiffusion néerlandaise en danger
La bibliothèque musicale fermerait également. Une pétition de soutien a été mise en place | En savoir plus /// Concerts Dans le cadre du cycle « Les musiciens de Brecht » à la Cité de la musique, l'Ensemble intercontemporain joue Mauricio Kagel ; sous la direction de Bruno Mantovani, il crée également deux partitions du compositeur russe Dmitri Kourliandski. Les solistes de l'Itinéraire interprètent Hugues Dufourt à l'Auditorium Saint-Germain dans un programme qui fait place à l'improvisation. À la Maison de la musique de Nanterre, Tm+ joue Tristan Murail ainsi qu'une pièce récente de Laurent Cuniot. À la Salle Pleyel, l'Orchestre Colonne interprète la première symphonie d'Henri Dutilleux. Parmi les créations, signalons celles de Jacques Lenot par l'ensemble Multilatérale à l'Eglise Saint-Merri, celle de Thierry Pécou par le Kronos Quartet au Théâtre de Sartrouville, une autre de Januibe Tejera, au Trois Arts dans le cadre du Cabaret contemporain. En région, Sillages rend hommage à
Luc Ferrari à La Passerelle de Saint-Brieuc. Le Quatuor Béla interprète
György Ligeti à La Comédie de Clermont-Ferrand, le concert étant précédé d'une
rencontre avec Jonathan Pontier et le musicologue Pierre Michel. À Césaré, l'Instant donné
interprète une œuvre du compositeur autrichien Clemens Gadenstätter. Par
ailleurs, la jeune création italienne est mise en avant par Résonance contemporaine à
Jujurieux. Au Musée des moulages de l'Université de Lyon, l'Orchestre de l'ARFI
(Association à la recherche d'un folklore imaginaire) crée une œuvre d'Alain
Savouret. À l'Ecole nationale supérieure d'architecture de Nantes, l'ensemble Arborescence
donne un concert de percussions autour du compositeur japonais Yoshihisa Taïra.
Le CNSMD de Lyon propose
avec « Transylvania au-delà des frontières » une série de
concerts et de rencontres autour des musiques de Roumanie, Hongrie et au-delà |
Tous les concerts /// Festivals Avec
un programme intitulé « La voie humaine », le
festival Manca,
organisé par le Cirm à Nice, accueille les ensembles Studio for New music,
L'Itinéraire, Musicatreize, l'Orchestre de Nice, La Muse en Circuit… À
Toulouse, le festival Novelum propose un
panorama de la jeune création musicale ainsi que des créations de Ramon
Lazkano, Jérôme Combier et Jean-Christophe Feldhandler. Un
concert visuel autour de Kajia Saariaho avec l'ensemble Court-circuit, L'Île
Solaire de Samuel Sighicelli et Le Royaume d'en Bas de Pierre
Jodlowski seront au programme d'Aujourd'hui musiques à Perpignan. Le Festival d'Automne à Paris se poursuit également : sous la
direction de Pierre Boulez, l'Ensemble Modern Orchestra
crée une œuvre de Bruno Mantovani. Dans le cadre du Paris de la musique,
l'Orchestre de Paris donne en première française une partition de Marc-André
Dalbavie, l'Orchestre philharmonique de Radio France une création de Vincent
Paulet, le Quatuor Diotima une oeuvre de Gilbert Amy et l'Orchestre national
d'Île-de-France un programme avec Laurent Petitgirard et Emil Tabakov | Tous les festivals /// Spectacles Après
sa création au Théâtre de Cornouailles à Quimper, l'opéra d'Oscar Strasnoy Cachafaz est à
l'affiche de l'Opéra de Rennes, dans une mise en scène de Benjamin Lazar ;
Les Cris de Paris et 2e2m en assurent l'accompagnement. Au Forum du
Blanc-Mesnil, notons une nouvelle production de L'Ascension du Mont Ventoux,
opéra de Betsy Jolas d'après Pétrarque. À la Scène Watteau de Nogent-sur-Marne,
l'ensemble Musicatreize joue Antti Puuhaara,
conte musical avec marionnettes du compositeur finlandais Tapio Tuomela. À
l'Opéra de Lille, l'ensemble Justiniana interprète Aventures, nouvelles aventures
de György Ligeti. Signalons par ailleurs la dernière création de
Laborintus Vous n'y pensez pas, Rosalie !
d'après des textes de Jacques Rebotier, au Théâtre du Lierre | Tous les spectacles /// Autour des compositeurs Allain Gaussin | Dominique Lemaître | Clara Maïda | Pierre Redon | Tous les compositeurs /// Conférences Pierre Schaeffer, archéologie future :
la traversée d'un siècle | Musique japonaise contemporaine
| La musique répétitive américaine 2
- Jay Gottlieb | Toutes les conférences /// Concours & appels Appel à communications - 5e journée
d'étude du groupe de recherches OPEFRA | Appel à contribution - Revue
Francophone d'Informatique Musicale | Appel à communications - 7e Congrès
européen d'analyse musicale | Concours de composition IGNM
| Call 4 young composers - BL ! NDMAN | 11e
Concours de composition Carl von Ossietzky | Tous les concours et appels /// Éditions Dans
son ouvrage György
Ligeti et la musique populaire paru chez Symétrie, Simon Gallot met en lumière
le rôle capital de l'argument populaire dans l'œuvre du compositeur. La Musique du XXe siècle
de Jean-Noël von der Weid est réédité aux Editions
Hatier dans une version révisée et augmentée | Toute l'actualité de l'édition /// ____________________________________________________ ____________________________________________ 26 - NEWS : {modisti news} MEECAS 2010 . call of works____________________________________________ Posted: 29 Oct 2010 02:27 AM PDT MEECAS 2010 Saturday, November 13,
Noon - Midnight Call for Video and
Interactive Installations Entries We are expanding the
MEECAS to include video and interactive installations. Please write us an email
if you wish to submit a project. Thank you. The 3rd annual
Midwestern Experimental Electronics Conference And Showcase (MEECAS) is The Conference The Showcase In addition to videos
from some of the Midwest’s leading Glitch More information and
updated schedule at www.MEECAS.com “Maledetto”, de Keneth Gaburo (Ars Sonora) Posted: 29 Oct 2010 02:24 AM PDT Escrita entre 1967 y 1968 para siete oradores
virtuosos, “Maledetto” constituye el segundo segmento de una amplísima obra
músico-teatral titulada “Lingua”. Basada fundamentalmente en acepciones
diversas de la palabra inglesa screw, Keneth Gaburo concibió “Maledetto” como
fiel reflejo de su idea de la lingüística composicional. El lenguaje se erige
aquí como una herramienta de experimentación que además sirve al compositor
para organizar un original teatro vocal de desarrollo contrapuntístico. La
exaltación del cuerpo, la sexualidad y la ciencia mecánica son algunos de los
contenidos que aparecen en este extenso y por momentos muy divertido discurso
que transcurre entre vocalizaciones, complejos ejercicios poéticos, y una
inusual destreza en el uso del habla (23/10/10). This posting includes an
audio/video/photo media file: Download Now Vertonen at NoisefeSTL ’10 (Day 1,
10/22/10)
Posted: 29 Oct 2010 02:24 AM PDT Lemp Neighboorhood Arts
Center Sigulda, Diaphragmatic,
Arvo Zylo, Carrigan Brothers, Andrew Markee/Identity Crisis, Pusdrainer, Neil
Jendon, Brain Transplant, and I Like You Go Home also
played. ____________________________________________________ ____________________________________________ 27 - NEWS : Newsletter Futurs Composés # 3De: contact@futurscomposes.com ____________________________________________ Édito Effervescence. > Futurs
Composés aux Journées du Patrimoine, un succès
! Plus de 25 concerts sur 2
jours ont été donnés à la Cité
internationale universitaire de Paris par les membres du réseau. > Le réseau national vous prépare une rentrée 2011 riche en couleurs ! Au programme : de nombreuses
rencontres à Paris et en régions, une nouvelle communication, des projets
collaboratifs qui visent à promouvoir, à soutenir et à fédérer nos membres ... > François Paris, directeur du CIRM,
Centre national de création musicale. > Benoit Thiebergien, directeur
artistique du festival 38e Rugissants. Portraits du mois > Claude Delangle, saxophoniste Lire la suite, par ici ... Lire la suite, par ici ... Lire la suite, par ici ...
. Lire la suite, par ici ... © Futurs Composes ____________________________________________________ ____________________________________________ 28 - NEWS : Newsletter BRAVIO 69 Toque na BRAVIO em 2011De: bravio@gmail.com ____________________________________________ Toque na BRAVIO em 2011 Inscrições abertas até 11 de novembro de 2010 Estão abertas as inscrições para seleção dos músicos que se
apresentarão nos encontros da BRAVIO (Associação Brasiliense de Violão)
programados para 2011. Pelo menos 1 (uma) foto digital com boa resolução Programa do recital com pelo menos 1 (uma) hora de duração sem
intervalos Biografia (release) Proposta de atividade didática (oficina, "master class",
palestra, etc.) Pelo menos 1 (uma) gravação em formato "mp3" com no mínimo
3 (três) minutos e no máximo 12 (doze) minutos
R$ 350 (trezentos e cinquenta reais) de cachê 50% (cinquenta por cento) do valor arrecadado com a bilheteria Hospedagem no hotel SESC (Somente para não-residentes em Brasília) A BRAVIO não fornecerá transporte aéreo, terrestre e nem
alimentação. -- ____________________________________________________ ____________________________________________ 29 - NEWS : 12 noticias de docenotas.comDe: admin_docenotas@cibelesgroup.com ____________________________________________ Operadhoy
despide su temporada 2010 con tres estrenos 29/10/2010 (actualizada 03/11/2010) Las últimas producciones de la temporada de operadhoy, que tendrán
lugar el 5 y 7 de noviembre en los Teatros del Canal, traerán los estrenos en
España de la ópera En la medida de las cosas, del compositor madrileño
César Camarero, Il Gridario, de Matteo Franceschini, y Freizeitspektakel,
de Hannes Seidl. MADRID | Entradas PluralEnsemble
invita al concierto Boulez del 4 de noviembre 03/11/2010 VITORIA | Fundación KREA | Creación contemporánea 02/11/2010 Barenboim
y la West-Eastern Divan, galardonados con el Premio de la Paz de Westfalia 01/11/2010 MADRID | Otra vuelta de tuerca Medio
siglo apretando la tuerca 03/11/2010 “EL CONCIERTO QUE MÁS HE DISFRUTADO ES EL MADRIGAL DE
RODRIGO" Anabel
Montesinos, primer premio del concurso “Michael Pittaluga” BARCELONA | Danza contemporánea Mudances
y Àngels Margarit cumplen 25 años en el Mercat de les Flors ____________________________________________________ ____________________________________________ 30 - NEWS : Musical America Weekly NewsletterDe: newsletter@musicalamerica.com ____________________________________________ NEW YORK—The Opera Orchestra of New
York came roaring back on Monday evening after leading a moribund existence for
the past two years. OONY was perhaps the first of New York’s major musical
institutions to cut back operations following the financial meltdown in the
fall of 2008. The very survival of the 40-year-old company looked doubtful. No
more. Heading a strong cast, Elina Garanca
brought her succulent mezzo to Anita’s music in La Navarraise and
managed to project something of the girl’s inner resolve. Tenor Roberto Alagna,
in his Carnegie Hall and OONY debut, was in ardent form as Araquil and
contributed significantly to the tension. Ranking the 15 Highest-Paid Non-Profit CEOS Mirror, mirror on the wall, which
non-profit CEO has the highest salary of them all? According to Newsweek’s
list of the “15 Highest Paid Charity CEOs,” it’s not the head of the United Way
or the American Cancer Society. They’re not even on the list. No, the Number 1 “Highest Paid
Charity CEO” is Zarin Mehta, chief executive of the New York Philharmonic,
making $2,649,540 million through a confluence of bonuses, salary, and deferred
compensation (all figures are for 2008); no wonder the organization he runs is
$5 million in debt. Mehta is leaving the job when his contract expires in
August. Kennedy Center CEO Michael Kaiser is fifth on the list, at about $1.1
million; Deborah Borda, CEO of the Los Angeles Philharmonic, is 11th, at
$928,232. Dresden Phil Names New Music Director Michael Sanderling, 43, is to be the
new chief conductor of the Dresden Philharmonic, succeeding Rafael Frühbeck de
Burgos, in the post since 2004. Asked why the sudden announcement of Frühbeck
de Burgos’s departure (such decisions are generally made two to three years in
advance), the orchestra’s press department responded that the 77-year-old
conductor’s contract was not being renewed. The son of conductor Kurt
Sanderling, Michael is known primarily as a cellist; he first conducted
publicly in 2001, a concert with the Kammerorchester Berlin. In 2006, he was
named artistic director of the Potsdam Kammerakademie. He has been a guest on
the podiums of the China Philharmonic, Tonhalle Orchestra, and the Bavarian
Radio Symphony, among others. Ádám Fischer Exits Hungarian State Opera Ádám Fischer is conducting his final
performances as chief conductor of the Hungarian State Opera; he’s leaving, he
says, because of excessive intervention from the current right-wing government.
“Whatever happens, someone runs to a befriended politician, and he gets
involved,” Fischer told Budapest’s Daily Paper Nepszabadsag.
"Such things happen nowhere else in the world.” His decision to leave comes just two
days after General Director Lajos Vass was fired, allegedly for “financial
irregularities” and “wasteful conduct in financial matters.” Several other key
figures have been fired since the new government took effect in May. "We
can say that the leaders have squandered the opera's funds," the MTI News
Agency quoted Gábor Hardy as saying. Auditor Hardy alleged that the opera’s
deficit was more than one billion forint (3.6 million euros, five million
dollars). Cape Town Opera Will Go to Israel JOHANNESBURG—Cape Town's opera
troupe is rejecting a call from retired Anglican Archbishop Desmond Tutu to
cancel a performance in Israel scheduled for next month. Tutu, who earned a
Nobel for his peaceful opposition to apartheid, has compared Cape Town Opera's
planned visit to international artists performing in apartheid South Africa. He
said Israel is "luring" international artists to the Tel Aviv Opera
House to advance its "fallacious claim to being a 'civilized
democracy.'" But opera Managing Director Michael
Williams said in a statement that the opera would not take a political position
and cut cultural ties with Israel or the Palestinian territory. From "Curiously Random" by
Alan Gilbert Musical America is helping presenters
keep up with its advertisers! Managers whose rosters appear in the 2010 edition
of the Musical America Directory should write to listings@musicalamerica.com with the names of
artists and attractions that have been either added or removed—and please be
sure to indicate "added" or "removed." The manager listed below
for each artist may be limited to a geographic region or to a type of project. New This Week 04 November 2010 05 November 2010 Also This Week on MusicalAmerica.com Milwaukee Symphony Names
New CEO Noticias somente em texto simples, sem
figuras nem tabelas, enviar a: Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l |