MUSICON CDMC UNICAMP
Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher
MEL - Música Eletroacústica / Electroacoustic Music / Musiques Électroacoustique / Elektroakustische Musik
Nome Alfredo Jacinto de Barros
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO
ENTID_ASS University of Texas at Austin
Cidade Austin
UF TX
País ESTADOS UNIDOS
Telefone Comercial
E-mail alfredo.barros@mail.utexas.edu
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Doutorado, UTEXAS, Música, Russel Pinkston, em andamento, USA, Utexas;
Mestrado,UFRJ, Música, Marisa Rezende, Ecletismo no Trio n. 2 de Lindembergue Cardoso: Uma
análise de procedimentos composicionais, Brasil, UFRJ, 1996; Graduação, UFBA, Música, Jamary
Oliveira, O poente e a miragem, para orquestra, Brasil, UFBA, 1994 * ATIVIDADES: Doutorando
em composição. The University of Texas at Austin
Nome André Campos Machado
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, INT
ENTID_ASS UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música
Cidade Uberlândia
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (34) 3239-4414
E-mail andrecamposm@yahoo.com.br
Http www.andrecampos.triang.net
Sinopse * TITULAÇÃO: Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU,
Brasil. Título: Tradutor de Arquivos MIDI para Texto Utilizando Linguagem Funcional CLEAN,
Ano de Obtenção: 200. Orientador: Dr Luciano Vieira Lima; Especialização em Métodos e Técnicas
de Pesquisa em Música. (Carga Horária: 390h). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. *
PUBLICAÇÕES: MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro
; LIMA, Sandra Fernandes de O . Computação Musical - Sound Forge 8.0: Gravação ao Vivo,
Restauração de Sons de Lps e Masterização Áudio Digital. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2005. v. 1. 270
p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro ; LIMA, Sandra
Fernandes de Oliveira . Arranjo Automático, Conversão de CD em MIDI e MIDI em Áudio,
Utilizando o Band-in-a-Box 12.0a, Virtual Sound Canvas 3.23 e Akoff Music Composer 2.0. 1ª. ed.
São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 308 p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ;
PINTO, Marília Mazzaro . Finale 2004 - Editoração de Partituras, Composição e Arranjo.. 1ª. ed.
São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 372 p. * ATIVIDADES: Universidade Federal de Uberlândia,
Departamento de Música e Artes Cênicas, professor de violão, Música Computacional e Introdução à
Música Eletroacústica, Coordenador do Núcleo Avançado de Computação Sônica e Multimídia,
Autor de livros técnicos em Música Computacional
Nome Anselmo Guerra de Almeida
Áreas de Pesquisa C&M , MEL , MCO
ENTID_ASS UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Telefone Comercial (62) 3521-1125
E-mail aguerra@uol.com.br
Http www.musica.ufg.br/mestrado
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por
Computador, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Arthur Rosemblat Nestrovski; Mestrado em
Ciência da Computação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Composição Algorítmica
em Sistema de Síntese FM com Arvores de Tempo, Ano de Obtenção: 1992. Orientador: Aluízio
Arcela. * PUBLICAÇÕES: A Reintegração do Elemento Humano na Música Computacional. In: X
Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 1997,
Goiânia. Anais do X Encontro da ANPPOM. Goiânia : UFG, 1997. p. 223-228; As Metáforas da
Interatividade em Sistemas Assistidos por Computador. In: II Encontro de Música Eletroacústica -
Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997, Brasília. Anais do II Encontro de Música
Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997; Methodologies for Design and
Evaluation of Interactive Musical Interfaces. In: III Brazilian Simposium on Computer Music, 1996,
Recife. Proceedings - III Brazilian Simposium on Computer Music - SBC96, 1996. *
ATIVIDADES: Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Professor de
Composição e Novas Tecnologias; Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes
Cênicas, Coordenador do Mestrado em Música da UFG; Universidade Federal de Goiás, Escola de
Música e Artes Cênicas, Coordenador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora da UFG.
Nome Bernadete Zagonel
Áreas de Pesquisa MCO, EMS, MEL
ENTID_ASS UFPR - Universidade Federal do Paraná - Depto. de Artes
Cidade Curitiba
UF PR
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail musica2000@terra.com.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: O Que é Gesto Musical, S. Paulo; Brasiliense, 1992; Musicalizando Crianças:
Teoria e Prática da Educação Musical, S. Paulo, Ática, 1989 (co-autoria); Introdução à Estética e à
Composição Contemporânea, de H.J. Koellreutter, P. Alegre, Movimento,1985, (co-autoria).
TITULAÇÃO: Doutora, Univ. Paris IV, Sorbonne, França, D.Pistone, 1994: "La formation mus. de
l'enfant et la mus. contemp.". Mestre: UFPR: "Consid. sobre a mus. na soc. através dos tempos e
sua import. na educ.: uma proposta metod.", Z.M.Pavão. Espec..: DEA/Ec. de Hautes Et. en
Sciences Soc./IRCAM, Paris; DEA Mus. e musicol. do sec. XX, "Le geste musical", H.Dufourt,
1990. DEA Musicologia: "La mus. contemp. et l'enseignement mus. destiné aux enfants",
D.Pistone, 1987.
Nome Carlos Palombini
Áreas de Pesquisa MEL, MCO, MHS, MSI
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (31) 3499-4700
E-mail palombini@terra.com.br, cpalombini@gmail.com
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Bolsista
do(a): Rockefeller Foundation, RF, Estados Unidos; Doutorado em Música. Universidade de
Durham, DUNELM, Inglaterra. Título: Pierre Schaeffer's Typo-Morphology of Sonic Objects, Ano
de Obtenção: 1993. Orientador: Dr Peter D Manning. Bolsista do(a): Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. * PUBLICAÇÕES: The Brazilian
Group for Computer Music Research: a Proto-History, Leonardo Music Journal, vol. 10, p.13-20,
Cambridge, Mass.: MIT Press, 2000. La música concreta revisada, Música y nuevas tecnologias, p.
25-40. Barcelona: L'Angelot, 1999. Technology and Pierre Schaeffer: Pierre Schaeffer's Arts-Relais,
Walter Benjamin's technische Reproduzierbarkeit and Martin Heidegger's Ge-stell, Organised Sound,
vol. 3 (1), p.35-43, Cambridge: Cambridge University Press, 1998. Pierre Schaeffer, 1953: towards
an Experimental Music, Music and Letters, vol. 74 (4), p.542-47, Oxford: Oxford University Press,
1993. Pierre Schaeffer: from Research into Noises to Experimental Music, Computer Music Journal,
vol.17 (3), p.14-19, Cambridge, Mass.: MIT Press, 1993. * TITULAÇÃO: Bacharelado em Direção
Teatral, UFRGS, Departamento de Arte Dramática, Porto Alegre, 1981. Especialização em
Tecnologia de Informação Musical, City University, Departamento de Música, Dr Simon Emmerson,
The Sound of the Instrument that Does Not Exist: Typology and Morphology of Sonic Objects in
Pierre Schaeffer's Traité des objets musicaux, Londres, 1989. Ph.D. em Música, Universidade de
Durham, Departamento de Música, Dr Peter D. Manning, Pierre Schaeffer's Typo-Morphology of
Sonic Objects, Durham, Inglaterra, 1993 * ATIVIDADES: Professor Adjunto de Musicologia,
departamento de teoria geral da música, Escola de Música, UFMG; pesquisador do CNPq; editor da
série Música Editada, Editora da UFMG.
Nome Celso Aguiar
Áreas de Pesquisa C&M, MEL
ENTID_ASS Stanford University - Center for Computer Research in Music and Acoustics
Cidade MOUNTAIN VIEW
UF -
País EUA
Telefone Comercial
E-mail aguiar@ccrma.stanford.edu
Http
Sinopse
Nome Cesar Adriano Traldi
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO, INT
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade Campinas
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail ctraldi@hotmail.com, ctraldi@iar.unicamp.br
Http
Sinopse ATIVIDADES: Participa como músico convidado da Orq. Sinfônica Municipal de Campinas,
Orquestra Sinfônica da Unicamp, entre outras.
Como membro do Grupo de Percussão da Unicamp, apresentou-se na Croácia e EUA. Apresentou-se
como solista frente à Orquestra Sinfônica Petrobrás, Orquestra Sinfônica da Unicamp e outras. Em
2004 participou do concerto “Young Percussion Soloists International” na Croácia e foi escolhido
pelo concurso “Furnas Geração Musical” como um dos 3 jovens solistas mais promissores de São
Paulo. Em 2005 ficou em 2° lugar no “V Concurso Petrobrás” para Jovens Solistas, foi selecionado
como destaque do “I Festival Internacional da Unicamp”, 2° colocado no “Concurso CCLA” e
finalista do “Prelúdio” realizado pela TV Cultura. Foi escolhido novamente como um dos 3 jovens
solistas mais promissores de São Paulo pela segunda edição do concurso "Furnas Geração Musical"
em 2006. * TITULAÇÃO: Mestrado, Unicamp, Instituto de Artes, orient. Jônatas Manzolli, Gesto
Sonoro na Interpretação Contemporânea da Marimba, Brasil, Unicamp, em andamento; Graduação em
Música, Unicamp, IA, orient. Fernando Hashimoto, Brasil, Unicamp, 2004.
Nome Cesar Villavicencio
Áreas de Pesquisa ANA, INT, MAN, MEL, MCO
ENTID_ASS Omval 267
Cidade Amsterdam
UF -
País HOLANDA
Telefone Comercial
E-mail cesar@cevill.com, cevill@yahoo.com
Http http://www.cevill.com
Sinopse TITULAÇÃO:Doutorado em Música. University of East Anglia, ANGLIA, Inglaterra. Título:
Rhetoric and the Discourse in Free-Improvisation, Orientador: Dr. Jonathan Impett; Mestrado em
Flauta doce. conservatório Real de Haia, Holanda, KC, Holanda. Título: Recorder and Electronics,
Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Michael Barker. * PUBLICAÇÕES: - The electronic recorder
explained, American Recorder, Janeiro 2002, Volume XLIII, Número 1, 7pg, CO USA American
Recorder Society, Inc. * ATIVIDADES: University of East Anglia, Inglaterra - Pesquisa de
Doutorado (PhD) "The Discourse of Free-Improvisation". Conservatório Real de Haia - Música
Antiga, Música Clássica, Instituto de Sonologia - Professor convidado de flauta doce e improvisação
Nome Conrado Silva (de Marco)
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO, EMS
ENTID_ASS UnB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Brasília
UF DF
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail conrado@unb.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Graduação em Ingenieria (1958), Universidade de la Republica, UR, Uruguai;
Especialização em Technische Akustik (1964), Technische Universitat Berlim, T.U.B, Berlim 12 -
Alemanha; Curso de Aperfeiçoamento/ Especialização em Conforto ambiental para atualização de
docentes de música (1975), USP; Curso de Aperfeiçoamento/ Especialização em Seminário
Latinoamericano de acústica (1982); Universidade d Córdoba - UNICORD - Argentina *
ATIVIDADES: Universidade de Brasília, Departamento de Música, Professor de composição
Nome Damián Keller
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO, ANA
ENTID_ASS UFAC - Universidade Federal do Acre
Cidade Rio Branco
UF AC
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail dkeller@ccrma.stanford.edu
Http http://ccrma.stanford.edu/~dkeller/
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor in Musical Arts. Stanford University, SU, Estados Unidos.
Título: Paititi: a multimodal journey to El Dourado, Ano de Obtenção: 2004. Orientador: Jonathan
Berger. Bolsista do(a): Stanford University, SU, Estados Unidos; Mestrado em Master of Fine Arts
in Interdisciplinary Studies. Simon Fraser University, Canadá. Título: touch'n'go: Ecological
Models in Composition, Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Barry Truax. Bolsista do(a): Simon
Fraser University, Canadá. * PUBLICAÇÕES: KELLER, Damián ; CAPASSO, Ariadna . Vívir sin
Después. 1. ed. Nova Iorque: Haim Chanin Fine Arts, 2004. v. 3; KELLER, Damián ; CAPASSO,
Ariadna . Sísifo. 1. ed. Nova Iorque: business2art.com, 2004. v. 3; Introduction to the Ecological
Approach. In: Ricardo Bianchini; Alessandro Cipriani. (Org.). Virtual Sound. 1 ed. Milão:
Contempo, 2000, v. , p. * ATIVIDADES: Professor na Universidade Federal do Acre, UFAC.
Nome Daniele Gugelmo (Dias)
Áreas de Pesquisa MEL, MCO
ENTID_ASS
Cidade Nice
UF -
País França
Telefone Comercial
E-mail danielemgd@yahoo.com.br, gugelmodaniele@yahoo.fr
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Música para a amizade entre Schoenberg e Kandinsky, Orientador: Silvio de Mello Ferraz;
Mestrado em Artes. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: "Os Sete Dias
da Criação: da composição à elucidação do Sistema Composicional", Ano de Obtenção: 2000. *
PUBLICAÇÕES: "Estágio", Proceedings of 6th international conference Generative Art , 2003, 6th,
pp.376-382, Milano, Politécnico, 2003; "Aplicando a Sistêmica à composição do século XX",
Revista Cronos, 2001, vol.2, pp.125-129, Natal, UFRN, 2001; "A Sistêmica aplicada à composição
do século XX", IV Fórum CLM, Caderno de Comunicações, 2000, html, São Paulo, PUC, 2000; "6
Pequenas peças de Arnold Schoenberg: exemplo de um procedimento atonal", III Encontro Interno
de Pesquisa em Artes e Multimeios, 1999, p.21, Campinas, Unicamp, 1999; Procedimentos
composicionais do primeiro movimento da peça: "Os sete dias da criação", XII Encontro Anual da
ANPPOM, anais de Congresso, Salvador, 1999; Apontamentos de Aprendiz - Pierre Boulez, São
Paulo, Ed. Perspectiva, 1994, Assistente de Revisão.
Nome Denise Garcia
Áreas de Pesquisa MEL, MCO, SEM
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail d_garcia@iar.unicamp.br, dhlgarcia@uol.com.br
Http
Sinopse ATIVIDADES: Profª no Depto. de Música, IA, unicamp. * PUBLICAÇÕES: Concert Multiphonie:
L'Espace Differencié, Ars Sonora n.8, 03/1988. * TITULAÇÃO: Doutora em Comunicação e
Semiótica (1998), PUC/SP; Mestre em Artes (1993), UNICAMP; Graduação em Música -
Composição (1979), USP - ECA - Departamento de Música; Graduação em Música - Composição
(1984), Nordwestdeutshe Musikakademie Detmold.
Nome Edson Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa ANA, MEL, MCO, SEM, TEO
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 6166-6520
E-mail edson@zampronha.com
Http http://www.zampronha.com
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical,
298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of Perception to the
Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103. Roy Ascott (org.).
Bristol: Intellectbooks, 2000. Conceitos da teoria do caos aplicados à composição Modelagem III,
FACE., Nº4., 11, p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?, ARTEunesp, v. 12, 19,
p.115-133. São Paulo: 1996. Música: uma metáfora do tempo. ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121.
São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP, Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado,
UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e Processos de Organização Musical Estruturalista,
Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski,
Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo,
1998 * ATIVIDADES: Professor Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual
Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP;
Professor na pós-graduação em Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação
em Filosofia - Filosofia da Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.
Nome Eduardo Reck Miranda
Áreas de Pesquisa C&M, MEL
ENTID_ASS University of Plymouth
Cidade Plymouth
UF -
País INGLATERRA
Telefone Comercial +44 1752 232 532
E-mail eduardo.miranda@plymouth.ac.uk
Http http://cmr.soc.plymouth.ac.uk/
Sinopse PUBLICAÇÕES: Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician, Focal Press, Oxford, UK,
1998; An Artificial Intelligence Approach to Sound Design, Computer Music Journal v.19,nº 2, pp.
59-75. * TITULAÇÃO: Phd em Música, University of Edinburgh: "An Artificial Intelligence
Approach to Sound Synhesis", orient. P. Nelson, 1995 * ATIVIDADES: Diretor do
Interdisciplinary Centre for Computer Music Research (ICCMR)
Nome Fernando (Henrique de Oliveira) Iazzetta
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO, SEM
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 3091-4137
E-mail iazzetta@usp.br
Http http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta
Sinopse PUBLICAÇÕES: - Além da vanguarda musical, 2005, 227.246, Em - O Pós Modernismo. J.
Guinsburg & Ana Mãe Barbosa (eds.). São Paulo: Ed. Perspectiva. - Meaning in Music Gesture,
2000 , In: Trends in gestural Control of Music, Marc Battier & Marcelo M. Wanderley (Eds.)
Paris-IRCAM - Centre Pompidou - CD-ROM. - La música en Internet: un sueño o una realidad
(virtual)? , 1999, In: - Música y nuevas tecnologías - Perspectivas para el siglo XXI. Eduardo R.
Miranda (Ed.), Barcelona: ACC L'Angelot Editora. - AcMus: Computational Tools for
Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics , European Acoustics Symposium/IV
Congresso Ibero-Americano de Acústica, 2005. - Música: Processo e Dinâmica , 1993 , 262pg , São
Paulo: Editora Annablume. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, McGill University, Electronic Music,
Canadá, 2003 - Doutorado, PUCSP , Comunicação e Semiótica , Maria L. Santaella , Sons de
silício: corpos e máquinas fazendo música , Brasil, 1997 - Mestrado, PUCSP , Comunicação e
Semiótica , Silvia Anpach , A música atual e seus processos dinâmicos , Brasil, 1992 *
ATIVIDADES: Professor no Departamento de Música da ECA-USP
Nome José Augusto Mannis
Áreas de Pesquisa MCO, ANM, C&M/MEL
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail jamannis@uol.com.br
Http http://www.unicamp.br/cdmc/
Sinopse ATIVIDADES: Coordenador do CDMC-Brasil/UNICAMP; Professor do Depto. de Música do Inst.
de Artes da UNICAMP. * PUBLICAÇÕES: A Revolução dos Sons Complexos, de Tristan Murail
(tradução), Cadernos de Estudo: Análise Musical nº. 5, Atravez, São Paulo, 1992; MUSICON -
Guia da Música Contemporânea Brasileira, CDMC-Brasil/UNICAMP, Campinas, 1998; *
TITULAÇÃO: Mestre em Música, Universidade de Paris VIII, Orientador: Daniel Charles, "L'
Electroacoustique dans la musique d'aujourd' hui", Paris, França, 1987; Bacharelado em Música -
Composição, Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, França, 1983; Bacharelado em
Música - Composição, UNESP, 1983.
Nome José Ignacio de Campos Júnior
Áreas de Pesquisa MCO, MEL, C&M
ENTID_ASS FASM - Faculdade Santa Marcelina
Cidade Americana
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail ignaciodc@uol.com.br
Http http://ignaciodc.sites.uol.com.br/ignacio.html
Sinopse ATIVIDADES: Professor na Faculdade Santa Marcelina. * PUBLICAÇÕES: A Construção de
Valdrada. Cadernos de Pós-Graduação, Unicamp - Campinas, v. 7, n. n. 1, 2005 - Projeto e
Implementação Sonora em Ópera, um Ambiente Imersivo-Interativo Desenhado em Sistemas de
Realidade Virtual, Anais do IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003, vol. IX, p.
187-193, Campinas: SBC, 2003. * TITULAÇÃO:Doutorado em Música. Universidade Estadual de
Campinas, UNICAMP, Brasil. Mestrado em Música, UNICAMP, Dra. Denise Garcia, Interação
Tímbrica na Música Eletroacústica Mista, Brasil, Unicamp, 2005; Graduação em Música,
UNICAMP.
Nome Mauricio (Soares) Dottori
Áreas de Pesquisa MCO, MEL, MHS
ENTID_ASS UFPR - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Artes e Música
Cidade CURITIBA
UF PR
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail m.dottori@onda.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Ph D Music. University Of Wales Cardiff, UW-C, Grã-Bretanha.
Título: The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli, Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: David Wyn Jones. Mestrado em Artes. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título:
Ensaio Sobre a Música Colonial Mineira, Ano de Obtenção: 1992. Orientador: George Olivier Toni.
* PUBLICAÇÕES: Oliveira, Manoel Dias. Matinas de Sábado Santo, ed. Maurício Dottori. São
Paulo: EdUSP, 2000.. São Paulo: EdUSP, 2001; "Davide Perez" in New Grove 7ª ed.. 7ª. ed. Nova
Iorque: Macmillan, 2000. * ATIVIDADES: Chefe do Departamento de Artes da Universidade Federal
do Paraná (DeArtes-UFPR).
Nome Pablo Sotuyo Blanco
Áreas de Pesquisa ANA / C&M / MEL / MCO / MAN / MHS / TEO
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail psotuyo@ufba.br
Http http://www.ufba.br/~psotuyo/
Sinopse * TITULAÇÃO: Graduação em composição, Escola Universitária de Música de Montevidéu, orient.
Antonio Mastrogiovanni, Uruguay, Montevideo, 1997. Doutor em Música: Universidade Federal da
Bahia, Programa de Pós-Graduação, orient Jamary Oliveira - Manuel Veiga. Modelos
Pré-Composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil, Brasil, UFBA, 2003 *
ATIVIDADES: UFBA, PPGMUS / EMUS / Docente e Pesquisador.
Nome Ricardo Mazzini Bordini
Áreas de Pesquisa ANA, C&M, MEL, MCO, EMS, TEO
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição Literatura
e Estruturação Musical
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial (71) 3336-7421
E-mail bordini@ufba.br
Http http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Main/MazzBord
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ICTUS,
Salvador, n. 2, p. 116-164, 2001 - Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. Art,
Salvador, n. 23, p. 131-136, 1995 * TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA - CLEM, Jamary
Oliveira, A Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de Notas Aplicados à Composição Musical:
um tutorial, Brasil, UFBA, 2003; Mestrado, UFBA - CLEM, Jamary Oliveira, Do Que Pudera
Lembrar-se "O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua", Brasil, UFBA, 1994; Graduação em Música -
Regência, UFRGS, 1987; Graduação em Música - Composição, UFRGS, 1986 * ATIVIDADES:
Professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia lotado no Depto. de Composição,
Literatura e Estruturação Musical
Nome Rodrigo Cicchelli Velloso
Áreas de Pesquisa C&M, MEL
ENTID_ASS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - Depto de Composição
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail rodcv@acd.ufrj.br
Http
Sinopse ATIVIDADES: Professor Adjunto, Departamento de Composição, Escola de Música, Universidade
Federal do Rio de Janeiro. * TITULAÇÃO: Ph.D. University of East Anglia, Denis Smalley e
Simon Watters: Eletroacustic Music composition. Grã Bretanha, 1996.
Nome Sérgio Freire (Garcia)
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (31) 3499-4707
E-mail sfreire@musica.ufmg.br
Http www.musica.ufmg.br/~sfreire
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000),
Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, vol. 2, p. 692-698, Belo Horizonte, 2001; Aspectos
da criação de obras musicais para instrumentos e fita magnética, Anais do I Seminário Nacional de
Pesquisa em Performance Musical, p. 321-325, Belo Horizonte, 2000; A produção musical de
Eduardo Bértola (1939-1996), Revista OPUS, edição eletrônica, www.ufmg.br/anppom/opus, São
Paulo, Anppom, 1999; Organizando idéias sobre processamento digital de sons: uma abordagem para
alunos de graduação em música, Anais do X Encontro Nacional da ANPPOM, p. 229-264, Goiânia,
1997; "Uma arte sonora absoluta, que não se chama música", segundo Kurt Weill (1925), Em Pauta,
2004, p. 5-30; Early musical impression from both sides of the loudspeaker, Leonardo Music
Journal, p. 67-71, 2003; Considerações sobre a noção de ao vivo na música, XIV Congresso da
ANPPOM, p. 1198-1206, Porto Alegre, 2003. * TITULAÇÃO: Graduação, UFMG, Teoria Geral da
Música, Guerra Peixe e Eduardo Bértola, Brasil, Belo Horizonte, 1990; Mestrado, Royal
Conservatory, Institute of Sonology, Konrad Boehmer, Composition through computer programming
: a sonological experience, Holanda, Haia, 1993; Doutorado em Comunicação e semiótica, PUC/SP,
Silvio Ferraz, "Alto-, alter-, auto-falantes: concertos eletroacústicos e o ao vivo musical", Brasil,
2004 * ATIVIDADES: UFMG, Escola de Música, Depto. de Teoria Geral da Música , professor
adjunto nas áreas de (a) composição, e (b) música e tecnologia
Nome Silvio Ferraz Mello Filho
Áreas de Pesquisa ANA, C&M, MEL
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail silvioferraz@iar.unicamp.br, silvio.ferraz@terra.com.br
Http http://sussurro.musica.ufrj.br
Sinopse PUBLICAÇÕES: Análise e Percepção Textural: Peça VIII Para Sopros de Ligeti. Cadernos de
Estudo: Análise Musical, S.Paulo, v. 5, p. 68-79, 1990. - livro das sonoridades - notas dispersas
sobre composição. rio de janeiro: 7 letras, 2005. 127 p. - música e repetição: aspectos da diferença na
música contemporânea. São Paulo: Educ/Fapesp, 1998. 273 p. * TITULAÇÃO:Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. - Doutor, Programa de Estudos
Pós-Graduados n Comunicação e Semiótica, PUCSP, 1996; Mestrado em Musicologia, USP, 1991;
Licenciatura em Música, USP, 1982. * ATIVIDADES: UNICAMP, Instituto de Artes - Música.
professor do curso de composição (composição, harmonia e estruturação) e do pós-graduação PUCSP,
professor e orientador no Programa de Comunicação e Semiótica CNPQ, pesquisador (bolsa
produtividade) - pq2
Nome Vania Dantas Leite
Áreas de Pesquisa ANA, C&M, MEL, MCO
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2542-2554
E-mail vania.dl@terra.com.br, cla-ppgm@unirio.br,
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: O Solista é o Espaço, Letras e Artes, Ano IV / Nº10, p.6-7. Rio de Janeiro:
RioArte / Fundação Rio, 1990. Luciano Gallet: Análise Estilística da Obra. Mestrado. 75p. Rio de
Janeiro: UFRJ/EM, 1996. Luciano Gallet: Revisão e Editoração da Suite Sobre Temas
Negro-Brasileiros. Complementação Trabalho de Mestrado. 61p. Rio de Janeiro: UFRJ/EM, 1996.
Estúdio de Música Eletroacústica: Instituto Villa-Lobos. CD. UniRio, 2000. Músicos e movimentos
que iniciaram a prática da Eletroacústica no Brasil. Artigo / Comunicação. 14p. Curitiba: NUCOM,
2000. * TITULAÇÃO: Graduação em Piano, UFRJ - EM, Rio de Janeiro, 1969; Graduação em
Composição e Regência, UFRJ - EM, Rio de Janeiro, 1972; Mestrado em Música, UFRJ, Sub-área:
Teclado, Prof. Doutor Ricardo Tacuchian, Luciano Gallet: Análise estilística da obra. Revisão e
editoração da Suite sobre Temas Negro-Brasileiros. Rio de Janeiro: UFRJ-EM, 1996, Doutorado em
curso, UniRio, Área de Estruturação e Linguagem, Prof. Dr. Ricardo Tacuchian, Relação entre
Tecnologia e Linguagem na Música Eletroacústica Brasileira * ATIVIDADES: compositora;
Prof.Adjunto de Composição (Eletroacústica e Música Experimental) do Departamento de
Composição e Regência - UNIRIO - CLA (Instituto Villa-Lobos); Prof. Responsável pelo EME-IVL
(Estúdio de Música Eletroacústica do Instituto Villa-Lobos); Coordenadora do PPGM (Programa de
Pós-Graduação em Música) da UNIRIO -CLA-IVL ( desde novembro de 2005 - em exercício)
|