MUSICON CDMC UNICAMP
Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher
SEM - Semiótica / Semiotics / Sémiologie / Semiotik
Nome Ana Cristina Fricke Matte
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (31) 3499-6085
E-mail a9fm@yahoo.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Análise quantitativa da tensividade do conteúdo verbal tendo em vista o
estudo da expressão da emoção na fala e o modelamento prosódico. Cadernos de Estudos
Linguísticos, Campinas - SP, 2005 - Neutral Speech Corpora - a test for neutrality. In: Speech
Prosody 2006, 2006, Dresden. Speech Prosody 3.d International Conference Proceedings. Dresden :
TUD press, 2006. v. 1. p. 1-4 * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de
Campinas, UNICAMP, Brasil, 2004; Doutorado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP,
Brasil. Título: Vozes e Canções Infantis Brasileiras: emoções no tempo, 2002. Orientador: Luiz
Augusto de Moraes Tatit; Mestrado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Abordagem Semiótica de Histórias e Canções em Discos Para Crianças - O Disco Infantil e
a Imagem da Criança, 1999. Orientador: Luiz Augusto de Moraes Tatit * ATIVIDADES: Prof.
Dr. UFMG
Nome Ana Léa Maranhão
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Cidade Florianópolis
UF SC
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail analea@unisul.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: O Jogo Sonoro num Território Musicoterápico, Ano de Obtenção:
2002. Orientador: Silvio Ferraz. * PUBLICAÇÕES: - Musicoterapia: Uma Visão Geral. 1. ed. Rio
de Janeiro: Enelivros, 1999. v. 1000. 1000 p - Território Demarcado Num Trabalho com
Musicoterapia. In: III Fórum de Pesquisas do Centro de Linguagem Musical - PUC SP, 1999,
Fórum. III Fórum de Pesquisa do CLM. São Paulo : PUC - CLM, 1999 - O Território num
Trabalho em Equipe com Musicoterapia. n: I Fórum Paulista de Musicoterapia, 1999, São Paulo. I
Fórum Paulista de Musicoterapia. São Paulo : APEMESP, 1999 - A Projeção Sonora. In: II
Encontro Latino-Americano de Musicoterapia, 1998, Rio de Janeiro. II Encontro Latino-Americano
de Musicoterapia. Rio de Janeiro : UBAM, 1998. v. 1.
Nome Antonio Eduardo Santos
Áreas de Pesquisa INT, SEM
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Cidade SANTOS
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail anted@iron.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP,
Brasil. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
PUC/SP, Brasil. Título: Os Des-Caminhos do Festival Música Nova (FMN-um veículo de
comunicação dos caminhos da música contemporânea), Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Maria
de Lourdes Sekeff Zampronha. Mestrado em Artes. Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: O Antropofagismo na Obra Pianística de Gilberto
Mendes, Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Maria de Lourdes Sekeff Zampronha. *
PUBLICAÇÕES: Os Caminhos de uma Odisséia Musical. Revista Multi :Revista de
Pós-Graduandos em Ciências Humanas) São Paulo., PUC/SP, v. 1, n. 2, p. 15-19, 2000; O Teatro
Musical na obra de Gilberto Mendes .. In: 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto
Linguagem Musical, 2003, Ribeirão Preto. 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto
Linguagem Musical - Linguagens da Música, 2003; Um outro Olhar em torno do Gesto Sonoro .
In: Encontro de Musicologia Histórica da Universidade Federal de Juiz de Fora(MG), 2000, Juiz de
Fora(MG). IV ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora (MG) : Centro de
Estudos Murilo Mendes, 2000. v. Único. p. 307-311; * ATIVIDADE: professor pesquisador da
Unesp e professor auxiliar da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP.
Nome Arthur Nestrovski
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail comfil@pucsp.br, nestrovski@uol.com.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil;
Doutorado - University of Iowa, U.I, Estados Unidos. Ano de Obtenção: 1990. Graduação -
University of York, YORK, Inglaterra. * PUBLICAÇÕES: notas musicais - do barroco ao jazz. 1.
ed. São Paulo: PubliFolha, 2000. v. 1. 240 p; O Samba Mais Bonito do Mundo. Teresa, São
Paulo, v. 4-5, p. 130-143, 2004; Vozes de Crianças. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 116/117,
1999 * ATIVIDADES: Assessor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico, CNPQ; Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo, FAPESP; Vice-coordenador de Mestrado e professor na Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, PUC/SP.
Nome Carlos Ernest Dias
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail carlosernest@uol.com.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Mestrado em Ciências da Arte. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Antônio Carlos Jobim: Imagens e Relações em Matita-Perê e Águas de Março, Ano de
Obtenção: 2004. Orientador: Fernando José Ribeiro. * PUBLICAÇÕES: Imagem, 2004. (Partitura
Musical/Orquestra); Lîla, 2004. (Partitura Musical/Outro).
Nome Denise Garcia
Áreas de Pesquisa MEL, MCO, SEM
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail d_garcia@iar.unicamp.br, dhlgarcia@uol.com.br
Http
Sinopse ATIVIDADES: Profª no Depto. de Música, IA, unicamp. * PUBLICAÇÕES: Concert
Multiphonie: L'Espace Differencié, Ars Sonora n.8, 03/1988. * TITULAÇÃO: Doutora em
Comunicação e Semiótica (1998), PUC/SP; Mestre em Artes (1993), UNICAMP; Graduação em
Música - Composição (1979), USP - ECA - Departamento de Música; Graduação em Música -
Composição (1984), Nordwestdeutshe Musikakademie Detmold.
Nome Edson Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa ANA, MEL, MCO, SEM, TEO
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 6166-6520
E-mail edson@zampronha.com
Http http://www.zampronha.com
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura
musical, 298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of
Perception to the Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103.
Roy Ascott (org.). Bristol: Intellectbooks, 2000. Conceitos da teoria do caos aplicados à
composição Modelagem III, FACE., Nº4., 11, p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?,
ARTEunesp, v. 12, 19, p.115-133. São Paulo: 1996. Música: uma metáfora do tempo.
ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121. São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP,
Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado, UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e
Processos de Organização Musical Estruturalista, Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado,
PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski, Notação, Representação e Composição:
um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo, 1998 * ATIVIDADES: Professor
Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista - UNESP;Diretor do Grupo
de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP; Professor na pós-graduação em
Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação em Filosofia - Filosofia da
Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.
Nome Elba Braga Ramalho
Áreas de Pesquisa SEM, ETN
ENTID_ASS UECE - Universidade Estadual do Ceará - Centro de Humanidades.
Cidade Fortaleza
UF CE
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail elbabr@secrel.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão. São Paulo: Terceira
Margem, 2000. v. 1. 190 p - Cantoria Nordestina: Música e Palavra. São Paulo: Terceira
Margem, 2000. v. 1. 184 p - La Cantoría Nordestina: un gênero poético-musical de resistência.
Casa de las Américas, Havana, v. 6-7, p. 39-47, 2001 * TITULAÇÃO: Doutorado em
Musicology. University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra. Título: Luis Gonzaga: His Career
and his music, 1997. Orientador: Dr. John Gledson e Philip Tagg; Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: Música e Palavra no Processo de
Comunicação Social: A Cantoria Nordestina, 1992. Orientador: Dr. Dieter Brüh * ATIVIDADES:
Professora Associada Université de Poitiers, CNRS, França; Professor Titular Universidade
Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Nome Fernando (Henrique de Oliveira) Iazzetta
Áreas de Pesquisa C&M, MEL, MCO, SEM
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 3091-4137
E-mail iazzetta@usp.br
Http http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta
Sinopse PUBLICAÇÕES: - Além da vanguarda musical, 2005, 227.246, Em - O Pós Modernismo. J.
Guinsburg & Ana Mãe Barbosa (eds.). São Paulo: Ed. Perspectiva. - Meaning in Music Gesture,
2000 , In: Trends in gestural Control of Music, Marc Battier & Marcelo M. Wanderley (Eds.)
Paris-IRCAM - Centre Pompidou - CD-ROM. - La música en Internet: un sueño o una realidad
(virtual)? , 1999, In: - Música y nuevas tecnologías - Perspectivas para el siglo XXI. Eduardo R.
Miranda (Ed.), Barcelona: ACC L'Angelot Editora. - AcMus: Computational Tools for
Measurement, Analysis and Simulation of Room Acoustics , European Acoustics Symposium/IV
Congresso Ibero-Americano de Acústica, 2005. - Música: Processo e Dinâmica , 1993 , 262pg ,
São Paulo: Editora Annablume. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, McGill University, Electronic
Music, Canadá, 2003 - Doutorado, PUCSP , Comunicação e Semiótica , Maria L. Santaella , Sons
de silício: corpos e máquinas fazendo música , Brasil, 1997 - Mestrado, PUCSP , Comunicação e
Semiótica , Silvia Anpach , A música atual e seus processos dinâmicos , Brasil, 1992 *
ATIVIDADES: Professor no Departamento de Música da ECA-USP
Nome Fernando Antonio Pacheco
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UNICOR - Universidade Vale do Rio Verde - ISE - Instituto Superior de Educação
Cidade Pouso Alegre
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (35) 32391267
E-mail fpacheco@uai.com.br, fpacheco@unincor.br
Http http://www.unincor.br
Sinopse * PUBLICAÇÕES: O Processo de Criação dos 5 Prelúdios (para violão solo - Rio, 1940). São
Paulo: Biblioteca da PUC-SP, 2001 (Dissertação de Mestrado) * TITULAÇÃO: Mestre em
Comunicação e Semiótica (2001), PUC/SP; Especialização Lato-Sensu em Didática - Fundamentos
Teóricso da Prática Pedagógica (1986), Faculdade São Luiz; Bacharelado em Violão (1988),
Faculdade Mozarteum de São Paulo.
Nome Heloísa de Araújo Duarte Valente
Áreas de Pesquisa SEM,ETN
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista
Cidade Santos
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail whvalent@terra.com.br
Http www.unisantos.br/musimid
Sinopse PUBLICAÇÕES: Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio, 230p. São Paulo: Annablume,
1999; Les chants de la voix: queques importances discrètes, Les Universaux en Musique,
p.256-272. Paris: Éditions de la Sorbonne, 1994; E la nave va...Imagens de memória, tempo e
espaço na paisagem sonora. De sons e signos - música, mídia e contemporaneidade - Lia Tomás
(org.) (em parceria com Mônica Rebecca F. Nunes), p.147-187, São Paulo: Educ, 1998; Listening
to the virtual past, Semiotics of the media; State of art, projects and perspectives, WinfrieN öth
(org.) p.611-617. Mouton de Gruyter, 1995; Os giros (do mundo) do disco na voz da canção,
Opus, vol. 7, Anppom, 2001; As vozes da canção na mídia, p. 236, São Paulo: Via Lettera, 2003;
De la canción artística a la canción de los medios, Pauta, março 2003, p. 44-57, México:
Conaculta. As vozes da canção na mídia, 2003, 237pg, São Paulo, Via Lettera/Fapesp *
TITULAÇÃO: Licenciatura Educação Artística com Habilitação em Música (1981) e Bacharelado
em Música - Regência (1986), ECA/USP; Bolsa sanduíche CNPq, EHESS, Françoise Escal, 1997;
Mestrado (maio de 1995), PUC-SP, Comunicação e Semióitca, Philadelpho Menezes, Os cantos
da voz: entre o ruído e o silêncio, Brasil, São Paulo; Doutorado (12 de junho de 2000), PUC-SP,
Comunicação e Semiótica, Philadelpho Menezes, As vozes da canção na mídia, Brasil, São Paulo;
Pós-Doutorado, ECA-USP, Cinema, Televisão e Rádio, Eduardo Peñuela Cañizal, A canção na
mídia: memória e nomadismo, 2003. * ATIVIDADES: Universidade Católica de Santos :
pós-graduação (2002-2005). Atualmente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fº
(Unesp) Instituto de Artes: Programa de Pós-Graduação em Música
Nome José Luiz Martinez
Áreas de Pesquisa SEM, ETN, MCO
ENTID_ASS PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 3670-8000
E-mail rudrasena@uol.com.br
Http http://www.pucsp.br/pos/cos/rism
Sinopse PUBLICAÇÕES: Semiotics and the Art Music of Índia. Music Theory Online, Estados Unidos, v.
6, n. 1, 2000. - Icons in Music: a Peircean Rationale. Semiótica, v. 110, n. 1/2, p. 57-86, 1996.
- Semiosis in Hindustani Music. 2. ed. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2001. 440 p. *
TITULAÇÃO: - Pós-Doutorado, PUC-SP, Comunicação e Semiótica, Música, Estética e Semiose
na Índia, Brasil, PUC-SP, 1999 - Doutorado, Universidade de Helsinki, Musicologia , Eero Tarasti
, Semiosis in Hindustani Music, Finlândia, Universidade de Helsinki, 1997 - Mestrado, PUC-SP
, Comunicação e Semiótica , Lúcia Santaella , Música & Semiótica: um estudo sobre a questão da
representação na linguagem musical, Brasil, PUC-SP. 1991- Graduação, USP , Música - ECA ,
Brasil, USP, 1986 * ATIVIDADES: PUC-SP, Departamento de Linguagens do Corpo, Prof.
Assistente Doutor.
Nome Leomara Xavier Craveiro de Sá
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC - SP; Especialização em
Musicoterapia, UFG, 1998; Bacharelado em Piano, UFG, 1979.
Nome Luiz Fernando Nascimento de Lima
Áreas de Pesquisa ETN, SEM
ENTID_ASS
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail ensino@acd.ufrj.br, z12332fn@yahoo.com
Http http://www.musica.ufrj.br/etnomusicologia
Sinopse PUBLICAÇÕES: Simbologia e significação no samba: Uma leitura crítica da literatura. Per musi,
v. 1, p. 1, 2005. Música e Fala: O Discurso Verbal em um Espetáculo de Samba. Latin American
Music Review, Austin, v. 24, n. 1, p. 95-125, 2003. * TITULAÇÃO: Doutorado em
Musicologia. University Of Helsinki, HY, Finlândia. Título: Live Samba: Analysis and
Interpretation of Brazilian Pagode, Ano de Obtenção: 2001. Mestre em Música, UFRJ, Escola de
Música, Samuel Araújo: "Interpretação Musical: Uma perspectiva semiológica", RJ, Brasil,1995;
Especialização em Lingüística, UFRJ, 1996. É músico e musicólogo. É Ph.D. em Musicologia
pela Universidade de Helsinque, e seus interesses principais são a semiótica da música,
nacionalismo, música popular, história da música brasileira e Villa-Lobos. É também formado em
clarineta, tendo sido aluno de José Botelho, e tocado profissionalmente por vários anos.
Atualmente, é pesquisador associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nome Luiz Paulo (de Oliveira) Sampaio
Áreas de Pesquisa ANA, MHS, SEM
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2295-1043
E-mail luizpa@brturbo.com.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: - Símbolo da razão ou símbolo da paixão?, Debates, 1998, vol.2, 7-29pg,
PPGM/CLA/UNIRIO - A orquestra sinfônica-sua historia e seus instrumentos, 223pg , Rio,
GMT/Sextante, 2000 - Guia de ópera em CD, 221pg, Rio, Jorge Zahar, 2001 - Reflexos no
Espelho , Debates , 2002, vol.6 , 41-49pg, PPGM/CLA/UNIRIO - Teatro+dança+ música= ópera ,
Ciência Hoje das Crianças , 2002, vol 129 , 17-19pg, Rio, Projeto Ciência Hoje/SBPC,2002 *
TITULAÇÃO: - Doutor, Université de Montréal, Faculté de Musique/Études Supérieures,
Jean-Jacques Nattiez , Reflets dans le miroir:essai d´analyse sémiologique tripartite des variations
op.27 de Webern , Canadá, Universidade de Montreal, 2000 - Mestre, UNIRIO , Mestrado em
Memória Social e Documento/CCH , José Maria Neves , Do modal ao serial: quatro séculos de
transformações na linguagem musical do ocidente , Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio
de Janeiro/ UNIRIO, 1994 - Graduação em Pedagogia musical/piano, Universidade de Viena ,
Escola superior de Música e Artes Interpretativas , Universidade de Viena, 1976 - Graduação em
Economia e Administração , UFRJ , Faculdade de Economia e Administração , Universidade
Federal do Rio de Janeiro, 1962 * ATIVIDADES> Decano do Centro de Letras e Artes da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Nome Marcus Straubel Wolff
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UCAM - Universidade Candido Mendes, Campus Friburgo - Faculdade de Música
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail m_swolff@hotmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: O Meu Ser Interior: análise semiótica de uma canção de R. Tagore". Cadernos
de Semiótica Aplicada (CASA), on line, v. 1, n. 2, 2003. - O Modernismo Nacionalista na
Música Brasileira. Rio de Janeiro: PUC-RJ-História, 1991. v. 300. 44 p. * TITULAÇÃO:
Doutorando em Comunicação e Semiótica, PUC/SP; Mestrado em História Social da Cultura,
PUC/RS, 1994; Bacharelado em Música, UNI-RIO, 1988; Bacharelado em História, PUC/RS,
1990. atividades.: (Faculdade de Música da Universidade Candido Mendes - Campus Friburgo, RJ)
Nome Marília Vargas Laboissiere
Áreas de Pesquisa SEM e INT
ENTID_ASS UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Telefone Comercial (62) 3521-1125
E-mail mlaboissiere@hotmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Interpretation Musicale: l´art qui parle d´un moment et d´une histoire. In: VIII
Congrès de l´Association Internationale de Sèmiotique, 2004, Lyon - França. les signes du monde
- Interculturalité & globalisation. Lyon : Université de Lyon II, 2004. v. 1. p. 349-349; La
musique, un complexe significatife. In: Colloque International Semiotique Peircienne-Etats de
Lieux -, 2001, Cannet Plage. Sémiotique Peircienne: État des Lieux. Perpignan : Université de
Perpignan, 2001. v. 1. p. 131-146. * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universitat de Valencia, UV,
Espanha. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
PUC/SP, Brasil. Título: Interpretação musical - sob o olhar da intersemiose, a dimensão recriadora
da comunicação poética., Ano de Obtenção: 2002. Orientador: Dra Maria de Lourdes Sekeff .
Mestrado em Artes Musica. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Título: Interpretação
musical - um olhar além do texto, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Maria de Lourdes
Zampronha Sekeff. * ATIVIDADES: Profa. Adjunto IV da EMAC- UFG nos cursos de graduação,
especialização e mestrado. Professora de piano, de metodologia da pesquisa musical, música e
semiótica e música de conjunto. Foi pesquisadora convidada no ano de 2005 da Faculdade de
Filologia da Universidade de Valencia , onde fez Pos Doc.. Coordenadora de Extensão da EMAC ,
Coordenadora da especialização em performance musical ( 2003-2005) é membro da CAD (
Comissão de Avaliação Docente); Além da contínua atividade da pesquisa sobre semiótica
musical , tem registrado no CNPq, o centro de estudos semióticos - Peirce; Em 2004 e 2005 fez
parte de várias bancas de concursos de piano , sendo dois internacionais: Cláudio Arrau no Chile, e
o Seletivo Sul américa para o Gina Bachauer
Nome Mônica Farid Hassan
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música e Artes Cênicas
Cidade Uberlândia
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (34) 3239-4117
E-mail mhassan@demac.ufu.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Mestrado em Música, UNICAMP, A relação texto-musica nas canções religiosas de
Almeida Prado, 1996; Bacharelado em Música - Piano, UNICAMP, 1992 * ATIVIDADES:
Professor-assistente UFU
Nome Mônica Neves Leme
Áreas de Pesquisa MHS/MSI/EMS/SEM
ENTID_ASS Colégio Pedro II
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2548-7845
E-mail monicaleme@inpauta.com.br
Http http://www.inpauta.com.br
Sinopse PUBLICAÇÕES: Que Tchan é Esse? Indústria e produção Musical no Brasil dos Anos 90, 160pg,
São Paulo: Annablume, 2003. * TITULAÇÃO: Doutorado em História, Universidade Federal
Fluminense, Niterói; Mestrado em Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos, 2002; Bacharelado em Jornalismo, UFRJ - Escola de Comunicação; Licenciatura em
Música, UNIRIO - Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, 1999. * ATIVIDADES:
Colégio Pedro II - Professora de Educação Musical - Ensino Fundamental e Ensino Médio
Nome Renato Tocantins Sampaio
Áreas de Pesquisa MTP, EMS, SEM
ENTID_ASS UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (16) 3603-7-6770
E-mail renato@musicoterapia.sampa.nom.br
Http www.musicoterapia.sampa.nom.br
Sinopse TITULAÇÃO: Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC/SP; Graduação em Educação
Artística - Licenciatura Plena em Música, Faculdade de Música Santa Marcelina, 1997; Graduação
em Musicoterapia, Faculdade Marcelo Tupinambá, 1996 * ATIVIDADES: Universidade de
Ribeirão Preto - Professor dos cursos de Graduação e Especialização em Musicoterapia e do Curso
de Graduação em Pedagogia; Desenvolve também trabalhos de Orientação de TCC para graduação e
especialização, atuação clínica em Musicoterapia, supervisão clínica em Musicoterapia;
Apontamentos Editora Ltda. - Sócio-diretor, sendo responsável por seleção, edição e produção
gráfica e editorial de livros de Musicoterapia; Comitê Latino Americano de Musicoterapia -
Presidente - gestão 2004-2007; World Federation of Music Therapy - Membro do Conselho
Diretor, Representante da América Latina, gestão 2005-2008
Nome Ricardo Nogueira de Castro Monteiro
Áreas de Pesquisa SEM, ANA, MHS, ETN
ENTID_ASS FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail castromonteiro@gmail.com, ricardo.monteiro@ajato.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Homologies entre musique et poésie : analyse d'une chanson brésilienne du
XVIIIe siècle. Nouveaux Actes Sémiotiques, PULIM - Limoges - France, v. XVII, n. 92, p. 11-30,
2004 - A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e
Musicais no Gênero Martelo . Caderno de discussão do centro de pesquisas sociossemióticas, São
Paulo, v. VIII, p. 203-234, 2002 - As Artes do Corpo. São Paulo: Editora do Pueri Domus -
Escolas Associadas, 2001. v. 1. 32 p. * TITULAÇÃO: Doutorado em Lingüística. Universidade
de São Paulo, USP, Brasil. Título: O Sentido na Música: semiotização de estruturas
paradigmáticas e sintagmáticas na geração de sentido musical, 2002, Orientador: Luiz Augusto de
Moraes Tatit; Mestrado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Análise
do Discurso Musical: Uma Abordagem Semiótica, 1997. Orientador: Luiz Augusto de Moraes
Tatit * ATIVIDADES: Professor de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi,
disciplina História da Música Popular Brasileira - uma abordagem semiótica, curso de Capacitação
Docente em Música Brasileira
Nome Sandra Loureiro de Freitas Reis
Áreas de Pesquisa MHS, MSI, ANA, SEM, EMS
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail sloureiroreis@yahoo.com.br, sandramontreal@hotmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: A Ópera Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo e Augusto de Lima, Latin
American Music Review, 14, Number 1: Spring/Summer 1993, 131-144, Austin: University of
Texas Press; Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-!970), Livro, 187, Belo
Horizonte: Editora Luzazul Cultural/Editora Santa Edwiges, 1993.; Educação Artística: Introdução
à História da Arte, Livro (sobre História da Música e Artes integradas), 300, Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2ª ed. revista e ampliada, 1993.; Elementos de uma filosofia da educação musical
em Theodor Wiesengrund Adorno, Livro, 128., Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições
Pedagógicas, 1996, A linguagem oculta da arte impressionista: tradução intersemiótica e percepção
criadora na literatura, música e pintura., 447, Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas,
2001 * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Faculté de Musique de l'Université de Montreal, UM,
Canadá. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade:
Musicologia. - Doutorado (Estudos Literários- Literatura Comparada), UFMG, Luiz Cláudio
Vieira de Oliveira, A linguagem oculta da arte impressionista:fenomenologia da percepção criadora.,
1999; Especialização em Piano, Santos/São Paulo, Souza Lima/ Sebastien Benda, Brasil, São
Paulo, 1969 e 1970(Houve apenas apresentação ao piano e avaliação); Especialização em Educação
Musical, UFMG, H.J. Koellreutter, dentre outros, O Móbile Sonoro (dentre outros), Brasil, Belo
Horizonte, 1986; Especialização em Musicologia Histórica Brasileira, UFMG, José Maria Neves,
dentre outros, Escola de Música da UFMG: Um Estudo Histórico (1925-1970), Brasil Belo
Horizonte, 1988. Houve apenas avaliação, sem defesa.; Mestrado em Filosofia, UFMG, Rodrigo P.
Duarte, Elementos de uma filosofia da educação musical em T.W. Adorno, Brasil, Belo Horizonte,
1995 * ATIVIDADES: Professora da Pós-Graduação em Música da UFMG; produção, consultoria
e animação cultural (promoção de concertos e eventos em prol da cultura brasileira); orientação de
estudantes de pós-graduação; elaboração de trabalhos escritos (livros e artigos), participação em
grupos de pesquisa (líder do grupo de pesquisa Curt Lange e a Musicologia Brasileira e membro
do grupo interdisciplinar de pesquisa do IEA da UFMG, denominado Intermidialidade)
Nome Yara Borges Caznók
Áreas de Pesquisa SEM
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade
UF
País
Telefone Comercial (11) 274-4733 R: 207
E-mail cazca@uol.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Ouvir Wagner - Ecos Nietzschianos. 1. ed. São Paulo: Editora Musa, 2000.
v. 1. 145 p. * TITULAÇÃO: Doutorado em Psicologia Social, Universidade de São Paulo, USP,
Brasil, Título: Música: entre o audível e o visível, 2001, Orientador: Prof Dr. João Augusto
Frayze Pereira; Mestrado em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, PUC/SP, Brasil, Título: A audição da música nova: uma investigação histórica e
fenomenológica, 1992, Orientador: Prof Dr. Luís Cláudio de Mendonça Figueiredo
|