MUSICON CDMC UNICAMP
Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher
TEO - Teoria Musical / Music Theory / Théorie de la Musique / Musiktheorie
Nome Adriana Lopes da Cunha Moreira
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, INT, TEO
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto. de Música
Cidade Paulínia
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail adrimauricio@uol.com.br, adrianalopes@usp.br
Http
Sinopse * PRÊMIOS: 1º Prêmio José Maria Neves: Mestrado (2005), concedido pela ANPPOM (Associação
Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) pela excelência da dissertação "A poética nos 16
Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical", desenvolvida sob orientação da analista
musical Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal, com apoio FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do
Estado de São Paulo). Este trabalho inclui a gravação da obra em CD * PUBLICAÇÕES: Flashes
de Almeida Prado por ele mesmo, Revista Opus 4: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e
Pós-Graduação em Música - ANPPOM, Ano 10, n. 10. dez. 2004. ISSN: 0103-7412, pag. 73-80,
Campinas: ANPPOM, 2004; O inter-relacionamento entre Performance e Análise musical nos 16
Poesilúdios para piano de Almeida Prado, Música Hodie: Revista do Programa de Pós-graduação
stricto-sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, v. II, n.1/2,
2002. ISSN 1676-3939, pag. 19-29, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2002; Por uma
integração entre percepção e análise musical: Poesilúdio n.16 de Almeida Prado, Anais do 1º
Simpósio Internacional Cognição e Artes Musicais, ISBN 85-98826-03-9, pag. 127-133, Curitiba:
Deartes - UFPR, 2005, Obs: Autores: MOREIRA, Adriana Lopes; PASCOAL, Maria Lúcia;
Estratificação na textura através do uso de conjuntos com classes de alturas: Poesilúdio n. 6 de
Almeida Prado, Anais do XIV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Música da
ANPPOM, CD-ROM, Porto Alegre: UFRGS, 2003 * TITULAÇÃO: Doutorado em Música
Fundamentos Teóricos. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Formação
de conjuntos em peças para piano de Olivier Messiaen, Orientador: Maria Lúcia Senna Machado
Pascoal; Mestre em música (2002), UNICAMP, Departamento de Música, Profa. Dra. Maria Lúcia
Pascoal (orientadora), A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical;
Graduação em Música - piano, unicamp * ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical no
Departamento de Música da ECA/USP e cursa Doutorado em Música/Fundamentos Teóricos na
UNICAMP; recitalista de piano solo no Brasil; apresentadora do programa “Música sem fronteiras”
pela Rádio USP (2005); credenciada como Pesquisadora ANPPOM (2003); integra o grupo de
pesquisa Musicanálise / UNICAMP e participa regularmente de congressos e PUBLICAÇÕES de
pesquisa em música.
Nome Adriana Miana de Faria
Áreas de Pesquisa TEO
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail adrianamiana@aol.com
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: "Pelo Mundo da Música Viva: 1939 a 1951" OPUS-ANPPOM - Ano 5, n.5 (ago.
1998). p.3-18. Rio de Janeiro: ANPPOM,1998 v. * TITULAÇÃO: Mestrado, Uni -Rio, CLA,
Programa de Pós-Graduação em Música. Mestrado em Música Brasileira. Orientadora: Saloméa
Gandelman. Koellreutter e a crítica de Andrade Muricy (1939 - 1951), Rio de Janeiro, 1997.269p *
ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical/Percepção Musical Avançada, Coordenadora dos
Programas de Extensão do Instituto Villa-Lobos e Coordenadora/Professora do curso de extensão
Teoria e Prática da Percepção Musical - TEPEM.
Nome Ana Lucia Frega
Áreas de Pesquisa EMS, TEO
ENTID_ASS Universidade Nacional de Rosário, Argentina
Cidade BUENOS AIRES
UF -
País ARGENTINA
Telefone Comercial
E-mail analucia@satlink.com
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: MÚSICA PARA MAESTROS. (ALF) Ed. Grão Barcelona, 1996, Escola de
Música (ALF) Ed.GOB. Pais Basco, 1995. PUBLICAÇÕES continuas e direção: Boletim
Investigação Educativa-Musical, Colégio Musical Buenos Aires. TITULAÇÃO: Doutora, Univ.
Nac. Rosário, Faculdade Humanidades e Artes,1996.
Nome Antônio Carlos Borges Cunha
Áreas de Pesquisa ANM, MCO, TEO
ENTID_ASS UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Porto Alegre
UF RS
País Brasil
Telefone Comercial (51) 3316-3641 / 3316-4310
E-mail a.cunha@terra.com.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música (1982), UFRGS; Mestre em Contrabaixo, New England
Conservatory, Boston, EUA (1991); Doutor em Composição, University of Califórnia San Diego,
EUA (1996) * ATIVIDADES: Professor de Composição no Departamento de Música da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador do Curso de Pós-Graduação em Música da
UFRGS; Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro; Regente Titular da Orquestra
Sesi/Fundarte
Nome Antônio Emanuel Guerreiro de Faria Jr.
Áreas de Pesquisa MSI, TEO, ETN
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail aguerreiro@imagelink.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Mestrado em Música Brasileira, UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro *
ATIVIDADES: Professor Adjunto, responsável pela disciplina Harmonia dos Cursos de Licenciatura
e Bacharelado do Instituto Villa-Lobos da Uni-Rio; Composição de música de concerto; Arranjos
de música popular
Nome Carina Joly
Áreas de Pesquisa INT, MCO, ANA, TEO
ENTID_ASS University of Oklahoma - The New School for Music Study
Cidade Princeton
UF NJ
País EUA
Telefone Comercial +1 (609) 921-2900
E-mail carinajoly@ou.edu
Http
Sinopse ATIVIDADES: Estudante de Doutorado em Performance e Pedagogia do Piano na Universidade de
Oklahoma (Noman,OK, EUA) - desde Agosto 2002;
Teaching Graduate Assistant nas áreas de piano, teoria e apreciação musical na Universidade de
Oklahoma - entre Agosto de 2002 e Maio de 2006; Professora de Piano na New School for Music
Study (Kingston, NJ, EUA) - desde Setembro 2006
Nome Cecília Nazaré de Lima
Áreas de Pesquisa ANA, TEO
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial (31) 3499-4707
E-mail cecilianl@musica.ufmg.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Graduação em Música - Composição (1997), UFMG - Escola de Música; Mestrado
em Artes Musicais, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes * PUBLICAÇÕES:
Uma possível Interpretação da refência musical em De Umbris de Oiliam Lanna. Per Musi/ Revista
de Performance Musical, Belo Horizonte, v. 03, p. 57-69, 2001; LIMA, C. N. ; ROCHA, S. ;
MONTEIRO, F. ; MARTINS, A. Coral de Trombones da UFMG: uma história em construção. In:
2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de
Extensão Universitária (2. : 2004: Belo Horizonte, MG) Anais [recurso eletrônico]/2º. Congresso
Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004. * ATIVIDADES: Professora
Assistente do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG
Nome Celso (Antônio) Mojola
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, MSI, TEO
ENTID_ASS FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail celsomojola@uol.com.br
Http www.celsomojola.mus.br
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em música, Uni-Rio, Centro de Letras e Artes, Dra. Carole Gubernikoff,
Escala e Séries: Princípios de Organização Musical, Brasil, Uni-Rio, 2003; Mestrado, Unicamp,
Instituto de Artes, Dr. Almeida Prado, Sinfonia: possibilidades criativas da forma extensa na música
contemporânea, Brasil, Unicamp, 1994; Graduação, USP, Departamento de Música, Bacharelado em
Composição, Brasil, USP, 1988. Graduação, USP, Departamento de Música, Licenciatura em
Educação Artística, Brasil, USP, 1983. * PUBLICAÇÕES: - O músico e o mercado: afirmações e
contradições ,Faculdade de Música Carlos Gomes: retrospectiva acadêmica.,37 - 44pg,São Paulo:
Musa Editora, 2005. - Etiam Per Me Brasília Magna ,Cadernos do Colóquio ,Ano III ,144 - 152pg
,Rio de Janeiro: Uni-Rio, dez. 2001. - A formação do docente de música ,Educadores Musicais de
São Paulo ,48 - 53 ,São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998. * ATIVIDADES: Faculdade
de Música Carlos Gomes, Chefia Geral de Departamentos, Coordenação da Área de Composição
Musical.
Nome Cristiane Hatsue Vital Otutumi
Áreas de Pesquisa EMS, TEO, MTP
ENTID_ASS UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música
Cidade Natal
UF RN
País Brasil
Telefone Comercial (84) 3215-3606
E-mail otutumic@musica.ufrn.br, cristianeotutumi@yahoo.com.br
Http www.musica.ufrn.br/percepcao
Sinopse TITULAÇÃO: Mestrado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. *
ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical, Professora de Educação Musical (Infantil), UFRN;
Professora convidada do curso de especialização em Arteterapia, Módulo/ Workshop: Sentindo o
movimento do som e do silêncio; Universidade Potiguar - UnP e Alquimy Art / SP (Natal /RN);
Professora convidada do curso de especialização em Arteterapia (Piracicaba/SP), Instituto Nacional
de Pós Graduação - INPG e Alquimy Art / SP. (2005); Professora de Ed. Musical Infantil na cidade
de Campinas / SP (2005); Arteterapeuta do Espaço Frutos da Natureza, Bauru / SP (2005)
Nome Cristina Capparelli Gerling (- Maria Pavan - -)
Áreas de Pesquisa ANA, INT, TEO
ENTID_ASS UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Porto Alegre
UF RS
País Brasil
Telefone Comercial (51) 3225-1034
E-mail fredi.gerling@ufrgs.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: A pesquisa como objeto de investigação, Anais do I Snpp, V. I, pp.137-142,
Belo Horizonte: UFMG, 2000. Uniformidade e Diversidade em Execução Musical, Opus, V. I,
2000, http://www.musica.ufmg.br/anppom. Pesquisa em Música, formatos e finalidades, Anais do I
Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da UFRJ, V.I, 1999, pp.9-13, Rio de Janeiro: UFRJ,
1999. A Sonatina para Piano na América Latina, Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, v.
I, 2001, pp.122-130, Belo Horizonte, UFMG, 2001.Villa-Lobos e Chopin: O diálogo musical das
nacionalidades, Cadernos de Estudo: Três Estudos Analíticos, série 5, pp.9-74, PPGMUS, UFRGS,
2000. * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música, Universidade Federal de Uberlândia, Música.
Mestrado em Música, New England Conservatory, Piano, Victor Rosenbaum, Recital de piano,
Boston, 1975. Doutorado em Música, D.M.A., Boston University,School for the Arts, Joyce
Mekeel, Performance Analysis for Pianists: A discussion of selected procedures, Boston, 1985.
Pós-doutorado,University of Iowa, Music School, (visiting scholar), Latin-American Piano Music,
Iowa City, 1996-97 * ATIVIDADES: Professora de Piano no Departamento de Música da
UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado no PPGMUS/UFRGS; Solista com orquestras no
RS, recitalista no Brasil e USA
Nome Denise Cordeiro de Souza Frederico
Áreas de Pesquisa INT, TEO
ENTID_ASS STBSB - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Cidade Porto Alegre
UF RS
País
Telefone Comercial
E-mail denisefrederico@yahoo.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - A Seleção de Cantos para o Culto Cristão: Critérios Obtidos a partir da
Tensão entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã Ocidental.. São Leopoldo:
Tesede Doutorado do Curso IEPG da Escola Superior deTeologia, 1998 (Tese de Doutorado) -
Explorando Música Através do Teclado - I. Porto Alegre: UFRGS, 1993. (Tradução/Livro) *
TITULAÇÃO: Doutorado em Teologia. Escola Superior de Teologia, EST, Brasil. Título: A
Seleção de Cantos para o Culto Cristão: critérios obtidos a partir da tensão entre tradição e
contemporaneidade na música sacra cristã ocidental, 1998. Orientador: Nelson Kirst; Mestrado em
Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: A Trajetória
Contrapontística na Obra Sacra do Pe. José Mauricio Nunes Garcia: uma análise de fugas e fugatos,
1990 * ATIVIDADES: professor titular do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atuando
principalmente nos seguintes temas: música sacra ocidental, tradição, contemporaneidade.
Nome Dimitri de Ávila Cervo
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, TEO
ENTID_ASS UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Porto Alegre
UF RS
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail dcervo@uol.com.br
Http http://dcervo.sites.uol.com.br/
Sinopse * TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS,
Brasil. Título: Relação Cronointervalar: Uma Teoria para a Estruturação do Andamento Musical,
Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Celso Loureiro Chaves; Mestrado em Música. Universidade
Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Passacaglia Fantasia para Piano e Orquestra, Ano de
Obtenção: 1994. Orientador: Jamary Oliveira. * PUBLICAÇÕES: O Minimalismo e sua Influência
na Composição Musical Brasileira Contemporânea.. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005. v. 1. 98
p. * ATIVIDADES: Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul.
Nome Edson Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa ANA, MEL, MCO, SEM, TEO
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 6166-6520
E-mail edson@zampronha.com
Http http://www.zampronha.com
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura
musical, 298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of
Perception to the Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103.
Roy Ascott (org.). Bristol: Intellectbooks, 2000. Conceitos da teoria do caos aplicados à
composição Modelagem III, FACE., Nº4., 11, p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?,
ARTEunesp, v. 12, 19, p.115-133. São Paulo: 1996. Música: uma metáfora do tempo.
ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121. São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP,
Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado, UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e
Processos de Organização Musical Estruturalista, Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP,
Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski, Notação, Representação e Composição: um novo
paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo, 1998 * ATIVIDADES: Professor Doutor do
Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa
em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP; Professor na pós-graduação em Música no
Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação em Filosofia - Filosofia da Mente
Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.
Nome Eduardo Campolina (Viana Loureiro)
Áreas de Pesquisa TEO
ENTID_ASS UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Telefone Comercial
E-mail ecampoli@musica.ufmg.br
Http
Sinopse
Nome Eli-Eri Luiz de Moura
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, TEO
ENTID_ASS UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Cidade João Pessoa
UF PB
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail elierimoura@hotmail.com
Http www.cchla.ufpb.br/compomus
Sinopse TITULAÇÃO: Doctor of Music, McGill University, Theory, orient. Brian Cherney, "Noite dos
Tambores Silenciosos" for Symphony Orchestra, Canadá, McGill University, 2004. - Master of
Music McGill University, Theory, orient. Alcides Lanza, "Nocturnales" for Chamber Orchestra,
Canadá, McGill University, 1995. - Especialização em Música do Século XX Universidade Federal
da Paraíba - UFPB, Música, orient. Ilza Nogueira, "Credo" para solistas, coro e sintetizadores,
Brasil, UFPB, 1988. - Bacharel em Piano Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Música,
Myriam Ciarlini, Brasil, UFPB, 1985. * PUBLICAÇÕES: Interaction between the Generative Cell
and Symmetrical Operations in Varèse's “Octandre”, Contemporary Music Review,2004, v.23,
Parte 1 pp. 17 - 44, Londres: Taylor & Francis, 2004. - Lutoslawski's Approach to Sound
Masses and Form in “Livre pour Orchestre”, Música Hodie, 2004, v.4, n.1, pp. 63 - 74, Goiânia:
UFG, 2004. - Bernstein's “Kaddish Symphony”: Genesis and Purpose, Per Musi, 2002, v.5/6, pp.
141 - 150, Belo Horizonte: UFMG, 2002. - The Creation of Temporal Structures in “Nocturnales”,
Revista Em Pauta, 2002, v.13, n.20, pp. 5 - 48, Porto Alegre: UFRS, 2002. * atividades.:
Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Música, professor dos programas de graduação e
pós-graduação em música, fundador e coordenador do Laboratório de Composição Musical da UFPB
- COMPOMUS
Nome Ermelinda Azevedo Paz Zanini
Áreas de Pesquisa EMS, ETN, MHS, TEO
ENTID_ASS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail ermepaz@unisys.com.br
Http http://usuarios.uninet.com.br/~ermepaz
Sinopse * PUBLICAÇÕES: 500 Canções Brasileiras, 179p. Rio de Janeiro: Luís Bogo Editor, 1989.
Villa-Lobos, Sôdade do Cordão, 100p. Rio de Janeiro: ELF Editora, 2000. Pedagogia Musical
Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências, 293p. Brasília: MusiMed Edições Musicais,
2000. Jacob do Bandolim, 207p. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. As Pastorinhas de Realengo, 137p.
Rio de Janeiro: Editora Universitária da UFRJ, 1987. * TITULAÇÃO: Licenciatura em Educação
Artística e Graduação em Canto, UNI-RIO e UFRJ respectivamente, Instituto Villa-Lobos e Escola
de Música, Brasil, Rio de Janeiro, 1970 e 1974. Aperfeiçoamento, Universidade de Rosário,
Instituto Superior de Música, Emma Garmendia, A Educação Musical nos níveis básico, médio e
superior, Argentina, Rosário, 1973. Especialização, UFRJ, Teórico de Matérias Aplicadas, Dulce
Lamas, As Pastorinhas de Realengo, Brasil, Rio de Janeiro, 1974. Especialização, UFRJ, Teórico
de Matérias Aplicadas, Ana Maria Porto Cursino de Moura, A importância da canção na
musicalização infantil, Brasil, Rio de Janeiro, 1973. Livre-Docente, UNI-RIO, DEM, As estruturas
modais na musica folclórica brasileira. Sugestões para aplicação no ensino da Percepção Musical,
Brasil, Rio de Janeiro, 1991 * ATIVIDADES: Atualmente é professor titular da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música. Atuando
principalmente nos seguintes temas: folclore modal, modos antigos, modos litúrgicos, constâncias
modais, origens modais.
Nome Flávia Duarte Lanna
Áreas de Pesquisa EMS, TEO
ENTID_ASS UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Artes
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail flanna.bhe@terra.com.br, fdlanna@terra.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Conceitos Norteadores para o terceiro Grupo de Trabalho. Cidadão 21 Arte,
Instituto Ayrton Senna, 2004. * TITULAÇÃO: Doutora em Educação Musical, Catholic
University of América, Washington.DC/USA; Mestre em Educação Musical (1995), Shenandoah
University, Winchester, EUA; Bacharelado - Violoncelo (1992), Universidade Federal de Minas
Gerais, Belo Horizonte.
Nome Flávio Oliveira
Áreas de Pesquisa MCO, TEO, ANA
ENTID_ASS
Cidade Estância Velha
UF RS
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail floliva@terra.com.br
Http
Sinopse
Nome Ilza Maria Costa Nogueira
Áreas de Pesquisa MCO, TEO, MCO
ENTID_ASS UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Depto de
Música
Cidade João Pessoa
UF PB
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail nogueira.ilza@gmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES Ernst Widmer: Perfil Estilístico, Salvador, Esc. de Mus. da UFBA, 198p;
Simetrias I: Uma Estrutura Cromático-Diatônica in "A música de Jamary Oliveira: Estudos
analíticos"; Porto Alegre, UFRGS, 1994, p.49-58; O Grupo de Compositores da Bahia
(1966-1975): Uma Proposta de Educação Musical Formal e Informal Crivada de novos Paradigmas
Culturais, Anais do VI Simpósio Paranaense de Educação. Musical, Londrina, 1997, p. 41-54. *
TITULAÇÃO: PhD em Teoria da Música (1991), Yale University, New Haven, EUA; Doutora em
Composição (1985) e Mestre em Composição (1983), State University of New York at Buffalo,
Music Department, Transforms, Buffalo,USA; Neues Musiktheater (1977), Staatlche Hochschule für
Musik Köln, Colônia, Alemanha; Bacharelado em Música - Piano (1972), UFBA *
ATIVIDADES: Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Música, Professor pesquisador,
Editor da Revista Claves (Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB); CNPq -
Pesquisador e consultor ad hoc
Nome José Eduardo Martins
Áreas de Pesquisa MHS, TEO
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail cmu@eca.usp.br, martins.je@terra.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: O idiomático
Técnico-Pianístico na obra de Claude Debussy, Ano de obtenção: 1990.
Nome Luciana (Pires de Sá) Requião
Áreas de Pesquisa EMS, TEO, ETN
ENTID_ASS UFF - Universidade Federal Fluminense
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2553-3012
E-mail lucianarequiao@inpauta.com.br
Http www.inpauta.com.br/lucianarequiao
Sinopse ATIVIDADES:Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. *
PUBLICAÇÕES: Escrita: um tabú na Educação Musical, Revista Plural, ano 1, nº. 1, dezembro
1998; Compositores, Mãos à Obras, Backstage nº41, abril 1998; Escrevendo para Violão Solo,
Backstage nº 50, janeiro 1999; Pesquisando o Finale, Backstage nº 55, junho 1999; As Bienais de
Música Brasileira Contemporânea, XII Semana de Debates Científicos da UNI-RIO, Resumo, 1998;
Resenha do CD BANDOLIM & VIOLÃO de Alfredo Machado e Bartholomeu Wiese, Revista
Guitar Player nº27, abril 1998, Trama Editorial Ltda; O Músico-Professor, 114 p., Rio de Janeiro:
Booklink, 2002; Reflections on the professional musician's formation in the scope of the institutions
of higther education in Brazil, Preparing musicians making new sound worlds, p. 185-193,
Barcelona, Spain: Escola Superior de Música de Catalunya, 2004; Saberes e competências no âmbito
das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional
do músico, Revista da ABEM, Número 7, p. 59-67, Porto Alegre: Associação Brasileira de
Educação Musical, 2002; Escolas de Música alternativas e aulas particulares: uma opção para a
formação profissional do músico, Cadernos do Colóquio 2001, ano IV, p. 98-108, Rio de Janeiro:
CLA/UNI-RIO, 2003. * TITULAÇÃO: Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística -
Habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO; Mestrado em Música e
Educação, UNIRIO - CLA, Regina Márcia Simão Santos, Saberes e competências no âmbito das
escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do
músico, Brasil, UNI-RIO, 2002.
Nome Luciane Beduschi
Áreas de Pesquisa ANA, MAN, MHS, TEO
ENTID_ASS Université de Paris-Sorbonne (Paris IV)
Cidade Puteaux - Île de France
UF
País FRANÇA
Telefone Comercial
E-mail lucianebeduschi@hotmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES :Sigismund Neukomm, Canon énigmatique à huit voix, Rio de Janeiro 1821.
Reconstitution et démontage d'une énigme. Musurgia, Paris, 2006. - Survivance du Canon
énigmatique au début du XIXe siècle, le cas de Sigismund Neukomm. Canon Volume, Bélgica,
2006 * TITULAÇÃO: Doutorado, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV), UFR de Musique et
musicologie, orient. Nicolas Meeùs, "Vie et Oeuvre de Sigismund Neukomm", França, previsão
para julho / dezembro de 2006; Mestrado, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV), UFR de
Musique et musicologie, orient. Nicolas Meeùs, "La Musique pour clavier de Sigismund Ritter von
Neukomm, projet de thèse", França, outubro de 2002; Especialização, Conservatoire Municipal
Claude Debussy, orient. Ilton Wjuniski; Graduação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
Instituto de Artes, orient. Helena Jank * ATIVIDADES: Professora de piano e de cravo /
Administração e documentação, Direction de la Recherche, Euler Hermes Sfac Crédit
Nome Marcos Vinício Cunha Nogueira
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, TEO
ENTID_ASS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - Depto. de Composição
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail mvinicio@centroin.com.br
Http http://www.cron.mus.br/
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - O imaginário metafórico da escuta, Semiosfera: revista de comunicação e
cultura, 2003, ano 3, nº 4-5, Rio de Janeiro: ECO/UFRJ - Dos sons à imagem da música, Revista
Brasiliana, 2003, nº 15, Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Música como
desrealização, Revista Brasileira de Música, Nº23, p.51-67, Rio de Janeiro, 2002 - Condições de
interpretação musical, Debates - Cadernos da Pós-Graduação em Música/ UNI-Rio, Nº3, p.57-80,
Rio de Janeiro, 1999 - A estética do intencional: os produtos da composição musical, Anais do XIII
Encontro Nacional da ANPPOM, Nº I, p.316-321, Belo Horizonte, 2001 - Experiência temporal e
memória na composição musical, Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - EM/UFRJ,
p.45-52, Rio de Janeiro, 2002 - Composição musical: texto, sinal e sentido, Anais do 2º Colóquio
de Pesquisa da Pós-Graduação - EM/UFRJ, p.42-48, Rio de Janeiro, 2001 * TITULAÇÃO:
Graduação em Composição, UFRJ, Escola de Música- Dep. Composição, Marisa Rezende, Brasil,
Rio de Janeiro, 1990; Mestrado em Musicologia, UNI-Rio, Música brasileira, Carole Gubernikoff,
Música e Ficção: introdução a uma estética da recepção musical, Brasil, Rio de Janeiro, 1996;
Doutorado em Comunicação e Cultura, UFRJ, Escola de Comunicação, Priscila Kuperman, Brasil,
Rio de Janeiro, 2004. * ATIVIDADE: UFRJ, Departamento de Composição, Professor Adjunto de
Composição * ATIVIDADES: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Dep. de
Composição, Professor Assistente do Setor de Composição (desde 1998).
Nome Maria da Conceição Costa Perrone
Áreas de Pesquisa INT, MAN, MHS, EMS, TEO, ETN, MTP
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia e UCSAL - Universidade Católica do Salvador
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail perrone@ufba.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - A Música na Época da Conjuração dos Alfaiates. Animai Vos Povo Baiense A
Conspiração dos Alfaiates, Salvador: Omar G. Editora, v. 1, n. 1, p. 77-89, 1999 - Instituto de
Música: Um Século de Tradição Musical na Bahia. Instituto de Música Um Século de Tradição
Musical na Bahia, Revista Eletrônica URUCUNGO, v. 1, n. 1, p. 1-8, 1997 - Música de Jamary
Oliveira. A Música de Jamary Oliveira Estudos Analíticos, Porto Alegre: Setor Gráfico, v. 1, n. 1,
p. 1-4, 1995 * TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal da Bahia, UFBA,
Brasil. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior, 2002; Mestrado em Música. Universidade
Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: os caboclos de itaparica: historia, musica e simbolismo,
1996. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior * ATIVIDADES: Professor Assistente,
UFBA, Salvador, BA; Professor Titular, Universidade Católica do Salvador, UCSAL
Nome Maria de Lourdes Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa MHS, TEO, EMS
ENTID_ASS UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail mlsekeff@gmail.com
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: Curso e Discurso do Sistema Musical, 190p., São Paulo: Annablume, 1996; Arte
e cultura: estudos interdisciplinares (org.), 143p., São Paulo: Annablume/ FAPESP, 2001; Arte e
Cultura: estudos interdisciplinares. p.123-138. São Paulo: Annablume/ FAPESP, 2001; Music and
Education Onde está a música? Abstracts - ISME - International Society of Music Education, v. 12,
p.115, Amsterdã - Holanda: Ed. ISME, 1996; José Maurício: punkt und Kontrapunktpo, Revista
Hans Staden, v. do Jubileu de Ouro, p. 85-91. 1989, São Paulo, Ed. Hans Staden; Da Música, seus
usos e recursos, 2002, ISBN: 85-7139-442-3, 172p., São Paulo, ed.Unesp, 2002; Arte e Cultura II:
estudos interdisciplinares, livro organizado junto com o prof. Edson Zampronha, 2002,
ISBN85-7417-312-7, 104 p., São Paulo, Annablume e FAPESP; Arte e Cultura III: estudos
transdisciplinares, livro organizado junto com o prof.Edson Zampronha, 2004,
ISBN85-7419-432-8, 125p., São Paulo, Annablume e FAPESP. * ATIVIDADES: Profa.
Livre-Docente e Profa. Titular (aposentada) do Instituto de Artes da UNESP. Foi Coordenadora do
Pós-graduação, Vice-Coord., Chefe do Dep.de Música, Coordenadora do Bacharelado. *
TITULAÇÃO: Graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Música, Brasil, São Paulo,
1962; Especialização em Música, UFRJ, O piano, sua pedagogia, 1970; Doutorado, Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Música, Yolanda Vilhena Ferreira, Da Realização Musical: cópia ou
recriação, Brasil, São Paulo, 1969; Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC/SP,
Dra.Samira Chalhub, A intersemiose musical, 1985. * atividades.: Orientação em Programa de
Pós-graduação em Música, Unesp e pesquisadora; Líder do Grupo de Pesquisa, Sistema Musical,
discurso de uma cultura. Criou e dirige o Movimento Nacional Ritmo e Som da Unesp, voltado à
pesquisa e extensão. Membro da Comissão Editorial da Annablume.
Nome Maria Lúcia Pascoal
Áreas de Pesquisa ANA, MSI, TEO, MCO
ENTID_ASS UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade Campinas
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (19) 8112-4295
E-mail alux@sigmanet.com.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: - Estrutura tonal: Harmonia, livro eletrônico, 2002, 133 pg, São Paulo:Cia.
Editora Paulista, <cultvox.com.br> - Villa-Lobos - A prole do bebê. Estratégias da textura como
recurso composicional, Per-Musi , 2005. vol. 11 , 95-105pg, Belo Horizonte: UFMG - Claudio
Santoro:Três Prelúdios sobre uma série.Análise e interpretação. , Música Hodie , 2002.vol. II N.
1/2. , 73-86pg, goiânia: UFGO - O intérprete e a indeterminação , I Seminário Nacional de Pesquisa
em Performance Musical. Anais.... , 2001, PUBLICAÇÕES em CD-ROM, 267-280pg, Belo
Horizonte:UFMG - Debussy, o compositor de sonoridades , Cadernos de Estudo: análise Musical,
1991 , 1-13pg, São Paulo: Atravez * TITULAÇÃO: Doutorado, UNICAMP, Música, Prof. Dr. José
Antonio de Almeida Prado, Prelúdios de Debussy: reflexo e projeção , Brasil, Unicamp, 1990. *
ATIVIDADES: Unicamp, Dep. de Música, CPG, professora, pesquisadora e orientadora.
Nome Mario Lima Brasil
Áreas de Pesquisa ETN, TEO
ENTID_ASS UNB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Departamento de Música
Cidade
UF
País
Telefone Comercial
E-mail mario@unb.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Visão do Terreiro. In: Seminário: Pajelança e Encantaria na Amazônia, 2002,
Belém. Seminário: Pajelança e Encantaria na Amazônia, 2002 - Mudança musical e legitimização.
In: VII Encontro de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2001, Recife. VII Encontro de Antropólogos
do Norte-Nordeste, 2001 * TITULAÇÃO: Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade
de São Paulo, USP, Brasil. Título: As mudanças musicais do babassuê gravado em 1938 em
Belém do Pará, 2001. Orientador: Dilma de Melo Silva; Mestrado em Música. Universidade de
Música e Artes de Tóquio, GEIDAI, Japão. Título: Estudo Comparativo da maneira de se tocar
trompa no ocidente e oriente, 1993. Orientador: Kozo Moriyama * ATIVIDADES: Professor
Adjunto UNB
Nome Marisa Ramires Rosa de Lima
Áreas de Pesquisa MSI, TEO
ENTID_ASS UniFMU FIAM FAAM
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 3326-6412
E-mail marisa.ramires@terra.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática, 167pg, São Paulo:
Embraform, 200, 6ª.edição - A teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical, 436pg, São
Paulo: Embraform, 2001 - As bases da Teoria de Edmond Costère Anais da ANPPOM 1998
267-272, Campinas - SP * TITULAÇÃO: - Mestrado, UNESP, Instituto de Artes, Profa. Dra.
Maria de Lourdes Sekeff Zampronha, O estudo da teoria de Edmond Costère segundo seu livro Lois
et Styles des Harmonies Musicales, Brasil, SP, 1999 - Bacharelado em Música - Composição e
Regência, Faculdades de Artes Alcântara Machado, 1986 * ATIVIDADES: UniFMU FIAM
FAAM, depto. de Música, Professora titular de Harmonia
Nome Mauro Botelho
Áreas de Pesquisa ANA, TEO
ENTID_ASS Davidson College
Cidade Davidson
UF NC
País EUA
Telefone Comercial
E-mail mabotelho@davidson.edu
Http http://www1.davidson.edu/academic/music/people/mabotelho/
Sinopse ATIVIDADES: Professor Associado de Música, Daviddon College
Nome Pablo Sotuyo Blanco
Áreas de Pesquisa ANA / C&M / MEL / MCO / MAN / MHS / TEO
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail psotuyo@ufba.br
Http http://www.ufba.br/~psotuyo/
Sinopse * TITULAÇÃO: Graduação em composição, Escola Universitária de Música de Montevidéu,
orient. Antonio Mastrogiovanni, Uruguay, Montevideo, 1997. Doutor em Música: Universidade
Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação, orient Jamary Oliveira - Manuel Veiga. Modelos
Pré-Composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil, Brasil, UFBA, 2003 *
ATIVIDADES: UFBA, PPGMUS / EMUS / Docente e Pesquisador.
Nome Paulo Costa Lima
Áreas de Pesquisa TEO, MCO, EMS
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição
Literatura e Estruturação Musical
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail pclima@ufba.br, paulocostalima@terra.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Ernst Widmer e o ensino de composição musical na Bahia. Salvador:
Copene-Fazcultura, 1999. v. 1. 358 p * TITULAÇÃO: Doutorado em Artes. Universidade de São
Paulo, USP, Brasil. Título: Estrutura e superfície na música de Ernst Widmer: As estratégias
octatônicas, 2000. Orientador: José Eduardo Gandra Martins; Doutorado em Educação. Universidade
Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: O Ensino de Composição Musical: A Pedagogia de Ernst
Wiedmer, 1999. Orientador: Sérgio Coelho Borges Farias * ATIVIDADES: Atualmente é
Presidente da Fundação Gregório de Mattos, órgão responsável pela cultura em Salvador, e professor
Adjunto da UFBA
Nome Regina Márcia Simão Santos
Áreas de Pesquisa EMS, MSI, ETN, TEO
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail reginamarcia@bighost.com.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: Repensando o Ensino da Música, Cadernos de Estudo: Ed. Musical Nº 1, São
Paulo, Atravez, 1990, p. 31-52; A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações
Curriculares: Análise comparativa de 4 Métodos, ABEM, Revista de Ed. Musical v.2. P.Alegre,
1994, pp.07-112; A Pesquisa no Ensino da Música, Anais 5º Encontro ABEM e 5º Simpósio
Paranaense Ed. Música Londrina, 1996, p.145-169 * TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação,
Esc. de Comunicação, UFRJ, Área de concentração Semiologia/Música; Mestre em Educação,
UFRJ, Fac. Educação, orient. E. Vieira, J.M.Neves, M.H.Novaes: "Natureza da Aprendizagem
Musical e suas Implicações Curriculares", RJ, Brasil; Especialização em Didática da Iniciação
Musical, UFRJ, 1973; Bacharelado em Música - Piano, UNIRIO, 1972. * ATIVIDADES:
Aposentada na UNIRIO por tempo de serviço (abril 2006), continua colaborando no
Mestrado/Doutorado, a convite.
Nome Ricardo Mazzini Bordini
Áreas de Pesquisa ANA, C&M, MEL, MCO, EMS, TEO
ENTID_ASS UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição
Literatura e Estruturação Musical
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Telefone Comercial (71) 3336-7421
E-mail bordini@ufba.br
Http http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Main/MazzBord
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ICTUS,
Salvador, n. 2, p. 116-164, 2001 - Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. Art,
Salvador, n. 23, p. 131-136, 1995 * TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA - CLEM, Jamary
Oliveira, A Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de Notas Aplicados à Composição
Musical: um tutorial, Brasil, UFBA, 2003; Mestrado, UFBA - CLEM, Jamary Oliveira, Do Que
Pudera Lembrar-se "O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua", Brasil, UFBA, 1994; Graduação em
Música - Regência, UFRGS, 1987; Graduação em Música - Composição, UFRGS, 1986 *
ATIVIDADES: Professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia lotado no Depto.
de Composição, Literatura e Estruturação Musical
Nome Ricardo Tacuchian
Áreas de Pesquisa TEO, MCO, MHS
ENTID_ASS UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2511-3350
E-mail rtacuchian@terra.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Pesquisa Musicológica e Vida Musical Contemporânea, Revista da Sociedade
Brasileira de Música Contemporânea, ano 1, v. 1, 1994, p. 93-105, Goiânia: Sociedade Brasileira de
Música Contemporânea; Estrutura e Estilo na Obra de Bela Bartok, Revista Brasileira de Música, v.
21,1994/95, p. 1-17, Rio de Janeiro: UFRJ; Música Pós-Moderna no final do século, Pesquisa e
Música, v. 1, nº 2, dez/1995, p. 25-40, Rio de Janeiro: Conservatório Brasileiro de Música;
Fundamentos Teóricos do Sistema-T, Debates: Cadernos do Programa de Pós-graduação em
Música, 1, 1997, p. 45-68, Rio de Janeiro: PPGM/Unirio; O Sinfonismo Guarnieriano, SILVA,
Flávio (org), Camargo Guarnieri - o tempo e a música, 2001, p. 447-453, Rio: Funarte, São Paulo:
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo * TITULAÇÃO: Doutorado em composição, University
of Southern califórnia, orientador Stephen Hartke, "Hayastan, a ballet for orchestra", USA, 1990;
Mestrado em Musicologia, Universidade Nova de Lisboa, Lopes-Graça e a Música no Brasil,
Portugal, 2002/03 * ATIVIDADES: Professor Titular do Departamento de Composição e
Regência, UNIRIO.
Nome Roberto Antonio Saltini
Áreas de Pesquisa TEO
ENTID_ASS
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail rsaltini@yahoo.com.br
Http http://br.geocities.com/rsaltini
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Teoria Musical, State University of New York at Buffalo (SUNY
Buffalo), 1992; Mestrado em Percussão, State University of New York at Buffalo (SUNY Buffalo),
1992; Bacharelado em Percussão, UNESP, 1989.
Nome Rodolfo Caesar
Áreas de Pesquisa MCO, C&M, TEO
ENTID_ASS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Telefone Comercial (21) 2240-1491
E-mail caesar@acd.ufrj.br
Http http://www.ufrj.br/lamut
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Círculos Ceifados, Sítio na web para divulgação científica de obra
musical,1997, http://www.ufrj.br/lamu/cropsite - Un peu de tout entre l'analyse, l'écoute et la
composition, LIEN - Revue d'Esthétique Musicale, 2006, Bélgica, Musiques & Recherches, 2006 -
Tinnitus,obra musical acusmática em oito canais,2005, 20mins, Rio de Janeiro, Centro Cultural
Telemar, 2005 - Sussurro, Sítio na web para documentação de obras musicais, 2005,
http://sussurro.musica.ufrj.br/ - 3 Clips, obra musical multimídia,2003, 11 minutos, Centro
Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 2003 * TITULAÇÃO: - Doutorado, University of East
Anglia, Music Centre, Dr. Denis Smalley, The composition of electroacoustic music, Inglaterra,
UEA, 1992. - Especialização, UFRJ, Filosofia e Ciências Sociais, Brasil, UFRJ, 1982. -
Especialização, Stage GRM ,Groupe de Recherches Musicales ,Pierre Schaeffer ,Diplôme de musique
éléctroacoustique et recherche musicale ,França, Conservatoire National Supérieur de Musique de
Paris - GRM, 1976. - Especialização, Stage Informatique, GRM ,Bénédict Maillard, França, GRM,
1983. - Graduação, UNIRIO, Instituto Villa-Lobos, Licenciatura plena em música *
ATIVIDADES: Professor na Escola de Música da UFRJ, pesquisador do CNPq, compositor.
Nome Rogério Luiz Moraes Costa
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, INT, TEO
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial (11) 3091-4137
E-mail rogercos@usp.br / r.moraes.costa@uol.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Reflexões sobre a crise de comunicabilidade da música contemporânea: a música
é linguagem?, Revista Música Hodiie, UFG, 2004, vol.4, n. 1, pag. 75-90, Goiânia, Go, 2004; O
ambiente da improvisação musical e o tempo, Revista Per Musi de performance musical, UFMG,
2002, v.5 e 6, p. 5-13, Belo Horizonte, MG, 2002; Improvisação livre e idiomática: a máquina e o
mecanismo, Revista Hodie, UFG, 2002, v.II, p. 95-101, Goiânia, GO, 2002; O ambiente da livre
improvisação: referências para um campo de consistência, Anais do XIV Congresso da Anppom,
2003, CD-ROM, Porto Alegre, RS, 2003; Idéias sobre improvisação: composição e interpretação em
práticas interativas, Anais do XIII Congresso da Anppom, 2001, v.II, p. 462-468, Belo Horizonte,
MG, 2001; Apontamentos sobre harmonia: por uma abordagem abrangente, XV Congresso das
Anppom - Anais, 2005, CD -ROM, Rio de Janeiro, 2005 * TITULAÇÃO: Doutorado em
semiótica, PUC/SP - Depto. de Comunicação e Semiótica, O músico enquanto meio e os territórios
da livre improvisação, Dr. Silvio Ferraz, Brasil, 2003, USP; Mestrado em Música, ECA-USP -
Depto de música, Suíte Improviso - a construção da improvisação: composição e interpretação em
propostas interativas, Marco Antonio da Silva Ramos, Brasil, 2000; Graduação em Educação
Artística (licenciatura) - habilitação música, ECA - USP - Depto. de Música * ATIVIDADES:
ECA- USP, Departamento de Música, professor, coordenador da graduação.
Nome Rubens Russomano Ricciardi
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, INT, MHS, MSI, TEO
ENTID_ASS USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música
Cidade Ribeirão Preto
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail rrrr@usp.br
Http www.musica.pcarp.usp.br
Sinopse * PUBLICAÇÕES: A recepção à obra de Bach. Diapason Nº 2, São Paulo, v. 1, p. 42-44, 2006. -
Jdanov, Brecht, Eisler e a Questão do Formalismo. Revista Música, São Paulo, v. 8, n. 12, p.
167-205, 1997. - Eisler in Brasilien - Erfahrungsbericht eines jungen Komponisten. Musik Und
Gesellschaft 7 88, Berlin-Henschelverlag, v. 1, p. 367-369, 1988. * TITULAÇÃO:
Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: "Candelárias" - processo de criação
musical na concepção de um compositor, Ano de obtenção: 2003. - Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Manuel Dias de Oliveira - um compositor
brasileiro dos tempos coloniais - partituras e documentos, Ano de Obtenção: 2000. *
ATIVIDADE: Docente junto ao Departamento de Música da ECA-USP (desde 1999). Nomeado em
26 de setembro de 2002 coordenador do novo Departamento de Música da ECA-USP em Ribeirão
Preto.
Nome Tatiana Catanzaro
Áreas de Pesquisa MCO, TEO
ENTID_ASS
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Telefone Comercial
E-mail tatcat@uol.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES:Influências da linguagem da música eletroacústica sobre a linguagem da música
contemporânea para instrumentos mecânicos entre as décadas de 1950-70. Anais do V Fórum do
Centro de Linguagem Musical, São Paulo, p. 73-85, 2002. - Ora H: Uma análise demonstrativa do
tecnomorfismo no Brasil da década de 1980. Anais do Fórum do Centro de Linguagem Musical
USP, São Paulo, v. VI, p. 108-118, 2004. * TITULAÇÃO: Mestrado em
Música, USP, Fernando Iazzetta, Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental
e vocal sob a influência da música eletroacústica entre as décadas de 1950-70, Brasil, USP - 2003;
Graduação em Música, USP, 1999.
|