CDMC - Centro de Documentação de Música Contemporânea
 


Banco de Dados

 

.

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a


 


 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link

MUSICON  CDMC UNICAMP
Pesquisadores

  

Nome    Acácio Tadeu de Camargo Piedade
Áreas de Pesquisa
            ETN, ANA
Entidade            UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Depto. de Música
Cidade            Florianópolis
UF        SC
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            acacio@udesc.br
Http            http://pages.udesc.br/~c2atcp/
Sinopse            *  PUBLICAÇÕES: - Diferentes escutas do espaço: hipóteses sobre o relativismo da percepção e o
            caráter espacial da audição. Anais do I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais,
            pg84-90, Curitiba: DeArtes, 2005  -  Brazilian Jazz and Friction of Musicalities, In: E. Taylor
            Atkins (ed.), Planet Jaz, Transnational Studies of the “Sound of  Surprise”, University Press of
            Mississippi, 2003  -   Música e Socialidade Tukano, In: Maria Elisabeth Lucas e Rafael José de
            Menezes Bastos (orgs), Música, Cultura e Sociedade: Investigações Recentes em Estudos Musicais no
            Mercosul, Porto Alegre, PPGAS/UFRGS, 2000  -  Sopros da Amazônia: sobre as músicas das
            sociedades tupi-guarani (em colaboração com Rafael José de Menezes Bastos), Mana, v. 5-2, p.
            125-143, Rio de Janeiro, 1999  -  Flautas e Trompetes Sagrados no Noroeste Amazônico: Sobre
            Gênero e Música do Jurupari, Horizontes Antropológicos, v. 11, p. 93-118, Porto Alegre, 1999  - 
            Diferentes escutas do espaço: hipóteses sobre o relativismo da percepção e o caráter espacial da
            audição, Anais do I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, p. 84-90, Curitiba,
            DeArtes, 2005  *  TITULAÇÃO: Graduação em Música, UNICAMP, orient. Almeida Prado,
            "Labirinto", Campinas, 1985; Mestrado em Antropologia, UFSC, orient. Rafael José de Menezes
            Bastos, "Música Yepa-masa: por uma antropologia da música no alto rio Negro", Florianópolis,
            1997; Doutorado em Antropologia, UFSC, orient. Rafael José de Menezes Bastos, "O Canto do
            Kawoká: Música, Cosmologia e Filosofia entre os Wauja do Alto Xingu", Florianópolis, 2004  * 
            ATIVIDADES: Professor do Departamento de Música, Universidade do Estado de Santa Catarina;
            membro do Núcleo de Pesquisa "Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe"
            (MUSA/UFSC)

Nome    Aci Meyer
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto. de Musica
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
            acimeyer@bol.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título:
            Fantasia para criança e escola: uma proposta de restabelecimento do ensino de música nas escolas de
            ensino fundamental, Ano de Obtenção: 2000. Orientador: Martha Rosa Pisani Destro; Mestrado em
            piano. Universidade do Brasil, UNIVDOBR, Brasil. Título: Pós-Graduação - Equiparação ao
            Mestrado pela Unicamp-1996, Ano de Obtenção: 1963.

Nome            Adeilton Bairral
Áreas de Pesquisa
            MHS
Entidade            CBM-CEU - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            adeiltonbl@uol.com.br
Http
Sinopse
            * ATIVIDADES: Professor de História da Música Universal e Brasileira, Metodologia da Pesquisa em
             Música, no Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música (graduação e pós-graduação
            lato sensu); Doutorando em História da Música e Documentação (UNIRIO), tese em notação arcaica
             em manuscritos musicais brasileiros até a padronização no século XIX; Projeto de pesquisa e
            identificação de manuscritos de Jequery-MG, desenvolvido atualmente na Divisão de Música da
            Fundação Biblioteca Nacional, como bolsista pesquisador-senior pela Fundação Miguel de Cervantes;
             Regente coral na Universidade Candido Mendes (UCAM) e no Coral Arquidiocesano de Niterói.

Nome            Adelaide Pereira da Silva
Áreas de Pesquisa
            MHS
Entidade            Escola Municipal de Música de São Paulo
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            adepsilva@zipmail.com.br
Http
Sinopse
            Compositora, pianista , folclorista e pedagoga, nasceu em Rio Claro S.P. Seus estudos de piano foram
             iniciados com sua mãe, depois com Nair de Souza, Hans Bruch e Dinorah de Carvalho; composição
            com M. Camargo Guarnieri; folclore com Rossini Tavares de Lima. Sempre se preocupou com as
            raízes musicais de seu país, batalhando sempre pela preservação e difusão da musica nacional.Possui
            obras  para os mais diversos gêneros e instrumentos como canto e piano, violão, piano , percussão,
            coro misto, coro infantil, sopros e cordas.  Foi uma das fundadoras da Sociedade Pró Musica
            Brasileira, entidade que,  na década de 60 a 70 empenhou-se em difundir a musica brasileira. Foi
            membro da Comissão Estadual de Musica de São Paulo , debatedora em Simpósios de Pesquisa de
            Folclore realizados pela Secretaria   da Cultura do Estado de São Paulo  .Proferiu palestras sobre
            musica e folclore em São Paulo e outras cidades do Brasil.  .Foi agraciada com diversas medalhas de
            honra no âmbito cultural.   Sua obra "Ciclo Paulista"para canto e piano ,recebeu o Primeiro Prêmio
            no concurso "Três Canções sobre Temas do Folclore Paulista", concurso esse promovido pela
            Associação Brasileira de Folclore e o jornal "A Gazeta".  Com  a obra  para canto e piano "É tão
            pouco o que desejo", conquistou a Segundo Prêmio no Concurso Nacional de Composição "Cidade de
            Santos" instituído pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos S.P. Atuou como professora titular
            em diversas Faculdades de Musica . No ano de 2000, gravou seu primeiro CD para piano . Sua obra
            vem sendo executada  em outros países como Espanha, França, Portugal, Estados Unidos e Japão. *
            PRÊMIOS: Primeiro prêmio, Concurso de Composição da Associação Brasileira de Folclore e Jornal
            A Gazeta: "Três canções sobre temas do folclore brasileiro". Segundo prêmio: Concurso Nacional de
            Composição "Cidade de Santos" com a canção "E tão pouco o que desejo" (V., pf). DISCOS: CD
            Revelando o Brasil, na interp. de Joel Honorato (pf). * ATIVIDADE: Prof. da Escola Municipal de
            Música de SP.

Nome            Adriana Fernandes
Áreas de Pesquisa
            ETN
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (62) 3521-1125
E-mail            afernand@terra.com.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: - Chiquinha Gonzaga. In: Cynthia M. Tompkins; David W. Foster. (Org.).
            Notable Twentieth-Century Latin American Women: A Biographical Dictionary. Connecticut:
            Greenwood Press, 2001, v. , p. 122-126  -  Casa de Forró e Migrante Nordestino: Palimpsesto de
            Música, Dança, Migração e Identidade. In: 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia -
            GO. CD-rom Anais, 2006  -  Forró: Música e Dança "de Raiz"?. In: V Congresso Latinoamericano da
             Associação Internacional para o Estudo da Música Popular - IASPM, 2004, Rio de Janeiro. Anais
            2004 IASPM-LA Rio de Janeiro, 2004  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Music (Ethnomusicology) -
             PhD. University of Illinois at Urbana-Champaign, UIUC, Estados Unidos. Título: Music, Migrancy,
             and Modernity: A Study of Brazilian Forró, 2005. Orientador: Dr Thomas Turino; Mestrado em
            Artes. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: O Balanço de Chiquinha
            Gonzaga: Do Carnaval à Opereta, 1995. Orientador: Dra Neyde de Castro Veneziano Monteiro  * 
            ATIVIDADES: Professor Assistente UFG, Goiânia, GO

Nome            Adriana Giarola Kayama
Áreas de Pesquisa
            INT
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade  Campinas
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (19) 3521-7485
E-mail            akayama@iar.unicamp.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: "Tendências de neutralização de regionalismos no telejornalismo brasileiro: uma
            observação percepto-auditiva", ArteUNESP, v. 16, 2003, p. 15-29, São Paulo, Instituto de Artes da
            UNESP, 2003; "Os ideais de entoação no século XVIII e suas conseqüências na prática
            interpretativa", PER MUSI, v. 8, julho/dezembro, 2003, p. 57-65, Belo Horizonte, Escola de Música
             da UFMG; 2003  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Música, University of Washington,
            Departamento de Música, orient. Emilie Berendsen, João de Souza Lima: A Performer's Guide to the
             songs for voice and piano, Seattle, Washington, EUA, 1990; Mestrado em Música, University of
            Washington, orient. Montserrat Alavedra, recital, Seattle, Washington, EUA, 1987; Graduação em
            Música, UNICAMP, 1985  *  ATIVIDADES: Prof. Assistente, Doutor, UNICAMP, Depto. de
            Música. Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Música da UNICAMP; Assistente do
            Pró-Reitor de Extensão da UNICAMP; Presidente da ANPPOM.

Nome            Adriana Lopes da Cunha Moreira
Áreas de Pesquisa
            ANA, MCO, INT, TEO
Entidade            USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto. de Música
Cidade  Paulínia
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            adrimauricio@uol.com.br, adrianalopes@usp.br
Http
Sinopse
            * PRÊMIOS: 1º Prêmio José Maria Neves: Mestrado (2005), concedido pela ANPPOM (Associação
            Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) pela excelência da dissertação "A poética nos 16
            Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical", desenvolvida sob orientação da analista
            musical Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal, com apoio FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do
            Estado de São Paulo). Este trabalho inclui a gravação da obra em CD  *  PUBLICAÇÕES: Flashes de
            Almeida Prado por ele mesmo, Revista Opus 4: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e
            Pós-Graduação em Música - ANPPOM, Ano 10, n. 10. dez. 2004. ISSN: 0103-7412, pag. 73-80,
            Campinas: ANPPOM, 2004; O inter-relacionamento entre Performance e Análise musical nos 16
            Poesilúdios para piano de Almeida Prado, Música Hodie: Revista do Programa de Pós-graduação
            stricto-sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, v. II, n.1/2,
            2002. ISSN 1676-3939, pag. 19-29, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2002; Por uma
            integração entre percepção e análise musical: Poesilúdio n.16 de Almeida Prado, Anais do 1º
            Simpósio Internacional Cognição e Artes Musicais, ISBN 85-98826-03-9, pag. 127-133, Curitiba:
            Deartes - UFPR, 2005, Obs: Autores: MOREIRA, Adriana Lopes; PASCOAL, Maria Lúcia;
            Estratificação na textura através do uso de conjuntos com classes de alturas: Poesilúdio n. 6 de
            Almeida Prado, Anais do XIV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Música da
            ANPPOM, CD-ROM, Porto Alegre: UFRGS, 2003  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Música
            Fundamentos Teóricos. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Formação de
             conjuntos em peças para piano de Olivier Messiaen, Orientador: Maria Lúcia Senna Machado
            Pascoal; Mestre em música (2002), UNICAMP, Departamento de Música, Profa. Dra. Maria Lúcia
            Pascoal (orientadora), A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical;
            Graduação em Música - piano, unicamp  *  ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical no
            Departamento de Música da ECA/USP e cursa Doutorado em Música/Fundamentos Teóricos na
            UNICAMP; recitalista de piano solo no Brasil; apresentadora do programa “Música sem fronteiras”
            pela Rádio USP (2005); credenciada como Pesquisadora ANPPOM (2003); integra o grupo de
            pesquisa Musicanálise / UNICAMP e  participa regularmente de congressos e PUBLICAÇÕES de
            pesquisa em música.

Nome            Adriana Miana de Faria
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
            Villa-Lobos
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            adrianamiana@aol.com
Http
Sinopse
            PUBLICAÇÕES: "Pelo Mundo da Música Viva: 1939 a 1951" OPUS-ANPPOM - Ano 5, n.5 (ago.
            1998). p.3-18. Rio de Janeiro: ANPPOM,1998 v.  *  TITULAÇÃO: Mestrado, Uni -Rio, CLA,
            Programa de Pós-Graduação em Música. Mestrado em Música Brasileira. Orientadora: Saloméa
            Gandelman. Koellreutter e a crítica de Andrade Muricy (1939 - 1951), Rio de Janeiro, 1997.269p  *
             ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical/Percepção Musical Avançada, Coordenadora dos
            Programas de Extensão do Instituto Villa-Lobos e Coordenadora/Professora do curso de extensão
            Teoria e Prática da Percepção Musical - TEPEM.

Nome            Adriano de Castro Meyer
Áreas de Pesquisa
            MHS
Entidade            OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Cidade
UF
País
      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            a.c.meyer@uol.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado em Mestrado em Música. UNESP - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.
            Título: A produção musical de Sigismund Neukomm no Brasil, Orientador: Paulo Augusto Castagna.
            Palavras-chave: Neukomm, Sigismund; Música - Brasil - Séc. XIX; Música Brasileira - História.
            Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. * PUBLICAÇÕES: O
            Catálogo Temático de Neukomm e as obras compostas no Brasil. In: IV SIMPÓSIO
            LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA, 2001, Curitiba. ANAIS DO IV SIMPÓSIO
            LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA. Curitiba : Fundação Cultural de Curitiba, 2000. p.
            343-351; Sigismund Neukomm: sua presença no Brasil. In: II Simpósio Latino-America de
            Musicologia, 1999, Curitiba. ANAIS DO II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE
            MUSICOLOGIA. Curitiba - PR : Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p. 381-389.

Nome            Agostinho Jorge de Lima
Áreas de Pesquisa
            ETN
Entidade            UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música
Cidade  Natal
UF        RN
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            agostinho@musica.ufrn.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Mestrado em
            Música. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Música tradicional e com Tradição da
            Rabeca, Ano de Obtenção: 2002. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior. Bolsista do(a):
            Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil; rabeca. Grande área:
            Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. * PUBLICAÇÕES: As músicas de rabeca
            no Brasil. Vivência, UFRN, n. 27, p. 87-97, 2004;  Chada, Sonia . Manuel Veiga à janela de
            minh'alma. In: Pablo Sotuyo Blanco. (Org.). Por uma Etnomusicologia Brasileira: festschrift Manuel
             Veiga. Salvador: UFBA, 2004, v. , p. 41-45; Traditional Music and the Rabeca Tradition in
            Northeastern of Brazil. In: 36th World Conference of the Internationatiol Council for Traditional
            Musico, 2001, Rio de Janeiro. ICTM - Abstracts, 2001. p. 60-60.

Nome            Alberto Ikeda
Áreas de Pesquisa
            ETN
Entidade            UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto. de Artes Cênicas, Educação e
            Fund. da Comuinicação
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (11) 6166-6538
E-mail            atikeda@uol.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, USP, Brasil,
            Título: Música Política: Imanência do Social, Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Virgílio Benjamin
             Noya Pinto; Mestrado em Artes. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Música na Cidade
            em Tempo de Transformação: São Paulo - 1900-1930, Ano de Obtenção: 1989. Orientador: Virgílio
             Benjamin Noya Pinto  *  PUBLICAÇÕES: Brasil: sons e instrumentos populares. São Paulo:
            Instituto Itaú Cultural, 1997. 52 p; No carnaval pós-moderno, negro não tem vez. O Estado de São
            Paulo - Caderno Cultura, São Paulo, p. D8 - D9, 08 fev. 1997; Forró: dança e música do povo. D. O.
             Leitura - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 101, p. 10 -
            12, 09 out. 1990  *  ATIVIDADES: Pesquisador e Professor; Consultoria para assuntos de cultura
            popular brasileira, música popular/tradicional no Brasil, etnomusicologia, carnaval, escolas de samba
            etc (para: SESCs, Ministério da Cultura, Petrobrás, Capes e outras)

Nome    Alda Oliveira [Alda de Jesus Oliveira]
Áreas de Pesquisa
            EMS
Entidade            UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade  Salvador
UF        BA
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            olival@ufba.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Phd Em Educação Musical. Universidade do Texas Em Austin, UT,
            Estados Unidos. Título: A FREQUENCY COUNT OF SPECIFIC MUSIC ELEMENTS IN BAHIAN
            FOLK SONGS USING HAND AND COMPUTER ANALYSIS: SUGGESTIONS FOR
            APPLICATION IN MUSIC EDUCATION, Ano de Obtenção: 1986. Orientador: DR. JUDITH
            JELLISON. Palavras-chave: BRASIL; TRANSMISSÃO; GERAÇÃO. Grande área: Lingüística, Letras
             e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Mestrado em Mestrado Em Composição. Tufts University,
            T.U., Estados Unidos. Título: BAHIANAS (COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA 13
            INSTRUMENTOS), Ano de Obtenção: 1979.  Orientador: DR. THOMAS JEFFERSON
            ANDERSON. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade:
             Composição Musical  *  PUBLICAÇÕES: Atividades do Professor numa fase Exploratória de um
            Curso de Expressão Artística, Universitas, UFBA, 1997; A Frequency Cont of Music Elements in
            Bahian Folk Music Using Computer and Hand Analysis: Suggestions for Application in Music
            Education, Proceedings of the XVI International Seminar of the ISME Research
            Commission/CRME, p.203-210, 1996; Currículo Alli para o Ensino da Música na Escola de 1º Grau,
            Anais da ABEM, 1996.

Nome            Alexandre Randi
Áreas de Pesquisa
            EMS, INT
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade  Campinas
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            a.randi@uol.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Bacharel em Música (Música Popular) pelo Depto. de Música do Instituto de Artes
            da UNICAMP (1995); Especialização em Educação Social pelo Centro Universitário Salesiano
            (2001/2); Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (início 2003)  * 
            PUBLICAÇÕES: Banda Bate Lata - Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome. 1999 (Produção
            fonográfica).

Nome            Alfredo Jacinto de Barros
Áreas de Pesquisa
            C&M, MEL, MCO
Entidade            University of Texas at Austin
Cidade  Austin
UF        TX
País            ESTADOS
            UNIDOS
Tel. Comercial
E-mail
            alfredo.barros@mail.utexas.edu
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado, UTEXAS, Música, Russel Pinkston, em andamento, USA, Utexas;
            Mestrado,UFRJ, Música, Marisa Rezende, Ecletismo no Trio n. 2 de Lindembergue Cardoso: Uma
            análise de procedimentos composicionais, Brasil, UFRJ, 1996; Graduação, UFBA, Música, Jamary
            Oliveira, O poente e a miragem, para orquestra, Brasil, UFBA, 1994  *  ATIVIDADES: Doutorando
            em composição. The University of Texas at Austin

Nome    Alice Lumi Satomi
Áreas de Pesquisa
            ETN
Entidade            UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Depto de
            Música
Cidade  João Pessoa
UF        PB
País      Brasil
Tel. Comercial            (83) 3216-7070
E-mail            alicelumi@oi.com.br, alicelumi@gmail.com
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: "The Raindrops of the Roof" Music and Ethnicity of Okinawans in São Paulo,
            35th World Conference of the International Council of Traditional Music "Abstracts", p. 39-40,
            Hiroshima: ICTM, 1999; Okinawan’s Music and Cohesion in São Paulo, 36th World Conference of
            the International Council of Traditional Music,  Abstracts, p.94, Rio de Janeiro: ICTM, 2001;
            "Ensino e Aprendizado do Koto no Brasil", Anais do II Encontro Nacional da Assicuação Brasileira
            de Etnomusicologia, p. 51-56, Salvador: ABET, 2004; "Dragão Confabulando...: etnicidade,
            ideologia e herança cultural através da música para koto no Brasil", Caderno de resumos do V
            Congresso da Secção Latino-americana da Associação Internacional do Estudo da Música Popular,
            Rio de Janeiro: V IASPM, 2004  *  TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA, Programa de Pós-Graduação
            em Música, or. Luiz César Marques Magalhães, "Dragão confabulando...: etnicidade, ideologia e
            herança cultural através da música para koto no Brasil", Brasil, UFBA, 2004. Mestrado, UFBA,
            Depto. de Música, or. Manuel Veiga/Kilza Setti, "As Gotas de Chuva do Telhado..." Música de
            Ryukyu em São Paulo, Salvador, 1998; Bacharelado, Unicamp, Departamento de Música, Campinas,
            1984  *  ATIVIDADES: Professora da UFPB, desde 1992, lotada no Depto. de Educação Musical,
            onde ministrou nos últimos dois anos: Linguagem e Estruturação Musical II, Análise e Técnicas de
            Composição Musical I, Introdução à música do século XX, Corpo-ritmo-som e Tecnologia
            Instrumental. No Programa de ´Pós-Graduação em Música ministrou Tópicos Especiais em
            Etnomusicologia.. Coordena na UFPB, o Núcleo de Pesquisa e Documentação em Cultura Popular
            (NUPPO), desde 2004. Membro da diretoria da ABET, Associação Brasileira de Etnomusicologia,
            desde 200

Nome    Alícia Maria Almeida Loureiro
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            socincl@pucminas.br,  alicia.almeida@bol.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC
            Minas, Brasil. Título: O ensino de música na escola fundamental, Ano de Obtenção: 2002.
            Orientador: Ana Maria Casasanta Peixoto; Especialização em Psicologia Educacional. (Carga
            Horária: 360h). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil. Ano de
            finalização: 1997; Especialização em Educação Musical. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal
             de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Ano de finalização: 1988  *  PUBLICAÇÕES: O ensino de música
            na escola fundamental. 1. ed. Campinas: Papirus, 2003. v. 1. 235 p; A música no currículo do Ensino
             Fundamental. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 10, n. 60, p. 15-24, 2004; A educação
            musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 10, p.
            65-74, 2004.

Nome    Altino Correa de Toledo Neto
Áreas de Pesquisa
            INT, ETN
Entidade            Conservatório de Tatuí
Cidade  Avaré
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            altino.toledo@terra.com.br
Http            http://quebrandogalho.mus.br/
Sinopse            ATIVIDADES: Bandolinista do grupo de Choro “Quebrando Galho”; Professor de Bandolim do
            Conservatório de Tatuí, Área de MPB-Jazz

Nome    Aluizio Arcela
Áreas de Pesquisa
            C&M
Entidade            UnB - Universidade de Brasília - DCC - Lab. de Proces. Espectral
Cidade  Brasília
UF        DF
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            arcela@unb.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Informática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
            PUC/RJ, Brasil. Título: As Árvores de Tempos e a Configuração Genética dos Intervalos Musicais,
            Ano de Obtenção: 1984. Orientador: Roberto Lins de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de
            Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil; Mestrado em Engenharia Elétrica.
            Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil. Título: Sistema Gerador de
            Espectros Dinâmicos Destinado à Síntese de Sinais Musicais, Ano de Obtenção: 1977. Orientador:
            Paulo Léo Osório. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,
             CNPQ, Brasil  *  PUBLICAÇÕES: Time Trees: The Inner Organization of Intervals. In: 12th
            International Computer Music Conference, 1986, Haia. Proceedings of the 12th International
            Computer Music Conference -- (Qualis NC). San Francisco : Computer Music Association, 1986. v.
            único. p. 83-86.

Nome    Aluízio José Viegas
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música
Cidade  SÃO JOÃO DEL REI
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            ajviegas@mgconecta.com.br
Http
Sinopse
            ATIVIDADES: Diretor do Arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense, fundada em 1776 (R. Santo
            Antônio, 45, São João del Rei - MG) e professor da Escola de Música da UFRJ. Pesquisa música
            religiosa mineira dos séculos XVIII-XIX; acervos mineiros de manuscritos musicais.

Nome    Álvaro Luiz Ribeiro da Silva Carlini
Áreas de Pesquisa
            MSH
Entidade            UFPR - Universidade Federal do Paraná - Depto. de Artes
Cidade  Curitiba
UF        PR
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            alvarocarlini@ufpr.br
Http            http://www.alvarocarlini.pop.com.br
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: Cachimbo e maracá: o catimbó da Missão (1938), São Paulo: Centro Cultural São
             Paulo (CCSP), 1993, 221p.il.; Catálogo histórico-fonográfico Discoteca Oneyda Alvarenga Centro
            Cultural São Paulo. são Paulo: Centro Cultural São Paulo (CCSP), 1993. 144 p.; Martin Braunwieser
            na viagem da Missão de Pesquisas Folclóricas (1938): diário e cartas. Revista de História (USP).
            n.138. pp.107-116 São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998; Sessenta anos da Missão de
            Pesquisas Folclóricas (1938-1998): conversas com Martin Braunwieser. In: Paulo Castagna, Anais do
             II Simpósio Latino-Americano de Musicologia. v.2 pp.333-348. Curitiba: Fundação Cultural de
            Curitiba, 1999; Apóstolos de J. S. Bach em São Paulo, Arteunesp. v.13 pp.119-132 São Paulo:
            Editora da UNESP, 1997; Histórico do Madrigal Psychophármacon (1988-1991), Anais do I
            Simpósio de Cognição e Artes Musicais, pp.324-333, Curitiba, Paraná: DeArtes/UFPR, 2005;
            Sociedade Bach de São Paulo (1935-1977) e Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê
            (1944-1976): histórico das entidades, Anais II Festival Penalva; I Mostra da Música Paranaense:
            Música e músicos paranaenses: memória, linguagens, produção, performance, ensino, crítica,
            pp.133-146, Curitiba, Paraná: Editora ArtEMBAP, 2005. * TITULAÇÃO: Licenciatura em Música,
             Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Artes; Mestrado em
            História Social, Universidade de São Paulo (USP), FFLCH, Depto. História , Orient. Mary Del
            Priore, Cante lá que gravam cá: Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938,
            Brasil, São Paulo, 1995; Doutorado em História Social. Universidade de São Paulo (USP), FFLCH,
            Depto. História, Orient. Mary Del Priore, A viagem na viagem: maestro Martin Braunwieser na
            Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura de São Paulo - diário e correspondências
             à família (1938), Brasil, São Paulo, 2000  *  ATIVIDADES: Universidade Federal do Paraná,
            Departamento de Artes, docente e pesquisador.

Nome            Amilcar Zani Netto
Áreas de Pesquisa
Entidade
            USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Musica
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
            azani@terra.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Edward
            Steuermann: Um Esboço de Figura, 1991; Pós-Doutorado. Divisão de Música da Biblioteca do
            Congresso de Washington, DC, LOC, Estados Unidos, 2006; Pós-Doutorado. University of
            Maryland System, U.M.S., Estados Unidos; Pós-Doutorado.Library Of Congress Washington Dc,
            LOFC, Estados Unidos; Doutorado em Artes.Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título:
            Florestan e Eusebius: Por Que?, 1988. Orientador: José Teixeira Coelho Netto  * PUBLICAÇÕES:
            Primeira Sinfonia de Câmara ,de Arnold Schoenberg. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência
            ou palestra.; * ATIVIDADES: Professor Associado, USP

Nome    Ana Cláudia de Assis
Áreas de Pesquisa
            INT, MHS, MCO
Entidade            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial            (31) 3499-4700
E-mail            cassis@musica.ufmg.br
Http
Sinopse
            PUBLICAÇÕES: O timbre em movimento, Revista Música Hoje, 2000, 5/6, 10-29, Belo Horizonte,
             UFMG - Interpretação: tradução ou traição? , Revista Música Hoje, 1999, 83-89, Belo Horizonte,
            UFMG * TITULAÇÃO: Doutorado, UFMG, História, Drª Regina Horta Duarte, "Os Doze Sons e a
            Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe
            (1944-1954)", Brasil, UFMG, 2006. Mestrado, UNIRIO, Escola de Música, Saloméa Gandelman, "O
            Timbre na Obra para piano de Almeida Prado", Rio de Janeiro, conclusão novembro de 1997.
            Especialização em Musicologia Brasileira, UFMG  *  ATIVIDADES: UFMG, Departamento de
            Teoria Geral da Música, Professora de Piano Complementar e História da Música Brasileira

Nome    Ana Cristina Fricke Matte
Áreas de Pesquisa
            SEM
Entidade            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial            (31) 3499-6085
E-mail            a9fm@yahoo.com
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: - Análise quantitativa da tensividade do conteúdo verbal tendo em vista o estudo
            da expressão da emoção na fala e o modelamento prosódico. Cadernos de Estudos Linguísticos,
            Campinas - SP, 2005  -  Neutral Speech Corpora - a test for neutrality. In: Speech Prosody 2006,
            2006, Dresden. Speech Prosody 3.d International Conference Proceedings. Dresden : TUD press,
            2006. v. 1. p. 1-4  *  TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual de Campinas,
            UNICAMP, Brasil, 2004; Doutorado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título:
             Vozes e Canções Infantis Brasileiras: emoções no tempo, 2002. Orientador: Luiz Augusto de
            Moraes Tatit; Mestrado em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Abordagem
            Semiótica de Histórias e Canções em Discos Para Crianças - O Disco Infantil e a Imagem da Criança,
             1999. Orientador: Luiz Augusto de Moraes Tatit  *  ATIVIDADES: Prof. Dr. UFMG

Nome    Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho
Áreas de Pesquisa
            EMS
Entidade            UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade  Salvador
UF        BA
País      Brasil
Tel. Comercial            (71) 3336-8184
E-mail            anacrist@ufba.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: Swanwick, K. Ensinando Música Musicalmente, Trad. com Alda de Jesus Oliveira,
             São Paulo: Moderna, 2003. 148p.; Tourinho, A. C. G. S., Matos, R. B. Oficina de Violão, v.1 Ed.
            Quarteto, Salvador, 2003. 44p.; Tourinho, A. C. G. S., Oliveira, J. A., Violão, técnica progressiva
            para iniciantes. s/e, Salvador, 2003. 38p.; Tourinho, A. C. G. S., Aprendizado musical do aluno de
            violão: articulações entre práticas e possibilidades In: Ensino de Música, propostas para pensar e agir
             na sala de aula. São Paulo : Moderna, 2003. pp.77-85; Tourinho, A. C. G. S., Oliveira, A. J.
            Avaliação da performance musical In: Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo :
            Moderna, 2003. pp.13-25   *  TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA, Música Aplicada, Orient. Alda de
            Jesus Oliveira, Relações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de
            Desenvolvimento Musical, Brasil, UFBA, 2001  *  ATIVIDADES: Professora da graduação e da pós
            graduação da UFBA; chefe do Departamento de Música Aplicada; Diretora Regional Nordeste da
            ABEM; profa. Convidada do Mestrado do Seminário Teológico do Norte do Brasil/University of
            Campbellsville.

Nome    Ana Flávia Silva Frazão
Áreas de Pesquisa
            INT
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            ana.frazao@gmx.net
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado em Kustlerische Aufbaustudium - música de câmara. Hochschule fur
            Musik Karlsruhe, HMK, Alemanha. Título: Recital - Schubert, Brahms, V.Lobos, Ano de Obtenção:
            1999. Orientador: Michael Uhde. Bolsista do(a): Fundação Konrad Adenauer, FKA, Alemanha;
            Mestrado em Kunstlerische Aufbaustudium - piano solo. Hochschule fur Musik Karlsruhe, HMK,
            Alemanha. Título: Recital - Beethoven, Rachmaninoff, Bartok, Ano de Obtenção: 1996.
            Orientador: Werner Genuit.  *  ATIVIDADES: Professora de Piano e Música de Câmera na Escola
            de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Nome    Ana Guiomar Rego Souza
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade            GOIÂNIA
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado Em Arte /Área de Concentração Música. Universidade Federal de Goiás,
            UFG, Brasil. Título: A Era dos Barracões - Uma Abordagem Histórico-Social da Ópera em
            Pirenópolis no Sec. XIX, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Vanda Lima Bellarde Freire.
            Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa, FUNAPE, Brasil; Especialização Em Música. (Carga
            Horária: 750h). Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Ano de finalização: 1990. *
            PUBLICAÇÕES: A Era dos Barracões - Uma Abordagem Histórico-Social da Ópera em Pirenópolis -
             1770 - 1860. In: X Encontro Nacional da ANPPOM, 1998, Goiânia. ANAIS do X Encontro
            Nacional da ANPPOm. Goiânia : CEGRAF- UFG, 1997. v. 3. p. 3-332.

Nome    Ana Léa Maranhão
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Cidade            Florianópolis
UF        SC
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            analea@unisul.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São
            Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: O Jogo Sonoro num Território Musicoterápico, Ano de Obtenção:
            2002. Orientador: Silvio Ferraz. * PUBLICAÇÕES: - Musicoterapia: Uma Visão Geral. 1. ed. Rio de
            Janeiro: Enelivros, 1999. v. 1000. 1000 p  -  Território Demarcado Num Trabalho com
            Musicoterapia. In: III Fórum de Pesquisas do Centro de Linguagem Musical - PUC SP, 1999, Fórum.
            III Fórum de Pesquisa do CLM. São Paulo : PUC - CLM, 1999  -  O Território num Trabalho em
            Equipe com Musicoterapia. n: I Fórum Paulista de Musicoterapia, 1999, São Paulo. I Fórum Paulista
            de Musicoterapia. São Paulo : APEMESP, 1999  -  A Projeção Sonora. In: II Encontro
            Latino-Americano de Musicoterapia, 1998, Rio de Janeiro. II Encontro Latino-Americano de
            Musicoterapia. Rio de Janeiro : UBAM, 1998. v. 1.

Nome    Ana Lucia de Marques e Louro
Áreas de Pesquisa
            EMS, INT
Entidade            UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Cidade  Porto Alegre
UF        RS
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
            Título: Ser docente universitário - professor de música: dialogando sobre identidades profissionais
            com professores de instrumento, Ano de Obtenção: 2004. Orientador: Jusamara Viera Souza;
            Mestrado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Ano de Obtenção:
            1995. * PUBLICAÇÕES: Comentários sobre mercado de trabalho e docentes
            universitários/professores de instrumento: influências e abertura para o diálogo. Revista da ABEM,
            Porto Alegre, p. 101-106, 2003; Memórias de docentes universitários/professores de música:
            concepções sobre educação e música. Em Pauta, v. 14, n. 22, p. 35-64, 2003.

Nome    Ana Lucia Frega
Áreas de Pesquisa
            EMS, TEO
Entidade            Universidade Nacional de Rosário, Argentina
Cidade  BUENOS AIRES
UF        -
País            ARGENTINA
Tel. Comercial
E-mail
            analucia@satlink.com
Http
Sinopse
            PUBLICAÇÕES: MÚSICA PARA MAESTROS. (ALF) Ed. Grão Barcelona, 1996, Escola de Música
            (ALF) Ed.GOB. Pais Basco, 1995. PUBLICAÇÕES continuas e direção: Boletim Investigação
            Educativa-Musical, Colégio Musical Buenos Aires. TITULAÇÃO: Doutora, Univ. Nac. Rosário,
            Faculdade Humanidades e Artes,1996.

Nome    Ana Maria Catarina Nobre Peixoto
Áreas de Pesquisa
            EMS
Entidade            Fundação Carlos Gomes
Cidade  BELÉM
UF        PA
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            fcg@prodepa.gov.br
Http
Sinopse
            TITULAÇÃO: Graduada em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). * PUBLICAÇÕES:
             Iniciando Cordas Através do Folclore (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo), Linda Kruger e
            Anamaria Peixoto, vol. I. Livro do Professor, 145 p., Belém, 1991, Ed. Universitária UFPA; Livro
            do aluno, vol II, 201 p., Belém, 1991, Editora Universitária UFPA.

Nome    Ana Maria Portes da Silveira Lobo
Áreas de Pesquisa
            EMS
Entidade
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse
            PUBLICAÇÕES:  - ABT CENTRO DE REFERÊNCIA DE EAD PIONEIRISMO E
            MODERNIDADE. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, Rio de Janeiro: v. 25, n. 136/137, p. 55-56,
            maio/ago., 1997.

Nome    Ana Regina Rocha
Áreas de Pesquisa
            C&M
Entidade            UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Prog.Eng.Sist. - Centro de Tecnol. COPP
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            darocha@cos.ufrj.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Informática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
            PUC/RJ, Brasil. Título: Um Modelo para Avaliação da Qualidade de Especificações, Ano de
            Obtenção: 1983. Orientador: ARNDT VON STAA; Mestrado em Informática. Pontifícia
            Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil. Título: PLANO DE
            DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS, Ano de Obtenção:
            1978.  Orientador: ARNDT VON STAA. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento
            Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil. * PUBLICAÇÕES: A Www Software Development
            Environment To Support Cooperative And Spread Working Groups. Computer Physics
            Communications, Elsevier, v. 10, p. 181-191, 1998; An Expert System For Diagnosis Of Acute
            Myocardial Infarction With Ecg Analysis. Artificial Intelligence in Medicine, Elsevier- North
            Holland, v. 10, 1997; Software Quality Assurance in HEP. Computer Physics Communications,
            North Holland;, v. 57, p. 524-527, 1989.

Nome    Ana Sheila de Uricoechea
Áreas de Pesquisa
            MTP
Entidade            CBM-CEU - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            anasheila@tangarife.com
Http
Sinopse

Nome            Ananay Aguilar
Áreas de Pesquisa
Entidade
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
            ananayaguilars@yahoo.com, ananayaguilar@gmail.com
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Mestrado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
            Título: Musica eletroacústica, Orientador: Prof Dra. Denise Garcia. Bolsista do(a): Fundação de
            Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil  *  PUBLICAÇÕES:  Identificar e
            qualificar: de Schaeffer a Smalley. Cadernos de Pós-Graduação, Campinas, 2004; Através do bosque
            sonoro. In: VI Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2004, São Paulo. VI Fórum do Centro de
            Linguagem Musical. São Paulo : Departamento de Música-ECA -USP, 2004. p. 1-312; En busca de
            identidade nacional: un caso mexicano. In: XIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e
            Pós-graduação em Musica, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da Associação Nacional de
            Pesquisa e Pós-graduação em Musica, 2003. v. 1.

Nome    André Campos Machado
Áreas de Pesquisa
            C&M, MEL, INT
Entidade            UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Música
Cidade            Uberlândia
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial            (34) 3239-4414
E-mail            andrecamposm@yahoo.com.br
Http            www.andrecampos.triang.net
Sinopse            * TITULAÇÃO: Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU,
            Brasil. Título: Tradutor de Arquivos MIDI para Texto Utilizando Linguagem Funcional CLEAN,
            Ano de Obtenção: 200. Orientador: Dr Luciano Vieira Lima; Especialização em Métodos e Técnicas
            de Pesquisa em Música. (Carga Horária: 390h). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. *
            PUBLICAÇÕES:  MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro ;
            LIMA, Sandra Fernandes de O . Computação Musical - Sound Forge 8.0: Gravação ao Vivo,
            Restauração de Sons de Lps e Masterização Áudio Digital. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2005. v. 1. 270
            p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro ; LIMA, Sandra
            Fernandes de Oliveira . Arranjo Automático, Conversão de CD em MIDI e MIDI em Áudio,
            Utilizando o Band-in-a-Box 12.0a, Virtual Sound Canvas 3.23 e Akoff Music Composer 2.0. 1ª. ed.
            São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 308 p; MACHADO, André Campos ; LIMA, Luciano Vieira ;
            PINTO, Marília Mazzaro . Finale 2004 - Editoração de Partituras, Composição e Arranjo.. 1ª. ed.
            São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 372 p. * ATIVIDADES: Universidade Federal de Uberlândia,
            Departamento de Música e Artes Cênicas, professor de violão, Música Computacional e Introdução à
             Música Eletroacústica, Coordenador do Núcleo Avançado de Computação Sônica e Multimídia,
            Autor de livros técnicos em Música Computacional

Nome    André Cavazotti e Silva
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            cavazotti@ufmg.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Doutorado em Música/DMA. Boston University, B.U., Estados
            Unidos. Título: The Sonatas for Violin and Piano of M. Camargo Guarnieri: Perspectives on the
            Style of a Brazilian Nationalist Composer, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: John Daveri .
            Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil;
            Mestrado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Processos
            seriais na música de Arrigo Barnabé: as oito canções do LP Clara Crocodilo", Ano de Obtenção:
            1994. Orientador: Celso Loureiro Chaves. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento
            Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil. * PUBLICAÇÕES: Caminhos para a pesquisa na área de
            performance musical: uma breve introdução à fenomenologia da música. Cadernos da Pós Graduação,
             Campinas/SP, v. 5, n. 2, p. 35-38, 2002; As sonatas para violino e piano de M. Camargo Guarnieri:
            análise e classificação dos elementos técnico-violinísticos. Opus, Belo Horizonte, v. 7, p. 91-122,
            2000.

Nome    André Henrique Guerra Cotta
Áreas de Pesquisa
            C&M, MHS
Entidade            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Biblioteca Universitária - Acervo Curt Lange
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial            (31) 3499-4419
E-mail            andregc@ufmg.br, andregc@uol.com.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES.: o restauro no napq. Música Hoje, nº 1, p. 25-36, Belo Horizonte napq/em-ufmg,
             1994. gloria laus: um estudo comparativo de fontes primárias. Música Hoje nº 2, p. 70-82. Belo
            Horizonte: napq/em-ufmg, 1995. revitalização do acervo de partituras da sociedade musical euterpe
            itabirana. II Encontro de Musicologia Histórica, Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 06/96. p.
            11-21. * TITULAÇÃO.: Doutorado em Música.
            Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil; Mestrado em Ciências da
            Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Ano de Obtenção: 2000;
            Especialização em Musicologia Histórica Brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG,
            Brasil. Ano de finalização: 2001.  * ATIVIDADES: UFMG, Acervo Curt Lange, Coordenador

Nome    André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Áreas de Pesquisa
            INT, MHS, EMS
Entidade
Cidade
  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            orsem@acd.ufrj.br
Http
Sinopse

Nome    André Rangel [André Luís Silva Rangel]
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            solista@terra.com.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor Of Musical Arts. The Catholic University Of América,
            CUA, Estados Unidos. Título: Villa-Lobos'Prole do Bebê nº1: performance aspects of the music,
            Ano de Obtenção: 1987. Orientador: Thomas Mastroianni . Bolsista do(a): Coordenação de
            Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil; Mestrado em Master Of Music. New
            England Conservatory, N.E.C, Estados Unidos. Título: Mestrado em performance (sem dissertação),
             Ano de Obtenção: 1981. Orientador: Melissa Douglas. Bolsista do(a): Itt Fulbright,
            ITT/FULBRIGHT, Estados Unidos.

Nome    Andrea A. A. da Câmara
Áreas de Pesquisa
Entidade            UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail   andreaadour@yahoo.com.br
Http
Sinopse            * TITULAÇÃO: Mestrado em Música - Canto. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
             Título: A Dobra: o resgate da poética perdida no percurso histórico da música, Ano de Obtenção:
            1998. Orientador: Antonio José Jardim e Castro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento
            de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil; Especialização em História da Arte e Arquitetura no
            Brasil. (Carga Horária: 528h). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
            Título: Visões do Barroco. Ano de finalização: 1993. Orientador: José Thomas Almeida Brum
            Duarte. * PUBLICAÇÕES: A Dobra: o resgate da poética perdida no percurso histórico da música.
            Rio de Janeiro: Papel Virtual, 1999. 103 p; O Labirinto - o mundo entre tensões e antíteses. In: IX
            Encontro Anual da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 1996,
             Rio de Janeiro. O Labirinto - o mundo entre tensões e antíteses, 1996. * ATIVIDADES: Professor
            Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto, disciplina ministrada: Educação Vocal.

Nome    Andréa Luísa Teixeira
Áreas de Pesquisa            INT, ETN, MSI
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás / Universidade Católica de Goiás
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial            (62) 3946-1708
E-mail            andreate@terra.com.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: Música para Flauta dos Índios do Xingu, 2000/2001, Musices Aptatio, p.
            512-528, Roma: Musicae Sacrae Publicationes, 2002; Reiseiros de lapinha, 2001, Caderno
            Contribuições, vol. 7, 12 páginas, Goiânia: UCG, 2001; Tempo, mito, Memória e Sentido na Folia
            de Reis, 2005, Caderno Folclore do Cerrado, 18 páginas, Goiânia, UCG, 2005  *  TITULAÇÃO:
            Mestrado, Conservatório Brasileiro de Música, Antônio Jardim, A Densidade do próprio na Folia de
            Reis de Correntina - BA: uma investigação de tempo, mito, memória e sentido, Brasil, Rio de
            Janeiro, 2000; Especialização, Universidade Federal de Goiás - Escola  de Música, Lia Rejane M.
            Barcelos, A Linguagem Corporal da Criança Deficiente Auditiva e a Musicoterapia, Brasil, UFG,
            1995; Graduação em Música, Universidade Federal de Goiás - Escola. de Música, Brasil, 1992  * 
            ATIVIDADES: Coordenação do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico
            Subúmido da Universidade Católica de Goiás, Pesquisadora das culturas populares do bioma cerrado no
             Instituto do Trópico Subúmido da Universidade Católica de Goiás, Coordenação do Projeto Sons do
            Cerrado (mapeamento e gravação das manifestações populares do bioma cerrado no ITS/UCG,
            Pianista Co-Repetidora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
            pesquisadora e Coordenadora do Centro de Folclore e História Cultural do ITS/UCG

Nome    Angela Elisabeth Lühning
Áreas de Pesquisa            ETN
Entidade            UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade  Salvador
UF        BA
País      Brasil
Tel. Comercial            (71) 3261-7453 / 3336-7421
E-mail            angela_luehning@yahoo.com.br, pesquisa@pierreverger.org
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: Pierre Fatumbi Verger e sua obra. Uma homenagem. Afro-Ásia, Salvador, v.
            21/22, p. 315-364, 1999; "Acabe com este Santo, Pedrito vem aí ." Mito e realidade da perseguição
            policial ao candomblé baiano entre 1920 - 1942. Revista da USP, São Paulo, v. 28, p. 194-220,
            1995. Die Musik im candomblé nagô ketu. Studien zur afrobrasilianischen Musik in Salvador, Bahia..
            Hamburg: Karl Dieter Wagner Verlag der Musikalienhandlung, 1990. v. 2. 417 p  * 
            TITULAÇÃO:Doutorado em Vergleichende Musikwissenschaft. Freie Universitat Berlin, F.U.B.,
            Alemanha. Título: Die Musik im candomblé nagô-ketu. Studien zur afrobrasilianischen Musik in
            Salvador, Bahia., Ano de Obtenção: 1989. Orientador: Josef Kuckertz. Bolsista do(a): Deutscher
            Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.  Licenciatura em Violoncelo (1982),
            Musikhochschule Detmold; Doutoramento (1989), Freie Universitat Berlin (FU)  * ATIVIDADES:
            Ensino (Grad. e Pós grad), pesquisa, extensão, terceiro setor (coordenação de projeto cultural -
            Ponto de Cultura da Fundação Pierre Verger); EMUS, Prof. Titular do Dep. CLEM; Diretora-
            Secretária da Fundação Pierre Verger, Coordenadora Geral do Espaço Cultural Pierre Verger

Nome    Angelo Maia Cister
Áreas de Pesquisa            C&M
Entidade            UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Prog.Eng.Sist. - Centro de Tecnol. COPP
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            cister@unisys.com.br
Http
Sinopse            *  TITULAÇÃO: Doutorado em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ,
            Brasil. Título: Mineração de dados para a análise de atrito em telefonia móvel, Ano de Obtenção:
            2005. Orientador: Nelson Francisco Favilla Ebecken; Mestrado em Engenharia de Sistemas e
            Computação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Reconhecimento da Fala
            Através de filtragem Wavelet e Redes Neurais, 1996. Orientador: Luis Alfredo Vidal de Carvalho.

Nome    Anna Cristina Cardozo da Fonseca
Áreas de Pesquisa            MHS, EMS
Entidade            Colégio Pedro II
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial            (21) 3891-1100
E-mail            annacris@vetor.com.br, sef@cp2.g12.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: Resumo da tese em andamento a ser publicado nos anais do IX Encontro Anual
            da ANPPOM, realizado em agosto/96, no Rio de Janeiro  *  TITULAÇÃO: Mestre, Universidade
            Federal do Rio de Janeiro, Teclado, Varda Freire: "História Social do
            Piano-1808/1922-Nacionalismo/Modernismo" Rio de Janeiro,1996  *  ATIVIDADES: Subsecretária
            do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II

Nome            Anselmo Guerra de Almeida
Áreas de Pesquisa            C&M , MEL , MCO
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial            (62) 3521-1125
E-mail            aguerra@uol.com.br
Http            www.musica.ufg.br/mestrado
Sinopse            TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São
            Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por
            Computador, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Arthur Rosemblat Nestrovski; Mestrado em
            Ciência da Computação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Composição Algorítmica em
            Sistema de Síntese FM com Arvores de Tempo, Ano de Obtenção: 1992. Orientador: Aluízio Arcela.
             * PUBLICAÇÕES: A Reintegração do Elemento Humano na Música Computacional. In: X
            Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 1997,
            Goiânia. Anais do X Encontro da ANPPOM. Goiânia : UFG, 1997. p. 223-228; As Metáforas da
            Interatividade em Sistemas Assistidos por Computador. In: II Encontro de Música Eletroacústica -
            Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997, Brasília. Anais do II Encontro de Música
            Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997; Methodologies for Design and
            Evaluation of Interactive Musical Interfaces. In: III Brazilian Simposium on Computer Music, 1996,
             Recife. Proceedings - III Brazilian Simposium on Computer Music - SBC96, 1996. * ATIVIDADES:
             Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Professor de Composição e Novas
            Tecnologias; Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Coordenador do
            Mestrado em Música da UFG; Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas,
            Coordenador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora da UFG.

Nome            Antônio Carlos Borges Cunha
Áreas de Pesquisa            ANM, MCO, TEO
Entidade            UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Porto Alegre
UF        RS
País      Brasil
Tel. Comercial            (51) 3316-3641 / 3316-4310
E-mail            a.cunha@terra.com.br
Http
Sinopse            * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música (1982), UFRGS; Mestre em Contrabaixo, New England
            Conservatory, Boston, EUA (1991); Doutor em Composição, University of Califórnia San Diego,
            EUA (1996)  *  ATIVIDADES: Professor de Composição no Departamento de Música da
            Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador do Curso de Pós-Graduação em Música da
            UFRGS;  Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro; Regente Titular da Orquestra
            Sesi/Fundarte

Nome            Antonio Eduardo Santos
Áreas de Pesquisa            INT, SEM
Entidade            UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Cidade  SANTOS
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            anted@iron.com.br
Http
Sinopse            TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP,
            Brasil. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
            PUC/SP, Brasil. Título: Os Des-Caminhos do Festival Música Nova (FMN-um veículo de
            comunicação dos caminhos da música contemporânea), Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Maria
            de Lourdes Sekeff Zampronha. Mestrado em Artes. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
            Filho, UNESP, Brasil. Título: O Antropofagismo na Obra Pianística de Gilberto Mendes, Ano de
            Obtenção: 1995. Orientador: Maria de Lourdes Sekeff Zampronha. * PUBLICAÇÕES: Os Caminhos
             de uma Odisséia Musical. Revista Multi :Revista de Pós-Graduandos em Ciências Humanas) São
            Paulo., PUC/SP, v. 1, n. 2, p. 15-19, 2000; O Teatro Musical na obra de Gilberto Mendes .. In: 1º
            Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical, 2003, Ribeirão Preto. 1º Encontro
            de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical - Linguagens da Música, 2003; Um outro Olhar
             em torno do Gesto Sonoro . In: Encontro de Musicologia Histórica da Universidade Federal de Juiz
            de Fora(MG), 2000, Juiz de Fora(MG). IV ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de
            Fora (MG) : Centro de Estudos Murilo Mendes, 2000. v. Único. p. 307-311;  * ATIVIDADE:
            professor pesquisador da Unesp e professor auxiliar da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP.

Nome            Antônio Emanuel Guerreiro de Faria Jr.
Áreas de Pesquisa            MSI, TEO, ETN
Entidade            UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
            Villa-Lobos
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            aguerreiro@imagelink.com.br
Http
Sinopse            TITULAÇÃO: Mestrado em Música Brasileira, UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro  * 
            ATIVIDADES: Professor Adjunto, responsável pela disciplina Harmonia dos Cursos de Licenciatura
            e Bacharelado do Instituto Villa-Lobos da Uni-Rio; Composição de música de concerto; Arranjos de
            música popular

Nome            Antônio Gilberto Machado de Carvalho
Áreas de Pesquisa            C&M
Entidade            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail            gilberto@musica.ufmg.br
Http
Sinopse            TITULAÇÃO: Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG,
            Brasil. Título: Implementação Computacional da Estrutura de Agrupamento da Teoria Gerativa de
            Lerdahl & Jackendoff para Música Tonal., Ano de Obtenção: 2002. Orientador: Homero Nogueira
            Guimarães; Aperfeiçoamento em Análise e Composição. Ecole Nationale de Musique Centre Edgar
            Varèse, ENM, França. Título: Retratos do Tempo (para viola e piano). Ano de finalização: 1985.
            Orientador: Philippe Manoury. * PUBLICAÇÕES: A Program for Analysis and Synthesis of Musical
             Spaces.. In: VI Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 1999, Rio de Janeiro. Anais do VI
            Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 1999. p. 133-140;  Maëstrom - composição e
            interpretação. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 1999, Belo Horizonte.
             Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 1999. p. 31-48; ProbSys - Um
             Sistema Probabilístico Voltado à Criação Musical. In: IV Simpósio Brasileiro de Computação e
            Música, 1997, Brasília. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 1997. p. 133-140.
              * ATIVIDADES: Coordenador do "Laboratório de Composição, Síntese e Processamento do Som"
            da UFMG, Membro da Comissão Permanente de Informática da Escola de Música e Professor da
            UFMG.

Nome            Antônio José Jardim e Castro
Áreas de Pesquisa            Música, Filosofia e Poética
Entidade            UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            antoniojjardim@gmail.com, antoniojjardim@yahoo.com.br
Http            http://www.letras.ufrj.br/musicasurda
Sinopse            * TITULAÇÃO: Doutorado em Letras (Letras Clássicas). Universidade Federal do Rio de Janeiro,
            UFRJ, Brasil. Título: Música: vigência do pensar poético, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Prof.
             Dr. Manuel Antonio de Castro. Mestrado em Música. Conservatório Brasileiro de Música - Centro
            Universitário, CBM-CEU, Brasil. Título: A produção musical e o ensino da música: um estudo
            filosófico, Ano de Obtenção: 1988. Orientador: Cecília Conde.  * PUBLICAÇÕES:  Música :
            vigência do pensar poético, 293pg, 7letras  * ATIVIDADES: Integrante do grupo
            vocal-instrumental Música Surda, Professor titular da UERJ e da UFRJ.

Nome            Antonio Ribeiro
Áreas de Pesquisa
Entidade
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail            atribeiro@uol.com.br
Http
Sinopse            Compositor e pesquisador, foi o último aluno de composição de Camargo Guarnieri. Bacharel em
            Composição e Regência pelo IA- UNESP. Curso em História da Arte Renascentista pelo Eurocentre
            de Florença (Itália). Membro-fundador do Núcleo Hespérides- Música das Américas. Professor da
            Escola Municipal de Música de São Paulo. Tem obras regularmente apresentadas no Brasil e no
            Exterior (França, Finlândia, Argentina, Colômbia, Uruguai). Professor de análise musical, harmonia
            e contraponto na FMCG.

Nome    Any Raquel Souza de Carvalho
Áreas de Pesquisa            INT, ANA
Entidade            UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Porto Alegre
UF        RS
País      Brasil
Tel. Comercial            (51) 3316-3641
E-mail            anyraque@cpovo.net
Http            www.anyraquelcarvlaho.com.br
Sinopse            * TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor of Musical Arts. University of Geórgia, U.G., Estados
            Unidos. Título: Cantus Firmus treatment in Paul Pisk's "Choral Fantasy", Op. 73, Ano de Obtenção:
             1988. Orientador: Egbert Ennulat; Mestrado em Master of Music. University of Geórgia, U.G.,
            Estados Unidos. Título: Cantus firmus treatment in Paul A. Pisk's Choral fantasy, Op. 73, Ano de
            Obtenção: 1984. Orientador: Egbert Ennulat. * PUBLICAÇÕES: Contraponto Modal/Manual
            Prático. 2a. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2006. v. 1000. 133 p; Contraponto Tonal e Fuga/Manual
            Prático. 01. ed. Porto Alegre: Novak Multimídia, 2002. v. 1. 232 p; Contraponto Modal/Manual
            Prático. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000. v. 1. 133 p; O Ensino de Contraponto
            Nas Universidades Brasileiras. PORTO ALEGRE: UFRGS, 1995. 58 p. * ATIVIDADES:
            Pesquisadora do CNPq, Membro Corpo Editorial da Caixa Expressiva, Membro da Comissão
            Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música, Membro do Conselho Editorial do
            periódico "Em Pauta", e professora, na UFRGS.

Nome    Arthur Nestrovski
Áreas de Pesquisa            SEM
Entidade            PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            comfil@pucsp.br, nestrovski@uol.com.br
Http
Sinopse            * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil;
            Doutorado - University of Iowa, U.I, Estados Unidos. Ano de Obtenção: 1990. Graduação -
            University of York, YORK, Inglaterra. * PUBLICAÇÕES: notas musicais - do barroco ao jazz. 1.
            ed. São Paulo: PubliFolha, 2000. v. 1. 240 p; O Samba Mais Bonito do Mundo. Teresa, São Paulo, v.
             4-5, p. 130-143, 2004; Vozes de Crianças. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 116/117, 1999 *
            ATIVIDADES: Assessor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
            Tecnológico, CNPQ; Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo,
             FAPESP; Vice-coordenador de Mestrado e professor na Pontifícia Universidade Católica de São
            Paulo, PUC/SP.

Nome    Aurea Maria das Neves
Áreas de Pesquisa
Entidade
Cidade            GOIÂNIA
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse



Voltar


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.