Nome Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva
Áreas de Pesquisa INT
Entidade UnB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Brasília
UF DF
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail ebby@unb.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: BRAZILIAN MUSIC FOR BASSOON. The Double Reed Journal, USA, v. XXI,
p. 50-56, 1994 * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música - Fagote (1985), Northern Illinois
University, Dekalb, EUA; Mestre em Fagote (1991), Ohio University, Athes, EUA; Doutor em
Fagote (1994), Florida State University, tellahasse, EUA * ATIVIDADES: Professor Adjunto,
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Nome Edir Evangelista Gandra
Áreas de Pesquisa
Entidade UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
Villa-Lobos
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse
Nome Edmundo Hora
Áreas de Pesquisa INT, MAN
Entidade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Campinas
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail ephora@iar.unicamp.br, cgmusica@iar.unicamp.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - O que podemos compreender a partir da ornamentação do Adagio da sonata
Sabará. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2002, Juiz de Fora. Anais do V Encontro. Juiz de
Fora MG : Centro Cultural Pró Música, 2002. v. I. p. 298-307 - A retórica musical nas
interpretações de obras barrocas. In: Seminário interno, 1999, Campinas, 1999 - Sobre os quatro
temperamentos musicais do manuscrito anônimo da Bahia. In: II Simpósio Latino-Americano de
Musicologia, 1998, Curitiba. Anais do II Simpósio, 1998 * TITULAÇÃO: Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: As obras de Froberger no contexto
do temperamento mesotônico, 2004. Orientador: Profa Dra. Helena Jank; Mestrado em
Clavecymbel Uitvorend Musicus. University of Amsterdam, AMSTERDAM, Holanda. Título:
Recital comentado, 1989. Orientador: Jacques Ogg
Nome Edna Aparecida Costa Vieira
Áreas de Pesquisa
Entidade Escola de Arte Veiga Valle - Música
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail eacvieira@bol.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Licenciatura em Música (1981) e Bacharel em Piano (1983), Universidade Federal de
Goiás (UFG); Pós-Graduado em Planejamento Educacional (1993), Salgado de Oliveira
(UNIVERSO); Mestrado em Música na Contemporaneidade, Universidade Federal de Goiás (UFG);
Nome Edson Roberto Leite
Áreas de Pesquisa MHS
Entidade USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes
Cidade são Paulo
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial (11) 6943-9076 R: 129
E-mail edsonleite@usp.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - As musas do piano brasileiro: Antonieta, Magdalena e Guiomar. Arte e Ciência
(ECA/USP), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 127-132, 200 - A ciência de uma intérprete: Magdalena
Tagliaferro. Arte e Ciência (ECA/USP), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 161-163, 1999 - A série
Orchestra! - música erudita na televisão. Comunicação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 25-40,
19 * TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, Universidade de São Paulo, USP, Brasil, Música e
Comunicação, Música e Mídia, Teoria e Crítica da Arte, 2002. Doutorado em Ciências da
Comunicação, Universidade de São Paulo, USP, Brasil, Magdalena Tagliaferro: testemunha de seu
tempo, 1999. Orient: Marco Antonio Guerra. - Mestrado em Comunicação Social, Universidade
Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil, Programa de Música Erudita na Televisão, 1994.Orient.:
Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão * ATIVIDADES: Atualmente é MS3 da Universidade de São
Paulo. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando
principalmente nos seguintes temas: música, interpretação musical, música e comunicação,
sociologia da música, artes e piano.
Nome Edson Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa ANA, MEL, MCO, SEM, TEO
Entidade UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial (11) 6166-6520
E-mail edson@zampronha.com
Http http://www.zampronha.com
Sinopse * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical,
298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of Perception to the
Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103. Roy Ascott (org.).
Bristol: Intellectbooks, 2000. Conceitos da teoria do caos aplicados à composição Modelagem III,
FACE., Nº4., 11, p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?, ARTEunesp, v. 12, 19,
p.115-133. São Paulo: 1996. Música: uma metáfora do tempo. ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121.
São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP, Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado,
UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e Processos de Organização Musical Estruturalista,
Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski,
Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo,
1998 * ATIVIDADES: Professor Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual
Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP;
Professor na pós-graduação em Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação
em Filosofia - Filosofia da Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.
Nome Eduardo (de Carvalho) Ribeiro
Áreas de Pesquisa
Entidade UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse
Nome Eduardo Antonio Conde Garcia Junior
Áreas de Pesquisa INT
Entidade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail eduardogarcia@iar.unicamp.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. The University Of Arizona, U OF A, Estados Unidos.
Título: The Importance of Afro-Brazilian Music in Heitor Villa-Lobos` Quest for a Unique Musical
Style, 2002. Orientador: Nicholas Zumbro; Mestrado em Musica. The University Of Hartford, U OF
H, Estados Unidos, 1996.
Nome Eduardo Campolina (Viana Loureiro)
Áreas de Pesquisa
Entidade UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail ecampoli@musica.ufmg.br
Http
Sinopse
Nome Eduardo Escalante
Áreas de Pesquisa ETN, MCO
Entidade UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail eescala@terra.com.br
Http http://www.correiomusical.com.br/eae.htm
Sinopse ATIVIDADES: Prof. de Comp. do IA/UNESP. * PUBLICAÇÕES:Metodologia da Pesquisa em
Folclore, Eudesp, 1980; A Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba (Prêmio Silvio Romero
1974), MEC/Secret. Cult. de SP, 1974; A Música Cururu do Médio Tietê Paulista, ECA/USP, 1987.
Nome Eduardo Meirinhos
Áreas de Pesquisa MHS, INT
Entidade UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade GOIÂNIA
UF GO
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail emeirinhos@yahoo.com.br, emeirinhos@hotmail.com
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor of Music - DM. Florida State University, FSU, Estados
Unidos. Título: Primary Sources and Editions of Suite Popular Brasileira, Choros no. 1, and Five
Preludes, by Heitor Villa-Lobos: A Comparative Survey of Differences, 2002. Orientador: Prof. Dr.
Jeffery Kite-Powel; Mestrado em Musicologia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título:
Fontes Manuscritas e Impressa dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos, 1997. Orientador:
Prof. Dr. José Eduardo Gandra da Silva Martins * ATIVIDADES: Professor Adjunto UFG, goiânia,
GO
Nome Eduardo Ostergren
Áreas de Pesquisa INT
Entidade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade Campinas
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail ostergren@iar.unicamp.br
Http
Sinopse * TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. Indiana University, IU*, Estados Unidos, 1980 *
ATIVIDADES: Professor UNICAMP
Nome Eduardo Pires Rosse
Áreas de Pesquisa
Entidade UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade Belo Horizonte
UF MG
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail rexnfoid@yahoo.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Bacharelado em Composição e Regência, UFMG.
Nome Eduardo Reck Miranda
Áreas de Pesquisa C&M, MEL
Entidade University of Plymouth
Cidade Plymouth
UF -
País INGLATERRA
Tel. Comercial +44 1752 232 532
E-mail eduardo.miranda@plymouth.ac.uk
Http http://cmr.soc.plymouth.ac.uk/
Sinopse PUBLICAÇÕES: Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician, Focal Press, Oxford, UK,
1998; An Artificial Intelligence Approach to Sound Design, Computer Music Journal v.19,nº 2, pp.
59-75. * TITULAÇÃO: Phd em Música, University of Edinburgh: "An Artificial Intelligence
Approach to Sound Synhesis", orient. P. Nelson, 1995 * ATIVIDADES: Diretor do
Interdisciplinary Centre for Computer Music Research (ICCMR)
Nome Elaine Thomazi Freitas
Áreas de Pesquisa C&M, MCO
Entidade UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail et-freitas@hotmail.com, elaine@music.columbia.edu
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. Columbia University, CUNYC, Estados Unidos. Ano de
Obtenção: 2003. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,
CNPQ, Brasil; Mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Ano de
Obtenção: 1997. * PUBLICAÇÕES: FREITAS, E. T. ; TOWLE, C. REFLECT. In: ICMC
International Computer Music Conference, 2002, Gothenburg. ICMA on the web, 2002. *
ATIVIDADES: Pesquisadora da UNIRIO.
Nome Elba Braga Ramalho
Áreas de Pesquisa SEM, ETN
Entidade UECE - Universidade Estadual do Ceará - Centro de Humanidades.
Cidade Fortaleza
UF CE
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail elbabr@secrel.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão. São Paulo: Terceira
Margem, 2000. v. 1. 190 p - Cantoria Nordestina: Música e Palavra. São Paulo: Terceira Margem,
2000. v. 1. 184 p - La Cantoría Nordestina: un gênero poético-musical de resistência. Casa de las
Américas, Havana, v. 6-7, p. 39-47, 2001 * TITULAÇÃO: Doutorado em Musicology.
University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra. Título: Luis Gonzaga: His Career and his music,
1997. Orientador: Dr. John Gledson e Philip Tagg; Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do
Ceará, UFC, Brasil. Título: Música e Palavra no Processo de Comunicação Social: A Cantoria
Nordestina, 1992. Orientador: Dr. Dieter Brüh * ATIVIDADES: Professora Associada Université
de Poitiers, CNRS, França; Professor Titular Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Nome Eliamar Aparecida de B. Fleury e Ferreira
Áreas de Pesquisa MTP
Entidade UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail eliamarfleury@yahoo.com.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Mestrado em Música. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Título: A
Psicoacústica como Auxiliar na Prevenção em Saúde Auditiva de Músicos de Banda: estudo sobre
intensidade, 2003. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida * ATIVIDADES: Professor Assistente
Universidade Federal de Goiás/EMAC, UFG, Brasil; Musicoterapeuta supervisora, Associação de
Combate ao Câncer em Goiás, ACCG, Brasil.
Nome Eli-Eri Luiz de Moura
Áreas de Pesquisa ANA, MCO, TEO
Entidade UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Cidade João Pessoa
UF PB
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail elierimoura@hotmail.com
Http www.cchla.ufpb.br/compomus
Sinopse TITULAÇÃO: Doctor of Music, McGill University, Theory, orient. Brian Cherney, "Noite dos
Tambores Silenciosos" for Symphony Orchestra, Canadá, McGill University, 2004. - Master of
Music McGill University, Theory, orient. Alcides Lanza, "Nocturnales" for Chamber Orchestra,
Canadá, McGill University, 1995. - Especialização em Música do Século XX Universidade Federal
da Paraíba - UFPB, Música, orient. Ilza Nogueira, "Credo" para solistas, coro e sintetizadores,
Brasil, UFPB, 1988. - Bacharel em Piano Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Música, Myriam
Ciarlini, Brasil, UFPB, 1985. * PUBLICAÇÕES: Interaction between the Generative Cell and
Symmetrical Operations in Varèse's “Octandre”, Contemporary Music Review,2004, v.23, Parte 1
pp. 17 - 44, Londres: Taylor & Francis, 2004. - Lutoslawski's Approach to Sound Masses and
Form in “Livre pour Orchestre”, Música Hodie, 2004, v.4, n.1, pp. 63 - 74, Goiânia: UFG, 2004. -
Bernstein's “Kaddish Symphony”: Genesis and Purpose, Per Musi, 2002, v.5/6, pp. 141 - 150, Belo
Horizonte: UFMG, 2002. - The Creation of Temporal Structures in “Nocturnales”, Revista Em
Pauta, 2002, v.13, n.20, pp. 5 - 48, Porto Alegre: UFRS, 2002. * atividades.: Universidade Federal
da Paraíba, Departamento de Música, professor dos programas de graduação e pós-graduação em
música, fundador e coordenador do Laboratório de Composição Musical da UFPB - COMPOMUS
Nome Elizabeth (Müller) Seraphim Prosser
Áreas de Pesquisa MHS, ETN, EMS, MCO
Entidade EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Cidade Curitiba
UF PR
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail bettyprosser@gmail.com, prosser@bighost.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES :- Um olhar sobre a música de José Penalva: catálogo comentado, 287pg,
Curitiba: Champagnat, 2000 - Vem comigo tocar flauta doce, v. 1 e 2, 70pg, Brasília: Mysumed,
1995 - Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba (1853-1953): da Escola de Belas Artes
e Indústrias, de Mariano de Lima, à Universidade Federal do Paraná e à Escola de Música e Belas
Artes do Paraná, 301pg, Curitiba: Imprensa Oficial, 2004 - A [des]construção da música na cultura
paranaense, Org.: Manoel J. de Souza Neto, Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2004 - José Penalva: com
a batina e a batuta em co-autoria com Silvana Bojanoski, 106pg, Curitiba: Unificado, 2006. *
TITULAÇÃO: Bacharelado em Música - Piano (1977) e Licenciatura (1977), Escola de Música e
Belas Artes do Paraná; Mestre em Semiótica em Artes Plásticas, Faculdades Integradas Tuiuti,
Curitiba; Especialização em História da Arte, Música, orient. P. Castagna, "A obra de J. Penalva:
Catálogo comentado", Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba, PR, 1995 - Universidade
Federal do Paraná, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Myrian del Vecchio, Conflito e
representação na arte de rua em Curitiba (2000-2006), Brasil, UFPR - em andamento - ???
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Educação, Maria Elisabeth Blanck Miguel, Sociedade,
arte e educação: a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1948), Brasil, PUCPR, 2001
* ATIVIDADES: - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Depto. de História de Arte.
Professora de História da Arte e Metodologia da Pesquisa Científica. Organizadora dos Fóruns de
Pesquisa Científica em Arte. Editora e organizadora dos respectivos Anais.
Nome Eloi Fernando Fritsch
Áreas de Pesquisa C&M
Entidade UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Porto Alegre
UF RS
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail 00099197@ufrgs.br
Http http://www.musicaeletronica.ufrgs.br/cme/
Sinopse PUBLICAÇÕES: camm: Automatic Composer of Musical Melodies (c/ R.Viccari). I Simpósio
Brasileiro de Computação e Música, Caxambu, MG, p.107-119, 1994. - setmus: Sistema Especialista
para Teoria Musical (c/ R.Viccari). II Simpósio Brasileiro de Computação e Música, Canela, RS,
1995. - sti: Sistema para Treinamento de Intervalos. III Simpósio Brasileiro de Computação e
Música. Recife -PE, 1996. * TITULAÇÃO: Doutorado em Ciências da Computação. Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: MEPSOM - Método de Ensino de Programação
Sônica para Músicos, Ano de Obtenção: 2002; Mestre em Ciências da Computação; Bacharel em
Ciências da Computação.
Nome Elza Lancman Greif
Áreas de Pesquisa
Entidade ISERJ - Instituto Superior de Educação
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail lancman@bol.com.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Por uma fundamentação bio-filosófica da Educação Musical. In: IX Encontro
Anual da ANPPOM, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996. p.
165-169 - Do Fundamental ao Expressivo. Pesquisa e Música v.2, nº 1, pp.32-38, Segrafa Editora,
Rio de Janeiro, dez. 1996; - Por uma Fundamentação Bio-filosófica à Educação Musical. Anais do IX
Encontro Anual da ANPPOM, pp.165-9. Rio de Janeiro, agosto de 1996 * TITULAÇÃO.:
Mestre, Conservatório Brasileiro de Música, Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Especialização,
Mauro Sá Rego Costa: "Do funcional ao expressivo. Uma abordagem filosófica aos métodos
pedagógicos musicais do sec. XX". Rio de Janeiro, 1994 * ATIVIDADES: Professor Instituto
Superior de Educação, ISERJ, Brasil; Celetista, Conservatório Brasileiro de Música-CEU, CBM,
Brasil; Professor, Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, CEIAA, Brasil.
Nome Enny (José Pereira) Parejo
Áreas de Pesquisa EMS
Entidade FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes
Cidade São Paulo
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial (11) 5081-7445
E-mail enny_parejo@uol.com.br
Http www.ennyparejo.com.br
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - MUSICALIZAR - um proposta para vivência dos elementos musicais. 1ª. ed.
São Paulo: Edição das autoras, 1987. v. 1. 110 p. * TITULAÇÃO: Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil; Mestrado em Educação. Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: CONTRIBUIÇÕES DO
DESENVOLVIMENTO EXPRESSIVO-MUSICAL MULTIMODAL PARA O PROCESSO DE
FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA DOCENTE, 2001. Orientador: Marcos Massetto
* ATIVIDADES: Palestras e cursos em diversas instituições no estado de São Paulo e outros estados,
professor titular na FMCG, diretor e coordenador da Atelier Musical Enny Parejo, EPAM.
Nome Erick Magalhaes Vasconcelos
Áreas de Pesquisa MHS, INT
Entidade UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade Salvador
UF BA
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail erickmv@ufba.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Objetivismo ou Subjetivismo?. In: I Encontro de Executantes - I Simpósio
Brasileiro de Música, 1991, Salvador. Revista ART, 1991. v. 021. p. 117-132 * TITULAÇÃO:
Doutorado em Regência Orquestral. The University Of Texas At Austin, UT, Estados Unidos.
Título: The Symphony n 4, Brasília", by Camargo Guarnieri and the Symphony n 6 by Cláudio
Santoro in Brazilian Twentieth-Century Nationalist Symphonic Music, 1991. Orientador: Gerard H
Béhague/Louis G. Lane; Mestrado em Regência. Staatliche Musikhochschule Koeln, SMK,
Alemanha. Título: Sem dissertação, 1981. Orientador: Volker Wangenheim * ATIVIDADES:
Colaborador Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil; Colaborador
Ministério da Educação e do Desporto, MEC, Brasil; Avaliador UFBA
Nome Ermelinda Azevedo Paz Zanini
Áreas de Pesquisa EMS, ETN, MHS, TEO
Entidade UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Rio de Janeiro
UF RJ
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail ermepaz@unisys.com.br
Http http://usuarios.uninet.com.br/~ermepaz
Sinopse * PUBLICAÇÕES: 500 Canções Brasileiras, 179p. Rio de Janeiro: Luís Bogo Editor, 1989.
Villa-Lobos, Sôdade do Cordão, 100p. Rio de Janeiro: ELF Editora, 2000. Pedagogia Musical
Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências, 293p. Brasília: MusiMed Edições Musicais,
2000. Jacob do Bandolim, 207p. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. As Pastorinhas de Realengo, 137p.
Rio de Janeiro: Editora Universitária da UFRJ, 1987. * TITULAÇÃO: Licenciatura em Educação
Artística e Graduação em Canto, UNI-RIO e UFRJ respectivamente, Instituto Villa-Lobos e Escola
de Música, Brasil, Rio de Janeiro, 1970 e 1974. Aperfeiçoamento, Universidade de Rosário,
Instituto Superior de Música, Emma Garmendia, A Educação Musical nos níveis básico, médio e
superior, Argentina, Rosário, 1973. Especialização, UFRJ, Teórico de Matérias Aplicadas, Dulce
Lamas, As Pastorinhas de Realengo, Brasil, Rio de Janeiro, 1974. Especialização, UFRJ, Teórico de
Matérias Aplicadas, Ana Maria Porto Cursino de Moura, A importância da canção na musicalização
infantil, Brasil, Rio de Janeiro, 1973. Livre-Docente, UNI-RIO, DEM, As estruturas modais na
musica folclórica brasileira. Sugestões para aplicação no ensino da Percepção Musical, Brasil, Rio de
Janeiro, 1991 * ATIVIDADES: Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música. Atuando principalmente nos
seguintes temas: folclore modal, modos antigos, modos litúrgicos, constâncias modais, origens
modais.
Nome Esdras Rodrigues Silva
Áreas de Pesquisa
Entidade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade Campinas
UF SP
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail esdras@iar.unicamp.br
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Rabeca, o som inesperado. In: ESDRAS RODRIGUES SILVA. (Org.). rabeca, o
som inesperado. 1 ed. Curitiba: Optgraf, 2002, v. , p. 35-39 - Fafá Lemos e o violino na música
popular brasileira. In: VI Congresso da IASPM-AL, 2006, Buenos Aires. Actas del VI Congresso de la
IASPM-AL, 2005 * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música- Violino (1987), UNICAMP -
Departamento de Música; Master of Music in Performance (1993) e Doctor of Musical Arts (1999),
Boston University - Music School of the Arts.
Nome Estércio Marquez Cunha
Áreas de Pesquisa MCO
Entidade UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade Goiânia
UF GO
País Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse Estércio Marquez Cunha nasceu em Goiatuba, Goiás, em 1941. Realizou seus estudos de Piano,
Composição e Regência no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Em 1980, obteve
o grau de mestre em música pela Oklahoma City University, nos EUA, onde, dois anos depois,
concluiu o doutorado em artes musicais (composição). Desde 1962, desenvolve intensa atividade
pedagógica. Há 28 anos radicado em goiânia, é professor aposentado do Instituto de Artes da
Universidade Federal de Goiás e membro de seu conselho editorial. Co-fundador do Mvsika! Centro
de Estudos, tem realizado grande número de pesquisas e publicado artigos sobre questões relativas à
produção musical contemporânea; recebeu o troféu Tioco da União Brasileira de Escritores, seção de
Goiás, em 1975. Como compositor, sua obra tem sido executada com regularidade no Brasil e no
exterior. Atualmente, faz parte do corpo docente do Mestrado em Artes da UFG e do Mestrado da
Faculdade Carlos Gomes de São Paulo.
Nome Esther (Sulzbacher Wondracek) Beyer
Áreas de Pesquisa EMS
Entidade UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade Porto Alegre
UF RS
País Brasil
Tel. Comercial (51) 3316-4301
E-mail beyer@sogipa.esp.br, esther.beyer@ufrgs.br
Http
Sinopse PUBLICAÇÕES: Musikalische und Sprachliche Entwicklung in der Fruhen Kindheit (Desenv. mus. e
da fala na 1ª infância), 238 p., Kramer Verlag, Hamburgo, Alemanha,1994; Fundamentos da
Educação Musical, A Educação musical sob a Perspectiva de uma Construção Teórica: Uma Análise
Histórica, R. Martins (org.), p.5-25, ABEM/UFRGS, P. Alegre, 1993; Música: Pesq. E Conh., A
Reprod. e a Prod. Mus. em Crianças, R.Martins (Org.), p 69-82, NEA/CPG, P. Alegre, UFRGS,1996.
* TITULAÇÃO: PhD em Psicologia da Música, Universität Hamburg, Inst. de Musicologia, V.
Karbusicky: "Die musikalische Entwicklungn der fruhen Kindheit im Vergleich zu: Aspekten der
sprachlichen Entwicklung: eine Fallstudie", Hamburgo, Alemanha, 1993; Mestre em Psicologia da
Educação (1988), UFRGS; Bacharelado em Psicologia (1985), Licenciatura em Psicologia (1987) e
Bacharelado em Educação Artística - Habilitação em Música (1987), UFRGS * ATIVIDADES:
UFRGS/ Depto. Música/ Vice-Diretora do Instituto de Artes, Coordenadora do Projeto de Extensão
“Música para Bebês”, desde 1999, Profª Permanente do PPGEDU/UFRGS
Nome Eugênio Lima de Souza
Áreas de Pesquisa ANA, INT
Entidade UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música
Cidade Natal
UF RN
País Brasil
Tel. Comercial (84) 3234-9541
E-mail eugenio@musica.ufrn.br
Http
Sinopse TITULAÇÃO: Mestre em Música - Cordas Dedilhadas, UFRJ; graduado em Educação Artística -
Habilitação em Música (1985), UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte *
ATIVIDADES: Doutorado UFBA
Nome Eurides de Souza Santos
Áreas de Pesquisa ETN
Entidade UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Depto de
Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail euridessantos@hotmail.com
Http
Sinopse * PUBLICAÇÕES: - Repensando Música e Fazer Musical no Contexto religioso de Canudos. Ictus,
Salvador - Bahia, v. 3, p. 90-102, 2001 - A Musica de Canudos. 1. ed. Salvador -BA: Secretaria da
Cultura e Turismo do Estado da Bahia, 1998. v. 1. 190 p - Sons abusados: ouvindo a sonoridade do
morro santa marta. In: Nadja Carvalho; Sandra Moura. (Org.). Leituras do Abusado. 1 ed. João
Pessoa-PB: Editora Universitária-UFPB, 2003, v. 1, p. 35-45 * TITULAÇÃO: Doutorado (PhD)
na Universidade Federal da Bahia em 2000; Mestrado em Música na Universidade Federal da Bahia -
Graduação (Licenciatura em Música) na Universidade Federal de Pernambuco em 1991