CDMC - Centro de Documentação de Música Contemporânea
 


Banco de Dados

 

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a


 


 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link

MUSICON  CDMC UNICAMP
Pesquisadores

 

 

 

 Nome            Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva
Áreas de Pesquisa
            INT
Entidade            UnB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Brasília
UF        DF
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            ebby@unb.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: BRAZILIAN MUSIC FOR BASSOON. The Double Reed Journal, USA, v. XXI,
            p. 50-56, 1994  *  TITULAÇÃO: Bacharelado em Música - Fagote (1985), Northern Illinois
            University, Dekalb, EUA; Mestre em Fagote (1991), Ohio University, Athes, EUA; Doutor em
            Fagote (1994), Florida State University, tellahasse, EUA  *  ATIVIDADES: Professor Adjunto,
            Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

Nome    Edir Evangelista Gandra
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto
            Villa-Lobos
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse

Nome            Edmundo Hora
Áreas de Pesquisa
            INT, MAN
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Campinas
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            ephora@iar.unicamp.br, cgmusica@iar.unicamp.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES:  -  O que podemos compreender a partir da ornamentação do Adagio da sonata
            Sabará. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2002, Juiz de Fora. Anais do V Encontro. Juiz de
            Fora MG : Centro Cultural Pró Música, 2002. v. I. p. 298-307  -  A retórica musical nas
            interpretações de obras barrocas. In: Seminário interno, 1999, Campinas, 1999   -  Sobre os quatro
            temperamentos musicais do manuscrito anônimo da Bahia. In: II Simpósio Latino-Americano de
            Musicologia, 1998, Curitiba. Anais do II Simpósio, 1998  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Música.
            Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: As obras de Froberger no contexto
            do temperamento mesotônico, 2004. Orientador: Profa Dra. Helena Jank; Mestrado em
            Clavecymbel Uitvorend Musicus. University of Amsterdam, AMSTERDAM, Holanda. Título:
            Recital comentado, 1989. Orientador: Jacques Ogg

Nome    Edna Aparecida Costa Vieira
Áreas de Pesquisa
Entidade
            Escola de Arte Veiga Valle - Música
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            eacvieira@bol.com.br
Http
Sinopse
            TITULAÇÃO: Licenciatura em Música (1981) e Bacharel em Piano (1983), Universidade Federal de
             Goiás (UFG); Pós-Graduado em Planejamento Educacional (1993), Salgado de Oliveira
            (UNIVERSO); Mestrado em Música na Contemporaneidade, Universidade Federal de Goiás (UFG);

Nome    Edson Roberto Leite
Áreas de Pesquisa
            MHS
Entidade            USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes
Cidade  são Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (11) 6943-9076 R: 129
E-mail            edsonleite@usp.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: - As musas do piano brasileiro: Antonieta, Magdalena e Guiomar. Arte e Ciência
            (ECA/USP), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 127-132, 200  -  A ciência de uma intérprete: Magdalena
            Tagliaferro. Arte e Ciência (ECA/USP), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 161-163, 1999  -  A série
            Orchestra! - música erudita na televisão. Comunicação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 25-40,
             19  *  TITULAÇÃO: Pós-Doutorado, Universidade de São Paulo, USP, Brasil, Música e
            Comunicação, Música e Mídia, Teoria e Crítica da Arte, 2002. Doutorado em Ciências da
            Comunicação, Universidade de São Paulo, USP, Brasil, Magdalena Tagliaferro: testemunha de seu
            tempo, 1999. Orient: Marco Antonio Guerra. - Mestrado em Comunicação Social, Universidade
            Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil, Programa de Música Erudita na Televisão, 1994.Orient.:
            Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão  *  ATIVIDADES: Atualmente é MS3 da Universidade de  São
            Paulo. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando
            principalmente nos seguintes temas: música, interpretação musical, música e comunicação,
            sociologia da  música, artes e piano.

Nome    Edson Sekeff Zampronha
Áreas de Pesquisa
          ANA, MEL, MCO, SEM, TEO
Entidade            UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (11) 6166-6520
E-mail            edson@zampronha.com
Http            http://www.zampronha.com
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical,
             298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of Perception to the
            Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103. Roy Ascott (org.).
            Bristol: Intellectbooks, 2000.  Conceitos da teoria do caos aplicados à composição Modelagem III,
            FACE., Nº4., 11,  p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?, ARTEunesp, v. 12, 19,
            p.115-133. São Paulo: 1996.  Música: uma metáfora do tempo. ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121.
            São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP, Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado,
            UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e Processos de Organização Musical Estruturalista,
            Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP, Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski,
            Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo,
            1998  *  ATIVIDADES: Professor Doutor do Departamento de Música da Universidade Estadual
            Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP;
            Professor na pós-graduação em Música no Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação
            em Filosofia - Filosofia da Mente Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.

Nome            Eduardo (de Carvalho) Ribeiro
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse

Nome            Eduardo Antonio Conde Garcia Junior
Áreas de Pesquisa
            INT
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
            eduardogarcia@iar.unicamp.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. The University Of Arizona, U OF A, Estados Unidos.
            Título: The Importance of Afro-Brazilian Music in Heitor Villa-Lobos` Quest for a Unique Musical
            Style, 2002. Orientador: Nicholas Zumbro; Mestrado em Musica. The University Of Hartford, U OF
             H, Estados Unidos, 1996.

Nome            Eduardo Campolina (Viana Loureiro)
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail
            ecampoli@musica.ufmg.br
Http
Sinopse

Nome            Eduardo Escalante
Áreas de Pesquisa
            ETN, MCO
Entidade            UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            eescala@terra.com.br
Http            http://www.correiomusical.com.br/eae.htm
Sinopse            ATIVIDADES: Prof. de Comp. do IA/UNESP. * PUBLICAÇÕES:Metodologia da Pesquisa em
            Folclore, Eudesp, 1980; A Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba (Prêmio Silvio Romero
            1974), MEC/Secret. Cult. de SP, 1974; A Música Cururu do Médio Tietê Paulista, ECA/USP, 1987.

Nome            Eduardo Meirinhos
Áreas de Pesquisa
            MHS, INT
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade            GOIÂNIA
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            emeirinhos@yahoo.com.br, emeirinhos@hotmail.com
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Doctor of Music - DM. Florida State University, FSU, Estados
            Unidos. Título: Primary Sources and Editions of Suite Popular Brasileira, Choros no. 1, and Five
            Preludes, by Heitor Villa-Lobos: A Comparative Survey of Differences, 2002. Orientador: Prof. Dr.
            Jeffery Kite-Powel; Mestrado em Musicologia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título:
            Fontes Manuscritas e Impressa dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos, 1997. Orientador:
            Prof. Dr. José Eduardo Gandra da Silva Martins  *  ATIVIDADES: Professor Adjunto UFG, goiânia,
            GO

Nome            Eduardo Ostergren
Áreas de Pesquisa
            INT
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade  Campinas
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            ostergren@iar.unicamp.br
Http
Sinopse
            * TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. Indiana University, IU*, Estados Unidos, 1980  * 
            ATIVIDADES: Professor UNICAMP

Nome            Eduardo Pires Rosse
Áreas de Pesquisa
Entidade
            UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
Cidade  Belo Horizonte
UF        MG
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            rexnfoid@yahoo.com.br
Http
Sinopse
            TITULAÇÃO: Bacharelado em Composição e Regência, UFMG.

Nome            Eduardo Reck Miranda
Áreas de Pesquisa
            C&M, MEL
Entidade            University of Plymouth
Cidade  Plymouth
UF        -
País            INGLATERRA
Tel. Comercial            +44 1752 232 532
E-mail            eduardo.miranda@plymouth.ac.uk
Http            http://cmr.soc.plymouth.ac.uk/
Sinopse            PUBLICAÇÕES: Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician, Focal Press, Oxford, UK,
            1998; An Artificial Intelligence Approach to Sound Design, Computer Music Journal v.19,nº 2, pp.
            59-75. * TITULAÇÃO: Phd em Música, University of Edinburgh: "An Artificial Intelligence
            Approach to Sound Synhesis", orient. P. Nelson, 1995  *  ATIVIDADES: Diretor do
            Interdisciplinary Centre for Computer Music Research (ICCMR)

Nome    Elaine Thomazi Freitas
Áreas de Pesquisa
            C&M, MCO
Entidade            UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
   et-freitas@hotmail.com, elaine@music.columbia.edu
Http
Sinopse
            TITULAÇÃO: Doutorado em Musica. Columbia University, CUNYC, Estados Unidos. Ano de
            Obtenção: 2003. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,
            CNPQ, Brasil; Mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Ano de
            Obtenção: 1997. * PUBLICAÇÕES: FREITAS, E. T. ; TOWLE, C. REFLECT. In: ICMC
            International Computer Music Conference, 2002, Gothenburg. ICMA on the web, 2002. *
            ATIVIDADES: Pesquisadora da UNIRIO.

Nome    Elba Braga Ramalho
Áreas de Pesquisa
            SEM, ETN
Entidade            UECE - Universidade Estadual do Ceará - Centro de Humanidades.
Cidade  Fortaleza
UF        CE
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
            elbabr@secrel.com.br
Http
Sinopse
            * PUBLICAÇÕES: - Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão. São Paulo: Terceira
            Margem, 2000. v. 1. 190 p  -  Cantoria Nordestina: Música e Palavra. São Paulo: Terceira Margem,
            2000. v. 1. 184 p  -  La Cantoría Nordestina: un gênero poético-musical de resistência. Casa de las
            Américas, Havana, v. 6-7, p. 39-47, 2001   *  TITULAÇÃO: Doutorado em Musicology.
            University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra. Título: Luis Gonzaga: His Career and his music,
            1997. Orientador: Dr. John Gledson e Philip Tagg; Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do
             Ceará, UFC, Brasil. Título: Música e Palavra no Processo de Comunicação Social: A Cantoria
            Nordestina, 1992. Orientador: Dr. Dieter Brüh  *  ATIVIDADES: Professora Associada Université
            de Poitiers, CNRS, França; Professor Titular Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Nome            Eliamar Aparecida de B. Fleury e Ferreira
Áreas de Pesquisa            MTP
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            eliamarfleury@yahoo.com.br
Http
Sinopse            TITULAÇÃO: Mestrado em Música.  Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Título: A
            Psicoacústica como Auxiliar na Prevenção em Saúde Auditiva de Músicos de Banda: estudo sobre
            intensidade, 2003. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida  *  ATIVIDADES: Professor Assistente
            Universidade Federal de Goiás/EMAC, UFG, Brasil; Musicoterapeuta supervisora, Associação de
            Combate ao Câncer em Goiás, ACCG, Brasil.

Nome    Eli-Eri Luiz de Moura
Áreas de Pesquisa            ANA, MCO, TEO
Entidade            UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Cidade  João Pessoa
UF        PB
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            elierimoura@hotmail.com
Http            www.cchla.ufpb.br/compomus
Sinopse            TITULAÇÃO: Doctor of Music, McGill University, Theory, orient. Brian Cherney, "Noite dos
            Tambores Silenciosos" for Symphony Orchestra, Canadá, McGill University, 2004. -  Master of
            Music                McGill University, Theory, orient. Alcides Lanza, "Nocturnales" for Chamber Orchestra,
            Canadá, McGill University, 1995. - Especialização em Música do Século XX                Universidade Federal
            da Paraíba - UFPB, Música, orient. Ilza Nogueira, "Credo"  para solistas, coro e sintetizadores,
            Brasil, UFPB, 1988. - Bacharel em Piano                Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Música, Myriam
             Ciarlini, Brasil, UFPB, 1985. * PUBLICAÇÕES: Interaction between the Generative Cell and
            Symmetrical Operations in Varèse's “Octandre”, Contemporary Music Review,2004,  v.23, Parte 1 
                             pp. 17 - 44, Londres: Taylor & Francis, 2004. - Lutoslawski's Approach to Sound Masses and
            Form in “Livre pour Orchestre”, Música Hodie, 2004, v.4, n.1, pp. 63 - 74, Goiânia: UFG, 2004. -
            Bernstein's “Kaddish Symphony”: Genesis and Purpose, Per Musi, 2002, v.5/6, pp. 141 - 150, Belo
            Horizonte: UFMG, 2002. - The Creation of Temporal Structures in “Nocturnales”, Revista Em
            Pauta, 2002, v.13, n.20, pp. 5 - 48, Porto Alegre: UFRS, 2002. * atividades.: Universidade Federal
            da Paraíba, Departamento de Música, professor dos programas de graduação e pós-graduação em
            música, fundador e coordenador do Laboratório de Composição Musical da UFPB - COMPOMUS

Nome            Elizabeth (Müller) Seraphim Prosser
Áreas de Pesquisa            MHS, ETN, EMS, MCO
Entidade            EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Cidade  Curitiba
UF        PR
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            bettyprosser@gmail.com, prosser@bighost.com.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES :- Um olhar sobre a música de José Penalva: catálogo comentado, 287pg,
            Curitiba: Champagnat, 2000  -  Vem comigo tocar flauta doce, v. 1 e 2, 70pg, Brasília: Mysumed,
            1995  -  Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba (1853-1953): da Escola de Belas Artes
            e Indústrias, de Mariano de Lima, à Universidade Federal do Paraná e à Escola de Música e Belas
            Artes do Paraná, 301pg, Curitiba: Imprensa Oficial, 2004  -  A [des]construção da música na cultura
            paranaense, Org.: Manoel J. de Souza Neto, Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2004  -  José Penalva: com
             a batina e a batuta em co-autoria com Silvana Bojanoski, 106pg, Curitiba: Unificado, 2006.  * 
            TITULAÇÃO: Bacharelado em Música - Piano (1977) e Licenciatura (1977), Escola de Música e
            Belas Artes do Paraná; Mestre em Semiótica em Artes Plásticas, Faculdades Integradas Tuiuti,
            Curitiba; Especialização em História da Arte, Música, orient. P. Castagna, "A obra de J. Penalva:
            Catálogo comentado", Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba, PR, 1995 - Universidade
            Federal do Paraná, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Myrian del Vecchio, Conflito e
            representação na arte de rua em Curitiba (2000-2006), Brasil, UFPR - em andamento  -  ???
            Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Educação, Maria Elisabeth Blanck Miguel, Sociedade,
            arte e educação: a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1948), Brasil, PUCPR, 2001
              *  ATIVIDADES: - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Depto. de História de Arte.
            Professora de História da Arte e Metodologia da Pesquisa Científica. Organizadora dos Fóruns de
            Pesquisa Científica em Arte. Editora e organizadora dos respectivos Anais.

Nome    Eloi Fernando Fritsch
Áreas de Pesquisa            C&M
Entidade            UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Porto Alegre
UF        RS
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            00099197@ufrgs.br
Http            http://www.musicaeletronica.ufrgs.br/cme/
Sinopse            PUBLICAÇÕES: camm: Automatic Composer of Musical Melodies (c/ R.Viccari). I Simpósio
            Brasileiro de Computação e Música, Caxambu, MG, p.107-119, 1994. - setmus: Sistema Especialista
            para Teoria Musical (c/ R.Viccari). II Simpósio Brasileiro de Computação e Música, Canela, RS,
            1995. - sti: Sistema para Treinamento de Intervalos. III Simpósio Brasileiro de Computação e 
            Música. Recife -PE, 1996. * TITULAÇÃO: Doutorado em Ciências da Computação. Universidade
            Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: MEPSOM - Método de Ensino de Programação
             Sônica para Músicos, Ano de Obtenção: 2002; Mestre em Ciências da Computação; Bacharel em
            Ciências da Computação.

Nome    Elza Lancman Greif
Áreas de Pesquisa
Entidade            ISERJ -  Instituto Superior de Educação
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            lancman@bol.com.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: - Por uma fundamentação bio-filosófica da Educação Musical. In: IX Encontro
            Anual da ANPPOM, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996. p.
            165-169  -   Do Fundamental ao Expressivo. Pesquisa e Música v.2, nº 1, pp.32-38, Segrafa Editora,
            Rio de Janeiro, dez. 1996; - Por uma Fundamentação Bio-filosófica à Educação Musical. Anais do IX
             Encontro Anual da ANPPOM, pp.165-9. Rio de Janeiro, agosto de 1996  *  TITULAÇÃO.:
            Mestre, Conservatório Brasileiro de Música, Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Especialização,
            Mauro Sá Rego Costa: "Do funcional ao expressivo. Uma abordagem filosófica aos métodos
            pedagógicos musicais do sec. XX". Rio de Janeiro, 1994  *  ATIVIDADES: Professor Instituto
            Superior de Educação, ISERJ, Brasil; Celetista, Conservatório Brasileiro de Música-CEU, CBM,
            Brasil; Professor, Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, CEIAA, Brasil.

Nome    Enny (José Pereira) Parejo
Áreas de Pesquisa            EMS
Entidade            FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes
Cidade  São Paulo
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial            (11) 5081-7445
E-mail            enny_parejo@uol.com.br
Http            www.ennyparejo.com.br
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: - MUSICALIZAR - um proposta para vivência dos elementos musicais. 1ª. ed.
            São Paulo: Edição das autoras, 1987. v. 1. 110 p.  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Educação.
            Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil; Mestrado em Educação. Pontifícia
            Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: CONTRIBUIÇÕES DO
            DESENVOLVIMENTO EXPRESSIVO-MUSICAL MULTIMODAL PARA O PROCESSO DE
            FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA DOCENTE, 2001. Orientador: Marcos Massetto 
            *  ATIVIDADES: Palestras e cursos em diversas instituições no estado de São Paulo e outros estados,
             professor titular na FMCG, diretor e coordenador da Atelier Musical Enny Parejo, EPAM.

Nome    Erick Magalhaes Vasconcelos
Áreas de Pesquisa            MHS, INT
Entidade            UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Cidade  Salvador
UF        BA
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            erickmv@ufba.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: - Objetivismo ou Subjetivismo?. In: I Encontro de Executantes - I Simpósio
            Brasileiro de Música, 1991, Salvador. Revista ART, 1991. v. 021. p. 117-132  *  TITULAÇÃO:
            Doutorado em Regência Orquestral. The University Of Texas At Austin, UT, Estados Unidos.
            Título: The Symphony n 4, Brasília", by Camargo Guarnieri and the Symphony n 6 by Cláudio
            Santoro in Brazilian Twentieth-Century Nationalist Symphonic Music, 1991. Orientador: Gerard H
            Béhague/Louis G. Lane; Mestrado em Regência. Staatliche Musikhochschule Koeln, SMK,
            Alemanha. Título: Sem dissertação,  1981. Orientador: Volker Wangenheim  *  ATIVIDADES:
            Colaborador Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil; Colaborador
            Ministério da Educação e do Desporto, MEC, Brasil; Avaliador UFBA

Nome            Ermelinda Azevedo Paz Zanini
Áreas de Pesquisa            EMS, ETN, MHS, TEO
Entidade            UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade  Rio de Janeiro
UF        RJ
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            ermepaz@unisys.com.br
Http            http://usuarios.uninet.com.br/~ermepaz
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: 500 Canções Brasileiras, 179p. Rio de Janeiro: Luís Bogo Editor, 1989.
            Villa-Lobos, Sôdade do Cordão, 100p. Rio de Janeiro: ELF Editora, 2000.  Pedagogia Musical
            Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências, 293p. Brasília: MusiMed Edições Musicais,
            2000. Jacob do Bandolim, 207p. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. As Pastorinhas de Realengo, 137p.
            Rio de Janeiro: Editora Universitária da UFRJ, 1987. * TITULAÇÃO: Licenciatura em Educação
            Artística e Graduação em Canto, UNI-RIO e UFRJ respectivamente, Instituto Villa-Lobos e Escola
            de Música, Brasil, Rio de Janeiro, 1970 e 1974.  Aperfeiçoamento, Universidade de Rosário,
            Instituto Superior de Música, Emma Garmendia, A Educação Musical nos níveis básico, médio e
            superior, Argentina, Rosário, 1973.   Especialização, UFRJ, Teórico de Matérias Aplicadas, Dulce
            Lamas, As Pastorinhas de Realengo, Brasil, Rio de Janeiro, 1974.  Especialização, UFRJ, Teórico de
            Matérias Aplicadas, Ana Maria Porto Cursino de Moura, A importância da canção na musicalização
            infantil, Brasil, Rio de Janeiro, 1973.  Livre-Docente, UNI-RIO, DEM, As estruturas modais na
            musica folclórica brasileira. Sugestões para aplicação no ensino da Percepção Musical, Brasil, Rio de
            Janeiro, 1991  *  ATIVIDADES: Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de
            Janeiro. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música. Atuando principalmente nos
            seguintes temas: folclore modal, modos antigos, modos litúrgicos, constâncias modais, origens
            modais.

Nome    Esdras Rodrigues Silva
Áreas de Pesquisa
Entidade            UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica
Cidade  Campinas
UF        SP
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail            esdras@iar.unicamp.br
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: - Rabeca, o som inesperado. In: ESDRAS RODRIGUES SILVA. (Org.). rabeca, o
            som inesperado. 1 ed. Curitiba: Optgraf, 2002, v. , p. 35-39  -  Fafá Lemos e o violino na música
            popular brasileira. In: VI Congresso da IASPM-AL, 2006, Buenos Aires. Actas del VI Congresso de la
             IASPM-AL, 2005  *  TITULAÇÃO: Bacharelado em Música- Violino (1987), UNICAMP -
            Departamento de Música; Master of Music in Performance (1993) e Doctor of Musical Arts (1999),
             Boston University - Music School of the Arts.

Nome            Estércio Marquez Cunha
Áreas de Pesquisa            MCO
Entidade            UFG - Universidade Federal de Goiás - Escola de Música e Artes Cênicas
Cidade  Goiânia
UF        GO
País      Brasil
Tel. Comercial
E-mail
Http
Sinopse            Estércio Marquez Cunha nasceu em Goiatuba, Goiás, em 1941. Realizou seus estudos de Piano,
            Composição e Regência no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Em 1980, obteve
            o grau de mestre em música pela Oklahoma City University, nos EUA, onde, dois anos depois,
            concluiu o doutorado em artes musicais (composição). Desde 1962, desenvolve intensa atividade
            pedagógica.  Há 28 anos radicado em goiânia, é professor aposentado do Instituto de Artes da
            Universidade Federal de Goiás e membro de seu conselho editorial. Co-fundador do Mvsika! Centro
            de Estudos, tem realizado grande número de pesquisas e publicado artigos sobre questões relativas à
            produção musical contemporânea; recebeu o troféu Tioco da União Brasileira de Escritores, seção de
             Goiás, em 1975. Como compositor, sua obra tem sido executada com regularidade no Brasil e no
            exterior. Atualmente, faz parte do corpo docente do Mestrado em Artes da UFG e do Mestrado da
            Faculdade Carlos Gomes de São Paulo.

Nome    Esther (Sulzbacher Wondracek) Beyer
Áreas de Pesquisa            EMS
Entidade            UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música
Cidade  Porto Alegre
UF        RS
País      Brasil
Tel. Comercial            (51) 3316-4301
E-mail            beyer@sogipa.esp.br, esther.beyer@ufrgs.br
Http
Sinopse            PUBLICAÇÕES: Musikalische und Sprachliche Entwicklung in der Fruhen Kindheit (Desenv. mus. e
            da fala na 1ª infância), 238 p., Kramer Verlag, Hamburgo, Alemanha,1994; Fundamentos da
            Educação Musical, A Educação musical sob a Perspectiva de uma Construção Teórica: Uma Análise
            Histórica, R. Martins (org.), p.5-25, ABEM/UFRGS, P. Alegre, 1993; Música: Pesq. E Conh., A
            Reprod. e a Prod. Mus. em Crianças, R.Martins (Org.), p 69-82, NEA/CPG, P. Alegre, UFRGS,1996.
              * TITULAÇÃO: PhD em Psicologia da Música, Universität Hamburg, Inst. de Musicologia, V.
            Karbusicky: "Die musikalische Entwicklungn der fruhen Kindheit im Vergleich zu: Aspekten der
            sprachlichen Entwicklung: eine Fallstudie", Hamburgo, Alemanha, 1993; Mestre em Psicologia da
            Educação (1988), UFRGS; Bacharelado em Psicologia (1985), Licenciatura em Psicologia (1987) e
            Bacharelado em Educação Artística - Habilitação em Música (1987), UFRGS  *  ATIVIDADES:
            UFRGS/ Depto. Música/ Vice-Diretora do Instituto de Artes, Coordenadora do Projeto  de Extensão
            “Música para Bebês”, desde 1999, Profª Permanente do PPGEDU/UFRGS

Nome            Eugênio Lima de Souza
Áreas de Pesquisa            ANA, INT
Entidade            UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música
Cidade  Natal
UF        RN
País      Brasil
Tel. Comercial            (84) 3234-9541
E-mail            eugenio@musica.ufrn.br
Http
Sinopse            TITULAÇÃO: Mestre em Música - Cordas Dedilhadas, UFRJ; graduado em Educação Artística -
            Habilitação em Música (1985), UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte  * 
            ATIVIDADES: Doutorado UFBA

Nome            Eurides de Souza Santos
Áreas de Pesquisa            ETN
Entidade            UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Depto de
            Música
Cidade
UF
País
Tel. Comercial
E-mail            euridessantos@hotmail.com
Http
Sinopse            * PUBLICAÇÕES: - Repensando Música e Fazer Musical no Contexto religioso de Canudos. Ictus,
            Salvador - Bahia, v. 3, p. 90-102, 2001  -  A Musica de Canudos. 1. ed. Salvador -BA: Secretaria da
            Cultura e Turismo do Estado da Bahia, 1998. v. 1. 190 p  -  Sons abusados: ouvindo a sonoridade do
            morro santa marta. In: Nadja Carvalho; Sandra Moura. (Org.). Leituras do Abusado. 1 ed. João
            Pessoa-PB: Editora Universitária-UFPB, 2003, v. 1, p. 35-45  *  TITULAÇÃO: Doutorado (PhD)
            na Universidade Federal da Bahia em 2000; Mestrado em Música na Universidade Federal da Bahia  -
             Graduação (Licenciatura em Música) na Universidade Federal de Pernambuco em 1991

 


Voltar


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.