Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Diretoria Acadêmica (DAC) comemora jubileu de ouro com homenagens 

Órgão que registra toda a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp passou por grandes transformações em cinco décadas

Os 50 anos da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp foram celebrados nesta segunda-feira (10 de novembro) com um evento que relembrou sua trajetória e homenageou os envolvidos na estruturação do órgão, eixo de toda a vida acadêmica, que acompanhou a expansão da Unicamp e enfrentou a transição dos processos manuais para a era da tecnologia e digitalização. 

A DAC, vale lembrar, começou como Seção de Alunos (SAL), em 1963, quando foi instalada a Faculdade de Medicina, com 50 alunos matriculados. Naquela época, as informações sobre os estudantes, incluindo as notas, eram anotadas em uma ficha de papel individual. Em 1973, se transformou em Serviço de Registro e Controle Acadêmico (Serca) e as matrículas passaram a ser feitas em um computador IBM 1130, modelo existente na Unicamp na época. Duas décadas depois, um novo projeto desenvolvido pelo Centro de Computação da Unicamp aprimorou o sistema. Passou oficialmente a ser Diretoria Acadêmica a partir de 1975, pela Portaria GR 205, de 11 de novembro. Para o jubileu de ouro, a DAC produziu uma publicação especial que registra sua trajetória.   

O reitor Paulo Cesar Montagner: guardiã de um patrimônio
O reitor Paulo Cesar Montagner: guardiã de um patrimônio

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, lembrou das transformações do órgão ao longo de 50 anos e de seus protagonistas, como Antonio Fagianni, o “Toninho”, que atuou primeiro como funcionário, em 1972, e que depois comandou o órgão, de 1987 a 2015; além de Orlando Carlos Furlan, diretor entre 2015 a 2018, e seu sucessor, Adauto Bezerra Delgado Filho. “A DAC é guardiã de um patrimônio, a vida acadêmica, e preserva histórias, conquistas e sonhos. O futuro, com a integração de dados e serviços, aponta para mais agilidade, mas a tecnologia nunca substituirá o essencial do seu trabalho, o olhar humano e o compromisso ético”, afirmou. 

O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho, ressaltou a solidez da DAC e a importância de sua trajetória de 50 anos. “A Diretoria Acadêmica tem uma estrutura importante e fundamental, faz um trabalho quase silencioso, sempre com bom senso e capacidade. Enfrentou grandes desafios e o mais recente deles veio com a evolução das cotas, com novas necessidades para atender.”

O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho e o diretor da DAC, Fernandy Ewerardy de Souza cumprimentam ex-funcionários
O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho e o diretor da DAC, Fernandy Ewerardy de Souza cumprimentam ex-funcionários

O atual diretor da DAC, Fernandy Ewerardy de Souza, destacou o marco histórico do jubileu de ouro. “Temos meio século de dedicação e uma trajetória construída por muitas mãos. Ao longo de cinco décadas provamos nossa capacidade de adaptação, mantendo o foco na nossa missão de garantir que a jornada de cada aluno, do ingresso à formatura, seja documentada com transparência, segurança e eficiência.” 

A pró-reitora de Pós-graduação, Cláudia Morelli, ressaltou a importância da DAC na gestão universitária. “É uma via de mão dupla, que aproxima, com fluidez, as áreas administrativa e acadêmica.” Christiane Marques do Couto, assessora da Pró-Reitoria de Graduação, representando a pró-reitora Monica Cotta, destacou a importância da modernização dos processos. “A missão da Diretoria Acadêmica é garantir o registro e a trajetória dos estudantes e tem feito isso com cada vez mais eficiência.”

Foto de capa:

Evento relembrou sua trajetória e homenageou os envolvidos na estruturação do órgão
Evento relembrou sua trajetória e homenageou os envolvidos na estruturação do órgão

Ir para o topo