Aluna: Cristhiane Caroline Ferrari - RA: 980872 e-mail:
cris@fea.unicamp.brTema: Consciência ambiental
Primeiro site: MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: O QUE PENSA O BRASILEIRO?
Endereço:
http://www.unilivre.org.br/centro/experiencias/134.htm"A comparação entre as duas pesquisas de opinião com a população (1992 e 1997) revela que a consciência ambiental cresceu no País nestes últimos 5 anos. Além de ter aumentado o número de pessoas que dizem estar interessadas no assunto, o conceito de meio ambiente torna-se cada vez mais abrangente, sobretudo entre as pessoas com maior nível de educação. Ainda assim, já estava patente na pesquisa anterior, os brasileiros de um modo geral continuam com uma visão naturista do meio ambiente. Em outras palavras, para os brasileiros meio ambiente é flora e fauna, sendo ainda bastante significativo o número de pessoas que não incluem as cidades e os homens no conceito (29% e 38%, respectivamente). Entre os problema ambientais considerados mais dramáticos pela população, apontados como problemas tanto no Brasil como do mundo, estão o desmatamento, as queimadas(45%) e a contaminação dos rios, lagos e oceanos (26%)."
COMENTÁRIOS:
O brasileiro parece estar mais interessado em assuntos relacionados com o meio ambiente, mas mesmo assim a população de um modo geral ainda tem em mente a idéia de que meio ambiente relaciona-se apenas à fauna e flora, não incluindo o próprio homem e as cidades em tal conceito.
"Embora seja bastante baixo o nível de conhecimento demonstrado em relação à chamada pauta ambiental global (desertificação, mudança climática, degradação dos oceanos e das florestas tropicais), a maior parte dos entrevistados apresentou uma série de valores e opiniões que mostram que está sempre presente na população uma dinâmica que poderá ser facilmente aproveitada por formuladores de políticas públicas, educadores e formadores de opinião, no sentido de otimizar ações que levem ao desenvolvimento sustentável. Por exemplo: mais da metade (59%) dos entrevistados declarou acreditar ser a natureza sagrada e estar convencidos de que a interferência humana pode causar danos irreversíveis a ela. Também mais da metade demonstrou ter consciência quanto à necessidade de se controlar a natalidade para não aumentar a pressão sobre os recursos naturais. Mais de 40% declararam acreditar que é possível obter boas colheitas com técnicas menos agressivas ao meio ambiente e sem abusar de agrotóxicos."
COMENTÁRIOS:
Os brasileiros não têm muito conhecimento sobre a pauta ambiental global, porém de acordo com suas opiniões, nota-se que há uma consciência quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente par evitar danos para o próprio homem.
"Entre as principais conclusões e que a pesquisa estão: 1) os assuntos relativos a meio ambiente e desenvolvimento sustentável ainda não são uma prioridade na agenda pública brasileira e o Brasil não tem uma política ambiental clara; 2) por outro lado, crescem os investimentos públicos na área ambiental, assim como os recursos privados e internacionais destinados a projetos e programas no setor; 3) multiplicam-se os conselhos e as secretarias de meio ambiente em todo o País, mas os instrumentos de gestão ainda são poucos e ineficiente; 4) ainda é inexpressiva a participação da sociedade nas instâncias de questionamento e fiscalização de projetos e empreendimentos que causam danos ambientais. Outra conclusão polêmica é que o movimento ambiental, mesmo sendo considerado importante, vem perdendo espaço e efetividade. Esse fato é atribuído a uma "crise de identidade" do setor depois de Ter uma pauta vitoriosa, que convenceu a sociedade de que o respeito ao meio ambiente é vital e necessário – diante do desafio de formular alternativas concretas de mudança nos padrões ambientais atuais. Segundo uma frase de um dos entrevistados, ‘a fase heróica passou’."
COMENTÁRIOS:
Enquanto crescem os investimentos públicos no meio ambiente, o Brasil continua com uma política ambiental pouco clara, não sendo um assunto prioritário no país, mesmo com a existência de muitos órgãos relacionados a ele.
Segundo site: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Endereço: http://www.regra.com.br/codex/legislacaoambiental.htm
"Verifica-se que, em nível de atividades degradadoras, as normas ambientais não têm sido capazes de alcançar os objetivos que justificam sua existência, sendo o principal deles a compatibilização entre o crescimento econômico e a preocupação com o meio ambiente."
COMENTÁRIOS:
A legislação ambiental apresenta as normas ambientais, mas não há uma adaptação destas com os novos tempos (crescimento econômico, globalização), e assim os resultados não têm sido satisfatórios.
"A ausência de vontade política fala por si só. A formação de uma consciência ambiental nos cidadãos está diretamente ligada à inexistência (ou quase) de um trabalho de educação ambiental, formal e informal, que dissemine sistematicamente informações ambientais, entre elas a legislação, a todas as camadas da população e a todas as faixas etárias."
COMENTÁRIOS:
Como o tema não é prioritário no Brasil, é difícil criar um trabalho de educação ambiental devido à falta de interesse das autoridades, e deste modo deve haver a formação de uma consciência ambiental por parte dos cidadãos.
"Quanto à terceira razão de ordem social, está diretamente ligada à inadequação dos meios de implementação, quer seja por carência de recursos materiais e técnicos, quer seja pela recusa dos sujeitos titulares do poder de se reformarem para, a partir daí, buscarem a reforma alheia. Não existe implementação sem um mínimo de participação estatal, ou seja, sem a intervenção de certos órgãos do aparelho de Estado. Consequentemente, cumpre verificar como o Estado e os demais órgãos responsáveis pela implementação da legislação ambiental vêm desempenhando o seu papel, os recursos de que eles dispõem para isso e como esses recursos vêm sendo aplicados."
COMENTÁRIOS:
Tal assunto já foi abordado no site anterior, e trata-se da intervenção dos órgãos relacionados ao assunto para a implementação de uma política de consciência ambiental adequada. Para isso, o Estado e os demais conselhos e secretarias devem desempenhar o seu papel, utilizando os recursos que dispõem para tal finalidade.
Terceiro site: The Law, Politics, and Economics of Amazonian Deforestation
Endereço: http://www.law.indiana.edu/glsj/vol1/moran.htm
"There is reason to be concerned with this scale of destruction. Not only does forest cutting and burning release earth-warming gases, but the diversity of the earth's species may be destroyed. The Amazon contains 26.5 percent of the planet's moist forests, estimated to contain 50 percent of all the world's species.(note 3)"
COMENTÁRIOS:
A destruição da Amazônia é preocupante devido a diversidade de espécies contida na floresta que são queimadas e cortadas frequentemente, prejudicando a qualidade do ar que respiramos e afetando o ecossistema.
"The forest, a public good, is converted into a marketable good once it is deforested. There has been little effort made to give value, economic or otherwise, to the native forests. The only way that a forested area has economic value in contemporary Brazil is when the forest is removed. This lack of economic value exposes them to predatory use."
COMENTÁRIOS:
As florestas no Brasil somente apresentam valor econômico quando são desmatadas. O homem valoriza o uso predatório das matas, a sua destruição, mesmo sabendo que as árvores representam um fonte de vida essencial para a sobrevivência de todos.
"The Brazilian Constitution guarantees all its citizens a healthy and stable environment.(note 12) However, the federal government is limited by the Constitution to formulating only general norms, delegating to the states and counties the specification of those norms.(note 13) It is only with the new Constitution of 1988 that the federal government "obligates" states and counties to carry out environmental impact assessment as a tool of environmental monitoring."
COMENTÁRIOS:
A Constituição Brasileira garante para todos os cidadãos um meio ambiente saudável e estável. Entretanto, somente a Constituição de 1988 conduziu a taxa de impacto ambiental como ferramenta de controle. Isso mostra a ausência de uma política ambiental eficiente no Brasil.
"As can be expected, one of the most persistent themes in these gatherings has been to blame the developed countries for their exploitation of Amazonian resources, while preaching of the value of conservation to the Amazonian countries. This is important because multinationals appear to behave in contradiction to the actions of the states wherein they have their corporate headquarters."
COMENTÁRIOS:
Um dos culpados da situação atual da Amazônia são os países desenvolvidos devido à exploração dos recursos naturais da região, mesmo pregando o valor da conservação da Floresta Amazônica para outras nações.
CONCLUSÃO GERAL:
De acordo com os sites analisados, pode-se concluir que o Brasil se mostra ineficiente em relação aos assuntos relacionados ao meio ambiente. A consciência ambiental do brasileiro está crescendo, pois ele sabe que a interferência humana pode causar danos irreversíveis à própria natureza e ao homem também. Entretanto, muitos problemas ambientais continuam ocorrendo, como as queimadas, o desmatamento e a destruição de florestas, que são o a fonte da vida humana, pois é através das árvores que há a obtenção do oxigênio para a respiração dos seres vivos. Tais problemas mostram a falta de uma política ambiental adequada que controle a destruição da fauna e da flora. Isso é explicado pelo fato de que o tema não é prioritário no país, mesmo existindo muitos conselhos e secretarias especializados no assunto, além de os políticos não se importarem com a situação que se agrava a cada dia, pensando somente em si mesmos.