Aluno; Leandro De Fritas Sandoval "sandoval" <sandoval@bestway.com.br>
18 Jun 1999 16:50:58 -0400
E-mail: sandoval@bestway.com.br
Assunto: Emergia
No texto foram definidos novos termos emergéticos como transformidades, estoques emergéticos ,"empower" , massa emergética , densidade "empower" ,trabalho e "emdollars" que ampliaram o conhecimento sobre o assunto. As avaliações incluem estados de macroeconomias dos estados e nações e para avaliar a interferência da economia ambiental nos microeconômicos. Os índices emergéticos ,segundo o texto, são usados para avaliar alternativas para impactos ambientais. Isso é um fator muito importante na defesa do meio ambiente. Os diagramas conforme dito em aula ajudam a esclarecer as simplificações que os homens necessitam na avaliação emergética .Eles estão presentes as longo do texto para ajudar na explicação do mesmo.
As estruturas e os estoques foram avaliados como operadores do nosso mundo e sustentados contra a depreciação da segunda lei por "inputs" produtivos para reposição e manutenção. Isso foi uma novidade no estudo de sistemas de energia.
O texto é bastante didático ao apresentar além da definição de emergia resumos sobre transformidade, energia solar e muitos outros conceitos já estudados e alguns novos como trabalho que é uma energia de transformação. A emergia foi analisada e definida de muitas outras maneiras além da definição de ser uma memória energética ou a energia solar necessária para produzir um recurso, um bem ou um serviço. Isso ocorre devido ao fato de a emergia ser medida em relação a níveis referencias dependendo de cada avaliação de energia (mas essas energias são sempre expressadas em unidades de emergia solar).
O fluxo emergético foi denominado conforme o texto de "empower" e é utilizado para comparar fluxos de diferentes espécies deste que as unidades forem também da mesma espécie.
A transformidade foi também definida e apesar de conhecida antes da leitura do texto , a posição dos itens nos diagramas eram de acordo com a mesma, o que não se tinha apercebido ainda e de acordo com a figura 4 a distribuição dela era ao inverso do fluxo de energia.
A emergia é transmitida pelo fluxo e estoques de matéria e a sua relação com a informação foi bem trabalhada pelo texto. A informação requer menos emergia para copiar do que para gerar uma nova. Importante foi a análise das histórias ensinadas pela biologia em ordem das transformidades dos estados e das bases emergéticas. As transformações são informações extraídas como uma semente ou uma planta de uma casa e é maior do que a mesma informação dentro do sistema que se está operando como uma planta, um computador ou uma casa. Os valores são maiores onde as informações são maiores como o plano da vida.
Foram dados bons exemplos sobre emergias e sistemas agregados como o do rio que flui ao redor de uma ilha reencontrando suas águas no outro lado ou o exemplo da carne e da lã do carneiro.
Um ponto importante no estudo do texto foi a colocação da força emergética em um modelo onde são acrescentadas para cada estado variável que são:
Finalmente temos a relação da emergia com o dinheiro sendo que tudo que foi lido nesta parte foi de fundamental importância para se entender que tudo que possuímos (deste comida até roupas) são medidas e valorizadas ou não pela suas forças emergéticas. As aplicações disso, o que é muito relevante neste tipo de estudo, também foi colocada como a relação (emergia / dinheiro) de dois países que são requisitadas para se avaliar a real benefício do comércio internacional e de suas trocas financeira.
O texto termina citando índices emergéticos que são bastante utilizáveis pois comparam estados e nações (uso emergético de cada pessoa, a fração da emergia que é o poder elétrico, entre outros), a avaliação do impacto ambiental (de bastante utilidade) medido como a razão do investimento emergético definido como a razão da troca emergética tirada da economia dividida pela força emergética vinda do meio ambiente e um exemplo prático de avaliação "emdollar" (emergia + dólar) como um lei ambiental.