Aluno: Omar Ortiz Taleb RA 981861 E-mail: omar@fea.unicamp.br

 

Comentários Sobre Sites Referentes A Agrossistemas E Agroecosistemas.

  1. http://www.ciat.cgiar.org/esp/overview_es/target_es.htm
  2. www.ciat.cgiar.org/esp/overview_es/target_es.htm

     

    Descrição geral dos Agroecosistemas trabalhados.

     

    O CIAT, órgão sediado na Colômbia, faz trabalhos tendo como objetivo a análise e descrição dos Agroecosistemas frágeis da América Latina, visando uma melhor ocupação e melhor aproveitamento do solo de cada região trabalhada, sem que haja grande degradação e ameaça de esgotamento dos recursos locais.

    Dentre os locais trabalhados, destacam-se duas regiões: Margens de Bosques e as Savanas.

    A primeira enfrenta o problema de perda de diversidade biológica e grande emissão de CO causada pelas queimas, problema este que deve ser causado pela ocupação irregular da região e exploração de seus recursos de modo que interfere no desenvolvimento e manutenção do ecossistema local. De acordo com o estudo feito pelo CIAT, um terço da devastação é causada pelos pequenos agricultores que praticam agricultura migratória, esgotando o solo de cada região e mudando para outra, cultivando principalmente arroz e pastagens tropicais.

    No caso das savanas, que ocupam mais de 250 milhões de hectares na América Latina, grande parte no Brasil, a grande praocupação está no fato de que esta formação é a bacia hidrográfica dos principais rios da América do Sul, sendo ainda região de grande importância na produção de alimentos.

     

  3. www.rimisp.cl/comieur.htm

 

COMISSÃO EUROPÉIA- Avaliação da sustentabilidade ambiental dos sistemas

agrícolas no Cone Sul da América Latina, pela Direção Geral 12 da

Comissão Européia.

 

Este projeto tinha como meta desenvolver um método científico para avaliar a sustentabilidade ambiental dos sistemas agrícolas, através de órgãos da Inglaterra, França, Holanda, Brasil, Argentina e Chile.

Vê-se uma preocupação dos países desenvolvidos em avaliar a situação da América Latina, não se discute a procupação em si, pois os resultados podem ser benéficos no planejamento dos sistemas de produção, de modo a não comprometer os recursos naturais e não pôr em cheque a renovabilidade do solo.

Fazendo um análise mais profunda e justificando a ação de entidades européias em países da América do Sul, lembra-se do fato de que a preocupação em preservar e garantir a sustentabilidade dos agrossistemas e agroecosistemas da Terra deve partir, agora, de todos os países, pois há a ciência de que o problema é global, e não isolado, que tem consequencias globais. Isso pode ser exemplificado pela intenção de dividir os resultados com outras organizações de investigação, como está descrito nos objetivos específicos da avaliação. Como foi colocado no começo deste item, a meta a ser alcançada não é apenas resolver o problema da região em estudo, mas sim desenvolver uma metodologia para ser aplicada a cada sistema agrícola.

 

3) Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Agrícolas no sul da Sinaloa.

 

Estudo feito principalmente com o objetivo de avançar substancialmentea

sustentabilidade utilizando os seguintes componentes: pastagens,

leguminosas e "praderas" (não consegui a tradução exata).

O estudo se fixou em pontos muito importantes na manutenção de um sistema agrícola, como a fixação de nitrogênio, potássio e fósforo no solo e a retenção de umidade pelo solo após as chuvas. Como foi um projeto que visou o melhor aproveitamento do meio ambiente de uma região específica, os estudos eram feitos usando-se culturas locais, o que era esperado, mas o mais importante, os resultados podiam ser usados pelas comunidades locais para melhorar o manejo do solo. Outro ponto abordado foi a determinação de doses mais eficientes e econômicas de hebicidas, mas os resultados tidos como os mais satisfatórios se mostraram os menos ambientalmente sustentáveis, o que reforça a necessidade de se fazer um estudo completo sobre o impacto do produto em questõ e de outro insumos agrícolas.

O interessante sobre este estudo é que, apesar de ser essencialmente científico, percebe-se uma importância dada a não degradação de aspectos culturais locais, portanto os resultados foram adaptados da melhor forma de modo a serem utilizados por cada sociedade estudada, de acordo com os métodos aplicados na agricultura.

 

CONCLUSÃO GERAL.

 

Dos sites estudados, dois, o desenvolvido pelo CIAT, e o feito no sul da Sinaloa, tiveram uma maior preocupação específica em melhorar a sustentabilidade do local estudado, enquanto que a avaliação feita pela Comissão Européia tinha com objetivo maior desenvolver uma etodologia a ser utilizada por vários sistemas agrícolas para ser dividida entre diversas organizações que trabalham para melhorar a sustentabilidade de agrossistemas e agroecosistemas em todas as partes do mundo. A importância de cada estudo é evidente, seja no âmbito local, seja no

âmbito global, mas é preciso que o trabalho seja divulgado para toda população, para que fique claro que a questão ambiental atinge toda as sociedades.