Thaís de Alcântara R.A.982191
Tema: Eco -soluções
Texto: Strategies to promote Clean Production
A Produção Limpa implementa o Princípio da Precariedade, que reconhece a forma e a quantidade de produção e consumo de recursos como as causas dos nossos problemas ambientais. Por esse motivo, ela preenche nossas necessidades por produtos e materiais de uma maneira sustentável, adotando materiais não-poluentes e renováveis, utilizando a energia de maneira eficiente e conservando a biodiversidade.
Os quatro princípios da Produção Limpa são:
Os governos adotam a Produção Limpa através da definição de limites de poluição do ambiente e da criação de iniciativas que reduzam a utilização de recursos tóxicos e favoreçam a utilização de recursos renováveis. Dentre estas iniciativas, podem-se citar as taxas ecológicas cobradas sobre o uso e a emissão de materiais poluentes. Essas taxas devem ser utilizadas em pesquisas de Produção Limpa e para dar assistência na adoção deste tipo de produção. Além das taxas, alguns países adotaram o Controle de Poluição Integrado, porque reconheceram seus limites na solução de problemas como a poluição e porque concluíram que, enquanto o solo, a água e ar fossem regulados por autoridades separadas, materiais tóxicos continuariam a ser emitidos nestes recursos. Essa integração enfatiza a prevenção.
Já as indústrias adotam este tipo de produção através da instalação de equipamentos que reduzem a emissão de poluentes, tais como os filtros.
Para o introdução da Produção Limpa, além da colaboração das indústrias e dos incentivos por parte do governo, algumas estratégias devem ser adotadas, como de reciclagem doméstica , o estudo de possíveis danos causados por construções, a divulgação de informações, a observação do ciclo de vida de produtos, além de um estudo de estratégias de fabricação de um produto com maior durabilidade.
Texto: Solar not oil
As atividades humanas nos últimos 200 anos resultaram em emissões de gases poluentes, principalmente o dióxido de carbono, proveniente da queima de petróleo, carvão vegetal e gás. Isto alterou a composição da atmosfera, causando um aumento da temperatura do planeta. Se a temperatura da Terra continuar a crescer, poderá ocorrer uma disseminação de doenças pelo mundo, um grande número de pessoas terá que deixar os seus lares graças a desastres ambientais, muitas ilhas e regiões costeiras vão desaparecer, ondas de calor vão causar secas severas em algumas regiões, etc. Portanto, as pessoas tem que substituir a energia proveniente da queima destes combustíveis (citados acima), reduzindo assim a emissão de gases, por energia renovável. A energia solar é uma boa opção, já que é bastante abundante, é não-poluente e é o único tipo de energia renovável que pode ser gerado em qualquer cidade.
Mesmo com todas as ameaças, alguns países insistem na expansão da produção de petróleo, ao mesmo tempo que defendem a redução da emissão de dióxido de carbono.
Texto: A changing future for paper
A qualidade de vida da população deve ser melhorada, especialmente para as camadas mais pobres. Para que isso ocorra, todas as partes da sociedade devem mudar, incluindo a indústria.
A indústria de papel é o melhor objeto de estudo, quando o assunto é mudança. Esta indústria pode poluir o ar e a água, além de ser a maior consumidora de energia. Por esse motivo, deve-se estudar por quais mudanças esta indústria deve passar e como essas mudanças devem ser realizadas.
Fatos importantes sobre a indústria de papel:
As mudanças que devem ser realizadas nesta indústria visam deixá-la mais sustentável. As maiores preocupações estão relacionadas com a perda da biodiversidade nas florestas, devido a extração de madeira e reflorestamento com espécies homogêneas; uso insuficiente de fibras não provenientes da madeira; uso contínuo de gás cloro como clareador; alto consumo de papel; pesquisa insuficiente para o desenvolvimento de alternativas que possam melhorar a indústria, etc.
As soluções para os problemas citados incluem o uso de produtos alternativos e não poluentes na produção de papel, a redução do consumo e o grande reaproveitamento deste produto, incentivos por parte dos governos no que diz respeito à reciclagem e práticas a ela relacionadas, pesquisa e divulgação de informações.