Jornal da Unicamp


Arte Rafaela Repasch
vidro quebrado - 8 de janeiro

Manifestação de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília:  Sávio Cavalcante classifica ato como “catarse golpista” (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Arte Rafaela Repasch
Manifestação de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília:  Sávio Cavalcante classifica ato como “catarse golpista” (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manifestação de lavradores das Ligas Camponesas: a questão agrária estava na pauta das reformas de base propostas por João Goulart (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Arte Rafaela Repasch
Educação - capa

Estudantes protestam em São Paulo contra o acordo MEC-Usaid, em 1968: norte-americanos orientaram políticas educacionais no Brasil durante a ditadura (Foto: Reprodução)

João Goulart discursa em solenidade organizada por sargentos da Polícia Militar na sede do Automóvel Clube do Rio de Janeiro, horas antes de ser deposto (Foto: Reprodução)

Eduardo (à esq.) e Flávio (à dir.), filhos de Jair Bolsonaro, durante depoimento do tenente-coronel Mauro Cid (ao fundo), ex-ajudante de ordens do ex-presidente (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Arte Rafaela Repasch
capa feminismo

O Movimento Feminino pela Anistia, criado em 1975, teve um papel pioneiro na resistência; na imagem, manifestação em São Paulo, em 1979 (Foto: Ricardo Malta/Centro Universitário Maria Antonia)
Arte Rafaela Repasch

Celas do Presídio Tiradentes, local que abrigou opositores, foram reconstituídas no documentário “Torre das Donzelas”: resgate da memória e das experiências de ex-presas políticas (Foto: Divulgação)
Arena Zumbi

Lima Durte (centro) e Dina Sfat (à direita) em cena de “Arena conta Zumbi”, montagem do Teatro de Arena, em 1965, em São Paulo (Foto: Derly Marques/ Fundo João Apolinário/ Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp)
Arte Rafaela Repasch

Integrantes do Grupo de Afirmação Sexual-Somos denunciam violência policial contra homossexuais em manifestação na região central de São Paulo, em 1980 (Foto: Reprodução)
Arte Rafaela Repasch

Criança no Quilombo do Cabral, na cidade fluminense de Paraty: áreas pertencentes a comunidades quilombolas eram cobiçadas pelos militares (Foto: Antonio Scarpinetti)
Arte Rafaela Repasch

Militares reprimem manifestação em imagem do livro “Os fuzis e as flechas”, de Rubens Valente: cerca de 8 mil indígenas foram mortos na ditadura (Foto: Reprodução)

Início das obras da Transamazônica, em 1970: depois de 54 anos, área desmatada na Amazônia equivale ao território ocupado pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)
Arte Rafaela Repasch

Mãe e filha durante manifestação convocada em 1982 pelas Mães da Plaza de Mayo, em Buenos Aires: última ditadura argentina (1976-1983) foi responsável por milhares de mortos (Foto: Adriana Lestido)
Arte Rafaela Repasch

Mario Schenberg em sua casa, em São Paulo, na década de 1950: físico permaneceu preso por 50 dias (Foto: Arquivo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes/ECA/USP)
Arte Rafaela Repasch
Golpe 60

Estudantes fazem barreira em frente ao Crusp, pouco antes da invasão do conjunto habitacional por tropas do Exército, em outubro de 1968 (Foto: Rolando de Freitas/FFLCH-USP)
Sequestrados políticos falam sobre torturas sofridas no DOI-Codi
A repressão aos movimentos negros durante a ditadura militar

A militante da AP Catarina Meloni é fotografada e identificada por agente da repressão durante manifestação na década de 1960, em São Paulo: imagem integra a coleção Brasil: Nunca Mais (Felipe Bezerra/Coleção Brasil: Nunca Mais)
Jornal da Unicamp edição 600 - O Golpe revisitado
Jornal da Unicamp edição 590 - Marchando com o capital estrangeiro
Jornal da Unicamp edição 592 - Reflexos do Golpe

Comissão da Verdade e Memória “Octávio Ianni”