Jornada de Educadores da Dedic mira inclusão e diversidade

A 20ª edição tem como tema Inversão de Olhares: por um coletivo diverso, inclusivo e de respeito

A 20ª edição da Jornada de Educadores da Dedic (Divisão de Educação Infantil e Complementar) iniciou-se nesta quinta-feira (23), no Centro de Convenções da Unicamp, propondo um novo olhar para a educação infantil.

Na atual edição, a jornada ocorre sob o tema “Inversão de Olhares: por um coletivo diverso, inclusivo e de respeito”. Profissionais da Educação devem debater, ao longo de dois dias, desde o aprimoramento da educação formal e não formal até as possibilidades de acolhimento emocional. O evento conta com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e da Escola de Educação Corporativa (Educorp).

A Dedic é um espaço socioeducativo voltado para bebês e crianças, filhos e filhas de servidores da Unicamp e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. O espaço atende crianças de 6 meses a 14 anos de idade divididos nas modalidades Creche, Educação Infantil e Educação Não Formal e é composto por cinco unidades socioeducativas.

A professora, coordenadora pedagógica e presidente da jornada, Rosana Nascimento, disse na abertura que a Dedic tem um compromisso com a qualidade do ensino e, ao longo dos anos, tem promovido a abertura de espaços de diálogo que permitem refletir sobre a educação em suas múltiplas dimensões e linguagens.

“Nesta edição, o compromisso com a educação de qualidade e a formação continuada nos levou, mais uma vez, a consultar a comunidade a respeito do tema e chegamos à proposta de discussão em torno da inclusão”, disse a professora. “Acredito que durante os dois dias [do evento], haverá um grande compartilhamento de aprendizado e de projetos”, acrescentou ela.

A coordenadora-geral da Dedic, Simone Rodrigues, disse ser gratificante ver o quanto a jornada evoluiu ao longo dos tempos e como apresentou um crescimento constante no número de participantes e na densidade das discussões.

A diretora Cristiane Megid, da Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (Deepu), lembrou que a Dedic tem trabalhado em toda a sua trajetória a fim de garantir um ensino de excelência para crianças.

##

Principais diretrizes

A abertura da jornada contou com a presença do reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles. O reitor lembrou que, quando foi estabelecido o benefício do Vale Refeição – a partir de maio deste ano –, a reitoria sugeriu que o equivalente à contrapartida feita pelos servidores para cobrir os custos do benefício fosse destinado a programas desenvolvidos na Dedic e na Educorp. Essa destinação acabou sendo aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), em abril deste ano.

Meirelles disse que estruturas como a Dedic são motivo de orgulho para a Unicamp e lembrou que o tema da inclusão proposto pela jornada se ajusta às principais diretrizes da Universidade.

“É um orgulho para a Unicamp ter uma estrutura como essa da Dedic”, afirmou. “E os temas da 20ª jornada estão em perfeita sintonia com o momento que estamos vivemos na Universidade. O olhar que as instituições da Universidade têm para essa questão – um olhar de vanguarda – mostra nossa disposição de promover a inclusão”, finalizou o reitor.

Veja a programação completa do evento.