Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu o cônsul geral da China em São Paulo, Yu Peng, na tarde de sexta-feira (16), encontro que pode resultar em maior aproximação com universidades e empresas chinesas.

Segundo o reitor, uma delegação da Unicamp está sendo preparada para uma visita de ao menos duas semanas na China, ainda no primeiro trimestre do ano que vem. A ideia, segundo ele, é visitar universidades com as quais a Unicamp já tem algum tipo de cooperação, mas também conhecer a Academia Chinesa de Ciência Sociais e a Academia Chinesa de Ciências.

O reitor disse ser importante manter uma relação institucional com o governo chinês, suas instituições de ensino superior e empresas. “Já temos uma relação boa com o Instituto Confúcio, que promove essa relação cultural Brasil x China, em particular aqui na nossa comunidade e com Campinas. Começamos, já há algum tempo, uma relação forte com empresas chinesas que têm força na área de ciência e tecnologia ou na área da saúde”, afirmou o reitor.

Durante visita dos chineses, o reitor Antonio Meirelles anunciou que está sendo preparada uma delegação para visitar universidades na China ainda no primeiro trimestre de 2024

Ele citou como exemplos a relação da Universidade com o Grupo Xamano — empresa chinesa líder em distribuição de vacinas, medicamentos, equipamentos e produtos de saúde — e com a BYD, empresa do setor de transporte elétrico e de energia fotovoltaica. “Essas colaborações são uma boa oportunidade para nossa universidade, nossa região e nosso país. É uma chance para aprofundarmos nosso desenvolvimento”, avalia o reitor.

O cônsul Yu Peng conta que chegou a São Paulo há cerca de três mesese esta é a primeira viagem que faz para fora de São Paulo. “Escolhi a Unicamp para esta primeira visita, porque a Universidade já tem uma boa base de cooperação com a China, além disso, aqui há o Instituto Confúcio e grupos de estudo sobre a China. Esta visita, portanto, serve para aprimorar ainda mais esta amizade”, disse o cônsul.

Ele lembrou que 2024 marca o quinquagésimo aniversário de relações diplomáticas entre China e Brasil e que a visita pretende reforçar os laços comerciais e promover o intercâmbio cultural entre os países. Para ele, há grandes possibilidades de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, de assuntos econômicos, de inovação tecnológica e de novas energias.

“Sabemos que a Unicamp tem grande capacidade na área de ciência e tecnologia, e a China, por sua vez, também tem grande avanço nessa área. Por isso, temos muitas áreas que podemos explorar, para aprofundamento das cooperações”, diz ele.

Confúcio

O Instituto Confúcio na Unicamp é uma parceria com a Beijing Jiaotong University (BJTU). O convênio — que existe desde 2014 — é supervisionado pelo Center for Language Education and Cooperation (CLEC, China) e pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp). O Instituto foi inaugurado oficialmente na Unicamp em abril de 2015.

O reitor Antonio Meirelles (ao centro de gravata vermelha) ao lado de Yu Peng (à direita): primeira viagem do cônsul chinês fora de São Paulo

Delegações

Participaram do encontro os pró-reitores da Unicamp João Romano (Pesquisa) e Rachel Meneguello (Pós Graduação); o professor do Instituto Confúcio Haoyue Li e o diretor da DERI, Osvaldir Taranto.

Na comitiva chinesa também estavam presentes o conselheiro do consulado geral, Bai Chunhui; o chefe da seção comercial da embaixada da China no Brasil, Zhuang Su, e os vice-cônsules, Tao Yujie e Zhang Shuang.