Notícias

Têm início as atividades da equipe unificada de Contratações e Contratos da Área da Saúde

O grupo, formado por servidores do HC, Caism e Hemocentro, está alocado no prédio principal da DGA; para as compras das demais unidades e órgãos, o Centro de Serviços de Compras está em fase de estruturação

A Diretoria Geral de Administração (DGA) realizou nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, um café da manhã de boas-vindas para os funcionários transferidos do Hospital de Clínicas (HC), do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro) para a equipe unificada de Contratações e Contratos da Área da Saúde, apelidada de DGA-Saúde.

Além da equipe da DGA-Saúde, a recepção contou com a presença do reitor da Universidade, Antonio José de Almeida Meireles, da coordenadora-geral da Unicamp,  Maria Luiza Moretti, do chefe do Gabinete do Reitor, Paulo Cesar Montagner, da assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) Patrícia Asfora Falabella Leme, do assessor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (Deas) Marcos Leonardo Simão, da diretora da DGA, Lina Amaral Nakata, e do diretor-adjunto Cleber de Lima Palmieri. Também compareceram gerentes das equipes de Suprimentos e Contratos da DGA. A equipe da DGA-Saúde foi alocada no prédio principal da Diretoria.

A ideia de unificação das áreas de Compras e Contratos da Área da Saúde tem sido discutida há pelo menos 20 anos. Em 2018, um grupo de trabalho (GT) composto por representantes do Hospital de Clínicas, do Hemocentro, do Gastrocentro, do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi), do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),  da DGA e da Deas realizou um estudo a esse respeito. Porém, em virtude da pandemia, o projeto foi suspenso.

Impulsionada pela Nova Lei de Licitações, a Lei Federal nº 14.133/21, que preconiza o planejamento e a centralização dos processos de compra, a DGA retomou, junto com a atual gestão da Unicamp, as discussões sobre a centralização. A reitoria designou dois grupos de trabalho para esse fim, um deles para estudar a centralização da área da saúde e outro para as unidades e os órgãos da Unicamp.

Um novo grupo de trabalho foi designado para estudar e atualizar as informações do relatório apresentado pelo GT anterior. Esse segundo grupo contou com a coordenação de Leme e dele fizeram parte representantes da Diretoria Executiva da Administração (DEA), da Deas, da DGA, do HC, do Caism, do Hemocentro, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da FCM, do Cecom e do Hospital Estadual Sumaré (HES).

O projeto para a centralização dos demais processos de contratação da Universidade fez parte do Planejamento Estratégico da Unicamp. Palmieri coordenou o trabalho do grupo composto por representantes de diversas áreas da DGA, da CGU e da DEA.

Os relatórios dos GTs embasaram a proposta de certificação da DGA, que agora será a responsável por todos os processos de compra da Universidade. A certificação da DGA incluiu duas novas diretorias de compra, uma voltada exclusivamente para a área da saúde, a DGA-Saúde, e outra voltada para as compras das demais unidades e órgãos, o Centro de Serviços de Compras (CSC). Com isso, a Diretoria Geral de Administração iniciou o ano de 2024 como o único órgão de compras da Unicamp. O CSC está em fase de estruturação e formação de equipe e também será alocado no prédio principal da DGA.

A Lei 14.133/21 entrou em vigor em 01/01/2024, trazendo mudanças importantes na área das contratações públicas e promovendo vantagens relevantes, como o foco na administração pública de resultados e a criação de mecanismos que propiciam celeridade, eficiência, eficácia, inovação, sustentabilidade e transparência.

A proposta de centralização favorece a adoção de um modelo racional e planejado para aquisições em toda a Universidade e para realizar de forma mais eficiente o planejamento dessas aquisições.

A unificação da área da saúde foi escolhida como a primeira ação de centralização, pois, além de a área contar com um histórico de estudos anteriores que serviram de base para a proposta, ela possui na sua natureza um alto grau de complexidade, especificidades e particularidades, representando o maior volume de contratações da Universidade.