Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Uma comitiva da Unicamp formada pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, e por representantes da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) e do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), realizou uma visita à sede da 3M em Sumaré (SP).

O encontro procurou renovar parcerias entre as duas instituições e também estabelecer um diálogo visando a novas ações de cooperação em diferentes áreas. Na atividade, ocorrida no último dia 7 de fevereiro, abordaram-se temas como saúde, a economia circular e a busca por fontes de energia renováveis.

O reitor esteve acompanhado do assessor da reitoria Roberto Donato da Silva Junior, do diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, e do gestor de parcerias do HIDS da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.

Também participaram da visita a gerente de Inovação e Administração da Inova Unicamp, Marina Silva, a coordenadora de Negócios e Inovação da agência, Iara Ferreira, e o supervisor de Empreendedorismo da Inova e supervisor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Vital Yasumaru.

Quinze pessoas da comitiva da Unicamp que conheceu o Centro de Inovação da 3M
A comitiva da Unicamp conheceu o Centro de Inovação da 3M, o maior espaço entre os sete centros de inovação da empresa na América Latina

A recepção e o tour pela empresa foram conduzidos pelo diretor de operações de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e inovação da 3M na América Latina, Paulo Gandolfi, pela gerente técnica Marcia Ferrarezi e pela supervisora do escritório de inovação Carina Munhoz.

Durante a visita, a comitiva da Unicamp conheceu o Centro de Inovação da 3M, o maior espaço entre os sete centros de inovação da empresa na América Latina. Na sequência, em uma reunião com a diretoria da 3M, houve uma troca de ideias e experiências.

Além das conversas em torno do HIDS, foram realizadas discussões sobre a possibilidade de haver novas parcerias entre a Unicamp e a 3M para a Vila de Startups, projeto já aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para abrigar startups e empresas de base tecnológica (EBTs) dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Inova Unicamp.

A multinacional também mostrou interesse em aproximar o Instituto 3M dos programas de fomento à cultura da inovação e do empreendedorismo da Universidade, organizados pela Agência de Inovação da Unicamp, como o Inova Jovem. Em 2023, a 3M patrocinou o Desafio Unicamp, uma competição de modelagem de negócios baseada em tecnologias desenvolvidas na Universidade, e o Encontro Anual Unicamp Ventures, que reúne empresas-filhas da Unicamp.

A programação foi concluída com um almoço que contou com a presença de Adriana Blikstein, presidente da 3M do Brasil.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.