Anpocs manifesta pesar pelo falecimento do professor Luiz Werneck Vianna

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004

A Anpocs manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Luiz Werneck Vianna em 21 de fevereiro de 2024.

Werneck Vianna foi presidente da Anpocs durante o biênio 2003-2004 e recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia durante o 38º Encontro Anual da Anpocs, em 2014.

Por três décadas foi professor do antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e, depois, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Obras como “Liberalismo e sindicato no Brasil” (1976) e “A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil” (1997) tornaram-se clássicas nos estudos sobre o país.

Seu legado intelectual para as Ciências Sociais é inestimável, e seguirá inspirando reflexões sobre o Brasil do passado e do presente.

Deixamos nosso abraço solidário e fraterno à família, amigos/as e colegas do Professor Luiz Werneck Vianna.

Nota de pesar Luiz Werneck Vianna publicada no site da Anpocs

Informações sobre velório e cremação:

Crematório da Penitência

Data 23/02/2024

Início do velório às 10h, sala 8, para homenagens e despedida.

Cremação 23/2/2024, sexta-feira, às 13h. Endereço: Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Caju

Leia matéria publicada com Werneck Vianna no Jornal da Unicamp, em 2005:

A blindagem e o retorno à superfície na dimensão dos interesses republicanos