Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Duas startups incubadas e uma graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), órgão sob gestão da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), foram selecionadas, por meio de edital, para participar do programa Catalisa ICT, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Articulada em parceria com entidades do ecossistema de inovação, a iniciativa tem como objetivo acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica.

As startups escolhidas, Tieta.aiAutocoat e STS Científica, estão instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, espaço dedicado à acomodação de empresas de base tecnológica. A conquista, de toda forma, soma pontos na trajetória da Incamp, que busca otimizar cada vez mais seu programa de incubação e pré-incubação, focado na capacitação gerencial e tecnológica dos inscritos.

“Com a aprovação no edital da Catalisa ICT, as empresas terão a oportunidade de evoluir e incrementar suas pesquisas e, com isso, contribuir significativamente para o avanço tecnológico do país”, celebra Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo da Inova e supervisor da Incamp.

O que é o Catalisa ICT do Sebrae?

O Catalisa ICT tem como público-alvo alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas e privadas. Também entram neste escopo mestres e doutores, além de pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários.

A iniciativa passou a concretizar-se no ano de 2020, dando início a um processo dividido em quatro fases. Atualmente, o projeto encontra-se no quarto e último estágio previsto. Ao longo desse período, o Sebrae, junto de parceiros da área, buscou facilitar a conexão de profissionais do ramo acadêmico com o mercado e acelerar negócios inovadores de base tecnológica.

De acordo com o Sebrae, o edital em questão vai destinar R$ 16,3 milhões para 140 projetos de inovação. Durante nove meses, até dois pesquisadores de cada empresa ganharão uma bolsa de R$ 6.500. Além do estímulo financeiro, os contemplados também receberão capacitação, mentorias e a chance de participar de atividades de conexão com o mercado.

As inscrições para a submissão de projetos para o programa de pré-incubação e incubação da Incamp estão abertas.

Para mais informações acesse o Edital Incamp.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Inova Unicamp.